Como converter leads em vendas? Veja 10 dicas para seguir!
Como converter leads em vendas, você tem ideia? Entender esse processo deve fazer parte de toda empresa de sucesso. Por isso, veja agora mesmo as 10 dicas que elaboramos para potencializar suas vendas.
Se você já sabe o que é lead no marketing, com certeza já tem meio caminho andado para descobrir como converter leads em vendas.
Isso porque os potenciais consumidores são a porta de entrada para que o seu empreendimento tenha o sucesso desejado.
Para que você consiga fazer parte de uma seleta lista de empreendedores que entendem a importância dessas pessoas no seu negócio e as conseguem converter em números reais de vendas, leia este artigo e veja como transformar leads em clientes efetivos do seu negócio!
Afinal, como converter leads em vendas?
Antes de mais nada, que tal relembrar o conceito de lead no marketing?
De forma bem resumida, o lead representa o usuário que demonstrou algum interesse pelos produtos ou serviços do seu empreendimento.
Em outras palavras, o lead é também conhecido como potencial consumidor, o qual precisa passar por alguns estágios para chegar até a decisão de compra.
Para isso, é necessário centrar ações e elaborar um planejamento capaz de fazer com que esses leads se tornem, de fato, clientes da sua empresa.
E a melhor maneira de realizar esse trabalho é focando nas dicas que deixamos abaixo, as quais te ajudarão a converter leads em vendas.
Está pronto para o sucesso? Então nos acompanhe já!
1. Faça a identificação da persona
Ao trabalhar com o marketing digital, é essencial que você saiba quem são os seus clientes ideais, ou seja, a sua persona.
Se você não se lembra, personas são personagens semi-fictícios que representam o consumidor perfeito dos produtos ou serviços da empresa.
Isso porque você consegue aumentar a conversão de leads em clientes de maneira muito mais assertiva e rápida.
A partir do momento em que você faz a identificação desse indivíduo, as estratégias e ações de marketing digital serão muito mais precisas.
Afinal, você terá em mãos características das pessoas, o que pode te ajudar a aperfeiçoar a forma como você se comunica com elas, mostrando o que o seu negócio é capaz de fazer.
Sendo assim, a nossa primeira dica para saber como transformar leads em clientes é identificando a persona do seu negócio.
2. Segmente os contatos
O principal objetivo da segmentação da lista de contatos e leads da sua empresa é a divulgar a informação certa para as pessoas certas.
Por exemplo, você pode fazer uma lista voltada para as pessoas que querem receber as últimas postagens do seu blog e outra para aquelas que desejam saber mais sobre os produtos e serviços oferecidos pela sua marca.
Para que essa tarefa seja mais fácil e tranquila, sugerimos a adoção de uma ferramenta de automação de marketing digital, a qual te ajuda a segmentar seus contatos e ainda te ajuda a potencializar a conversão de leads em clientes.
3. Foque na qualificação de leads
Outro ponto que é interessante ser relembrado é que o lead no marketing entra para a sua base de contatos assim que ele deixar um contato pessoal com a sua empresa.
Nesse caso, seu desafio será voltado para a condução desse potencial cliente em todas as fases do funil de vendas para que ele efetue uma compra.
Ou seja, o foco será na qualificação desse lead, o qual deverá ser nutrido com materiais de extrema relevância e utilidade para que ele crie confiança na sua marca e entenda que o que você está oferecendo é o que de fato ele precisa.
Para que isso aconteça, tente sempre manter o blog da sua empresa ativo, manter uma frequência de disparo de e-mail marketing e postar sempre novos conteúdos nas redes sociais.
Dessa forma, o potencial consumidor se lembrará de você como referência no mercado, aumentando as suas chances de converter leads em vendas.
4. Apresente os benefícios dos produtos ou serviços da sua empresa
O cliente precisar ver vantagem para que ele queira fechar uma venda com você, especialmente quando se trata de lead no marketing.
Isso porque, assim, ele tem clareza sobre com o quê ele está gastando e qual será seu retorno, afinal o produto ou serviço devem valer o investimento depositado.
Afinal, a compra só é feita, pois esse indivíduo identificou um problema e precisava de uma solução.
Sendo assim, é essencial que você sempre apresente os benefícios dos produtos ou serviços da sua empresa, a fim de fazer com que ele sempre mantenha interesse no que você tem a oferecer.
