A influência da abordagem Omnichannel no setor de marketing
Por: Parceiros Convidados
Publicado: 21 de julho de 2021 | Atualizado: 20 de março de 2023.
Para obter bons resultados com a solução omnichannel, o marketing se torna essencial! Da só uma olhada:
O conceito de omnichannel nada mais é que a capacidade da sua empresa em garantir uma experiência de compra em qualquer dispositivo utilizado pelo seu cliente. Com o grande impacto gerado pela pandemia, essa ferramenta virou umas das maiores tendências de 2021.
Um estudo feito pelo site Terra revelou que a comunicação omnichannel será um dos legados pós pandemia, isso porque mesmo antes do coronavírus, 77% dos consumidores já almejavam que as transações progredissem para uma experiência omnicanal e unificada.
Outro dado interessante do site G1 relevou que 61% dos consumidores preferem um bom atendimento, e que esse fator é mais importante do que um preço baixo e até mesmo a qualidade do produto.
Por conta disso que a solução omnichannel se destacou tanto, pois essa estratégia é totalmente focada no consumidor.
O que se revela então é a simples percepção de que os consumidores já estão totalmente voltados para o omnichannel e que o grande segredo para sobreviver a nova realidade do mercado é: se adaptar a essa nova demanda otimizando os seus processos e é claro, buscando estratégias para trazer resultados mais eficazes. E é aí que entra o marketing omnichannel.
Como funciona a comunicação omnichannel dentro do marketing?
A base de qualquer estratégia omnichannel é a integração de canais, quando relacionamos isso ao marketing, estamos buscando meios de impactar os nossos consumidores nos diversos canais utilizados e garantir que eles não percebam as diferenças de atendimento entre um canal e outro.
Mas como se faz isso? Simples, proporcionando uma boa experiência de compra para o seu cliente!
Para otimizar o processo de compra, a experiência deve ser contínua entre o cliente e a marca e para isso, é necessário que haja uma excelente integração que fará fluir a transição entre os canais e permitirá uma comunicação muito mais efetiva, aumentando as chances de fidelização.
A partir disso é possível se aprofundar no seu público-alvo e gerar muito mais seguidores através de um direcionamento mais certeiro em campanhas com conteúdos, anúncios e promoções mais relevantes e para clientes em potencial.
Tudo isso poderá resultar em um aumento nas vendas e na lucratividade da empresa, assim como aumento no nível de satisfação dos clientes, melhora na imagem da marca e estratégias mais assertivas.
Principais estratégias de marketing para melhorar o relacionamento com o cliente
O posicionamento da sua marca vai determinar a proximidade com o público-alvo e vai ser esse relacionamento que fomentará toda a base da sua estratégia.
Construindo um relacionamento significativo, seus clientes vão se sentir mais valorizados e acolhidos. Tudo isso é reflexo de iniciativas do setor de marketing.
Veja abaixo algumas estratégias voltadas para essa conexão e que são imprescindíveis para a sua empresa:
- Conheça bem o seu público e ofereça um atendimento personalizado;
- Armazene dados e informações sobre os clientes;
- Elabore programas de fidelidade;
- Monitore o comportamento do seu público;
- Ofereça um atendimento inteligente, eficiente e humanizado;
- Invista no pós-venda e em indicadores de satisfação;
- Conte com a ajuda da tecnologia e disponibilize canais de comunicação abertos.
Para que essas ações tragam resultados, é necessário que faça parte da rotina da sua empresa. É um processo que precisa ser contínuo para que seja possível atrair mais público e fidelizá-lo a partir das ações certas.
A tecnologia como ferramenta do marketing
Empresas que investiram na transformação digital fortaleceram sua presença no mercado e conseguiram ter uma visão 360° das necessidades, comportamentos de compra e hábitos de seus clientes.
A junção do marketing e da comunicação omnichannel te fará identificar, analisar e cruzar dados que vão te ajudar a segmentar melhor a sua audiência ampliando as oportunidades de conversões.
Tendo um serviço de atendimento ao cliente que seja capaz de suprir as necessidades de seus clientes, um marketing orgânico para alinhar as estratégias em todos os canais facilitando a transição entre os meios e um sistema de gestão único, com toda certeza o cliente deixará de ser admirador e se tornará fã da sua empresa.
Mas lembre-se que qualquer estratégia omnichannel que você implementar exigirá o uso de tecnologia que consiga integrar sistemas, processos, serviços e dados de clientes, por isso no mercado já existem empresas que oferecem os recursos necessários e até algumas vantagens a mais, como por exemplo: integração com a API Oficial do WhatsApp, Messenger e Telegram, clicktocall, chatbots, voicebots, discadores automáticos, relatórios de satisfação, monitoria e muito mais!
Conte com a solução certa para aprimorar as estratégias da sua empresa. Recapitulando que para obter um software omnichannel, é importante buscar uma empresa que tenha reconhecimento e experiência com esse tipo de tecnologia.