5 dicas simples para aumentar a taxa de conversão de leads no marketing digital
A taxa de conversão de leads é o indicador do desempenho de suas ações de marketing. Quando ela vai bem, seu negócio prospera. Por isso, separamos essas 5 dicas simples e poderosas capazes de aumentar a eficiência da sua estratégia de divulgação.
Quem trabalha com canais de divulgação online certamente tem uma planilha ou relatório com o número de visitantes alcançados pelas suas ações de divulgação.
Afinal de contas, atrair público é um dos objetivos mais importante do marketing digital.
No entanto, nada adianta conquistar milhares de leitores se sua estratégia de marketing não for eficiente em convertê-los em clientes efetivos.
Isso porque tráfego sozinho não gera vendas, audiência não enche caixa e sucesso não paga contas.
É exatamente aí onde entra a importância da taxa de conversão de leads. Ela é sua garantia de sucesso e oportunidade de crescimento.
Por isso, fizemos este conteúdo sobre o que é taxa de conversão de leads, como calculá-la e quais são as melhores maneiras de aumentá-la.
Interessado? Então confira nossos tópicos:
O que é e como calcular a taxa de conversão de leads?
Como você já deve saber, os leads são os potenciais clientes de seu negócio, ou seja, aquelas pessoas as quais você já captou alguma forma de contato mas ainda não realizaram a compra.
Sabendo disso, fica fácil entender que a taxa de conversão de leads é a capacidade de suas ações de marketing de transformar visitantes de suas páginas de conteúdo em leads da campanha de marketing.
Ou seja, a taxa de conversão de leads é basicamente o indicador chave do desempenho de seu conteúdo de Inbound Marketing. Afinal, a partir dela você será capaz de saber o que está dando certo e o que precisa mudar.
Para calculá-la basta dividir o número de leads conquistados pelo conteúdo ou outra ação de marketing pela audiência do mesmo e depois multiplicar o resultado por 100 – transformando assim o número em porcentagem.
Por exemplo, imagine uma landing page com a oferta de um ebook sobre marketing digital que conseguiu captar 40 leads entre 100 visitantes.
Dessa forma sua conta seria:
40/100 = 0,4 x 100 = 40%
Assim sabemos a taxa de conversão de leads dessa landing page. E olha, 40% não é nada mau!
Ao aplicar essa simples conta em todas suas ações de marketing, você será capaz de entender qual o melhor caminho a ser seguido e aquele a ser evitado.
A importância de calcular a taxa de conversão de leads
Já falamos um pouco sobre isso no tópico anterior, mas calcular a taxa de conversão de leads é tão importante que merece ser revisada.
Isso porque ela permite muito além da identificação dos resultados da campanha de marketing. Com esse cálculo é possível descobrir a eficiência de seus custos em marketing digital e planejar investimentos futuros.
Por exemplo, imagine que um anúncio realizado pelo Facebook levando a uma landing page obteve taxa de conversão de 40%. Dessa forma você poderá projetar um investimento na rede social para alcançar 1000 novos consumidores sabendo ter a capacidade de converter 400.
Ou seja, a taxa de conversão de leads permite realizar o planejamento mais detalhado do orçamento de suas campanhas de marketing.
5 dicas simples para aumentar a taxa de conversão de leads
Felizmente, até mesmo as taxas de conversão de leads mais baixas podem ser mudadas.
Isso mesmo! Até a pior das ações de marketing pode se transformar em case de sucesso quando trabalhada da forma certa.
Por isso separamos 5 dicas bastante simples capazes de aumentar a taxa de conversão de leads da sua empresa.
Confira só!
1. Use palavras-chave e otimizações de SEO
Quem trabalha com Inbound Marketing já conhece o poder de um bom conteúdo, mas nada adianta levar um bom texto a quem não está interessado no tema.
Por isso, invista no estudo de palavra-chave para produzir conteúdos com os melhores temas de interesse do seu público.
Também é importante conseguir posicionar esses conteúdos nas pesquisas dos buscadores online, afinal, o conteúdo de qualidade só será lido se for encontrado pelo público.