5. Utilize e-mail marketing
Como mencionamos no tópico 3, a qualificação e a nutrição são importantes para você aprender como converter leads em vendas.
Esse processo, por ser o mais importante para a conversão de leads em clientes, deve ser feito com muita cautela para que a nutrição realmente aconteça de forma saudável, sem que você envie e-mails de mais ou de menos para seus leads.
Por isso, ressaltamos: tenha um software de automação de marketing digital, a fim de garantir que todas as comunicações sejam feitas de forma padronizada e eficaz.
Além do mais, o interessante dessas ferramentas é que elas te ajudam a economizar tempo e dinheiro.
Portanto, não perca tempo de alcançar o sucesso mais rápido, invista em uma plataforma de automação de marketing digital!
6. Tente agregar valor com conteúdos úteis e relevantes
A nutrição não é feita somente com o disparo de e-mail marketing. É preciso focar no oferecimento de conteúdos úteis e relevantes para conseguir converter leads em vendas.
Além da relevância, os conteúdos precisam ser originais, para mostrar realmente que você entende do assunto e pode oferecer a melhor solução para o potencial comprador.
Por isso, contrate uma equipe de redação especialista e talentosa, a fim de garantir a produção de materiais maravilhosos.
7. Faça uso de CTAs matadores
Pode não parecer, mas o call to action – ou chamada para a ação – é uma das melhores estratégias para você saber como transformar leads em clientes.
Isso porque ele permite que você faça com que o potencial comprador realize uma ação determinada pela sua empresa.
Normalmente encontrados em landing pages (páginas de conversão), os CTAs devem ter um texto curto e objetivo, mas que chame a atenção do leitor.
Além disso, é preciso ser constituído de uma cor que não assuste o indivíduo, garantindo assim maior conversão de leads em clientes.
8. Crie uma linha de comunicação com os seus leads
O e-mail marketing é o principal canal para você criar uma linha de comunicação com os potenciais compradores dos produtos ou serviços da sua empresa.
Fora ele, as redes sociais também já ganharam o seu espaço, permitindo um diálogo mais informal com os seguidores da sua marca.
Por esse motivo, o seu negócio precisa estar presente tanto em um quanto em outro, a fim de resolver todos os problemas dos clientes em diversas plataformas de comunicação.
9. Follow-up é tudo
Como mencionamos no tópico acima, a comunicação é importante e pode ser feita em diversos canais digitais, como pelo e-mail marketing e redes sociais.
Mas para potencializar ainda mais a sua linha de comunicação, você deve investir em follow-up, no intuito de conseguir converter leads em vendas de verdade.
Isso porque, a partir do momento em que você dá toda a atenção para o seu consumidor, mais satisfeito ele ficará.
Além do mais, é uma maneira de fazer com que ele volte a comprar mais produtos ou serviços da sua marca, bem como influencia uma nova leva de conversão de leads em clientes.
10. Trabalhe com métricas
Por fim, outra boa dica para você saber como transformar leads em clientes é trabalhando com métricas.
Isso porque elas te ajudam a ter uma noção de quais ações e estratégias de marketing digital deram certo e quais deram errado.
Entre essas métricas capazes de te ajudar na conversão de leads em clientes podemos citar:
- As taxas de conversão;
- Aberturas de e-mail marketing;
- Custo de aquisição de clientes.
A partir do resultados dessas métricas, você pode trabalhar novas ações para melhorar o seu processo e entender melhor como converter leads em vendas.
Você já tem todas as informações para saber como converter leads em vendas!
Pois bem, agora que você sabe como transformar leads em clientes, fica muito mais fácil aumentar as vendas dos produtos ou serviços do seu empreendimento.
É necessário ter sempre em mente que cada lead no marketing é único e deve ser tratado como tal em todos os canais de comunicação utilizados.
A partir de então, é bem provável que as vendas tendem a aumentar e os leads, a aparecerem constantemente.
Por isso, é necessário estar preparado para o aumento dos potenciais compradores dos seus produtos e serviços para saber como obter resultados mais rápidos com Inbound Marketing, por exemplo, que é uma das principais estratégias da atualidade para conversão de leads e fechamento de vendas.
Então, bons negócios!