O que é marketing verde? Aprenda a aplicá-lo em seu negócio para melhorar seu reconhecimento de marca
Saber o que é marketing verde e aplicá-lo em seu negócio pode ser uma ação capaz de fazer sua marca se destacar frente a concorrência! Quer ser reconhecido positivamente diante do público e ainda conquistar promotores espontâneos da sua empresa? Vem com a gente saber tudo sobre o marketing sustentável!
A atividade de marketing por muito tempo esteve somente atrelada à ações como promoção e divulgação de produtos ou serviços.
Mas com o passar do tempo os profissionais dessa área precisaram adicionar uma visão ampliada e sustentável às suas atuações diárias.
Isso porque os consumidores se tornaram mais críticos e engajados com causas ambientais.
Isso é, aquele cliente que antes não dava tanta importância aos itens que integram determinados produtos, agora se atentam conscientemente com relação à qualidade e impacto que determinada composição pode gerar no meio ambiente.
Ou seja, a forma como as empresas produzem, divulgam e disponibilizam seus produtos ou serviços precisou assumir uma nova postura sustentável e cidadã.
O Marketing, uma das áreas diretamente envolvidas nessa reformulação, ganhou uma nova abordagem: o Marketing Verde!
Quer entender melhor sobre o que é Marketing Verde e como aplicá-lo em seu negócio?
Então dá uma olhada no que você vai encontrar por aqui:
O que é Marketing Verde e qual a sua importância para os negócios?
O Marketing Verde ou Green Marketing como também é chamado, foi criado por Kotler, o pai do Marketing. Ele definiu essa metodologia como:
“Um movimento das empresas para criarem e colocarem no mercado produtos ambientalmente responsáveis em relação ao meio ambiente”.
Mas esse conceito e atividade vão muito além de apenas disponibilizar produtos ambientalmente corretos no mercado.
Aliás, de acordo com a AMA – American Marketing Association -, o marketing verde é, também, um estudo dos aspectos positivos e negativos das atividades de Marketing em relação à poluição, esgotamento de energia e recursos não renováveis.
Ou seja, é indispensável aliar a comercialização de produtos sustentáveis a uma cultura e comunicação compatíveis com essa filosofia.
Quanto as vantagens dessa postura podemos destacar o valor e confiabilidade agregados à marca.
Isso porque em virtude da degradação ambiental dos últimos anos, a opinião pública tem se direcionado, ativamente, para questões relacionadas ao comportamento humano com a natureza.
Assim, empresas que não respeitam o planeta, não se inclinam a cuidar dos seus arredores e não valorizam o meio ambiente, são vistas negativamente por inúmeras pessoas, inclusive, por aquelas que poderiam se tornar seus clientes.
Por isso, uma reputação positiva em relação a gestão ambiental tem o poder de atrair novos consumidores além de atribuir mais valor ao posicionamento da empresa diante da sociedade.
E quando pensamos a longo prazo, saber o que é Marketing Verde e colocá-lo efetivamente em prática, futuramente, será não apenas um diferencial para as empresas, mas uma postura mais que necessária.
Pois assuntos ligados ao meio ambiente são um tema em forte ascensão e, no futuro, aqueles que não agirem sustentavelmente poderão sofrer penalidades.
Vantagens de aplicar o Green Marketing na sua empresa
Bem, conforme mencionamos algumas vezes ao longo deste conteúdo, causas ligadas à questões naturais estão ganhando cada vez mais a atenção da mídia e do público em geral.
Por isso, muitas empresas por sofrerem pressão da opinião pública e, também, por conscientização própria, passaram a adotar ações sustentáveis na composição de seus produtos ou serviços.
No entanto, infelizmente ainda não podemos dizer que a maioria das empresas, em todo o mundo, assumiram uma postura sustentável juntamente com técnicas do Marketing Verde, ou Green Marketing.
Afinal, o tema de Marketing Sustentável ainda está ganhando força e espaço.
Mas como dissemos, a pressão popular é intensa e a conscientização universal é incentivada a cada dia mais, ou seja, as empresas precisam surfar nessa nova onda se quiserem continuar sendo relevantes diante de seus públicos.
