Veja como a administração de marketing pode otimizar os resultados do seu negócio!
Você sabia que a administração de marketing pode ser o diferencial entre campanhas que dão certo e outras que não impactam tanto o público? Saiba como um profissional completo e de visão ampla pode alcançar resultados inimagináveis!
É comum que muitas pessoas vejam o Marketing como uma área isolada e individual.
No entanto, o que não sabemos muito bem é que ela é, na verdade, uma vertente do curso de administração.
Sim, administração e marketing estão totalmente relacionadas, isso porque engana-se quem pensa que o marketing tem como função somente preparar publicidades e sair divulgando por aí.
Muito pelo contrário, existe toda uma preparação e inteligência por trás dessa atividade que vai muito além do que se vê.
Aliás, é justamente isso que faz dela integrante dos princípios de administração, uma vez que se preocupa em entregar aquilo que o consumidor espera, além de alinhar expectativas com resultados, valorização da marca e lucro.
Quer entender melhor como essa sincronização acontece?
É só vir com a gente e conferir esse conteúdo:
O que é administração de marketing?
Bom, para começar entender bem, vamos nos atentar ao seguinte:
O marketing se difere da publicidade e propaganda pelo fato de que essa última tem o objetivo de preparar os materiais destinados a se comunicar com o público.Ou seja, são os responsáveis por criar o escopo e transmitir a ideia da peça.
Enquanto isso a administração de marketing atua antes e depois dessa criação.
Isso quer dizer o seguinte: os profissionais que atuam nesse departamento precisam, antes de mais nada, entender o consumidor, seus desejos, necessidades e principalmente: como seu produto ou serviço pode se adequar a esse perfil.
Ou seja, é necessário determinar quem é o seu público e como atingi-lo. Em outras palavras, podemos dizer que os profissionais de administração e marketing precisam compreender com quem vão dialogar e qual a melhor linguagem a ser usada.
Além disso, também é seu dever determinar quais os canais mais adequados para vincular a comunicação de cada peça.
Afinal, tudo dependerá dos objetivos e público traçados.
“É mais estratégico se comunicar com determinado tipo de público por meio da televisão ou youtube?”
Isso é, precisa-se ter claro por qual canal seus possíveis clientes consomem informação.
Só depois de todo esse planejamento, estudo e esforço, os profissionais de criação poderão entrar em ação, colocando a mão na massa e levando, efetivamente, a mensagem ao receptor.
Contudo, quando o tema é administração de marketing Kotler – um dos maiores autores da atividade nos diz:
“A administração de marketing pode ser definida como a arte e a ciência de escolher mercados-alvos e de captar, manter e fidelizar clientes por meio da criação, entrega e comunicação de valor superior para eles.”
Bem, agora que você já entendeu o conceito de administração de marketing, vamos ao tópico seguinte entender quais os benefícios que essa simples metodologia pode trazer para o seu negócio!
Como a administração aliada ao marketing pode ajudar os seus negócios
Bom, quando paramos para pensar em tudo sobre marketing é possível perceber que se trata de uma atividade muito ampla e de inúmeras responsabilidades.
No entanto, quando se tem na empresa um departamento de marketing o qual não tem princípios de administração, isso quer dizer que suas ações podem ser limitadas e não tão estratégicas.
Isso porque, de um modo geral, podemos dizer que a administração de marketing se baseia no pensamento estratégico e na visão macro para alcançar objetivos. Ou seja, foca-se em resultados e em retornos capazes de suprir e, talvez, até superar as expectativas.
Essa é uma das grandes vantagens de saber tudo sobre marketing, pois assim podemos perceber o quanto ele é mais eficiente se tiver uma performance completa baseando-se no planejamento e nas premissas da administração.
Além disso, o responsável por essa área também implementa técnicas de metodologias que estão em forte ascensão, como o Inbound Marketing, por exemplo. Excelente estratégia para atrair clientes!
Aliás, veja algumas das outras atividades desenvolvidas por esse profissional versátil:
- Desenvolver, planejar e gerir planos de marketing;
- Identificar oportunidades de crescimento;
- Planejar comunicação, meio e linguagem;
- Desenvolver melhores e competitivas ofertas para o mercado;
- Valorizar o produto e apresentar preços de forma estratégica;
- Mensurar resultados.
Bônus: O melhor livro sobre o tema
A maior referência de obra teórica sobre o tema em questão, com certeza é o livro “Administração de marketing” do autor já mencionado aqui – Philip Kotler juntamente com Lane Keller.
A sua primeira edição, publicada há 45 anos, lançou conceitos inovadores que mudaram o modo como as pessoas viam o marketing, e, ainda hoje, em sua 14ª edição, essa continua sendo uma das principais características desse material.
Isso porque, nos últimos anos, o marketing tem sofrido muitas influências, em especial nos ambientes econômico, natural e tecnológico.
Por esse motivo, essa edição enfatiza cada uma dessas áreas, abordando temas relacionados ao marketing em tempos de crise e apresentando os motivos pelos quais as técnicas de administração financeira e dos processos podem ser cruciais para uma performance de excelência.
Já sabe tudo sobre marketing e como ele se conecta com os princípios de administração? Mire o sucesso!
Bom, agora que você já sabe tudo sobre marketing e como ele só é completo quando integrado aos princípios de administração, já pode aproveitar as vantagens de ter uma visão ampla da atividade!
Afinal aprendemos ao longo deste conteúdo o que é marketing aliado à administração e como a junção dessas duas áreas pode trazer resultados inimagináveis para o seu negócio!
Além disso conhecemos um bônus com os melhores livros sobre administração de marketing Kotler, inclusive, foi um dos autores citados neste artigo. Afinal, é sempre importante ter boas referências e livros de negócio para se inspirar e criar ações mais qualificadas.
Portanto, agora que você já tem a teoria aliada aos benefícios da prática já pode ter um departamento de marketing melhor estruturado e planejado!
Aliás, se quiser ser um profissional altamente completo, versátil e antenado, não deixe de conferir nosso conteúdo com os principais tipos de marketing!