Abrir um E-commerce: mitos e verdades sobre começar o seu negócio de vendas online
O e-commerce é o modelo de negócio que utiliza a internet como meio de compra e venda de produtos ou serviços.
Presente no Brasil há pelo menos 20 anos, o comércio eletrônico vive hoje o seu melhor momento de faturamento e volume de vendas.
O hábito de compra pela internet crescia ano após ano, porém, com as restrições impostas pela pandemia, o nosso mercado digital vivenciou um boom no número de novas lojas virtuais e uma grande mudança no comportamento dos consumidores.
Milhares de brasileiros perceberam a força das vendas online e resolveram empreender. Por apresentar particularidades em relação ao modelo de comércio tradicional, diversas dúvidas, mitos e incertezas surgiram sobre o e-commerce.
Tais como:
- Vender e comprar pelo e-commerce é seguro?
- E-commerce vale a pena para pequenas empresas?
- É muito caro começar a vender pelo e-commerce?
- Tem que saber de informática para vender no e-commerce?
Neste artigo, vamos explorar algumas das principais questões que envolvem o e-commerce e revelar o que é mito e verdade no universo das vendas online.
Abrir um e-commerce dá dinheiro?
Verdade!
A resposta depende muito mais do seu esforço e entendimento do negócio, do que propriamente do meio.
Existem diversas maneiras de trabalhar com vendas pela internet. Levando sua loja física para o virtual, vendendo por marketplaces, sem estoque com dropshipping, ou com uma plataforma de loja online.
Entendendo o melhor formato para a sua realidade e a sua capacidade de investimento, você poderá administrar seus canais de vendas com segurança.
Existem meios para quem quer começar investindo pouco, como uma renda extra ou revendendo produtos. E também para quem quer viabilizar uma ideia de negócio com produção própria, marca profissional e estratégia bem definida.
Abrir um e-commerce só é rentável para grandes empresas?
Aqui temos um grande mito!
É uma realidade que as grandes empresas colocam um investimento pesado em marketing, logística e estrutura quando chegam na internet. Mas também é verdade que há espaço para você concorrer e provar o valor dos seus produtos.
Se o seu nicho é concorrido por conta de empresas gigantes, a solução é trazer propostas inovadoras de produto, entrega e caprichar no relacionamento com seus consumidores.
Segundo uma pesquisa recente com consumidores (Tray 2023), metade dos clientes não difere o tamanho da empresa antes da compra. As PMEs têm uma boa procura no e-commerce e 9 em cada 10 consumidores alegam que já compraram de pequenas e médias online.
Consigo abrir um e-commerce com investimento zero?
Com zero é mito, e você vai entender a razão.
Existem muitas soluções gratuitas para criar sites, cadastrar marketplaces ou catálogos online. Entretanto, este é apenas o primeiro passo para o negócio.
Para abrir um e-commerce com sucesso, no mínimo precisará de um estoque de produtos ou fornecedores próprios. A partir daí, entram custos de comunicação, identidade visual, divulgação e administração da empresa, mesmo para quem inicia sem CNPJ.
Certamente, uma das principais vantagens do e-commerce é o baixo investimento. E mesmo que seu orçamento seja enxuto, é muito possível conquistar o seu espaço aos poucos e de forma organizada.
Importante: não caia na ilusão (muito comum) de que seu negócio online venderá sozinho.
Dá para vender no e-commerce sem saber de tecnologia?
Verdade! Hoje existem uma série de plataformas que facilitam o uso do comércio eletrônico. Assim, os lojistas podem focar em vender e gerir a empresa.
Em plataformas de lojas online, mesmo pessoas com pouca (ou nenhuma) experiência na criação de sites você pode operar um painel completo de estoque, pedidos e envios.
Hoje, você encontra catálogos online com sistema de pagamento, segurança e logística integrada, facilitando o lançamento do seu site em pouco tempo.
