Por que a automação de marketing médico é tão importante?
Por: Parceiros Convidados
Publicado: 26 de abril de 2022 | Atualizado: 26 de abril de 2022.
Você já pesquisou bastante e entendeu que a publicidade é uma excelente ferramenta para melhorar os números do seu consultório. Mas o principal caminho para isso é fazer automação de marketing médico.
E a importância disso não está apenas em números. O respeito às diretrizes e normas do CFM é um pilar irrenunciável. Vamos entender a importância dessa automação? Siga!
Por que a automação de marketing médico é tão importante?
O seu paciente está cada vez mais digital. Por isso, é comum que ele pesquise serviços médicos em um domingo à tarde ou após a meia noite, por exemplo.
Já uma clínica pode ter diversos pacientes cadastrados e muitos dados para controlar. Informações sobre prontuário, histórico, consultas e exames agendados, e outras informações precisam estar seguras, organizadas e com acesso facilitado.
É nesse ponto que entra a automação de marketing médico. O cliente não quer ver um atendente demorar um tempão procurando sua ficha. Com apenas uma ou duas informações, ele deve ser encontrado no sistema e redirecionado corretamente para sua consulta.
Finalmente, mas não menos importante, a automação de marketing médico é essencial para a estratégia de marketing do consultório. Você pode aplicar ações de segmentação, captação de novos pacientes e fidelização dos existentes. Outras estratégias contemplam:
- foco na satisfação dos pacientes;
- definição de persona;
- jornada do paciente; e
- presença digital.
Como funcionam os softwares para gestão de clínicas?
As plataformas de automação de marketing médico têm a função de oferecer ferramentas prontas para desenvolvimentos de estratégias, interação com o paciente e registro de dados. Veja agora algumas das principais.
E-mail marketing
Dentre todas as ferramentas de marketing digital, o e-mail marketing é com certeza uma das mais eficazes. É por esse canal que você tem um contato mais próximo com o paciente e pode enviar mensagens mais personalizadas e focadas na consolidação do seu atendimento.
Essa ferramenta de automação é interessante pois permite um envio em massa, sendo que cada destinatário recebe a mensagem de acordo com o seu perfil. Entenda que enviar uma comunicação para um ou dois pacientes é simples, porém, quando você tem mais de cem pessoas, só uma ferramenta de automação para resolver. Para ter esse sistema bem feito é preciso:
- segmentar os envios de acordo com o perfil do paciente;
- ter frequência de envios;
- criar um calendário editorial;
- enviar conteúdos relevantes;
- ter chamadas para ação;
- ter um objetivo final bem definido.
Prontuário eletrônico
A digitalização do prontuário é útil em diversos pontos como personalização do atendimento, cadastro de pacientes facilitados, modelos de prescrição previamente prontos, dentre outras funcionalidades.
Marketing Médico
O marketing médico pode ser aplicado por uma plataforma especializada nesse tipo de atendimento. Você pode explorar diversas funcionalidades como ranking de pacientes, fontes de indicação, gestão de oportunidades, automação de e-mails, dentre outras.