Brainstorming: o que é e como aplicar no seu negócio

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Publicado: 28 de março de 2023 | Atualizado: 29 de março de 2023.

O Brainstorming é uma dinâmica de compartilhamento de ideias em grupo para criar soluções e estratégias. Com essa técnica, seu negócio pode gerar insights valiosos para criar campanhas de Marketing e até novos produtos.

O Brainstorming é uma dinâmica de grupo que estimula ideias criativas. A técnica é muito comum na publicidade, na criação de ações de Marketing Digital e até mesmo na gestão de empresas.

Essa “tempestade de ideias” busca encontrar as melhores soluções para alguma questão específica. Nesses encontros, os participantes discutem ideias diversas com o objetivo de produzir em consenso uma nova estratégia, campanha ou produto.

Dessa forma, o debate é um importante recurso para te ajudar a atingir resultados, evitar falhas e otimizar estratégias.

Quer saber mais sobre o que é Brainstorming, suas principais vantagens, funcionamento e como aplicar na sua empresa? Continue lendo este artigo que preparamos para você.

O que é brainstorming?

A imagem mostra cinco pessoas de costas para a câmera, mas de frente para uma parede de janelas de vidro na qual estão vários bilhetes colados com ideias.

O Brainstorming é uma técnica usada para gerar insights criativos por meio do compartilhamento de ideias.

Essa dinâmica foi criada em 1948 pelo publicitário Alex Osborn e, desde então, tem sido uma prática valiosa para as empresas.

Normalmente, o debate acontece em reuniões com funcionários de uma empresa para solucionar problemas ou trabalhar questões específicas.

Uma característica importante do brainstorming é que seu foco está na quantidade, não na qualidade das ideias.

O objetivo é permitir que todos os participantes se sintam livres para dizer o que vier à mente, sem julgamentos.

De insights simples ou até vistos como ruins, é possível formular estratégias complexas para solucionar problemas e otimizar estratégias.

Portanto, a liberdade de pensamento e expressão deve ser estimulada no contexto de uma tempestade de ideias.

Entretanto, os participantes do brainstorming precisam ter noção do objetivo principal de uma reunião. Assim, nenhuma ideia é desperdiçada por “fugir do tema” e é possível chegar ao resultado pretendido com mais facilidade.

Ao final desses encontros, esses insights são discutidos e é possível estruturar a estratégia ou plano de ação adequado.

Onde o brainstorming pode ser utilizado?

O brainstorming tem como vantagem ser uma técnica bastante versátil. Por isso, ela pode ser usada em diversos setores de uma empresa.

No entanto, essa prática faz mais sentido para planejar ações como:

  • Campanhas de Marketing;
  • Produção de conteúdo;
  • Otimizar a logística;
  • Melhorias nos produtos ou serviços;
  • Resolução de problemas em geral.

Mas vale ressaltar um ponto que tocamos anteriormente: toda reunião de brainstorming requer um entendimento claro da problemática em questão.

Ao saber exatamente o que se quer alcançar, a chuva de ideias tende a fluir com muito mais naturalidade.

Dessa forma, você consegue aprimorar processos internos, melhorar a qualidade dos seus conteúdos e otimizar tempo e recursos valiosos.

Conheça os tipos de brainstorming

Toda sessão de brainstorming deve contar com algumas características fundamentais para o sucesso da estratégia. Estamos falando do incentivo ao compartilhamento de ideias sem julgamentos.

No entanto, isso pode ser feito de duas formas: o brainstorming estruturado com etapas claras e o “modo livre”.

  1. Formato pré-determinado: você estrutura as etapas a serem seguidas durante a reunião. A cada fase, os participantes mencionam suas ideias e defendem sua relevância.
  2. Formato livre: funciona na medida em que as ideias começam a fluir e a serem compartilhadas. Costuma-se estabelecer um prazo para reunir as ideias e, posteriormente, elas são discutidas até chegar a um veredito.

Ambos os formatos têm pontos positivos e negativos. O brainstorming estruturado costuma inibir pessoas mais tímidas, que podem ter ótimas ideias mas não conseguem defendê-las com clareza.

Já o modo livre tende a ser protagonizado por um grupo menor de pessoas mais participativas.

Portanto, é necessário se atentar a esses pontos e limitar o efeito negativo que eles podem causar.

Brainstorming Individual

O brainstorming individual é uma modalidade menos conhecida dessa prática. Tanto que, quando se pensa em tempestade de ideias, logo se imagina um grupo de pessoas.

No entanto, essa abordagem possui características que a tornam viável para profissionais que precisam desenvolver ideias por conta própria – e que, por algum motivo, não sabem o que fazer.

Ou, ainda, os que têm dificuldade de participar de sessões em grupo por quaisquer razões.

O brainstorming individual pode estimular sua criatividade e te deixar mais desinibido, trazendo insights valiosos para ajudar com seus problemas.

Entretanto, reuniões coletivas reúnem profissionais de diversas áreas e com uma variedade de experiências. Logo, as ideias podem se complementar com mais facilidade.

É por isso que o brainstorming individual é mais recomendado para quem precisa solucionar questões simples, como a definição de um tema para e-book.

Enquanto isso, sessões em grupo funcionam melhor para resolução de problemas maiores e mais complexos.

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Regras e princípios da tempestade de ideias

Agora que já falamos sobre os tipos de brainstorming, vamos aos princípios e regras centrais dessa prática.

Princípios

O maior princípio do brainstorming é: não existem ideias ruins. Afinal, pode ser que ela só tenha sido mal apresentada ou que precise ser polida para funcionar.

Além disso, quanto mais ideias forem compartilhadas, melhor. Isso aumenta suas chances de encontrar a solução ideal para o problema discutido.

