Balanced Scorecard: o que é, como funciona e benefícios
Balanced Scorecard (BSC) é uma metodologia de gestão estratégica que tem seu foco na análise de metas mais abrangentes para medir o sucesso de uma empresa. Dessa forma, é possível planejar ações inteligentes e com maior consistência.
O conceito de Balanced Scorecard (ou Indicadores Balanceados de Desempenho) é considerado um modelo de gestão estratégica. Essa metodologia propõe repensar a forma que muitas empresas entendem como sucesso.
Afinal, a maneira mais comum de saber se um negócio é bem sucedido é analisando seus indicadores financeiros e contábeis, certo? Para Robert Kaplan e David Norton, criadores da metodologia, não.
Os professores da Universidade Harvard criaram a metodologia BSC nos anos 90 para oferecer uma alternativa a essa ideia.
Com ela, as empresas passam a utilizar indicadores mais amplos para medir os resultados. Assim, conseguem planejar estratégias mais inteligentes e sustentáveis a longo prazo.
Quer saber como isso é possível? Continue a leitura!
O que é Balanced Scorecard?
O Balanced Scorecard mede o sucesso de uma empresa a partir de uma visão ampla, utilizando metas a longo prazo e objetivos do negócio.
Dessa forma, ele não analisa apenas se a empresa lucrou ou deu prejuízo durante o mês. Por mais que essas informações sejam muito importantes, é possível sustentar algumas perdas pensando em iniciativas maiores.
Essa metodologia estratégica também ajuda a colocar os valores da empresa no centro da estratégia. Assim, o trabalho é feito para consolidar a marca sem deixar de lado sua essência para atender a demandas de clientes e investidores.
Desde sua criação, nos anos 1990, o Balanced Scorecard contribui para que as empresas atuem de forma inteligente no mercado. Ela ajuda a evitar imediatismos e visões limitadas sobre o próprio desempenho.
Afinal, toda empresa possui um propósito, e o BSC é uma metodologia focada em ajudar esses negócios a alcançar seus objetivos.
Para isso, é necessário utilizar os recursos certos, fazer um planejamento adequado e conciliar tudo isso aos desafios do dia a dia.
Mas antes de explicar como você pode colocar o Balanced Scorecard em prática na sua empresa, vamos conhecer melhor os benefícios da estratégia:
Quais são os benefícios do método BSC?
Há uma série de vantagens que o Balanced Scorecard proporciona aos gestores que utilizam a metodologia. Pensando nisso, vamos entender as principais:
Visão clara dos objetivos
O Balanced Scorecard torna claro o direcionamento e objetivos de uma empresa para todos os colaboradores. Assim, todos ficam na mesma página e falam a mesma língua no dia a dia da operação.
Com o uso de um mapeamento estratégico, é possível visualizar o planejamento da marca e trabalhar em conjunto para concretizá-lo.
Dessa forma, o BSC garante que todos saibam seus papéis e por que eles devem realizar suas atividades.
Aumento na qualidade e desempenho
Tendo em vista que todos os colaboradores sabem o que precisam fazer de forma clara, o Balanced Scorecard contribui para melhorias na qualidade do trabalho de todas as equipes.
Dessa forma, não é necessário relembrá-los de como realizar suas tarefas operacionais. O foco é um só, o que permite priorizar atividades mais importantes para os objetivos da empresa.
Além disso, o mapa do BSC pode ser atualizado constantemente de acordo com a necessidade, otimizando o desempenho das equipes.
Essa gestão personalizável te coloca em posição de acompanhar tudo que acontece no seu nicho de atuação e continuar se aperfeiçoando.
Uso de indicadores tangíveis e intangíveis
O Business Scorecard é um dos pioneiros na integração entre indicadores tangíveis e intangíveis.
Sabemos que métricas financeiras e contábeis são valiosas para qualquer empresa, mas essa metodologia entende que é necessário ir além disso.
Portanto, ele também se vale de indicadores complexos e difíceis de metrificar, como:
- Qualidade no relacionamento com clientes e fornecedores:
- Entendimento da cultura da empresa pelos colaboradores;
- Alinhamento com as equipes;
- Conhecimento de mercado.
Com a união dessas ferramentas na gestão da empresa, é possível analisar o sucesso da marca de forma mais assertiva.
Como aplicar o Balanced Scorecard na sua empresa?
Criadores do Balanced Scorecard, Kaplan e Norton formularam 4 componentes estratégicos para analisar o desempenho de uma empresa de maneira integral.
Você pode conferir esses pilares em inglês na ilustração abaixo e conferir a explicação de cada um deles na sequência:
1 – Perspectiva Financeira
Como deixamos claro no decorrer do artigo, a ideia não é evitar os indicadores financeiros e contábeis, mas evitar que sua análise seja 100% baseada neles.
