Autoridade digital: como construir em alguns passos

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Publicado: 3 de setembro de 2021 | Atualizado: 14 de setembro de 2021.

As empresas que trabalham no ambiente digital estão a todo momento tentando se destacar dentro de seu segmento de mercado. Isso quer dizer que elas buscam ter autoridade digital. 

Ter uma autoridade digital é conseguir uma posição de destaque no mercado e ser uma referência sólida, tanto para clientes quanto para concorrentes.

Isso não é uma tarefa fácil. Ainda mais em uma época onde todas as pessoas estão conectadas e a concorrência em todos os setores tem sido grande. 

Para construir essa imagem referencial é necessário ter um conjunto de ações a serem realizadas de forma contínua. Pois só assim será possível ganhar a confiança do público e se tornar uma referência. Isso aumenta os acessos, credibiliza o cliente e, além de uma imagem sólida, possibilita o aumento das vendas. 

Este post trará informações importantes que ajudarão a construir essa autoridade digital. 

Como construir a autoridade digital? 

Vamos usar como exemplo o ramo de cosméticos veganos, um mercado que tem crescido. A filosofia tem ganhado cada vez mais adeptos e as empresas têm aproveitado a oportunidade de mercado.  

Se uma empresa desse nicho chega ao patamar de ser lembrada pelos clientes sempre que alguém pergunta por uma empresa de cosméticos veganos, isso significa que ela possui uma autoridade digital e ocupa o seu lugar de liderança e destaque no mercado. 

Para ajudar, traremos alguns passos importantes para esta jornada. 

1 Focar no público-alvo 

O primeiro passo para construir a autoridade digital é focar no público-alvo. Sem segmentação não há autoridade, isto é, o trabalho deve ter uma direção e um público específico. 

A marca deve reconhecer as dores da sua persona. O perfil de um cliente é construído através de suas dores. Ou seja, é necessário entender o cliente e aquilo que ele necessita. Assim como, é importante conhecer seus desejos e motivações. 

Utilizando ainda o exemplo da empresa de cosméticos veganos, é essencial que o trabalho seja direcionado a pessoas que consomem esses cosméticos e acreditam neste trabalho. Portanto, a linguagem e os assuntos abordados devem estar dentro do interesse deste público. 

Os produtos oferecidos devem ser focados e especializados para atender este público específico. Não faz sentido a empresa também comercializar cosméticos que utilizam elementos de origem animal. Isso certamente impactaria negativamente a imagem da empresa, pois o veganismo é uma filosofia de vida. Seus adeptos jamais aceitariam consumir de uma empresa que não compartilhasse dos mesmos valores éticos. 

2 Invista nas redes sociais 

Para ter autoridade digital é necessário estar no meio digital. E atualmente isso significa estar nas redes sociais. 

Mas isso não significa que você precisa estar em todas as redes sociais, mas sim você deve estar em todas aquelas que o seu público está. 

Além disso, não basta estar, é necessário estar ativo. É essencial realizar um trabalho de planejamento. Organize pautas, datas e horários das publicações, ações de marketing e tudo mais que for feito deve ser planejado e organizado. 

Lembre-se que cada rede social possui uma linguagem própria. Estude cada uma delas e defina as estratégias mais importantes para cada uma. 

Se necessário, crie um local de conteúdo dentro do site de sua empresa. Escrever artigos para blog pode trazer tráfego qualificado e muitas pessoas podem passar a conhecer sua marca.

3 Invista em um conteúdo original e relevante 

O marketing de conteúdo auxilia a marca a abordar assuntos ligados ao seu negócio sem que seja necessário realizar um anúncio direto. Isso é uma forma de captar clientes interessados e assim envolvê-los com um conteúdo relevante. Isso facilita na hora das conversões. 

Mas para que isso aconteça é necessário produzir um conteúdo inovador e autoral, diferente do que é publicado comumente. 

Atualmente há muita replicação de conteúdo, apenas com uma nova cara. Isso até funciona, mas certamente não trará a tão sonhada autoridade. 

Na hora de ranquear um site, o Google leva em consideração a originalidade da publicação, por exemplo. O público também percebe essa diferença.  

Conhecer as dores, problemas, motivações e desejos também faz a diferença, pois seu conteúdo deve ser voltado a todas essas questões. 

4 Utilize estratégias de marketing 

O SEO e o E-mail Marketing são estratégias muito importantes e significativas. 

O SEO é um conjunto de ações que aplicadas a um site fazem com que ele seja encontrado mais facilmente nos resultados de uma busca no Google.  

Para que o seu site seja bem ranqueado não adianta apenas ele ser o melhor e ter o melhor conteúdo, é necessário aplicar outros aspectos que vão desde as palavras-chaves até o design. Quanto mais sua página estiver dentro dos parâmetros da SEO, melhor ele será ranqueado. 

Já o e-mail marketing auxilia no contato com o seu público-alvo. Por meio dele, a marca oferece promoções, anuncia novidades e até oferece brindes aos clientes e clientes em potencial. 

Tudo começa com a lead, ou seja, o contato do cliente. E essa relação vai se fortalecendo com o envio das mensagens.

Também, algumas empresas utilizam cold mail como estratégia, para potencializar as vendas.

Lembre-se que é necessário entregar informações relevantes para que a empresa marque presença de forma positiva e não como uma empresa chata que simplesmente lota a caixa de e-mails. 

 Como saber se minha empresa é uma referência no ambiente digital?

Ter um lugar de destaque no ambiente digital deve ser a meta daqueles que desejam captar mais clientes e melhorar seus resultados. 

Sempre que um site ou perfil é lembrado com referência em determinado assunto, é porque já alcançou um patamar diferenciado. 

Observe se as pessoas estão citando o nome de sua marca ou referenciando seu trabalho através de linkagem ou citações contextualizadas em blogs, sites e em perfis sociais. Esse é um sinal de que sua marca está se tornando uma referência.

Fazer parcerias com influenciadores e manter suas plataformas online sempre atualizadas e otimizadas, podem ajudar no fortalecimento da autoridade digital e trazer bons resultados.