4 dicas de atendimento ao cliente para se destacar no mercado
Um bom atendimento ao cliente é aquele que prioriza as necessidades do consumidor. Sendo assim, para se destacar no mercado é preciso dominar essa técnica. Então continue na linha que já já iremos transferir a sua ligação para o departamento de dicas.
Muitas empresas ainda encaram o atendimento ao cliente, ou SAC, como apenas um serviço obrigatório e por isso pouco investem na atividade.
Mas mal sabem elas que a sua base atual de consumidores é o seu bem mais precioso e realizar um bom atendimento é o seu caminho mais curto e barato para conquistar novos.
Isso porque pesquisas indicam que é 25% mais caro adquirir novos clientes do que manter os existentes.
Dessa forma, para cortar a linha da concorrência e manter todos os seus telefones ocupados será preciso investir em um atendimento ao cliente diferenciado.
E por isso vamos transferir a sua chamada agora, então não saia da linha!
As próximas 4 dicas sobre como realizar um bom atendimento vão fazer a espera valer a pena e fazer o seu negócio crescer:
Saiba por que é importante realizar um bom atendimento ao cliente
Não deixe o nome da atividade te enganar: o atendimento ao cliente vai muito além do período de pós-vendas.
Isso porque todas as informações obtidas na fase de atendimento do relacionamento com o cliente podem impactar em toda a sua estratégia de vendas.
Por exemplo, com os dados da experiência de compra é possível até reduzir os gastos da sua empresa por meio de uma melhor administração do estoque, pois tendo maior controle da quantidade de produtos estocados você consegue planejar melhor as vendas.
Dessa forma seus clientes serão melhores atendidos e a sua empresa não ficará com matéria-prima parada.
E praticar essa ação é importante, pois a reputação de uma empresa é em grande parte definida pela experiência de seus clientes.
Isso porque, com os avanços da tecnologia e o surgimento das redes sociais, as pessoas têm mais acesso à informação e, além disso, não pensam duas vezes antes de fazer um comentário a respeito do seu negócio.
E por causa desse comportamento as empresas precisam estar cada vez mais atentas sobre a forma como realizam o atendimento de seus clientes.
Pois oferecer um atendimento de qualidade é a ligação premiada que vai te ajudar a conquistar o mercado e a construir a reputação do seu produto ou serviço.
Assim, as chances de aumentar o nível de fidelização dos seus clientes será maior e isso te ajudará até a conseguir novos clientes, como falamos na introdução, por meio de uma divulgação espontânea deles.
Viu como é importante realizar um bom atendimento?
E se você ficou interessado na proposta nem precisa discar 2, é só ir para o próximo tópico.
Descubra com 4 passos quais são as estratégias certas para vencer a concorrência
Realizar um bom atendimento deve ser a filosofia da sua empresa.
Ou seja, além de oferecer um bom atendimento ao cliente, você deve superar as expectativas dele.
Para isso, você precisa adotar boas práticas no atendimento ao consumidor, dessa forma você fica um passo mais perto de fidelizar o seu cliente.
E para essas táticas surtirem o efeito esperado, é necessário usar o CRM, como já falamos aqui no blog.
Ele é um sistema de armazenagem de informações importantes sobre os clientes, te ajudando a conhecer melhor suas necessidades e como realizá-las.
Você pode também usar plataformas de atendimento e Help Desk para cuidar do relacionamento com seus clientes de forma organizada e flexível, com foco na qualidade e agilidade do atendimento.
Agora você já sabe qual ferramenta usar para realizar um bom atendimento, então vamos descobrir quais são as atitudes que você deve tomar.
1. Acompanhe o mercado
Uma das maneiras de garantir que você vá oferecer um atendimento de qualidade é investir em pesquisas.
Dessa forma, você descobre as táticas de seus concorrentes e também os comentários sobre a sua marca, assim você pode ver o que está ou não dando certo e o que é possível aprender e melhorar.
Outra boa prática é acompanhar as atualidades para saber se existe alguma oportunidade de melhorar o seu produto ou serviço oferecido.
E para te dar uma mãozinha nessa hora, confira o nosso conteúdo sobre o que é Google Trends e comece sua pesquisa de campo.
2. Entenda seu cliente
O atendimento ao cliente depende do conhecimento que você possui sobre ele.
