O que é bounce rate? Entenda porque deve acompanhar a taxa de rejeição do site

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 12 de julho de 2019 | Atualizado: 12 de julho de 2019.

Saber o que é bounce rate é essencial para medir o tráfego de site e avaliar o sucesso da sua estratégia de atração. Não à toa, só quem domina essa métrica consegue agir melhor e aproveitar o máximo seu investimento em campanhas.

Para ter sucesso com o Marketing Digital, é preciso acompanhar de perto o desempenho de suas estratégias.

Isso porque analisar métricas e relatórios de suas campanhas é essencial para descobrir os acertos e erros a fim de melhorar seus resultados.

Não à toa, o bounce rate é um dos índices mais importantes para entender a qualidade do tráfego de site e medir o sucesso da sua estratégia de atração de clientes.

Não sabe o que é isso? Então confira o conteúdo a seguir e saiba mais sobre o assunto!

O que é Bounce Rate?

bounce rate

Chamamos de Bounce Rate, ou taxa de rejeição, a porcentagem que indica quantos visitantes acessaram determinada página do seu site ou blog e saíram dela sem ir para uma próxima.

Por causa de tal conceito, é comum confundir bounce rate com taxa de saída. Entretanto vale ressaltar que a última se refere aos usuários que abandonam uma página, seja ela a primeira visitada por eles ou não.

Entender essa diferença é essencial para que a sua equipe de marketing possa avaliar corretamente os dados de tráfego de site.

Saiba por que é importante acompanhar a taxa de rejeição do seu site

E-book Ideal Marketing com dicas de como atrair clientes e aumentar o faturamento da empresa

Acompanhar o bounce rate é essencial para que a sua empresa consiga obter dados importantes sobre a assertividade de suas técnicas para atração e conversão de leads, como assinatura de newsletter, download de materiais ou cliques em um botão de chamada para ação.

Com isso, é possível pensar em otimizações para tornar o seu site mais agradável aos usuários a fim de reduzir a taxa de rejeição e, possivelmente, melhorar a de conversão.

Quanto aos links patrocinados, também é importante observar a sua bounce rate para avaliar a eficácia do seu investimento e se ele está sendo bem empregado.

Além disso, existem plataformas de criação de campanhas, como Google Adwords, que considera a taxa de rejeição da página de destino para avaliar a qualidade do anúncio e, assim, basear o seu preço: quanto mais alto o índice, maior será o valor por clique da publicidade.

Agora que você já viu como é importante conhecer o bounce rate do site da sua empresa, é hora de saber como calculá-lo. Vamos lá?

Descubra como calcular a taxa de rejeição

Para conhecer o bounce rate de determinada página é preciso fazer um cálculo bem simples com a seguinte fórmula:

Taxa de rejeição = Número total de visitantes de uma única página ÷ Número total de entradas nela

Mas vale ressaltar que hoje em dia não é preciso pegar o papel e a caneta e calcular o bounce rate na cara e na coragem.

Isso porque o Google Analytics, uma ferramenta gratuita de análise de métricas a respeito de tráfego de site pode fazer tudo isso por você, basta se cadastrar na plataforma utilizando uma conta do Gmail.

Já sabe o que é bounce rate? Então mãos à obra!

Banner para baixar ebook de Inbound Marketing

Neste conteúdo você aprendeu o que é bounce rate e entendeu por que é importante conhecer a taxa de rejeição de determinada página do seu site ou blog.

E viu que com esses dados em mãos é possível aperfeiçoar estratégias e fazer melhor uso do seu investimentos em campanhas pagas.

Para tanto, te mostramos como calcular a taxa de rejeição e que no mercado existe uma plataforma que facilita essa tarefa para você: o Google Analytics.

Não se esqueça de sempre avaliar a navegabilidade do seu site para que o usuário tenha uma experiência melhor e não queira sair da página.

Aproveite o momento e confira nosso conteúdo sobre as melhores técnicas de marketing digital para saber mais!

Compartilhe nas Redes Sociais!