Backlink de qualidade: 7 fatores para avaliar

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 20 de abril de 2022 | Atualizado: 20 de abril de 2022.

Os algoritmos do Google estão em constante evolução, mas sem querer simplificar demais, a referência natural é baseada em 3 pontos principais:

  • SEO técnico
  • o conteúdo
  • netlinking de qualidade
  • Neste artigo estamos interessados ​​em backlinks porque eles são considerados um forte sinal para ranquear sites.

No entanto, nem todos os backlinks criados têm o mesmo valor. Na verdade, o link building é uma história de links, mas não qualquer link. É sobretudo uma questão de qualidade.

O que é um backlink de qualidade ? Que critérios determinam a qualidade de um link para netlinking? 

Por que os links são importantes para SEO?

Existem mais de 200 fatores que compõem o algoritmo de classificação do Google. Cada um deles tem muitas variações, o que significa que vários fatores podem entrar no ranking de uma única palavra-chave. 

Um backlink de qualidade , ou melhor, links de entrada fazem parte desses critérios essenciais para o sucesso de uma estratégia de referenciamento natural.

De fato, para estimar a popularidade e a relevância de uma página, o Google analisa o número e a qualidade dos links . Cada link é interpretado como um voto de confiança a favor do site que recebe o backlink.

Assim, quanto mais uma página da web tiver links de entrada de qualidade , mais alto ela será posicionada no topo dos resultados do Google.

Não hesite em consultar o nosso artigo ”  O que é netlinking e porque é importante em SEO?”  para saber mais sobre este tema.

Por que você deve se concentrar em backlinks de qualidade?

O peso significativo dos backlinks no ranking do Google deu origem a todo um ecossistema em torno da troca, venda e compra de backlinks.

Isso permitiu (e ainda permite) influenciar o ranking das páginas da web no Google. E este não gosta que “manipulem os” seus algoritmos. Desde então, várias atualizações de algoritmos foram introduzidas, como o Google Penguin , para limitar o abuso. 

Google Penguin, um backlink de qualidade tem precedência sobre quantidade

As instruções do Google para webmasters são claras, a melhor maneira de adquirir links é “ conquistá-los naturalmente ” criando conteúdo “notável”.

Assim, o Google considera as seguintes práticas abusivas e podem gerar penalidades:

  • compra de links,
  • comentários de spam em blogs,
  • netlinking massivo e não natural,
  • âncoras excessivamente otimizadas,
  • etc

Para evitar penalizações e melhorar as posições do seu site nos motores de busca, torna-se imperativo:

  • simular a aquisição de links de forma natural,
  • foco em backlinks de qualidade .

“Aviso”

As métricas e indicadores citados abaixo não refletem a operação exata do Google.

Eles são bons o suficiente para serem usados ​​para tendências e formação de opinião.

Um backlink de R$ 500 é melhor do que um link de R$ 50?

Antes de chegar ao cerne da questão e como a maioria das estratégias de netlinking se baseiam quase inteiramente na compra de links: “O preço de um backlink é um indicador da sua qualidade?”

Sejamos claros, a qualidade de um link independe de seu preço. Você pode encontrar backlinks de qualidade a preços particularmente atraentes e links de qualidade inferior a preços excessivos.

O que é um backlink de qualidade ? Como determinar a qualidade do seu netlinking? Abaixo estão as principais coisas que você precisa considerar ao avaliar a qualidade de um link.

1. A autoridade de domínio é sinônimo de backlinks de qualidade?

Como vimos anteriormente, os backlinks são interpretados como votos de confiança ou recomendações . Indicam que o conteúdo é credível, confiável, agrega valor, etc.

Ter recomendações é uma coisa boa. No entanto, nem todas essas marcas de confiança e recomendações são criadas da mesma forma.

Na verdade, pense assim: 

“O que aumentará a credibilidade do seu negócio ? Uma marca de confiança do seu vizinho ou do CEO de uma grande empresa?”

Embora ambos sejam apreciados, um carrega um pouco mais de peso do que o outro. É o mesmo para backlinks.

O que é Autoridade de Domínio?

Inicialmente, o Page Rank é o algoritmo usado pelo Google para medir a popularidade de uma página da web.

Para evitar técnicas de referência de “chapéu preto”, o Google decidiu não comunicar mais publicamente a pontuação do Page Rank. Isso fez com que as principais ferramentas de SEO desenvolvessem suas próprias versões, como:

  • a Autoridade de Domínio da Moz
  • Pontuação de domínio ou pontuação de confiança por SEM Rush
  • Trust Flow (TF), Topical Trust Flow (TTF) por Majestic
  • a Classificação de Domínio (DR) ou Classificação de URL (UR) pela Ahrefs

Leia tudo sobre isso em nosso artigo ‘ Autoridade de Domínio: O que é Autoridade de Domínio?’

