Os principais tipos de API do Instagram e como utilizá-los na sua empresa
A API do Instagram é um recurso da plataforma para potencializar as suas vendas. Entenda o que é API, como funciona e como ele pode estreitar os laços entre a sua marca e clientes.
As redes sociais não são só um canal de comunicação para amigos e família, mas sim um meio tão eficiente quanto um site ou e-commerce para suas vendas. No Instagram, não poderia ser diferente e é por isso que em 2020 o aplicativo potencializou suas funções.
Para otimizar os processos de gestão das contas empresariais, foi lançado o API do Instagram. O relacionamento entre marca e clientes passa a ser mais direto e eficiente.
Isso se deve a integração de um chatbot às mensagens diretas que prometem agilizar as solicitações de contato do com a sua loja, tornando-a mais profissional.
Apesar de tantas vantagens, ainda existem muitas dúvidas sobre o assunto e é por isso que trouxemos este artigo. Entenda o que é e como funciona a API do Instagram com os seguintes tópicos:
O que é a API do Instagram?
API é a sigla para Application Programming Interface, ou seja, trata-se de uma interface de programação de aplicações. Seu objetivo é possibilitar uma comunicação facilitada entre empresas e seguidores através das publicações.
Esse recurso já é utilizado em redes sociais como o Facebook e o Whatsapp e agora foi a vez do Instagram ganhar uma atualização.
A nova versão permite que chatbots sejam usados nas mensagens diretas e assim, a comunicação acontece de maneira mais fluida quando há respostas imediatas. O objetivo é que o cliente seja atendido de forma inteligente e eficiente.
Dessa forma, o Instagram facilita a divulgação das empresas e automatiza a troca de mensagens. Além disso, a atualização possibilita a integração das mensagens com seus aplicativos e fluxos de trabalho levando a maior satisfação do cliente.
Como funcionam as APIs do Instagram?
Com essa atualização, as empresas podem integrar a API com outros canais de atendimento, além de disponibilizar o gerenciamento de conversas iniciadas em qualquer função do aplicativo.
Em outras palavras, seja pelo seu perfil, pela aba lojas ou pelos stories, a API agiliza a comunicação com o seu cliente independente da função utilizada.
O desempenho da ferramenta também tende a ser aprimorado conforme o tempo, já que a aplicação salva os dados de uma conversa e aprende melhorias para se comunicar futuramente. Tudo isso baseado em diálogos anteriores e aprendizados.
Quais são os benefícios do Instagram API?
O Instagram já conta com mais de 1.4 bilhões de usuários e é por isso que você não pode ficar de fora dessa novidade. Caso ainda não esteja convencido das vantagens da atualização, separamos alguns pontos relevantes. Confira:
Automatizações
O API do Instagram não se limita a apenas a geração de dados para a empresa. Ele escala o atendimento e garante que o consumidor seja bem atendido, além de reduzir custos operacionais de atendimento.
Com isso, as respostas automáticas e humanizadas do chatbot atendem o usuário e tiram dúvidas imediatamente, podendo ou não evoluir para um contato humano.
Com o tempo, o chatbot tende a ficar mais inteligente, já que aprende com as interações e armazena dados aprimorando suas respostas baseadas em diálogos anteriores.
Integração com o CRM
Já falamos aqui no blog sobre a importância do software de CRM e por isso, é interessante que o API do Instagram seja integrado a essa ferramenta Dessa forma, os dados e informações fornecidos durante uma conversa são armazenados de forma centralizada.
Monitorando as mensagens e cultivando um relacionamento pela plataforma de Gestão de Relacionamento com o Cliente, fica mais fácil de aplicar estratégias personalizadas e eficientes.
Aumento do engajamento com o público
A automatização por um chatbot inteligente permite diálogos mais fluidos e tende a gerar um retorno positivo dos clientes quando bem atendidos. Por isso, integrar a API é tão importante para incentivar o engajamento do público com a sua marca.
Com um chatbot, suas demandas diárias por contato são atendidas e os usuários criam maior conexão com a empresa quando não precisam esperar pelo atendimento de um colaborador disponível no momento.
Como usar a API do Instagram na sua empresa?
Apesar de parecer complicado, a instalação do API é bem simples. Para isso, basta habilitar a opção de acesso às mensagens seguindo os seguintes passos:
- Acesse as Configurações do seu perfil;
- Escolha a opção Privacidade;
- Depois, vá em Mensagens;
- Ative a função Permitir acesso às mensagens.
Em seguida o acesso às configurações do API são liberadas e você pode personalizar como quiser.
Com a API ativa, você permite uma proximidade maior entre empresa e cliente. Seja tirando dúvidas sobre produtos recentes ou apresentando a marca para um novo seguidor curioso, as chances de fidelização aumentam e sua empresa só tem a ganhar com isso.
Chegou a vez do seu Instagram!
Não dá mais para ignorar o impacto das redes sociais nos dias de hoje. É preciso ultrapassar a barreira que diz que é apenas um aplicativo para fotos e vídeos, mas sim uma grande ferramenta para o seu negócio!
Sendo assim, a API do Instagram não fica para trás ao otimizar a comunicação de mensagens por meio de um chatbot inteligente.
Potencializando as funções do aplicativo e permitindo a integração das mensagens com uma única plataforma, esse recurso abre portas para uma oportunidade de comunicação com os consumidores.
Se você gostou do conteúdo, não deixe de acompanhar o nosso blog para saber o que acontece no mundo do marketing digital ou leia mais artigos sobre as atualizações de 2023 para as redes sociais.
Trilha de conteúdos de Marketing Digital:
- O que é persona? Conheça este método capaz de impulsionar os resultados da sua empresa
- O que é posicionamento de marketing? Aprenda a posicionar sua marca de forma eficiente
- Os 4Ps de Marketing: Pilares do sucesso
- Aprenda de uma vez por todas o que é lead e como transformá-lo em um cliente efetivo
- Como divulgar minha empresa online? Aprenda TUDO sobre as melhores formas de divulgação pela internet e se prepare para o sucesso!
- O que é marketing? Confira TUDO neste guia completo para dominar o assunto
- Marketing Digital: Aprenda TUDO sobre o assunto na prática
- O que é Inbound Marketing? Conheça tudo sobre a estratégia capaz de atrair os consumidores sem ser invasivo
- Entenda o que é SEO e conheça o poder dessa técnica para alavancar seu negócio!
- Descubra o que é o Instagram Ads e como criar campanhas para conquistar clientes
- Mude o seu conceito sobre anúncios com o Facebook Ads e crie sua campanha em 8 passos simples
- TikTok Ads: Saiba o que é, como funciona e como aderir
- Aprenda o que é landing page e desenvolva uma com capacidade de aumentar suas conversões
- O que é Marketing de Produto e por que ele é essencial para o sucesso do seu negócio
- 5 cases de sucesso no marketing digital para inspirar suas ações