Como usar o atendimento online para alavancar as vendas da sua empresa de um jeito simples e eficaz
O atendimento online é uma maneira simples, eficiente e barata de conquistar o cliente para vender mais. Mas como fazer isso em um mundo onde as pessoas vivem dentro das redes sociais e odeiam atender o telefone?
Você precisa inovar a forma como trabalha o atendimento com seus clientes e a internet é um excelente local para esclarecer dúvidas e resolver problemas.
Se a grande maioria dos consumidores está na internet, por que o atendimento da sua empresa não pode ser feito online?
Pensando nisso, preparamos um conteúdo para mostrar a você como um atendimento online pode fazer seus clientes se tornarem fiéis consumidores, comprando com maior frequência e em maior quantidade.
Dá uma olhada no que você vai encontrar por aqui:
Você conhece o hábito dos seus consumidores?
Você há de concordar: ninguém gosta de ficar recebendo aquelas ligações chatas do telemarketing! Apesar disso, esse atendimento ainda é usado por muitas empresas.
No entanto, a plataforma utilizada por um negócio para se comunicar com seu público deve ser baseada no comportamento desses consumidores.
Mas será que você sabe quais são os hábitos do seu consumidor?!
Os clientes hoje em dia compram muito mais pelo computador!
Segundo a Federação Brasileira dos Bancos, o mobile banking é a principal plataforma pela qual as pessoas pagam faturas e boletos, são cerca de 34% das movimentações bancárias.
Outros exemplos são os aplicativos com os quais muitos pedem comida, ou site em que pesquisam endereços e diversas outras funções usando a internet.
Por isso as empresas têm investido nos cuidados com o atendimento online de cada cliente.
Sabe por quê? Porque ninguém gosta de ser mal atendido.
Atendimento bem feito aproxima qualquer pessoa
Com as facilidades as quais a internet proporciona, o contato com seus consumidores ficou muito mais simples e rápido.
Já que você não precisa mais ligar para alguém com a intenção de vender algo ou simplesmente esclarecer dúvidas.
Na verdade, o cliente não tem a menor intenção de atender o celular se for a sua empresa ligando!
O atendimento da empresa deve se moldar de acordo com as suas necessidades e vontades.
Mas como fazer um atendimento online capaz de suprir todas as necessidades do consumidor sem ficar enchendo a paciência dele?
É aí que entra o atendimento online!
Por meio da internet é possível, além de esclarecer dúvidas e resolver qualquer problema, se aproximar ainda mais dos seus potenciais clientes.
Afinal de contas, hoje em dia tudo gira em torno da internet, e o atendimento para e-commerce não fica de fora!
Por isso é importante saber lidar com o seu cliente dentro do ambiente que ele mais está presente: na internet.
Cuide para que o atendimento seja breve, direto e resolutivo. Assim existem mais chances desse cliente retornar a fazer compras com você.
Por isso, ao fazer um atendimento online pense sempre na famosa lei do retorno: “Não faça com os outros o que você não quer para si”.
Ou seja, se você não gostaria de ser atendido de qualquer maneira quando for atrás de esclarecimentos em uma empresa, é claro que o seu cliente também não vai querer ser tratado assim!
Dessa forma, cuide para que a sua equipe de atendimento esteja completamente alinhada com os interesses do cliente e ofereça os esclarecimentos de qualquer dúvida a qual possa aparecer.
No caso de um atendimento mal feito, o cliente nem chega a cogitar a possibilidade de voltar a comprar com você, por isso preste atenção no modo como você trata o seu cliente.
Desse modo, cuide para que o atendimento online seja feito de forma atenciosa, com foco na resolução rápida de problemas.
Cliente bem atendido tem todas as chances de voltar a comprar com você!
Para assim você conquiste a perfeição no atendimento online, separamos uma coleção de dicas incríveis para você trabalhar na internet.
Confira 4 Dicas para um atendimento online de qualidade
Nós sabemos: um bom atendimento ao cliente deve estar presente em todos os ambientes de compra desde a loja física até o atendimento na internet.
Mesmo assim existem empresários os quais não costumam investir em cuidados com o atendimento online dos consumidores.
Essa é uma falta grave quando você começa a entender que o foco da empresa é sempre o cliente.
Afinal, é na internet que as pessoas costumam tirar dúvidas, trabalhar, comprar e se divertir.
Então por que não focar em um atendimento de consumidores feito de forma correta dentro do ambiente que eles mais frequentam, a internet?
Não basta apenas atender, é preciso atender bem e com qualidade!
Ninguém fica satisfeito com um funcionário que responde aquele “Sim, senhor. Vou ‘estar verificando’. Nosso sistema caiu, senhor. Anote o protocolo, por gentileza?” e não resolve o seu problema nunca!
Por isso, confira nossa lista com os quatro pontos que você deve se atentar para oferecer um atendimento online eficiente aos clientes.
Atenda o cliente no mesmo canal até o fim
O consumidor normalmente é quem escolhe o canal mais adequado a ele para entrar em contato com uma empresa.
Isso significa que trocar a forma de contato com o seu cliente só vai deixá-lo confuso e muito irritado com a empresa.
O ideal é sempre evitar um novo problema enquanto ele não existe!
Atenda seu cliente no mesmo canal do início ao fim de todo o trâmite.