Dessa forma, você aumentará o tráfego de seu site trazendo o público correto para seus conteúdos, tendo assim mais poder de engajar esses visitantes.
Então, conheça mais sobre como fazer pesquisa de palavras-chave e sobre os principais fatores de rankeamento do Google. Com esse conhecimento, sua taxa de conversão de leads com certeza aumentará.
2. Abuse da criatividade nos conteúdos
Se muitas empresas investem em conteúdo, certamente a concorrência na internet será cada vez maior.
Por isso, apenas posicionar os conteúdos nas palavras-chave certas pode não ser suficiente para aumentar a taxa de conversão de leads. Pois sua concorrência possivelmente também fez o mesmo.
Então, é preciso que seu conteúdo se destaque em meio a todos os outros, sendo mais chamativo e interessante.
Para isso, abuse da criatividade em seus títulos, subtítulos, textos e imagens. Dessa forma seus conteúdos vão conquistar a atenção e despertar o interesse do visitante de manter um relacionamento.
Dessa forma, saber como escrever textos pode ser um recurso muito importante para aumentar a taxa de conversão de leads.
3. Aposte em vídeos
O vídeo é o queridinho do momento quando o assunto é marketing digital, cerca de 93% dos profissionais americanos já investem nessa estratégia.
Não é à toa, pois essa prática vai ao encontro dos hábitos dos internautas, afinal os vídeos são o principal tipo de conteúdo consumido atualmente.
Cerca de um terço do tempo gasto pelas pessoas na internet é justamente assistindo a vídeos. Só no Facebook, por exemplo, anúncios em formato de vídeo têm 43% mais compartilhamentos se comparados aos demais tipos.
Por esse motivo, se quiser aumentar a taxa de conversão de leads, aposte forte em vídeos. Insira eles nos conteúdos e opte pelos anúncios nesse formato.
Temos dicas poderosas no artigo sobre como fazer vídeo para a internet e bombar na web.
4. Invista em formulários, landing pages e pop-ups
De nada adianta investir no conteúdo engajador, planejado e posicionado se suas ferramentas de inbound para captação não forem eficientes.
Por isso é preciso investir pesado nos formulários, landing pages e pop-ups, pois para saber como aumentar a taxa de conversão de leads é necessário ter recursos de criação e trabalhar fortemente no design.
Para essa tarefa, entenda como criar textos engajadores, capazes de levar o leitor a praticar a ação desejada com ajuda da técnica chamada de copywriting.
Outro ponto importante são os recursos de design, como a teoria das cores, formas e a hierarquia visual.
Você pode conferir todas essas dicas em mais detalhes em nossos conteúdo sobre Como converter tráfego com CTA, formulário e pop-ups.
5. Realize testes A/B
Mesmo com todo o seu esforço, seu sucesso não está garantido. Afinal, entender de fato aquilo que será capaz de dar certo na hora de aumentar a taxa de conversão de leads é praticamente impossível.
Com isso em mente, lembre-se sempre como é importante fazer testes A/B, botando a prova diversas alternativas de landing pages, pop-ups, CTA’s e formulários.
Assim, você saberá quais são os elementos mais eficientes e poderá investir apenas naquele com melhor taxa de conversão de leads.
Captar, converter e vender
Neste conteúdo entendemos como a taxa de conversão de leads é uma métrica extremamente importante na determinação da eficiência de suas ações de marketing.
Afinal, com ela não é só possível determinar os pontos fortes e melhorias necessárias em sua divulgação, mas também no planejamento de estratégias futuras.
Por isso, acompanhamos 5 dicas simples porém poderosas na hora de saber como aumentar a taxa de conversão de leads de seu negócio.
Então, não se esqueça de realizar o estudo de palavras-chave, otimização de SEO, abusar da criatividade e apostar em vídeos.
Mais importante ainda, coloque força máxima na criação de suas landing pages, formulários, pop-ups e CTA’s.
Se quiser ainda mais conteúdos como esses, continue acompanhando o blog da Ideal Marketing.