Conteúdos em formato de narrativa transmídia pode ser a saída para divulgar sua empresa em vários canais

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Publicado: 6 de setembro de 2018 | Atualizado: 29 de julho de 2019.

Não conhece uma narrativa transmídia? Então chegou a hora de conhecê-la e saber como divulgar cada vez mais a sua empresa na web. E o melhor: aproveitando conteúdos já existentes.

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Imagina ter um negócio focado na produção de materiais sobre marketing digital e, com esses mesmos conteúdos, ser possível movê-los para um vídeo no seu canal do YouTube, por exemplo.

Pois saiba que trata-se de uma prática comum no mercado e que também pode ser útil a seu empreendimento e, com isso, ampliar seu público em outros canais de comunicação utilizados pela sua empresa.

Por exemplo, a Marvel, editora de quadrinhos, utiliza de recursos transmídias para ter sucesso nos projetos cinematográficos.

Para isso ela tem produzido diversos filmes nas telonas baseado nas suas próprias histórias de quadrinhos. Ou seja, eles aproveitam um conteúdo já criado e o aproveitam em outra mídia.

E convenhamos, por enquanto tem sido uma estratégia e tanto da empresa.

Bom, agora que você foi introduzido no tema, vamos falar um pouco mais sobre essa tal de narrativa transmídia.

Confira os temas abordados na sequência:

O que é narrativa transmídia?

O que é Transmídia

A comunicação é um meio que tem sofrido constantes mudanças, principalmente depois das evoluções trazidas pela tecnologia.

Isso porque antes da invasão tecnológica os conteúdos eram desenvolvidos a uma mídia específica, como TV, rádio e impresso.

Mas após a globalização e o desenvolvimento de novas tecnologias, ocorreram grandes mudanças.

E foi nesse momento em que a narrativas transmídia se popularizou.

Bom, agora vamos direto ao ponto e explicar de vez o que é transmídia.

Então vamos lá: Trans é tudo aquilo que transita e Mídia se refere ao lugar por onde os conteúdos transitam, ou seja, televisão, internet, rádio, entre outros.

Ou seja, a narrativa transmídia é um material o qual navega entre uma mídia e outra.

Para tanto, o conteúdo da narrativa transmídia não pode ser pensado apenas para um tipo de veículo, mas sim para diversos canais com possibilidade de crescimento.

Ficou confuso? Vamos então a mais uma narrativa transmídia exemplos clássico.

Antes de invadir as telas dos cinemas, o Harry Potter, o bruxo mais famoso do mundo, fez muito sucesso com os livros da franquia.

E logo após o sucesso ainda surgiram jogos, aplicativos para smartphones. Tanto é que até hoje a história tem rendido bons frutos a J. K. Rowling, criadora de todo o universo.

Outro ponto característico da narrativa transmídia e importante para a produção é que todos devem fazer sentido isoladamente, embora devam ter alguma relação entre eles.

Tanto é que se o consumidor passar por todos os conteúdos, ele terá uma experiência mais rica sobre o conteúdo em questão.

Isso se aplica a qualquer livro o qual ganhou uma versão no cinema, mas vamos relembrar o exemplo do Harry Potter.

Aqueles consumidores os quais leram os livros, além dos outros produtos da franquia, tiveram uma experiência muito mais rica em detalhes, ponto que todo apreciador de livros falam sobre as adaptações para as telonas.

Agora, para apostar em narrativa transmídia, assim como qualquer outra estratégia, é preciso de um bom planejamento, claro.

Por isso você deve analisar os recursos e possibilidades financeiras da sua empresa, o mercado e os desejos do público-alvo em questão.

Após isso, verifique também quais ações realmente vale a aposta.

É só depois disso que você estará apto para investir em narrativa transmídia ou outra estratégia.

Crossmedia e transmídia: qual a diferença?

Embora transmídia seja um termo muito mais comum, nós também nos deparamos com esse outro: crossmedia. Mas não significam a mesma coisa, sabia disso? Então vamos aprender o que é crossmedia e suas diferenças.

Crossmedia é originária do inglês e significa “cruzar”. Ou seja, “cruzar a mídia”, levar o conteúdo para mais de um canal.

Isso porque o conteúdo desenvolvido a partir do conceito de o que é crossmedia é distribuído em diversas mídias para atingir o público-alvo onde ele estiver.

Mas, diferente da narrativa transmídia, a mensagem não sofre qualquer alteração de um meio ao outro.

É como publicar o mesmo conteúdo no Instagram e no Facebook sem nenhum tipo de adaptação, por exemplo.

