Automatizar marketing é fácil! Aprenda a otimizar o uso do seu tempo e dinheiro em 6 passos
Saber como automatizar marketing é um dos segredos de quem consegue vender mais. Confira esses 6 passos e veja como otimizar o uso de seus recursos para alcançar resultados maiores!
O poder de alcance das empresas cresceu na mesma medida que a popularização da internet, o que fez as estratégias de Marketing Digital para atrair esse público serem inúmeras.
Dessa forma, realizar bem todas essas práticas se tornou um grande desafio, mesmo contando com profissionais qualificados na função.
Mas essa adversidade pode ser contornada se a equipe de marketing contar com ferramentas as quais aumente a sua eficiência e reduza o tempo gasto com cada tarefa.
Isso porque ao automatizar marketing você consegue identificar, acompanhar e abordar de forma personalizada o seu público. Ou seja, é possível melhorar o relacionamento e aumentar as vendas com a automação.
Por isso só cresce de forma sustentável e se destaca no mercado quem sabe como automatizar marketing, pois assim faz uma melhor gestão do dinheiro para maximizar resultados.
Então, se você quiser fazer parte desse time confira o conteúdo sobre como realizar uma automação de marketing de sucesso:
Vantagens de automatizar marketing
Um dos primeiros pensamentos que vêm à cabeça quando pensamos em fazer um investimento é no custo-benefício que aquela aquisição trará a sua realidade.
Por isso, antes de ensinarmos como escolher a melhor ferramenta de automação de marketing para as necessidades da sua empresa, vamos entender porquê ela é importante.
Como mencionamos na introdução, ao automatizar marketing é possível otimizar o processo de identificação de possíveis clientes.
E isso não é conversa fiada não, viu! Segundo a pesquisa TechTrends 2017, com uma ferramenta de automação de marketing dá para conquistar 2 vezes mais leads!
Além disso, a plataforma também auxilia na hora de acompanhar a jornada desses leads até a compra, o que se traduzirá em um atendimento adequado e melhor identificação de oportunidades de venda.
Com isso o custo de aquisição do cliente será menor, pois ao automatizar tarefas e ter informações melhor processadas, a sua equipe focará seus esforços em operações estratégicas e poderá fazer um melhor uso do seu dinheiro.
Viu só como automatizar marketing pode ser um divisor de água na sua empresa e ainda capaz de levá-la ao sucesso?
Por isso, confira o próximo tópico e saiba qual deve ser o primeiro passo rumo ao topo!
Como escolher a melhor ferramenta para automatizar marketing?
Frente a uma vasta quantidade de opções disponíveis no mercado, escolher a ferramenta de automação de marketing adequada às necessidades da sua empresa e capaz de aumentar as receitas do negócio pode assustar.
Mas se você manter em mente alguns pontos, dá para tirar de letra essa tarefa!
O primeiro ponto a ser observado é a facilidade de uso. Pense no seguinte: a plataforma deve ser um software intuitivo e que todos da equipe de marketing possam utilizar sem problemas.
Depois disso, verifique as funcionalidades da ferramenta e se ela suporta customização, ou seja, se você pode acrescentar ou tirar algumas funções para fazer melhor uso do recurso.
Além disso, veja se a plataforma suporta integração com outras ferramentas de marketing digital, pois assim você pode otimizar ainda mais tempo ao juntar informações que se complementam.
E por falar em informações, cheque se ela disponibiliza uma boa análise de dados, afinal de contas essa é uma das grandes vantagens de automatizar marketing!
Por fim, é hora de analisar o preço! E aqui não leve em consideração apenas o preço final da ferramenta, pois algumas só oferecem determinadas funcionalidades mediante um acréscimo no pagamento, ou seja, o segredo é saber negociar!
Ah, e não se esqueça de perguntar se a empresa fornece suporte técnico, afinal precisamos estar preparados caso algum imprevisto aconteça.
Visto isso, agora sim você está pronto para saber como realizar uma automação de marketing de sucesso!
Como garantir o sucesso da automação de marketing?
A ferramenta de automação de marketing pode ser uma mão na roda, mas ela não é mágica a ponto de fazer milagre sem que uma série de condições esteja estabelecida.
Quer saber como automatizar marketing de forma eficiente para garantir bons resultados para a sua empresa?
É só conferir as próximas dicas 😉
1. Tenha processos e objetivos bem definidos
Antes de mais nada é preciso preparar o terreno e saber muito bem o que deseja colher com cada atividade realizada pela plataforma.
Ou seja, você precisa conhecer e definir o processo padrão de cada tarefa, bem como as métricas de desempenho para conseguir avaliar se o objetivo foi alcançado ou não.