Pense sempre na comodidade dele, afinal, ele pode ter começado com o atendimento online porque não pode ou não tem tempo para falar ao telefone.
Ou simplesmente por que acredita que o atendimento online é mais rápido e eficiente.
No caso de um atendimento online siga falando com seu consumidor por meio da internet (que foi o primeiro local usado pelo cliente para falar com a empresa) até a resolução de qualquer problema.
De toda forma, o objetivo da sua equipe de atendimento online é sempre superar as expectativas do cliente – e jamais, em hipótese alguma, frustrá-lo.
Seja rápido em um atendimento online
Como você já viu neste artigo, as coisas hoje em dia giram em torno do mundo digital, assim todos trabalham muito mais rápido.
Por isso, ao entrar em contato com você pela internet, os clientes prezam principalmente pela agilidade.
A facilidade de encontrar informações e a participação mais ativa das empresas na internet atrai os clientes a manter contato por meio de um atendimento online.
Nós sabemos que para uma empresa que tem muitos clientes, lidar com toda essa urgência é um desafio, mas você precisa estabelecer uma linha de processos que priorizam o atendimento rápido.
Mas lembre-se: atendimento online rápido não significa mal feito!
A dedicação em resolver problemas ou esclarecer dúvidas deve ser a mesma!
Nesses casos é muito interessante usar um atendimento via chat web, já que o cliente provavelmente está disposto a conversar naquele momento, afinal ele mesmo entrou em contato.
Aumente um pouco o horário do atendimento online
A grande maioria das empresas no mercado limitam o atendimento online ao horário comercial, e isso é ruim quando os clientes não têm disponibilidade para falar nesse período.
Por isso, ampliar o horário do atendimento na internet é um excelente diferencial para garantir que mais pessoas possam contatar sua empresa e mesmo assim serem bem recebidas.
Mas calma!
Você não precisa selecionar uma equipe para trabalhar em horários noturnos para atender estes clientes.
Nesses casos é interessante usar um chatbot, um sistema para automatização do atendimento online.
Dessa forma, mesmo que a empresa não esteja funcionando, você não deixará de atender cliente nenhum, muito pelo contrário, poderá atender a todos.
Os clientes que precisam de atendimento durante a madrugada, por exemplo, se sentirão muito mais confiantes em se relacionar com a sua empresa exclusivamente por que você se dedicou em reservar uma forma de atendê-los com qualidade.
Seja simples e objetivo no atendimento online
Quando um cliente é recebido de forma simples e suas dúvidas são respondidas com objetividade, as chances desse consumidor voltar a comprar com você são enormes.
Afinal, o cliente vai notar que você têm se dedicado em oferecer um cuidado mais específico na ajuda online e isso melhora sua imagem na cabeça do consumidor.
Por isso, esqueça aquele script de vendas famoso do telemarketing com respostas prontas e uma linguagem quase robótica e aposte em conversas, diálogos mais aproximados com a realidade do seu cliente.
Ser simples não significa que você esteja desinteressado, muito pelo contrário!
Quanto mais simples e fácil for o seu atendimento, melhor será a possibilidade desse cliente ganhar confiança, respeito e a preferência pela sua empresa.
Desse modo, com um atendimento online bem feito e focado no seu cliente, o que pode acontecer é, além de conquistar a fidelidade desse consumidor, sua empresa de quebra obtém indicações do seu trabalho para outras pessoas.
Viu só como cuidar da ajuda online pode fazer sua empresa vender mais e melhor?
Afinal, atender bem um cliente não dá trabalho, dá resultado!
Seguindo cada uma dessas dicas você poderá transformar o modo como sua empresa é vista no mercado e conquista novos clientes com um atendimento personalizado e eficiente.
Valorize os que mais reclamam
Não importa o quanto você se dedica em cuidar da ajuda online de clientes, sempre vai ter um caso ou outro que você não vai conseguir resolver de primeira.
Esses casos normalmente geram reclamações e insatisfação do lado de um cliente.
Por isso é muito importante que você saiba lidar com casos de reclamações, afinal, ninguém consegue crescer e se aprimorar sem um feedback negativo, porém construtivo.
Receber feedbacks negativos não significa que você possui uma péssima ajuda online, mas sim que existem pontos nos quais sua empresa poderá melhorar!
Ouça com muita atenção qualquer tipo de reclamação que venha dos seus clientes. Elas o ajudarão a moldar o atendimento online da empresa para que tudo fique dentro do esperado pelo cliente.
Sabe aquela frase “atender bem para atender sempre”? Funciona!
Se você dedicar um pouco do seu tempo para cuidar das questões relacionadas a ajuda online dos clientes, tenha certeza que todo o esforço terá retorno!
Por isso, a ajuda online para site de uma empresa é uma excelente saída quando o assunto é cuidar das expectativas do seu cliente, antes, durante e, principalmente depois da compra, visando fidelizá-los..
Se for o caso de ampliar o horário para suporte virtual, investir em um sistema de atendimento online pode garantir uma amplitude muito mais eficiente nos cuidados com um consumidor.
Desse modo, se você procura fortalecer sua relação com os consumidores, cuide para que o chat de ajuda online da empresa esteja voltado para a resolução de qualquer dúvida ou problema.
Acredite, cuidar do seu cliente é sempre um investimento lucrativo, afinal, é preciso atender bem para atender sempre!