Além disso, como nem todas as empresas perceberam a necessidade de se readaptar e investir em ações de Marketing Sustentável, existe esse espaço para se destacar frente a concorrência.
Acredite, um cliente que está em dúvidas entre a sua empresa e a do concorrente, pode adotar como critério de desempate por conta do posicionamento de cada uma das empresas em relação a temas sustentáveis.
Aliás, podemos destacar essa como a principal vantagem de contar com Marketing Verde exemplos.
E as vantagens não param nas questões de imagem e reputação.
Quando você faz bem ao meio ambiente, as boas ações são convertidas em reconhecimento e, com isso, suas vendas podem até aumentar, pois clientes e não clientes se tornarão promotores espontâneos de sua marca.
Sem falar que agir respeitando o espaço natural no qual vivemos deve ser uma missão presente na vida de todo cidadão.
Como começar a promover o Marketing sustentável
Bem, agora que você já sabe o que é Marketing Verde, ou Green Marketing, e deve estar curioso para saber como aplicar essa abordagem em sua empresa, certo?
Afinal, já deve ter percebido que o Marketing Sustentável ainda não é tão popular, portanto, sua aplicação também não é tão disseminada.
Mas a verdade é que é muito simples! Veja:
Em primeiro lugar, vale a pena pensar em tornar as atividades da sua empresa ligadas ao princípio de reduzir os impactos ambientais prejudiciais e preservar o meio ambiente.
Tudo dentro da sua realidade, é claro.
Para isso, você pode substituir, por exemplo, produtos ou matérias-primas os quais agridem a natureza, por elementos que não causem danos a ela ou que prejudiquem o mínimo possível.
E se precisar de uma ajudinha pode contar com parceiros como a eureciclo, uma solução de logística reversa de embalagens, que conecta marcas de bens de consumo com recicladores, promovendo reciclagem com responsabilidade social. Através do selo eureciclo, ela também informa aos consumidores sobre as empresas ambientalmente engajadas.
Além disso, algumas iniciativas comuns para implementar nessa missão são:
- Investir e promover ações de reciclagem;
- Economizar água na produção e dependências da empresa;
- Separar e destinar o lixo de forma adequada;
- Desenvolver programas que fomentem a redução da degradação ambiental bem como colaborar com os que já existem;
- Pensar em maneiras de aumentar a durabilidade de seus produtos.
- Depois de ter adicionado essas diretrizes e ações direcionadas a cultura de produção e gestão da empresa, é hora de dar voz ao Marketing Verde!
Para isso, a dica mais valiosa aqui é: invista na produção e divulgação de um excelente conteúdo relevante!
Isso porque a nova era da tecnologia e informação envolve principalmente a produção de materiais que levem informações valiosas para as pessoas.
Ou seja, se quer transmitir seus ideais sustentáveis por meio do Marketing Verde, a melhor estratégia é com certeza a divulgação de bons conteúdos divulgando e fomentando essa mesma postura.
Aliás, para isso você pode adotar a estratégia de Inbound Marketing como sua aliada, ela ajudará você a educar seu mercado e divulgar as ações de seu negócio sem ser inconveniente.
Pelo contrário, o Inbound Marketing é a estratégia que, atrelada ao ambiente online e por meio do conteúdo, pode levar o seu negócio ao sucesso.
Se quiser entender como funciona, confira nosso conteúdo sobre Inbound Marketing!
Adicione a filosofia sustentável à sua imagem e agregue mais valor para a sua marca!
Pronto para agir com mais consciência e, de quebra, ainda ganhar pontos positivos diante da opinião pública com o Marketing Verde, o Green Marketing?
Esperamos que sim, afinal aqui você aprendeu o que é Marketing Verde e como essa metodologia, que é um dos fundamentais tipos de marketing, pode colaborar para a sua imagem empresarial.
Para isso, vimos algumas dicas do que pode ser feito para ter ações sustentáveis e como essa postura pode ser divulgada e incentivada por meio do Marketing Verde e de um conteúdo de qualidade.
Além disso, não se esqueça das vantagens conquistadas com esse singelo esforço. Pequenas atitudes podem gerar grandes impactos!
Por isso, mãos à obra! É hora de ganhar mais visibilidade com o Marketing Sustentável!