Entenda de uma vez por todas a diferença entre Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo
Por: Ideal Marketing
Publicado: 14 de agosto de 2018 | Atualizado: 27 de fevereiro de 2023.
Entender as diferenças entre Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo é fundamental para criar estratégias mais assertivas. Esclareça agora todas as suas dúvidas e esteja preparado para mudar o futuro da sua empresa.
Com a consolidação do Marketing Digital no mercado, passou a se falar muito de dois conceitos: o Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo.
O primeiro deles, também chamado de Marketing de Atração, é uma metodologia na qual consiste em educar o possível cliente a fim de que ele contate a sua empresa por livre e espontânea vontade.
Ela tem total coerência com o atual comportamento do consumidor, o qual consiste em pesquisar tudo sobre o seu problema e as melhores opções para saná-lo.
Por isso é importante investir na produção de um conteúdo rico em dados para satisfazer essa necessidade por informações do seu possível cliente.
Dessa forma esse mercado consumidor encara a sua empresa como referência e confia nela para ser a solução ideal para seu problema.
Tanto é que de acordo com uma pesquisa pela iMedia Connection, 60% dos consumidores passaram a ter uma imagem positiva da marca após acessarem seu conteúdo.
É justamente nesse cenário que entra o Marketing de Conteúdo, que engloba tudo o que for produzido para atrair, entreter e educar o consumidor.
Por andar tão junto do Inbound Marketing, é bastante comum confundir esses dois conceitos.
Mas a partir deste conteúdo, vamos deixar qualquer dúvida no passado e entender de uma vez por todas as diferenças entre Inbound e Marketing de Conteúdo.
Vamos lá?
Qual a diferença entre Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo?
Para entender a diferença entre Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo é preciso entender que eles se complementam.
Isso porque o conceito de Inbound Marketing abrange várias técnicas para atrair e converter possíveis clientes por meio da educação do mercado consumidor.
O que queremos dizer com isso é que o Marketing de Conteúdo é um dos combustíveis utilizados para fazer a mecânica do Inbound rodar.
Entretanto, a produção de material relevante é importante dentro da metodologia, mas não a única.
Além dela, as técnicas de SEO também são necessárias para atrair visitantes e gerar leads, por exemplo.
Por isso, não podemos entender um como sinônimo do outro, e sim como metodologias complementares.
Então, podemos compreender o Marketing de Conteúdo como uma estratégia de relacionamento com o consumidor e o Inbound como uma de conversão e vendas.
Tanto é que segundo pesquisa da Martech, as empresas que usam o Inbound para prospectar clientes tem um custo por lead 3x menor se comparado com as que não utilizam essa metodologia.
Existe Inbound Marketing sem Marketing de Conteúdo?
Como concluímos anteriormente, o Marketing de Conteúdo é uma das estratégias de Inbound Marketing.
Porém, mesmo não praticando o Inbound Marketing é possível usar o de Conteúdo, pois produzir materiais para blogs e mídias sociais não está necessariamente atrelado ao Inbound.
Mas lembre-se que os resultados dessa estratégia são inferiores se comparado quando está aliado ao Marketing de Atração.
No entanto, não há Inbound Marketing sem Marketing de Conteúdo.
Isso porque como o conteúdo é o principal método utilizado para educar o mercado consumidor, não tem como desvincular o Inbound Marketing do Marketing de Conteúdo.
Por isso, em uma estratégia assertiva não existe um ou o outro, e sim ambos.
Use o Inbound e Conteúdo para melhorar os resultados da sua empresa
Nesta publicação você aprendeu que o Inbound Marketing é uma forma atrair e converter leads de forma espontânea por meio de técnicas para educar o mercado consumidor.
E uma das técnicas usadas com esse intuito é a produção de material relevante para atrair e conscientizar esse público, as quais estão dentro do Marketing de Conteúdo.
Sendo assim, concluímos que apesar de diferentes, essas duas metodologias são complementares e podem te ajudar a alcançar resultados melhores para a sua empresa.
Isso porque o conteúdo irá ajudar a melhorar a imagem da sua empresa, enquanto as estratégias de Inbound são capazes de te fazer gerar mais leads e aumentar as vendas.
Tanto é que segundo pesquisas realizadas por agências do setor, 72% das empresas tiveram um aumento na suas vendas depois que passaram a investir no Inbound Marketing.
Então, se você também quer ver esses números impactarem o seu negócio, confira o conteúdo sobre como fazer Inbound Marketing.
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