Vamos deixar isso mais claro e relacionar transmídia e crossmedia cases com uma atividade conhecida por todos: o futebol.

Transmídia

  • O jogo pode ser transmitido pela TV, rádio e também na web;
  • Pela TV o jogo é transmitido ao vivo, com narração sem muitos detalhes, afinal, você está vendo a partida e também existe os comentaristas. O mesmo jogo pode ser exibido somente com os melhores momentos da partida ou apenas os gols;
  • Pelo rádio, também é ao vivo, mas eles captam mais os bastidores e tem uma narração mais rica em detalhes. Também há outras formas de transmitir ao ouvinte, como a narração apenas dos gols da partida;
  • Na internet, embora tenha algumas formas de ver o jogo igual a uma transmissão televisiva, há sites que transmitem apenas com os gols das partidas, melhores momentos ou até mesmo com resumos em texto.

Juntos, todos esses meios fortalecem uns aos outros e passam uma mensagem mais completa aos aficionados. Mas, se forem consumidos de separadamente, não haverá prejuízo a sua experiência. Isso é transmídia!

Crossmedia

  • A partida é transmitida na TV, na internet e no rádio sem qualquer adaptação;
  • Na TV é uma transmissão ao vivo com narração e comentários e no rádio também, mas com uma narração mais rica em detalhes;
  • Na internet, geralmente é a mesma transmissão da TV.

Observe com o crossmedia cases como todos as mídias levam o mesmo conteúdo ao máximo de pessoas. Mas, como já destacamos, sem nenhuma alteração na mensagem transmitida.

Benefícios da narrativa transmídia a sua empresa

Já falamos um pouco sobre o quão positivo pode ser para sua empresa apostar em em narrativa transmídia. Mas agora vamos focar mais nesses benefícios que ela trará ao seu negócio em ambiente digital.

Por isso vamos continuar com aquele exemplo de narrativa transmídia da Marvel, lembra?

Bom, é muito comum encontrar pessoas as quais não acompanharam os quadrinhos da editora e que hoje são expectadores fanáticos dos filmes da empresa.

O mesmo ocorre com as séries produzidas em parceria com a Netflix, serviço de streaming de filmes e séries a qual possui mais de 110 milhões de assinantes pelo mundo inteiro.

Sendo assim, fazer o conteúdo circular entre várias mídias é uma forma de ampliar o público do seu negócio. E é isso que nós queremos com o investimento em narrativa transmídia, não é?

E essa é uma das maiores vantagens de trabalhar com materiais transmídia, pois eles podem encontrar seus potenciais clientes em diversos canais.

Vamos imaginar o seguinte: você é proprietário de uma empresa desenvolvedora de um aplicativo de controle financeiro pessoal ou até mesmo empresarial.

Às vezes as pessoas não contratam seu produto por simplesmente não ter conhecimento do potencial e, para solucionar essa questão, nada melhor do que a produção de conteúdos educativos.

Conteúdos educativos, se você não sabe, são materiais dedicados exclusivamente a ensinar, agregar conhecimento ao potencial cliente.

Eles são trabalhos ricos em informações e que não devem ser esquecidos após dois ou três dias da leitura.

E para encontrar consumidor em todas as mídias com esse materiais educativos, nada melhor do que estar presente oferecendo conteúdos relevantes e úteis para os usuários.

Como destacamos ao mostrar a narrativa transmídia exemplos, eles podem ser os mesmo materiais, mas com adaptações.

E isso se chama transmídia, como afirmamos algumas vezes neste artigo e vamos falar algumas outras para fixar na sua mente.

Mas quais seriam esses conteúdos relevantes para seu público-alvo?

Relembrando o exemplo do aplicativo gerenciador de finanças, você pode produzir conteúdos no seu blog falando sobre as dificuldades enfrentadas pelas pessoas para organizar as contas do mês, por exemplo.

Mas também fale sobre isso para as empresas com a mesma dificuldade, embora seja um caso mais complexo.

E depois de falar sobre essas dificuldades, apresente seu produto e ensine a manejar a ferramenta por meio de textos e vídeos no seu blog, nas redes sociais da sua empresa ou até mesmo no canal do YouTube.

Em cada uma dessas mídias você poderá atingir usuários que já conhecem seu trabalho, mas a possibilidade de encontrar novos e também interessados no seu produto também é grande.

E é esse é o principal poder da narrativa transmídia.

Como divulgar sua empresa com conteúdo transmídia?

Divulgue

Sim, também é possível divulgar sua empresa por meio de materiais transmídia.