Regras

Quanto às regras essenciais para o sucesso da estratégia, podemos citar:

  • Foco em quantidade;
  • Ausência de críticas;
  • Ideias diferenciadas são bem-vindas;
  • A união de duas ideias pode virar a solução perfeita;
  • Estímulos criativos precisam ser constantes.

A combinação dessas normas e princípios aperfeiçoa seu brainstorming e gera fluidez ao processo.

Como fazer um brainstorming?

Mais do que compreender o conceito de brainstorming, é fundamental saber como fazê-lo funcionar na sua empresa.

E é aqui que diversos empreendedores costumam cometer erros, desperdiçando tempo e recursos importantes.

Pensando nisso, estruturamos um guia prático com dicas para te ajudar a acertar na estratégia.

1 – Identifique o problema

O brainstorming precisa ter um objetivo claro, não é mesmo? Então defina qual será o foco da sua reunião e envie um briefing aos participantes com antecedência.

Assim, eles conseguem se preparar de antemão para gerar insights valiosos no encontro.

No mais, foque em uma coisa de cada vez. Tentar resolver todas as suas pendências com um brainstorming só vai atrapalhar.

Faça uma lista de questões a serem trabalhadas, defina o grau de prioridade de cada uma delas e marque diferentes sessões para encontrar soluções.

2 – Prepare o ambiente e seja um moderador sucinto

Encontre um ambiente que deixe seus colaboradores à vontade para desenvolver ideias e discussões enriquecedoras.

Disponibilize água, café, petiscos e garanta que o lugar seja ventilado e livre de qualquer distração.

No mais, inicie a reunião e se atente para que todos possam contribuir, mesmo que uns compartilhem menos que outros.

Mantenha a conversa dinâmica e evite que um participante seja o centro das atenções.

Esse equilíbrio é a chave para que você consiga desenvolver projetos e resolver problemas com o brainstorming.

3 – Anote tudo que for compartilhado

Certifique-se de que alguém (seja você ou outro participante) tome nota de tudo que surgir no brainstorming. Isso inclui ideias nada convencionais!

Muitas soluções surgem de insights aparentemente absurdos, mas que quando bem trabalhados, podem ser a solução para o problema.

4 – Encontre as melhores ideias e coloque-as em prática

As melhores ideias geradas numa sessão de brainstorming precisam ser colocadas em prática para resolver pendências e otimizar processos.

Para saber quais são, comece descartando ideias que pareçam muito com outras que já foram apresentadas.

Então, analise uma por uma e selecione as que julgar como melhores. Aproveite para explicar o porquê de outros insights não fazerem tanto sentido e abra a oportunidade de escutar quem propôs essas ideias.

Assim, você terá uma lista com possíveis soluções adequadas para o problema em questão e poderá colocá-las em prática na sua empresa.

Dicas e técnicas para aprimorar seu brainstorming

A imagem mostra uma equipe de pessoas reunidas em volta de uma mesa de madeira. Ao centro está representado um balão de pensamento que conecta a todos.

Como em qualquer estratégia criativa usada em marketing, vendas e demais setores de uma empresa, o brainstorming não possui uma fórmula mágica.

Todavia, existem boas práticas que aumentam consideravelmente as chances de sucesso dessa tática. Vamos conhecer algumas das principais:

Controle o número de participantes

A ideia é ter a quantidade certa de pessoas, não o maior número possível. Entre 5 e 10 participantes podem ser o que você precisa.

Dito isso, tudo depende do seu objetivo. A partir dele, é possível entender quem se faz necessário para fazer o brainstorming fluir com naturalidade e alcançar uma resolução satisfatória.

Pode ser que algumas sessões necessitem de clientes, e outras sejam focadas em um único departamento. Em todo caso, garanta que o número certo de participantes – nem mais, nem menos – esteja presente em cada reunião marcada.

Evite desentendimentos

Voltamos à importância de não criticar ideias. Isso pode pesar o clima do encontro e gerar desconfortos nos participantes, reduzindo a criatividade.

Fique atento aos princípios de discussões improdutivas, principalmente durante a etapa de geração de ideias.

Já no momento de deliberar sobre esses insights, reforce a importância de debater de maneira saudável para alcançar os objetivos do encontro.

Reúna perfis diferentes

Garanta uma variedade de perfis em cada reunião: homens, mulheres, jovens, pessoas maduras, veteranos, aprendizes, executivos etc.

Afinal, pessoas diferentes geram ideias diferentes, e é preciso ter muitas para se obter sucesso com o brainstorming.

Porém, é possível que uma reunião seja focada em um pequeno setor da empresa. Ainda assim, você pode pensar em participantes de fora que sejam capazes de agregar valor à busca pela solução.

Até porque suas escolhas precisam fazer sentido do ponto de vista pragmático. De nada adianta convidar membros que não possuem a menor ideia do que será debatido.

Utilize músicas clássicas no ambiente

Coloque algumas das principais composições da música clássica como som de fundo do ambiente.

Tome cuidado para que o som não esteja muito alto, já que a ideia é usar esse estilo musical para estimular funções criativas no cérebro.

Selecione músicas de artistas como Beethoven, Bach, Chopin e Mozart e use isso como mais um recurso para potencializar os resultados da reunião de brainstorming.

Após a reunião, coloque as melhores ideias em prática!

Com o que você aprendeu neste conteúdo, já pode implementar reuniões de brainstorming com muita eficiência na sua empresa!

Lembre-se de planejar seus encontros com antecedência, selecionando membros de diferentes perfis e preparando-os com um briefing sobre o que será discutido.

Além disso, encontre um ambiente adequado e use de recursos para relaxar e estimular o lado criativo das pessoas.

Também é importante que as soluções menos convencionais sejam levadas a sério. A resolução para um grande problema da marca pode surgir de uma delas.

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