O que é algoritmo? Descubra como usar o Elemento X das redes sociais para aumentar suas vendas

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Publicado: 31 de maio de 2018 | Atualizado: 13 de agosto de 2019.

Sabe o que é algoritmo? Está na hora de conhecer a balança responsável por medir todos os ingredientes do seu conteúdo e verificar se ele merece ter destaque nas redes sociais! O que acha de ter na palma da mão a receita para destacar sua marca no feed dos usuários e gerar novas oportunidades de negócio para sua empresa?!

Você já parou para pensar em como cada rede social seleciona as publicações da sua página inicial?

Apesar de parecer um truque de mágica, há muito trabalho por trás dessa história.

Isso porque para proporcionar uma boa experiência na plataforma, as redes sociais precisaram desenvolver métodos capazes de filtrar apenas os conteúdos relevantes de acordo com os interesses dos usuários.

E para isso, elas passaram a utilizar uma variável, o algoritmo!

Mas o que é algoritmo?

Podemos dizer que o algoritmo é como o Elemento X que dá poder às Meninas Superpoderosas.

Isso acontece pois acrescentar esse Elemento X no momento de medir a relevância e compatibilidade do conteúdo com os desejos do usuário criou uma espécie de receita a qual os produtores de conteúdos devem seguir se desejam ter algum resultado saindo do forno.

Por isso, se você quiser segurar esse forninho e não deixá-lo cair, aprenda por meio do nosso conteúdo o que é algoritmo e como atender às suas exigências!

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O que é algoritmo?

Descubra o que é algoritmo

Quando pensamos em falar sobre o que é algoritmo, logo relacionamos com algo super complicado.

Talvez a culpa seja da origem da nome, afinal ele é derivado da forma latina do nome do matemático árabe Al Khwarizmi, considerado um dos pais da álgebra.

Mas como já dizia aquele velho ditado, as aparências enganam.

Isso porque, sabe o que significa algoritmo? Bom, esse é o nome dado a uma sequência lógica criada para dar as instruções certas para a realização de uma tarefa.

Você já parou para pensar como os computadores executam as suas funções? Ou já considerou que saber o que é algoritmo pode te ajudar a desvendar esse mistério?

Pois bem! Os computadores funcionam respondendo a comandos de uma série de códigos pré-estabelecidos por algoritmo.

Aliás, esse conceito de o que é algoritmo como conhecemos hoje foi formalizado pela Máquina de Turing, do criptoanalista britânico Alan Turing, nome que talvez você já até tenha ouvido falar caso tenha assistido ao filme O Jogo da Imitação.

Vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Adaptado em 2015, o longa mostrou o processo de construção desse supercomputador e como ele ajudou a derrotar os nazistas na Segunda Guerra Mundial.

Mas depois de salvar o mundo, o algoritmo foi recebendo tarefas mais simples e hoje em dia ele é até aproveitado pelas redes sociais mais usadas no Brasil.

Isso porque, com a inteligência dele, cada plataforma consegue criar uma página inicial personalizada, baseada nos interesses de cada usuário.

Agora você está entendendo um pouco mais sobre o que é algoritmo, certo?

Então é hora de saber como aprender algoritmo mais a fundo, por que o uso dele é tão importante nas redes sociais e compreendê-lo ainda mais!

Entenda por que as redes sociais usam o algoritmo

Saiba por que as redes sociais usam o algoritmo

Como falamos no tópico anterior o que significa algoritmo, agora vale entender que as redes sociais personalizam cada perfil de acordo com os interesses individuais do usuário, mas por que isso é tão importante?

Essa tática é necessária para a plataforma em questão conseguir atrair e reter a atenção do internauta.

Isso porque, ao usar o algoritmo para selecionar apenas conteúdos relevantes de acordo com os hábitos de cada perfil, o usuário acaba passando mais e mais tempo naquela plataforma por estar imerso em publicações de seu interesse.

Aliás, isso aumenta as chances dele ser impactado por uma publicação ou anúncio da sua empresa, podendo aumentar a sua visibilidade e, consequentemente, o número de conversão em vendas.