O ponto de partida, como já falamos, é estar presente no maior número de mídias possível. Desde que a sua persona esteja por lá, é claro.

Persona?!

Nunca ouviu falar desse termo?

É algo semelhante ao público-alvo, mas muito mais assertivo, pois é a representação semi-fictícia do cliente ideal da sua empresa.

Isso porque você vai construí-la baseada em pesquisas feitas com seus atuais clientes e seus gostos e hábitos.

Se quiser saber mais sobre ela, entre no link e veja como ser mais efetivo em suas campanhas.

Bom, voltando a narrativa transmídia…

Se sua empresa está no Facebook, por exemplo, mas não aposta no Instagram, que também é uma rede social com grande potencial, você pode estar perdendo algumas oportunidades de negócio.

Isso porque depois de estar nas redes sociais mais usadas no Brasil e, principalmente, onde seus clientes estão, você pode divulgar seu negócio para um público quase que incalculável.

Para isso, aposte em anúncios no Facebook, no Instagram e em todos canais que você trabalha. Mas, claro, adapte os conteúdos, pois é assim que funciona um bom material transmídia.

Vamos a mais uma boa narrativa transmídia exemplos e usado em um programa atual.

Conhece o MasterChef Brasil, programa de culinária transmitido na TV pela Bandeirantes?

Então, em todos os programas eles trabalham com hashtags a fim de interagir com o público no Twitter.

Essa é uma boa alternativa de divulgar seu produto e encontrar um público interessado nele, mas que às vezes está apenas em um rede social específica.

Por isso trata-se de um trabalho de transmídia, afinal eles falam do programa transmitido pela TV, mas por meio de comentários na rede social.

Ou seja, é um conteúdo totalmente independente, mas se você consumir os dois, sua experiência será amplificada, como em todos materiais transmedia.

Dessa forma, essa é maneira de divulgar o programa em outros meios de comunicação.

Já caso de um gerenciador de finanças, se você fizer um vídeo explicando as funcionalidades da ferramenta, é possível sugerir conteúdos do seu blog, por exemplo.

E com essas estratégias de conteúdo transmídia você consegue divulgar seu negócio cada vez mais.

Narrativa transmídia: exemplos de sucesso

Agora você já sabe o que é transmídia e também sabe como desenvolver esse tipo de conteúdo para o seu negócio.

Mas, para conseguir se inspirar e construir grandes trabalhos, nós vamos apontar dois cases excelentes de transmídia já consolidados no mercado.

Resident Evil

Esse é um ótimo exemplo de transmídia e, se você vivenciou os anos 90, deve lembrar muito bem dos jogos da franquia da Capcom, desenvolvedora japonesa de jogos de videogame.

Transmídia-cases

Isso porque a franquia é constituída por histórias em quadrinhos, livros, filmes e, principalmente, jogos de videogame.

E trata-se de uma que transitou muito bem entre várias mídias e conquistou um público bem amplo com isso. Ou seja, um ótimo trabalho de narrativa transmídia.

Blog da Lu

Esse é o blog da varejista brasileira Magazine Luiza. Nele você consegue encontrar conteúdos de relevância para o público em questão e também há materiais focados em produtos específicos vendidos pela empresa.

Transmídia-blog da Lu

Isso porque eles ensinam a usar alguns dos produtos ou falam sobre uma funcionalidade específica que pode ser útil para algum usuário.

E sempre com uma linguagem leve, já característica no blog e também da página no Facebook, por isso trata-se de um exemplo de trabalho de narrativa transmídia.

Afinal eles usam a estratégia transmedia para criar um relacionamento com o consumidor por meio de diversos canais e, assim, conquista a confiança de cada um dos seus potenciais clientes.

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Aposte em narrativas transmídia

Você acaba de ler quase 2 mil palavras para entender o que é transmídia e mostramos como ela pode ser fundamental na divulgação dos serviços oferecidos por sua empresa.

Uma confusão comum que as pessoas fazem quando não sabem muito bem o que é transmídia: confundir com o conceito de o que é crossmedia.

Mas agora que você já sabe quais são as diferenças e conheceu crossmedia cases, não cometerá mais este erro!

Também falamos sobre os benefícios trazidos pelos conteúdos transmídia e, assim, você terá mais certeza antes de realizar o investimento.

Depois, para dar asas a sua criatividade, nós apontamos narrativa transmídia exemplos para você conseguir ter noção de como essa estratégia de conteúdo pode ser positiva a sua empresa.

E se você gostou dessas dicas sobre narrativa transmedia, não deixe de conferir o blog da Ideal Marketing.

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