No final das contas, toda empresa necessita de recursos financeiros para continuar existindo. Aqui é o momento de avaliar e traçar metas financeiras de curto, médio e principalmente longo prazo.
Defina seus objetivos econômicos com base no que é necessário para entregar resultados satisfatórios, analisando:
- Retorno sobre investimento (ROI);
- Custo de Aquisição de Clientes (CAC);
- Lifetime Value (LTV);
- Ticket Médio.
Vale dizer que você não precisa se prender a esses indicadores financeiros, pois há diversos outros que podem servir melhor à sua empresa. Tudo depende do seu tipo de negócio e do que faz sentido para a sua operação.
2 – Perspectiva do cliente
A segunda perspectiva é, talvez, a mais importante: como você se relaciona com seus clientes e se posiciona no mercado?
Ela prioriza estratégias para que, a longo prazo, seu negócio conte com uma carteira sustentável. Isso significa ter um bom número de clientes satisfeitos com a empresa.
É necessário analisar as características do seu produto ou serviço, relação com clientes, experiência de compra oferecida e reputação do negócio.
Para isso, se pergunte de que maneira o cliente enxerga sua empresa. Quais são os pontos-chave que fazem sua empresa conquistá-los? O que gera encantamento?
A resposta para essas perguntas pode ser obtida ao analisar alguns aspectos do negócio, como:
- Percentual de prospecção de clientes;
- Percentual de retenção de clientes;
- Participação no mercado, vendas realizadas e capital investido para isso;
- Satisfação do consumidor em relação a características do produto.
3 – Perspectiva dos processos internos
O foco da terceira perspectiva é identificar os processos internos que impulsionam seu negócio e melhorá-los.
A cada mudança de estratégia, esses processos precisam ser desempenhados de forma ainda mais assertiva por todos os envolvidos.
Essa qualidade pode ser medida por indicadores como:
- Produtividade das equipes;
- Custos operacionais e administrativos;
- Agilidade do atendimento pós-venda;
- Compliance.
Perspectiva do aprendizado e crescimento
A quarta e última etapa estratégica para aplicação do Balanced Scorecard é a perspectiva do aprendizado e crescimento. Estamos falando de um pilar importante da metodologia, já que ele pressupõe que é possível aprimorar todo e qualquer processo.
Mas, para isso se tornar possível, seus colaboradores precisam estar plenamente satisfeitos e alinhados com a cultura da empresa. Um negócio com baixa rotatividade, treinamentos frequentes e pesquisas internas de satisfação é capaz de satisfazer seus funcionários.
Com isso, eles passam a se interessar pelo próprio crescimento, buscando aprimorar suas habilidades e melhorar os resultados (em quantidade e qualidade).
Para agregar esse valor aos colaboradores, ofereça a estrutura ideal para condicioná-los. Assim, sua empresa irá desenvolver uma forte cultura de aprendizado e crescimento constantes.
Balanced Scorecard e OKRs: qual a diferença?
O BSC costuma ser confundido com os OKRs (Objectives and Key Results), uma outra ferramenta de gestão direcionada a objetivos e metas.
No entanto, elas possuem diferenças importantes que alteram a forma de estruturar melhorias para o seu negócio. Vamos a elas:
Top-down e Bottom-up
O Balanced Scorecard trabalha com um processo top-down, partindo de um mapa estratégico com as perspectivas que citamos acima já definidas. Assim, não existem processos acima do BSC, já que ele permeia toda a empresa de cima para baixo.
Já o OKR funciona tanto como top-down quanto como bottom-up. Assim, por mais que eles partam da estratégia do negócio, podem existir estratégias de nível mais alto.
Quantidade de metas envolvidas
O BSC inclui uma grande variedade de metas e objetivos para orientar diferentes áreas da empresa. O OKR, por sua vez, costuma incluir no máximo 5 resultados-chave.
Dessa forma, uma equipe que trabalha com OKR pode direcionar seu foco aos resultados mais imediatos e otimizar a rotina de trabalho.
Enquanto isso, um mapa de Balanced Scorecard orienta as metas a longo praz. Por isso, as ferramentas podem funcionar muito bem em conjunto.
Ritmos diferentes
Tendo em vista que OKR e BSC têm foco em objetivos voltados a prazos diferentes, é natural que também tenham cadências distintas.
Assim, é possível aplicar focar nos objetivos e resultados-chave a curto e médio prazo. Enquanto isso, você trabalha pensando nas metas a longo prazo do Balanced Scorecard.
Use o BSC para planejar o futuro da sua empresa!
Como você aprendeu no decorrer do material, um Balanced Scorecard pode ser a ferramenta de gestão que a sua empresa precisa.
Com ela é possível pensar no seu negócio com uma visão panorâmica, considerando não só a quantidade de dinheiro gerada a cada mês.
Dessa forma, você consegue criar um planejamento para atingir seus objetivos a longo prazo, com equipes engajadas e em busca de aprimoramento constante.
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