Automação de vendas: como a tecnologia pode ajudar a criar negócios rentáveis
Por: Ideal Marketing
Publicado: 23 de fevereiro de 2021 | Atualizado: 23 de fevereiro de 2023.
A tecnologia vem revolucionando a forma de se consumir e consequentemente também a de se vender. Hoje, os consumidores estão mais exigentes e prezando pela praticidade na hora de realizar uma compra.
Considerando este cenário, fazer a automação de vendas é fundamental para garantir o sucesso do seu negócio.
Trabalhar com processos automatizados dá uma grande vantagem competitiva para o seu negócio, afinal, é uma maneira esperta de fazer com que seus colaboradores foquem em áreas mais estratégicas.
A automação comercial é exemplo disso e de como as relações com os clientes podem ser mais duradouras e próximas.
O uso da tecnologia faz com que uma empresa seja capaz de identificar, por meio da análise de dados, o comportamento do seu consumidor. Fomentando o que conhecemos por Customer Experience.
A seguir, entenda o que é e como aplicar agora mesmo a automação de vendas em seu negócio!
O que é automação de vendas?
A automação de vendas nada mais é do que um conjunto de ferramentas e sistemas integrados com o objetivo de tornar a área comercial da sua empresa mais ágil e inteligente.
Ela consiste em reunir informações importantes de maneira automatizada que ajudam na tomada de decisão da empresa e criar fluxos mais ágeis de produção.
Ao utilizar a automação de vendas, o time responsável tem maior autonomia para pensar de maneira estratégica e não tão operacional.
Vantagens da automação de vendas
São muitos os benefícios que se pode conseguir fazendo uso de um sistema ou ferramenta de automação de vendas. Afinal, é uma maneira de centralizar informações e conseguir insumos para conhecer mais profundamente seus clientes em potencial.
A seguir, confira algumas dessas vantagens:
1- Maior lucratividade
Com um sistema de automação de vendas é possível entender mais de perto a jornada de compra que seu potencial cliente está e criar estratégias mais direcionadas para retê-lo ou capturá-lo.
Dessa maneira, o time comercial consegue fazer ações mais assertivas e que tragam resultado a curto, médio e longo prazo.
2- Aumento da produtividade
Fazer a tecnologia como aliada é uma excelente maneira de garantir os melhores índices de produtividade empresarial. Afinal, uma ferramenta de automação de vendas faz com que tarefas consideradas manuais sejam digitalizadas e mais, ainda tornam processos rotineiros e mecânicos automáticos.
Dessa forma, o time além de ficar mais engajado também consegue fazer mais entregas, o que influencia diretamente também no aumento da lucratividade.
3- Redução de custos
Com atividades e fluxos mais bem definidos e a área de vendas mais alimentada por dados para conseguir insumos para conversar com os potenciais clientes, você evita gastos desnecessários e erros de processos que acarretam em prejuízos para a companhia.
Afinal, as chances de perder uma oportunidade comercial é muito menor.
4- Priorização de contatos
Ao utilizar uma ferramenta de automação de vendas, você será capaz de priorizar contatos e agendar telefonemas para com seus clientes de forma mais ágil e baseada no uso de dados.
Ferramentas de automação conseguem fazer isso de maneira rápida e ágil, ajudando o time de vendas a identificar as melhores oportunidades.
5- Eficiência no pós-venda
Quem trabalha na área comercial sabe que hoje em dia os clientes não estão satisfeitos em apenas comprar um produto. Por essa razão, é importante garantir o cliente satisfeito com seus produtos ou serviços.
Uma ferramenta CRM é um importante canal de relacionamento para o time de atendimento e vendas se comunicar com os clientes, entender suas dificuldades e evitar dessa forma o churn.
6- Melhores estratégias de marketing
Uma ferramenta de automação é capaz de dar insumos para outras equipes, como é o caso do marketing.
Com ela é possível fazer a atração e captação de leads, nutri-los para que futuramente eles se tornem clientes.
Melhor ainda se puder contar com uma ferramenta integrada a um sistema de gestão, que oferece dados personalizados sobre seus clientes e fornece insumos para as áreas de vendas, criando um alinhamento importante entre esses dois times.
Dessa maneira, é possível contar com leads mais direcionados para que a equipe comercial faça uma abordagem mais assertiva e eficiente.
A Ideal Marketing oferece uma plataforma de automação em marketing com ferramentas diversas para traçar a melhor estratégia para seu negócio. Nela você pode planejar, se relacionar e converter clientes de maneira mais ágil!