Mas como cada rede social tem o seu próprio algoritmo, é necessário conhecer as exigências de cada um se você quiser passar por ele com 100% de aprovação.

Então, vamos conferir essas diferenças!

Facebook

Você sabia que a opção de curtir uma publicação só foi disponibilizada em 2007, três anos após a criação do Facebook?

Pois é! Apesar de ser uma das características mais marcantes desse canal, na verdade ela foi a primeira mudança significativa no algoritmo da plataforma.

Desde então, outras mais vieram e ficaram debaixo de uma guarda-chuva chamado Edgerank.

Tudo o que for publicado na rede social vai passar pelo algoritmo Facebook para decidir se aquilo é ou não relevante à sua experiência. E ele toma essas decisões baseado em três pilares:

Afinidade

O algoritmo Facebook que leva em consideração a afinidade, se baseia em quantas vezes alguém curte, comenta ou compartilha determinada postagem.

Quanto mais você interagir com as publicações de uma página, o Edgerank vai entender que aquele conteúdo é relevante e dar prioridade a ela em seu feed de notícias.

Peso

Já o algoritmo Facebook que leva em consideração o peso, é responsável por entender o quanto vale cada ação tomada na rede social.

As ações que demandam mais tempo do usuário são as com maior peso, sendo assim, ele priorizará a publicação com mais comentários e não curtidas.

Depreciação

Neste último caso, o algoritmo Facebook leva em consideração a depreciação das postagens, ou seja, há quanto tempo ocorreram as interações.

Além de analisar o quanto e como você interage com uma determinada página, o Edgerank também leva em consideração a periodicidade dessas ações.

Sendo assim, para ela ter prioridade na sua seleção, é preciso interagir com bastante frequência.

Recentemente foram anunciadas diversas atualizações do Facebook, bem como em seu algoritmo, a fim de aprimorar esses pilares e melhorar ainda mais a experiência do usuário.

Se você deseja saber tudo sobre o assunto, não deixe de conferir nossa publicação e entender ainda mais sobre o que é algoritmo dentro dessa plataforma e suas mudanças.

Está ficando mais claro a importância de saber o que é algoritmo? Vamos ao Twitter então!

Twitter

Preocupados com a possibilidade de alguma publicação importante se perder em uma página inicial ordenada por ordem cronológica, o Twitter resolveu desenvolver um algoritmo para empoderar seu usuário.

Com ele os twitteiros podem organizar a sua timeline de duas formas:

1 – Enquanto você esteve ausente

Criada em 2015, essa opção foi pensada para os usuários que acessam o Twitter poucas vezes ao dia.

Ao escolher essa forma de classificação, quando você acessa a plataforma aparece na sua página inicial as publicações mais importantes dos últimos dias, de acordo com os seus interesses e contas com as quais você mais interage.

2 – Melhores tweets primeiro

Baseada na sua atividade no Twitter, nessa opção toda a sua página inicial será moldada priorizando os conteúdos com os quais existe maior chance de você querer interagir.

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Instagram

Até 2014 o Instagram não possuia um algoritmo capaz de organizar as publicações, ou seja, todas eram exibidas apenas por ordem cronológica.

Porém, desde então, ele passou a investir em formas de melhorar a experiência no aplicativo e criou um algoritmo Instagram.

Com esse algoritmo Instagram, as publicações começaram a passar por um filtro capaz de analisar:

  • Número de curtidas e comentários;
  • Nível de interação com quem publicou a foto;
  • Horário da publicação;
  • Se os usuários trocam mensagens via Direct.

Não quer se perder com as novidades do algoritmo Instagram?

Então confira o nosso guia completo sobre a atualização Instagram e entenda ainda mais sobre o que é algoritmo dentro dessa plataforma e como as publicações da sua empresa podem ser mais estratégicas!

YouTube

Quando o YouTube surgiu em 2005, o requisito utilizado pelo algoritmo para ranquear os vídeos se baseava na quantidade de vezes em que tinham clicado no “play” nele.

Porém, isso acabou levando alguns produtores de conteúdo a fazerem chamadas sensacionalistas e apelativas a fim de enganar o público, o que não foi bem visto pelo YouTube.