2. A relevância do conteúdo da página que emite o backlink

Entre os critérios escrutinados pelo Google está a relevância do conteúdo da página do autor do backlink.

O Google analisará a consistência entre o assunto da página que recebe o link e aquele que faz o link: os tópicos abordados são complementares ou semelhantes? Existe valor agregado?

Por exemplo, se seu site for sobre aparelhos, um backlink para você de um site sobre esportes será menos valioso e não será considerado um backlink de qualidade .

Como avaliar esse critério de consistência?

Para determinar a consistência entre o assunto da sua página e aquele que credita você com o link, você pode usar a métrica Topical Trust Flow (TTF) da ferramenta Majestic SEO.

O Topical Trust Flow é um indicador que mede a autoridade de um domínio em seu(s) tema(s) chave. Ele permite que você entenda os assuntos favoritos de um site e, portanto, cumpra melhor as instruções do Google: gere links de sites com temas relacionados ao seu.

3. Um backlink de qualidade de uma página ou domínio que gera tráfego

Para avaliar a qualidade de um backlink , não se trata apenas de autoridade de domínio ou TTF… O tráfego é um critério particularmente importante por vários motivos:

  • Se o site recebe tráfego, está nas boas graças do Google e, portanto, fornece um melhor sinal para os motores de busca.
  • Um link é bom, um link clicado é melhor! Quanto mais tráfego um site gerar, maiores serão suas chances de recuperar parte desse tráfego valioso.

Como verificar o tráfego do site?

A ferramenta Site Explorer da Ahrefs fornece uma estimativa do tráfego orgânico de um site.

4. O atributo “do-follow” para um link de qualidade

O atributo “nofollow” é um pedaço de código adicionado a um link que informa aos mecanismos de pesquisa para ignorá-lo.

O atributo “do-follow” é o oposto de “nofollow”. Ele diz aos rastreadores do mecanismo de pesquisa para considerar o link de saída da página.

5. A posição do link na página e seu contexto

A localização do link (sua posição) e seu contexto são muito importantes.

Idealmente, um backlink de qualidade deve ser integrado ao conteúdo principal de uma página.

Por exemplo, um link colocado fora do texto principal (como no rodapé) parecerá artificial e trará pouca ou nenhuma popularidade ao seu site.

6. Texto âncora do link

O texto âncora, também chamado de âncora de link, é a parte clicável de um link. Este texto foi fortemente ponderado no algoritmo do Google e levou a vários abusos.

Desde o Penguin, o Google passou a olhar mais de perto as palavras-chave usadas nas âncoras de link e não considera mais a âncora como um critério de avaliação exclusivo.

Além disso, âncoras de otimização excessiva podem funcionar contra você. Você precisa diversificar-los para que seus links pareçam adquiridos naturalmente:

  • use o nome da sua marca
  • use seu nome de domínio
  • use variações de texto que combinem suas palavras-chave com o URL do seu site
  • etc

7. Seu julgamento pessoal para avaliar um backlink de qualidade

Na era dos backlinks de qualidade, ferramentas e métricas permitem que você tome decisões mais informadas. Mas ainda são “indicações”.

Seu julgamento pessoal provavelmente será a melhor ferramenta de decisão para avaliar a qualidade de um backlink .

Lembre-se de avaliar os sinais On-Page do site antes de recusar um backlink porque, por exemplo, sua Autoridade de Domínio é menor que 20 ou 30…

  • A idade do site (idade do domínio)
  • O histórico do site (sofreu alguma penalidade?)
  • O site tem um bom perfil de backlinks?
  • Muitos ou muitos links externos na página
  • A qualidade do conteúdo publicado no site (o site é especialista no assunto?)
  • As âncoras estão super otimizadas?
  • A existência ou não de meios de contato e perfil de redes sociais do site
  • Os tópicos abordados no site são muito diferentes? Relacionados?)
  • O site tem tráfego de busca orgânica?

Conclusão

Netlinking é uma poderosa alavanca para melhorar a referência natural de um site e alcançar as primeiras posições nos motores de busca.

Para implementar uma estratégia eficaz de construção de links, você deve determinar as áreas de destino para aquisição de links sem perder de vista seu “objetivo de negócios”

De fato, adquirir um ou mais backlinks de qualidade não é o fim em si. O que importa é ter mais visibilidade para seu negócio e seu site para gerar leads e clientes.