A importância do tráfego pago para ter mais resultados no digital
Por: Parceiros Convidados
Publicado: 26 de abril de 2022 | Atualizado: 26 de abril de 2022.
Tornar-se visível no meio digital e marcar presença na internet é fundamental para o sucesso de um negócio e, nesse cenário, destaca-se a importância do tráfego pago.
Entre diversas categorias de tráfego, em alguns casos, essa estratégia pode ser a mais adequada para alcançar os objetivos estabelecidos.
Neste post, contaremos quais são essas categorias e qual a importância do tráfego pago para obter bons resultados.
Quais os tipos de tráfego existentes?
De maneira geral, o tráfego consiste no fluxo de pessoas que passam pela página da empresa, ou seja, o público ao qual a marca se faz visível nesse espaço.
Há diferentes estratégias que podem ajudar a trazer mais pessoas para essas páginas, sejam elas um site, blog ou mesmo as redes sociais do empreendimento.
Para compreender a importância do tráfego pago, é importante conhecer também os demais tipos para entender qual o seu diferencial entre as categorias.
Tráfego pago
Essa categoria é caracterizada pela utilização de anúncios da marca, ou seja, há um investimento financeiro na divulgação do negócio.
Esses anúncios podem aparecer para o usuário na própria página de pesquisa ou então em outros sites da internet.
O Google Ads é um exemplo de plataforma bastante utilizada nesse contexto, uma vez que se trata de um canal de busca muito utilizado pelos usuários da internet.
Dessa maneira, o alcance da marca se beneficia ao utilizar uma plataforma tão abrangente para anunciar seus produtos ou serviços.
Tratando-se de um investimento, é importante que a aplicação da estratégia seja bem planejada e conte com o apoio de uma equipe profissional.
Tráfego orgânico
O tráfego orgânico, por outro lado, consiste naquele em que as pessoas acessam a página da marca a partir de pesquisas em canais de busca como o Google.
Ao realizar uma pesquisa, o usuário recebe uma lista de páginas que oferecem um conteúdo atrelado à sua busca.
Para que o site da marca esteja em uma boa posição, no início da página, é importante investir no marketing de conteúdo, que otimiza as publicações de modo que estejam bem colocadas.
Assim, apesar de ser chamado de orgânico, conseguir esse tipo de tráfego demanda muito planejamento e o auxílio de profissionais da área.
Tráfego social
Segundo pesquisas do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE), o Brasil conta com 140 milhões de usuários de redes sociais e o número aumenta com o passar dos anos.
O tráfego social parte desses ambientes, quando as pessoas procuram uma marca após conhecerem sua imagem e serviços em uma rede social, através das postagens a que têm acesso.
Uma empresa pode investir nesse tipo de tráfego ao criar posts com qualidade e regularidade, de modo que esteja sempre presente no feed dos seus seguidores.
Assim, cria-se uma imagem positiva do empreendimento e aqueles que seguem o perfil são lembrados de sua presença digital através desse conteúdo.
Nos posts, a empresa pode incluir links para postagens em seu blog ou mesmo para a página do negócio.
Tráfego direto
Aqueles que já são clientes da marca costumam ser os responsáveis pelo tráfego direto.
Essa categoria recebe esse nome porque se trata de um acesso feito diretamente da barra de pesquisa do navegador, ou seja, o usuário insere o próprio endereço na busca, sem passar por outra página anteriormente.
Por isso, mesmo quando não se trata de um cliente, o acesso costuma ser realizado por alguém que já possui familiaridade com a empresa.
Trata-se de um público muito relevante para as atividades de qualquer negócio e seu engajamento nas páginas é bastante importante.
Tráfego de referência
O tráfego de referência é aquele em que uma parceria é estabelecida entre duas empresas, de modo que uma leve seus usuários até a outra.
Assim, de maneira geral, a prática consiste em adquirir credibilidade e visibilidade a partir da experiência do usuário com outra marca.
É uma técnica de Search Engine Optimization (SEO), ou otimização de mecanismos de busca, bastante utilizada no meio digital.
Qual a real importância do tráfego pago e por que investir nele?
Após conhecer um pouco mais sobre cada uma dessas categorias, torna-se mais simples compreender qual a importância do tráfego pago e as vantagens de investir nessa prática.
Como o maior benefício dessa estratégia, podemos citar a agilidade com que se consegue bons resultados para a empresa.
O investimento em anúncios faz com que o alcance da marca se torne mais abrangente, pois sua presença é inserida em contextos mais diversificados.
Além disso, as plataformas de anúncio permitem analisar os dados do usuário, de maneira que a divulgação pode ser melhor direcionada para o público alvo e para clientes potenciais, tornando a abordagem mais assertiva.
Com esse investimento, portanto, os resultados podem ser alcançados com mais rapidez, em decorrência de um planejamento bem desenvolvido e direcionado de forma efetiva.
Assim, podemos observar a importância do tráfego pago e, para que seja aplicado de forma eficaz, é essencial conhecer o meio digital, compreendendo a maneira ideal de colocá-lo em prática.
Nesse sentido, os serviços de uma empresa especializada em marketing podem fazer toda a diferença, proporcionando uma boa gestão de tráfego para a atuação da marca.
Esse post foi escrito por Vitória Jasper, uma das redatoras da witu.digital, uma agência especializada em tráfego pago e marketing digital.