A importância do CRM para seu negócio
Por: Camila Alexsandra
Publicado: 24 de janeiro de 2023 | Atualizado: 24 de janeiro de 2023.
O CRM é uma ferramenta de gestão de relacionamento com o cliente e tem um papel muito importante para todo tipo de negócio e empresas de diversos tamanhos.
Esta ferramenta gera e organiza as informações dos clientes, e tem o objetivo de identificar seus hábitos de compra, interesses e necessidades.
É importante destacar que os consumidores estão cada vez mais exigentes, principalmente em relação ao atendimento. Muitos gestores de negócio ainda não se deram conta deste ponto fundamental.
O CRM é uma maneira de investir nessa área da empresa, já que é um recurso utilizado para armazenar as informações dos clientes e fazer a gestão do relacionamento entre empresa e consumidor.
Sendo assim, um dos usos para o CRM é auxiliar na criação das estratégias de marketing e de vendas que buscam atrair e fidelizar clientes.
Saiba mais sobre o CRM e sua importância para os negócios. Confira:
A importância do CRM para negócios
Além do que citamos acima, o CRM também ajuda na comunicação entre a empresa e o consumidor, podendo ser usado como recurso para aumentar a satisfação dos clientes e gerar uma publicidade orgânica.
Outro ponto interessante, é que ele permite acompanhar o cliente durante sua jornada de compra, dando a oportunidade para a equipe de marketing oferecer conteúdos personalizados baseados nessas etapas.
E a equipe de vendas também pode aproveitar para fazer ofertas especiais para estimular a venda. Estas ações ajudam a criar um relacionamento mais próximo com o cliente.
O CRM também é um recurso utilizado na análise de dados e para tomar decisões dentro da empresa.
Através de relatórios, o administrador do negócio consegue verificar o que está dando resultados positivos e o que precisa ser melhorado para aumentar o desempenho da equipe.
Porque o seu negócio precisa de um CRM?
Organização de informações e histórico de clientes
Quem trabalha com vendas sabe a importância da organização e de não esquecer informações importantes sobre o cliente.
O CRM é uma ótima maneira de sistematizar vendas e processos, ordenar as informações dos clientes em um só lugar e delinear os passos da negociação.
A ferramenta é fundamental principalmente para as empresas que operam com diversos vendedores/atendentes e possuem uma gama de clientes ampla.
Um bom exemplo deste tipo de empresa, são as imobiliárias, que possuem vários corretores e cada um deles tem sua própria lista de clientes.
Imagine ter uma grande cartela de consumidores, diversos vendedores e não ter nenhum recurso para se organizar e registrar as atividades da equipe? As chances de haver falha na prestação de serviços e no atendimento são enormes.
Por isso, nesse meio de negócio, utilizar um CRM para imobiliária com um funil de vendas personalizável, com possibilidade de verificar o histórico do cliente e também o seu perfil é imprescindível.
Maior controle de clientes e equipe
Como citamos, o CRM serve como um gerenciador do relacionamento com o cliente. Então as empresas que optam por adquirir esta ferramenta, estão investindo em melhorias para o relacionamento entre empresa e cliente.
Além de ter a possibilidade de conhecer detalhadamente o perfil de cada consumidor que faz parte do seu público-alvo.
Construir um bom relacionamento com o cliente envolve muitos processos e conhecer seus hábitos e interesses pode levar tempo. Por isso o CRM é essencial para que isso seja possível.
Vale ressaltar que informações muito superficiais não constroem um relacionamento efetivo e nem resolvem os verdadeiros problemas do seu público.
É preciso ir além para gerar credibilidade e fidelizar os consumidores. Para isso, os vendedores devem utilizar o CRM para anotar todas as informações valiosas dos clientes que serão úteis durante o processo de venda.
Alguns exemplos de informações pertinentes para o processo comercial:
- Preferências do cliente: horários que ele está disponível, quais conteúdos ele costuma consumir, quais mídias digitais ele mais utiliza entre outros;
- Sugestões, comentários e avaliações sobre os serviços ou sobre o atendimento;
- Quais os problemas do cliente;
- Como ele conheceu o seu negócio. Exemplos: indicação, mídias digitais, prospecção…
Estes dados podem ser coletados e analisados para montar uma persona para o seu negócio, traçar padrões de comportamento e hábitos de consumo, etc…
O resultado é poder utilizar estas informações para montar estratégias e oferecer propostas apropriadas para cada situação ou cliente, além de poder criar uma campanha de Inbound Marketing pensada no ciclo de vida do cliente dentro da empresa.
Assim como os dados dos clientes, o CRM também permite avaliar a performance da equipe de vendas e atendimento.
Como a quantidade de leads do período, quantas vendas foram fechadas e quantas foram descontinuadas, quanto tempo leva a jornada de compra do seu consumidor, ticket médio das vendas realizadas, entre outros.
Estes dados, por sua vez, possibilitam que o gestor e até mesmo os próprios vendedores possam fazer melhorias no seu processo de venda e alcançar mais metas.
Fidelização dos consumidores
O gerenciamento do relacionamento entre cliente e empresa possui dois objetivos principais: realizar a venda e fidelizar clientes.
A fidelização é o resultado de inúmeras estratégias de marketing e de um atendimento qualificado. Segundo Philip Kotler: “Conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um atual.” Isso significa que investir em fidelização é mais vantajoso do que investir em prospecção de novos clientes.
O processo de venda para uma pessoa que já conhece sua empresa e seus serviços é muito mais rápido do que para uma que ainda não sabe quem você é e nem o que você oferece .
Então convencer alguém que já foi seu cliente a comprar de novo com a sua empresa, é muito mais fácil. E com um CRM todo esse procedimento é mais simples e eficaz.
Podemos afirmar que a importância do CRM vai além de uma ferramenta de automação de processos ou uma forma de organizar e armazenar informações.
Ele pode e deve ser utilizado como um recurso de atendimento e durante todo o progresso da venda.
Mas principalmente, ele deve ser usado para desenvolver estratégias de fidelização e relacionamento com o cliente, melhorar o desenvolvimento da equipe de vendas/atendimento e para fortalecer e estimular o crescimento do seu negócio.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe Tecimob, site, sistema, CRM e aplicativo para corretores e imobiliárias.