Blog para sua concessionária: entenda as vantagens de publicar conteúdo

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Publicado: 5 de abril de 2021 | Atualizado: 23 de fevereiro de 2023.

Você já pensou em montar um blog para sua concessionária? Se não, então deveria começar a pensar nesse assunto.

Afinal de contas, essa pode ser uma maneira muito interessante de ganhar mercado e fechar novas vendas para o seu negócio.

Isso mesmo: dá para vender um carro com um artigo publicado no seu site. No entanto, não pense que essa é uma tarefa simples.

É necessário saber como trabalhar esse blog para que ele tenha sucesso. Um exemplo de quem faz isso muito bem é a NoxCar, uma concessionária de Florianópolis, que tem um blog movimentado e muito visitado.

Para muitos gerentes de concessionárias, o investimento em Marketing de Conteúdo pode parecer inútil.

Afinal de contas, qual a vantagem de ficar postando artigos em um blog? Não seria preferível direcionar esse orçamento para anúncios no Google ou nas redes sociais para atrair consumidores já no estágio de compra e otimizar os resultados, vendendo mais?

Na verdade, o ideal é fazer os dois. Afinal, eles realizam funções diferentes.

Se você ainda não se convenceu, siga a leitura para entender as vantagens de trabalhar com blog para concessionária!

5 benefícios de um blog para concessionária

1. Tráfego orgânico

O Google recebia, há alguns anos, 100 bilhões de buscas por mês. Isso é o equivalente a cerca de 38 mil buscas por segundo.

Ou seja, praticamente 15 milhões de pesquisas feitas no buscador do início ao fim da leitura deste artigo. Hoje em dia, esse valor provavelmente já dobrou e cresceu ainda mais do que isso.

Portanto, é seguro afirmar que o Google representa a maior fonte de tráfego para o seu blog.

Não há como ser exposto a tanta gente assim sem ter um blog na Internet. Nem no Facebook ou Instagram o seu público potencial atinge essa proporção.

Para se ter ideia, no último mês, cerca de 220.000 pessoas pesquisaram por “comprar carro” no Google.

Isso sem falar de outros termos que indicam intenção de compra. Se você precisa vender 30 automóveis para fechar o mês, bastaria converter 0,013% dessa busca. Parece pouco, certo?

O blog da sua concessionária é o lugar perfeito para receber todo esse público e começar a agir de modo a torná-lo mais preparado para se tornar seu cliente.

2. Mercado educado

Um dos benefícios de ter um blog para a sua concessionária é o fato de poder educar o mercado sobre os produtos e conceitos do segmento.
Não se trata, claro, de deixar as pessoas com boas maneiras, mas sim de garantir que elas estarão cientes das informações necessárias para tomar boas decisões de negócio.

Por exemplo, um artigo sobre tipos de motor de carros pode ajudar os consumidores a entender qual modelo é melhor para eles e, nesse processo, realizar compras mais conscientes e com menos resistência ao que o vendedor tem a dizer.

Um mercado educado é, antes de tudo, um mercado com menos obstáculos para o vendedor e a empresa em si.

3. Nutrição de leads

Nem todos os leads criados por uma estratégia de marketing estão prontos para comprar.

Às vezes, a pessoa começou a se interessar agora em fazer uma compra de carro, mas vai demorar ainda um bom tempo até fechar negócio.
Segundo o Google, 95% de todas as compras automotivas começam com uma pesquisa na Internet, mas não são resolvidas necessariamente na mesma hora. Elas podem levar meses ou até mesmo um ano até que sejam finalizadas.

Isso porque os consumidores podem ter problemas financeiros, podem querer se organizar, mudar os planos… enfim, uma infinidade de cenários.

O blog da concessionária serve, nesse meio tempo, como mecanismo para que a empresa possa nutrir esses leads e torná-los mais preparados para comprar.

Um lead mais preparado é muito mais fácil de ser convertido pela sua equipe de vendas.

4. Mais autoridade na marca

Como as pesquisas no Google sobre carros são sempre feitas para se aprender alguma coisa, é inevitável que os blogs que falam sobre o assunto assumam uma postura de autoridade, ou seja, de detentores de um saber que a pessoa não tem.

Nesse caso, é importante criar essa imagem para a sua empresa. Afinal, é normal que as pessoas queiram investir em um carro com quem “entende do assunto de verdade”.

Isso é especialmente verdadeiro no cenário de automóveis seminovos, pois há muitas dúvidas e receios nesse mercado.

5. Resultados a baixo custo em longo prazo

Por fim, é importante ter em mente que o blog traz resultados em longo prazo a baixo custo.

Afinal, um artigo continua no ar por anos depois da sua publicação, ainda atraindo pessoas e ainda gerando resultados para a sua empresa.
Claro que, com o tempo, é bom atualizá-lo com novas informações, mas a estratégia básica permanece.

Pronto! Viu quantas vantagens de trabalhar com um blog para concessionária? O mercado automotivo é, hoje, majoritariamente digital, pelo menos por parte dos consumidores.

Eles estão sempre pesquisando artigos ou vídeos que permitam fazer uma boa compra.

Se a sua concessionária estiver fornecendo informações, poderá se posicionar como uma autoridade no mercado e ganhar a confiança do público para que ele compre sempre com você.

E aí, gostou? Então comente abaixo com a sua opinião!