5 dicas de ações de pós-venda para fidelizar mais clientes

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Publicado: 4 de julho de 2018 | Atualizado: 18 de março de 2020.

As ações de pós-venda são essenciais em suas estratégias de fidelização de clientes. Está na hora de aprender como transformar satisfação em mais vendas e vendas em mais satisfação com essas 5 dicas simples, mas potentes!

No mercado de hoje é preciso muito mais que vender! Afinal, a concorrência é muita e bastante competitiva.

Por esse motivo, empresas têm investido cada vez mais em diferentes estratégias com a intenção de enriquecer seus processos comerciais.

E entre elas o pós-venda ganha certo destaque, já que consegue fazer os olhos dos empresários brilharem por sua capacidade de fidelizar clientes.

Isso porque ações de fidelização são mais baratas se comparadas a captação de novos clientes, pois consumidores fidelizados se tornam compradores recorrentes e de aquisições mais volumosas.

É mesmo de arrancar sorrisos, não acha?!

Então, se você também quer abrir um sorriso de orelha a orelha, descubra 5 ações de pós-venda capazes de fidelizar clientes:

E-book gratuito da Ideal Marketing com 5 dicas para fidelizar seus clientes.

1. Obrigado pela preferência

Claro, você já deve ter visto essa frase por aí. Seja no papel de pão da padaria da esquina, na sacolinha de alguma rede de supermercados ou até mesmo em páginas na internet após efetuar uma compra.

Não é à toa que essa é a primeira das ações de pós-venda que citaremos!

No entanto, talvez não tenha se dado conta de como essa simples mensagem ao cliente é um ótimo exemplo de pós-venda.

Isso porque com toda a sua simplicidade, a frase transmite uma clara ideia: ela faz seu cliente perceber como é especial e como a escolha dele é importante ao seu negócio.

Assim sua empresa é capaz de gerar empatia e criar uma relação mais estreita com o consumidor com uma simples estratégia entre as ações de pós-venda de baixo custo.

Além disso, esse agradecimento pode ter outras funções menos óbvias. Para quem trabalha com marketing digital, as páginas de agradecimento servem também para registrar a captação de possíveis consumidores ou conversão de clientes, por exemplo.

Dessa forma, seu simples “obrigado pela preferência” se torna uma etapa importante no fluxo de automação de marketing quando se usa a ferramenta certa para a tarefa, pois ela permite a criação de campanhas de marketing personalizadas e mais eficientes.

2. Pesquisa de satisfação

Comece a realizar pesquisa de satisfação entre suas ações de pós-venda

Sabemos que agora seu cliente já conhece sua gratidão, mas será que ele também está grato com seu atendimento?

Aí está a importância da pesquisa de satisfação enquanto exemplo de pós-venda com objetivo de fidelizar clientes.

Afinal, nem adianta pensar em fidelização se o primeiro contato com o consumidor já não foi positivo.

Nesse sentido, realizar a pesquisa de satisfação serve tanto com intuito de demonstrar interesse pela opinião do cliente quanto para descobrir os pontos de atendimento, do produto ou serviço a serem melhorados.

Então, com esse serviço pós-venda, o cliente entende sua importância e cria expectativas nas experiências com seu negócio no futuro. E assim, oferecendo um atendimento, serviço ou produto cada vez melhor a fidelização se torna mais possível.

Mas para realizar essa pesquisa entre suas ações de pós-venda, você deve seguir algumas etapas e optar por algum tipo de método.

E um dos mais utilizados pelos comerciantes e empresários é o NPS, sigla de Net Promoter Score. Nesse método seus clientes são divididos entre três classes de acordo com a nota: os detratores, os passivos e os divulgadores.

Nesse método de serviços pós-venda, você deve pedir ao cliente uma avaliação simples de satisfação, atribuindo notas de 0 a 10 a determinados pontos. Por exemplo “de 0 a 10, como você avaliaria nosso atendimento?” ou “qual seria a chance de você nos indicar a algum conhecido?”.

Se você quiser saber mais ainda mais sobre o tema, confira o conteúdo de pesquisa de satisfação.

3. Use o pós-venda para manter contato

Agora, graças ao serviço pós-venda de pesquisa, já conhecemos a opinião do cliente sobre seu negócio e sabemos os melhores resultados, além daqueles outros pontos a serem melhorados.

Por isso é preciso ir além, afinal, cliente satisfeito ainda não é cliente fidelizado. E um bom exemplo de pós-venda eficiente é manter o contato.

Ora, pensa bem, até mesmo com nossas amizades funciona assim! Se não falamos mais com alguém a relação se torna distante e o mesmo acontece no relacionamento com o consumidor.

