O que é Ahrefs e como utilizar nas suas estratégias de SEO
A Ahrefs é uma plataforma que auxilia no desenvolvimento de estratégias focadas em SEO, saber como utilizar essa ferramenta da maneira certa é fundamental. Aprenda como implementar a Ahrefs na sua rotina de análise.
Quando se trata de encontrar palavras-chave, analisar backlinks ou acompanhar os concorrentes, uma das ferramentas mais úteis de SEO (Search Engine Optimization) encontradas atualmente no mercado é justamente a Ahrefs.
Por isso, é importante entender e agir com muita dedicação para que as tarefas abordadas neste artigo apresentem os resultados esperados, sempre de forma qualificada para o seu site.
Quando se trata de SEO, o trabalho aplicado para obter sucesso tem um começo, no entanto, podemos dizer que não tem fim. Isto porque conhecer sobre as aplicações de SEO on page e off page é somente a ponta do iceberg.
Então, para ajudar a otimizar tempo para identificar problemas e encontrar soluções, os tópicos aqui abordados serão os seguintes:
O que é Ahrefs?
Criada pelo ucraniano Dmitry Gerasimenko em 2011, a ferramenta pode ser definida como um verificador de autoridade de backlink. Mas não é só isso.
Ele é uma solução de marketing digital que fornece informações importantes sobre backlinks, além de um instrumento muito útil de Link Building.
É, também, fundamental para a otimização de mecanismos de buscas, que inclui ferramentas SEO como monitoramento de ranking e palavras-chave.
Vale ressaltar que a plataforma é capaz de atualizar seus dados a cada trinta minutos. Isso permite que as análises sejam realizadas de uma forma muito mais dinâmica.
Como a ferramenta funciona?
A Ahrefs atua no formato de uma plataforma que coleta dados de blogs e sites. Ou seja, ela armazena, processa e disponibiliza ferramentas para profissionais e empresas da área de marketing.
A ideia é que essas informações ajudem esses especialistas a elaborar as suas estratégias de marketing digital com total eficácia.
O mecanismo funciona a partir de um tipo de rastreador que acessa de forma ininterrupta centenas e milhares de páginas da web, de maneira semelhante aos instrumentos de busca.
O objetivo é sempre atualizar os dados dessas páginas, incluindo em tempo real as palavras-chave mais pesquisadas. Também possibilita a realização de análises do perfil de backlinks do seu site e, claro, dos seus concorrentes.
Uma das funções é ajudar a encontrar os termos considerados mais lucrativos, quando são levadas em consideração tanto as buscas feitas de forma orgânica quanto aquelas realizadas de maneira paga.
Além disso, a Ahrefs também é capaz de identificar os conteúdos mais compartilhados da web em mídias digitais.
Outras funções que essa ferramenta possui, são:
- Fornecer estimativas de tráfego;
- Apontar tipos de problemas de SEO;
- Envio de alertas para avisar sempre que alguma informação relevante aparecer.
Vale a pena usar Ahrefs?
É muito importante usar ferramentas de SEO com recursos variados para ajustar e refinar ao máximo as suas estratégias. Desta forma, você consegue maximizar os resultados on e off page.
Neste ponto, vale citar a Ahrefs como uma das ferramentas mais eficazes disponíveis no mercado.
Ela desempenha um trabalho de suma importância na hora que o motor do Google trabalhar no seu ranqueamento, o que vai lhe trazer, claro, muitos resultados.
A seguir, citaremos alguns dos principais e mais importantes recursos para o seu negócio e que estão disponíveis nessa ferramenta de SEO.
Principais recursos da plataforma
É de grande importância que você saiba que apenas conhecer todos os benefícios da Ahrefs não é suficiente para o seu negócio. Afinal, o passo a passo da ferramenta é que vai garantir a sua aplicação correta.
O usuário deve, principalmente, compreender a sua relevância para o desenvolvimento correto do trabalho de SEO. Quando implantado de maneira certa, esse sistema é essencial para o sucesso de uma página na web.
Por isso, é muito importante que você conheça todos os recursos que a ferramenta disponibiliza. Veja, abaixo, quais são os principais deles e se prepare para uma aplicação eficaz e repleta de resultados positivos para o seu negócio:
Site explorer
Uma das funções mais importantes da Ahrefs é a análise de autoridade e de links de um domínio.
Esse recurso possibilita o acesso às palavras-chave que estão classificando os concorrentes, por exemplo.
Keywords explorer
Se trata de uma ferramenta completa para pesquisas de palavras-chave, ainda pouco utilizada no Brasil.
Inclui recursos variados, como métricas dos resultados de busca em mecanismos como Bing e Youtube, além, é claro, do Google.
Rank tracker
Ferramenta que é utilizada para fazer o acompanhamento de posição de palavras-chave em geral.
Ela reúne muitas utilidades, entre elas, analisar quaisquer termos, além de realizar o monitoramento de seus rankings em desktops ou dispositivos móveis.
Site audit
A sua principal função é elaborar uma auditoria técnica do site, com o objetivo de buscar erros que podem prejudicar a tarefa de indexação.
Content explorer
Tem como objetivo primordial identificar quais são os conteúdos mais acessados no momento, ou seja, os mais relevantes e que geram maior engajamento nas buscas dos usuários.
Alertas
Funciona de forma semelhante ao Google Alertas, no entanto, tem foco maior em links e palavras-chaves.
Em geral são enviados por e-mail, sempre com notificações importantes para o domínio do seu negócio.
Funções completas oferecidas pela Ahrefs
Para encerrar este artigo, é importante salientar que a Ahrefs oferece funções completas. Elas têm a capacidade de planejar e executar uma boa estratégia de SEO.
É fundamental destacar que a Ahrefs é uma ferramenta popular de SEO, criada em princípio para gestão de análise de backlinks, mas, com o passar do tempo e a evolução tecnológica, se tornou mais completa e eficiente.
Não se pode esquecer que uma boa estratégia de SEO é aquela que coloca o seu site ou de seu negócio do topo da página dos mecanismos de busca. Por isso é tão importante dominar recursos como a Ahrefs.
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