Dessa forma é possível identificar os pontos os quais necessitam de ajustes e realizar aquele trabalho da melhor maneira a fim de conseguir bons resultados para a sua empresa.
2. Acompanhe o processo de perto
Como falamos na introdução a este tópico, infelizmente a ferramenta de automação de marketing não é mágica. Portanto, é preciso ficar de olhos bem abertos.
Isso porque como qualquer outro recurso tecnológico, é necessário supervisionar a atividade para ver se tudo está saindo como o esperado.
Assim você previne que erros atrapalhem o seu desempenho, bem como fica alerta a novas atualizações as quais garantirão o bom funcionamento da plataforma.
3. Não generalize!
Aproveite o tempo economizado pela realização de ações em massa e o invista para personalizar a produção do conteúdo disparado.
Sendo assim, abuse de listas de segmentação e das opções disponibilizadas para personalização.
Dessa forma você entregará um material o qual parece que foi pensado para cada lead e, com isso, aumenta as chances de suas ações serem bem sucedidas.
4. Não se esqueça dos seus atuais consumidores!
Apesar de já termos falado aqui que ao automatizar marketing é possível conquistar 2 vezes mais leads, a verdade é que a plataforma também ajuda na hora de manter os atuais clientes.
Isso porque dá mesma forma que você envia um email a fim de conquistar um possível cliente, também dá para enviar para quem já comprou na sua empresa.
Por isso, aposte no envio de cupons, ofertas imperdíveis e também pesquisa de satisfação.
Assim você cerca esse consumidor de todas as formas a fim de garantir que ele tenha uma boa experiência e volte a comprar na sua empresa.
5. Revise o material!
Aqui a dica é bem simples: sempre revise o conteúdo que a ferramenta está disparando.
Isso porque o que funciona hoje, pode não funcionar amanhã, então é preciso estar atento para a execução das melhores práticas.
Uma forma de se verificar isso é realizando teste A/B com frequência! E ele é bem simples de se fazer, viu.
Basta criar duas peças praticamente iguais, com apenas um detalhe o qual queira testar. Depois é hora de enviar para um número igual de contatos.
Aquela que obter os melhores resultados é a mais eficaz e que deve ser tornada padrão.
6. Mantenha a ferramenta organizada
Hoje você pode ter um número pequeno de funcionários usando a ferramenta, mas depois de um tempo novas pessoas também podem estar acessando-a.
Por isso é importante criar um método para organizar o acesso a ela, bem como nomenclaturas para facilitar a comunicação e evitar erros bobos.
Assim todos os colaboradores ficam na mesma página e conseguem trabalhar da melhor forma possível.
Bônus: como o conteúdo pode potencializar sua automação de marketing
Até agora você viu como escolher a melhor ferramenta e como deve proceder para garantir o sucesso da sua automação de marketing.
Mas ainda é preciso conhecer o último pilar do processo para automatizar marketing, que é a produção de um conteúdo de qualidade.
Já falamos sobre isso brevemente nos tópicos anteriores, mas não custa lembrar: não adianta ter uma ferramenta que dispara mil emails por minuto e se integra a todas redes sociais se o que ela entrega não atrai o público.
Por isso, invista na criação de um material rico, com informações relevantes e personalizado! O leitor precisa sentir que o conteúdo foi pensado especialmente para ele e não feito por um robô.
Assim ele sentirá interesse em saber mais sobre a sua empresa e o seu produto, aumentando as chances de fechar negócio com você.
Aliás, se quiser saber mais sobre essa prática, confira o material sobre o que é marketing de conteúdo.
Aprendeu a automatizar marketing? Então é hora de pôr a mão na massa!
Bom, nessa publicação você viu que automatizar marketing é uma das soluções para quem deseja atuar em larga escala de forma assertiva.
Para isso, primeiro é preciso escolher a ferramenta com melhor custo-benefício e aplicar as nossas 6 dicas para implementar o processo de forma segura e correta.
Assim você vai atingir uma grande quantidade de pessoas com um material rico e personalizado a fim de fisgar o coração desses possíveis clientes.
Entretanto, dentro do Marketing Digital existe uma série de metodologias as quais podem te ajudar a escolher a melhor estratégia para conseguir conquistar resultados cada vez melhores.
Uma delas é o Inbound Marketing, cujo princípio é educar o consumidor por meio de conteúdos relevantes e dar a ele todo poder na hora de decidir o que comprar.
Se você quiser saber mais sobre o assunto e aproveitar ainda mais as vantagens de automatizar marketing, confira o conteúdo.