Então, você precisa manter alguma forma de contato por serviço pós-venda com seu cliente mesmo depois da compra. Dessa forma, ele sempre lembrará de sua empresa em necessidades futuras de compra ou contratação.

Para isso, continue nutrindo o cliente nas suas ações de pós-venda com informações relevantes, newsletters, ofertas, promoções ou simples mensagens em datas comemorativas. Inclusive, se você tiver essa informação, contate ele no dia do aniversário.

Uma boa forma de realizar essa tarefa é incluir essas ações de serviço pós-venda em seu fluxo de automação de marketing, evitando o esquecimento de algum cliente ou data.

Dessa forma, você construirá uma relação mais profunda de confiança e afeição com seus clientes com esse simples exemplo de pós-venda.

4. Realize programas de fidelidade

Existem algumas ações de pós-venda mais agressivas para fidelizar clientes e os programas de fidelidade são um bom exemplo de pós-venda.

Isso porque ao realizar um plano como esse, você oferece outros benefícios capazes de agregar valores ao seu produto ou empresa mesmo sem estar relacionado diretamente a compra.

Por isso, a primeira etapa no processo de desenvolver o programa de fidelidade é entender bem seus clientes. Qual tipo de brinde, benefício ou vantagem eles gostariam de receber do serviço pós-venda?

Depois disso, defina um orçamento disponível de suas ações de pós-venda, entendendo qual premiação será oferecida, quantos prêmios serão disponibilizados, quanto tempo durará o plano e outros custos relacionados a logística e divulgação.

Então, defina pontuações baseadas em interações dos seus clientes com o negócio, sempre levando em conta o custo do prêmio em relação ao gasto médio de cada cliente.

Mas não basta só oferecer algum brinde sem sentido, é preciso dar exemplo de pós-venda em criatividade.

Dê aos seus clientes a oportunidade de conquistar experiências únicas, como brindes ligados a algum grande evento cultural ou esportivo ou algo produzido por uma celebridade ou pessoa de destaque.

Se você deseja saber mais sobre brindes, no www.seusitedebrindes.com.br você encontra tudo o que precisa sobre assunto. Confere lá!

5. Customer Success

Acompanhe o desempenho do seu produto por meio de ações de pós-venda

Outra opção de serviço pós-venda é o Customer Success. Essa será a área ou o profissional responsável por acompanhar o desempenho do seu produto ou serviço na missão de solucionar os problemas do cliente.

Não à toa, a tradução literal de Customer Success em língua portuguesa seria “sucesso do cliente”, afinal essa área tem exatamente a preocupação de medir e auxiliar o consumidor a obter o melhor do produto ou serviço.

Com esse serviço pós-venda de fidelização, a taxa de cancelamento se reduz significativamente ao garantir melhores resultados aos clientes.

Além disso, o profissional ou área de CS será capaz de identificar novas necessidades ou ainda oportunidades de melhorias do que é oferecido ao cliente. Não é mesmo um exemplo de pós-venda bastante completo?!

E as vantagens não param por aqui! Descubra ainda mais em nosso texto sobre customer success, com certeza suas ações de pós-venda vão ganhar um novo rumo!

Venda, venda e depois de vender, venda mais!

Coloque essas ações de pós-venda em prática e fidelize mais clientes

Neste conteúdo separamos cinco ações de pós-venda capazes de contribuir muito com os resultados da sua empresa.

Até porque, como já vimos, fidelizar novos clientes é mais barato e mais rentável que investir em captação de novos clientes. Afinal, o consumidor fiel não só se torna recorrente como também tende a comprar em maior quantidade.

Aliás, uma das formas de tornar o consumidor fiel e próximo da sua marca é investindo em técnicas de Inbound – metodologia capaz de atrair e se relacionar com possíveis clientes de maneira natural ao apostar em abordagens sutis, além de oferecer conteúdos educativos.

Se quiser saber mais sobre o que é Inbound Marketing não deixe de conferir o conteúdo completo sobre o tema e veja como aumentar seus resultados!

Agora, retornando ao nosso tema…

Podemos ver que investir em estratégias de serviço pós-venda e relacionamento é algo que deveria estar no planejamento de todo empresário.

Então, aplique uma, duas ou todas as ações de pós-venda apresentadas aqui hoje e obtenha melhores resultados, aumentando suas vendas com baixos investimentos.

Inclusive, se quiser alcançar resultados ainda melhores em suas vendas, acesse nosso conteúdo sobre como um pós-venda eficiente pode gerar resultado.

Se quiser mais conteúdos como este de serviço pós-venda, continue acompanhando o blog da Ideal Marketing.

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