Por isso, invista no desenvolvimento de uma buyer persona.
Nunca ouviu falar sobre isso?
Não se preocupe! Aqui temos um guia completo sobre o que é persona!
E lá vamos te explicar tudo sobre como desenvolver a sua. Mas já vamos te adiantar que será necessário realizar muitas pesquisas.
Isso porque um atendimento ao cliente eficiente precisa já ter uma ideia de quais serão as necessidades de seu possível cliente, assim você sabe qual será o objetivo da sua empresa.
Ele pode esperar da sua empresa um atendimento pós-expediente ou atendimento de plantão, por exemplo, e isto poderia ser facilmente implementado com soluções de atendimento 24h compartilhado, como as da Prestus.
É aí que a persona vai te ajudar, pois ela consiste na criação de perfil de um cliente ideal para te ajudar a desenvolver ações mais assertivas.
3. Invista em mídias digitais
Segundo pesquisa divulgada pela We Are Social em parceria com o aplicativo Hootsuite, 139 milhões de brasileiros utilizam a internet.
Por isso, investir em uma vitrine desse tamanho é um ótimo investimento.
Isso porque ela tem um custo baixo se comparado com a sua eficiência, pois dessa forma você pode se relacionar de maneira mais próxima de seus clientes.
Afinal, além de realizar ações de divulgação, você pode interagir e tirar dúvidas em tempo real.
Um ótimo exemplo de como usar a internet e as redes sociais é a Netflix, empresa que constantemente recebe elogios por manter um bom relacionamento com os usuários e seus clientes.
Outro caso interessante de ser mencionado aconteceu no Twitter, quando um cliente desafiou a Centauro e Netshoes por uma oferta melhor.
Quem diria que o público iria presenciar tal “discussão” entre duas empresas concorrentes em algum momento da vida?
Pois é! Por isso é tão importante usar as redes sociais no atendimento ao cliente, é uma forma de garantir sua presença onde o seu cliente estiver.
Assim você consegue divulgar novidades sobre seus produtos e serviços e promoções com a certeza de atingir o seu cliente.
Portanto, utilize a internet tanto para melhorar o atendimento ao consumidor, como para divulgar seu produto ou serviço.
4. Treine sua equipe
Para o atendimento ao cliente ser excelente, é preciso investir na qualificação da sua equipe.
Isso porque a maneira como o eles conversam com o cliente influencia diretamente na compra.
E para ter uma equipe qualificada para realizar um atendimento ao cliente é aconselhável investir em treinamentos sobre:
- Melhores práticas de atendimento;
- Processos, normas e procedimentos internos;
- Ferramentas utilizadas para suportar os processos;
- Entendimento dos produtos e serviços ofertados pela empresa.
Dessa forma, um funcionário bem treinado, a par dos ideais da empresa, dominando as informações sobre o produto ou serviço oferecido e sendo educado com o cliente podem fazer um trabalho cada vez melhor.
E se você quiser dominar todas as técnicas de treinamento de vendas, não deixe de conferir nosso conteúdo sobre.
O que evitar no atendimento ao consumidor?
Existem diversos tipos de erros que podem influenciar diretamente a qualidade do atendimento, assim como a venda.
E para evitá-los, confira as dicas a seguir:
- Monte um plano de ação a curto prazo para resolver eventuais problemas gerados por falta de experiência, técnica ou até mesmo por falta de competência.
- Durante o atendimento, seja sempre educado, não trate o cliente com desrespeito. Pense em como você gostaria de ser tratado e coloque em prática.
- Ter uma qualidade no atendimento não significar ter um tratamento íntimo demais com o cliente. Atente-se a isso.
- Além disso, garanta que a pronúncia do nome do cliente está correta. Se não sabe, pergunte. Isso demonstra interesse e cordialidade.
Dessa forma você estará pronto para realizar um bom atendimento!
É a sua vez de atender o cliente!
Nesta publicação você aprendeu como é importante melhorar o atendimento dado ao seu cliente.
E descobriu como uma estratégia eficaz de atendimento ao cliente coloca sempre o consumidor em primeiro lugar.
Para isso, é necessário investir em pesquisas para conhecer as necessidades do seu cliente, assim as chances de você fidelizá-lo será maior e também irá superar a concorrência.
E se você quiser mais dicas, não deixe de conferir o blog da Ideal Marketing.
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