Sendo assim, em 2012 a plataforma desenvolveu um algoritmo Google que privilegia os vídeos com maior tempo médio de visualização.

Dessa forma, o feedback que se refere a relevância e qualidade do conteúdo, verificando se o material publicado realmente proporcionou uma boa experiência ao usuário, é mais verdadeiro e se baseia no algoritmo Google também.

Quando se sabe o que é algoritmo não é difícil perceber que essas são mudanças super positivas e responsáveis por diversas melhorias, não é?

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Agora você já sabe o que significa algoritmo e como ele é usado nas redes sociais, então é hora de descobrir como fazer essa variável ser sua aliada!

Isso porque aprender o que é algoritmo e como satisfazer as suas exigências é um dos segredos para aumentar a visibilidade da sua marca, passo importante se você deseja ver as suas vendas crescerem.

Mas chega de mistério! Vamos saber agora como conseguir vencer o algoritmo e ter mais destaque nas redes sociais.

1 – Escolha o canal correto

Depois de saber o que é algoritmo e conhecer as exigências dele em cada rede social, você deve ter ficado preocupado com a quantidade de requisitos a serem preenchidos.

Mas calma! Antes de sair por aí fazendo uma lista das características que seu conteúdo deve ter para agradar o algoritmo de gregos e troianos, você precisa saber de uma coisa:

Sabe aquele ditado “é melhor um passarinho na mão do que dois voando”? Então, a ideia é a mesma quando se trata de investir nas redes sociais.

Afinal, é mais sábio focar suas atenções no algoritmo de uma delas ao em vez de investir em várias e acabar dando tiros na água.

E para saber em qual plataforma investir, procure realizar pesquisas com os seus clientes, pois dessa forma é possível conhecer seus hábitos e onde eles passam seu tempo online.

Com isso, você consegue criar uma estratégia de divulgação online mais assertiva porque publicará na plataforma preferida do seu público.

Tá vendo como saber o que é algoritmo é altamente relevante para as suas estratégias de marketing digital?!

2 – Invista na criação de bons conteúdos

Como já explicamos nesta publicação, só tem destaque nas redes sociais os conteúdos julgados pelo algoritmo como significantes à experiência do usuário.

E como as curtidas, comentários e compartilhamentos fazem parte dos critérios dessa avaliação, é importante investir na criação de um conteúdo relevante e de excelência.

Dessa forma, você dá ao usuário o que ele procura e em troca ele irá gerar engajamento ao interagir com a sua publicação, proporcionando maior visibilidade a sua marca.

E se quer acertar em cheio nessa estratégia, aproveite a pesquisa do tópico anterior para escolher o canal certo e, além disso, entenda as preferências dos seus clientes, assim suas publicações se tornam mais direcionadas e assertivas.

Com isso, a sua chance de aparecer com destaque nas redes mais populares será cada vez maior, podendo aumentar as suas vendas ao fazer a sua marca ser conhecida por mais pessoas.

Fala sério, você nunca imaginou que saber o que é algoritmo poderia impactar tanto no seu negócio online, não é?!

Desvende o código!

Desvende o código!

Hoje você teve como aprender algoritmo, desde o que é algoritmo, até as formas de usá-lo a favor do seu negócio.

Com isso, pudemos perceber o seguinte: apesar de parecer coisa de outro mundo, na verdade ele é bem simples.

Isso porque só estamos falando de códigos capazes de orientar e conduzir a execução de certas ações, como selecionar o conteúdo que aparece no seu feed de notícias.

Sendo assim, o sucesso do seu negócio nessas plataformas depende diretamente do quão bem você compreende o que é algoritmo, pois ao investir em conteúdos capazes de atendê-lo a visibilidade da sua marca certamente terá mais potencial.

Além disso, vimos que para fazer os usuários se interessarem pela sua empresa e fazer suas vendas crescerem, é preciso investir na rede social correta e na produção de um bom conteúdo.

E então, gostou de aprender o que é algoritmo?

Se você quiser aprender mais táticas sobre o assunto e entender como gerar cada vez mais sucesso em suas estratégias online, fique por dentro do blog da Ideal Marketing!

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