De maneira geral, o empreendedor fica encarregado do envio de produtos, descrições e fotos para o sistema online.
Com a popularização do e-commerce, atualmente a internet é um espaço muito rico para pesquisa e informação sobre esse modelo de negócio.
É possível lançar um e-commerce em um dia?
É verdade, desde que você já tenha seu estoque e a ideia bem definida.
Desde que você já tenha o estoque pronto e uma ideia clara do que deseja, é sim possível. Atualmente, o desenvolvimento de um site não é mais um projeto complexo e demorado.
A tecnologia atual proporciona uma experiência mais fácil e adaptada às necessidades dos empreendedores, com agilidade e simplicidade. No entanto, é importante planejar o lançamento da sua marca na internet.
Não é uma decisão que deve ser tomada de forma apressada, por isso é essencial investir tempo e dedicação na preparação dos produtos e canais de venda, na construção da identidade do seu negócio, no controle de estoque e no planejamento da divulgação.
Neste ponto cabe uma reflexão importante: você está preparado para começar a vender hoje? Se a resposta for sim, ferramentas não faltam!
E-commerce funciona para todos os produtos e serviços?
Verdade! Apesar de esta ser uma dúvida muito comum na hora de abrir um e-commerce.
Diversos segmentos carregavam esse estigma, mas hoje contam com plena popularidade. O exemplo mais comum é a moda, que até alguns anos atrás contava com forte objeção e hoje é um dos mercados mais procurados online.
Além disso, tanto as soluções de vendas, quanto de atendimento, evoluíram muito nos últimos anos e estão quebrando objeções. Mercados complexos como o automotivo e de imóveis estão online também.
Se seus concorrentes não usam o e-commerce, é possível que isso seja uma oportunidade para você. Basta ser criativo, encontrar a plataforma e adaptação necessária para ser pioneiro.
Com um e-commerce irei trabalhar menos?
Mais um mito sobre o e-commerce.
Não é porque o seu negócio online não tem uma sede física e não atende clientes cara a cara que ele venderá magicamente.
Até as suas vendas decolarem, será necessário conquistar o seu espaço e público cativo. O ambiente online proporciona os canais de pagamento, logística, integração com redes sociais e administração dos pedidos. Mas o sucesso da sua marca e a boa experiência do produto dependem da sua dedicação.
Mesmo online, a capacidade de atendimento ainda conta muito para fechar negócio e fidelizar clientes. É possível começar no e-commerce com risco e investimento baixo, mas seu sucesso passa por uma administração competente.
Todos os perfis de consumidores compram pela internet?
Sim, isso é verdade! Tem espaço para todo o tipo de produto, serviço e consumidor.
Até pouco tempo, existia o mito de que somente jovens compravam pela internet, mas essa nunca foi a realidade do consumidor brasileiro.
Dados (Uol/Folha de São Paulo) apontam que a maioria dos consumidores online está concentrada acima dos 35 anos. Sobretudo para compras de ticket mais alto.
E conforme as novas gerações, nativas digitais, ingressam no mercado de trabalho, as objeções diminuem em relação ao formato e contato pela internet.
A dúvida é: você está pronto para o e-commerce?
O crescimento do e-commerce abriu ainda mais oportunidades para os vendedores prosperarem e terem sucesso em suas empresas. Mesmo que algumas pessoas ainda tenham dúvidas sobre o modelo, o brasileiro ama comprar pela internet.
Uma operação online pode ajudar a sua marca a alcançar mais pessoas, vender e interagir com novas localidades do Brasil e reduzir custos de operação.
Sem falar na democratização do empreendedorismo, com muitas pessoas tirando seus sonhos do papel através das facilidades deste modelo.
E você, já abraçou o e-commerce como uma forma de ganhar dinheiro?
Texto originalmente desenvolvido pela equipe da Unbox, a plataforma de vendas online criada para o empreendedor brasileiro. Reduza taxas e custos com envios e comece a faturar com a Unbox.