Veja como usar as principais técnicas de SEO on page e estrele o primeiro lugar das pesquisas orgânicas
Técnicas de SEO on page e off page podem ser a chave do sucesso da sua marca na web. Isso porque elas têm o poder de fazer seu canal ser bem reconhecido pelos algoritmos do Google. Não perca mais tempo e entre na corrida pela busca do primeiro lugar!
Uma das grandes ambições das pequenas, médias ou grandes empresas que investem no Marketing Digital é saber como aparecer no Google no topo do ranking.
Afinal, quem é que não quer nadar nos benefícios de cliques gratuitos e da visibilidade orgânica?
Mas, como nem tudo são flores, ter um canal na internet não é garantia de que ele será posicionado na primeira página, isso porque com a enorme crescente desse meio, muitas empresas estão disputando o tão sonhado primeiro lugar do ranking.
Sendo assim, a perda de posicionamento não é algo difícil de acontecer. Por isso você deve se pegar pensando: como chegar lá em um cenário tão concorrido?
Junto dessa indagação você já deve ter ouvido falar sobre um tal de SEO on page e off page então pode ter vindo à sua mente: nunca vi, nem comi e só ouço falar.
Mas a boa notícia é chegou a hora de não só ouvir falar sobre técnicas de SEO on page e off page mas também aprender a usá-las para ver seu canal tendo chances de chegar ao topo do ranking!
Isso porque SEO – Search Engine Optimization – significa, simplesmente, o conjunto de práticas usadas na web com o fim de otimizar sites.
Para isso essas práticas se adequam às exigências dos algoritmos do Google tornando a estrutura da página compatível com os requisitos estabelecidos pelo mecanismo.
Tá vendo, não é um bicho de sete cabeças, muito pelo contrário: quando bem trabalhado o SEO se torna seu melhor amigo.
Por isso, vem com a gente aprender como usar análise de SEO on page e veja seu site subir nas posições rumo ao sucesso!
Por que é importante conhecer as melhores técnicas de SEO?
Bom, conforme dissemos acima, técnicas de SEO on page e off page têm a missão de fazer sua página na web alcançar um bom posicionamento orgânico.
Sendo assim já fica um pouco claro quais são as vantagens dessa otimização, certo?
Afinal, estar em posições privilegiadas no ranking é sinal de maior visibilidade, ou seja, seu canal tem chances de alcançar mais clientes e vender mais.
Além disso, você também consegue economizar pois ao ter visibilidade orgânica, isto é, de forma natural, elimina-se a necessidade de pagar por cliques, o famoso CPC.
De modo geral, usar com sabedoria as técnicas de SEO ajuda no alcance de seus objetivos dentro do meio digital e até fora, afinal, os resultados também podem ser vistos quando um cliente visita a sua loja porque viu o seu canal na internet.
Bom, como pudemos ver, as vantagens de saber o que é SEO on page são várias e, por isso, vamos ao próximo tópico aprender de uma vez por todas como usar essas técnicas de SEO 🙂
Conheça agora as principais técnicas de SEO on page e off page
Sim, finalmente vamos conhecer as tais técnicas de SEO on page e off page.
Antes, é interessante observar que aquelas que ocorrem dentro do seu próprio canal são conhecidas como SEO on page, já as que acontecem fora dele são entendidas como off page.
Agora sim, papel e caneta na mão pois vamos começar!
Pesquise, analise e use com muita sabedoria as palavras-chave
Uma das primeiras etapas na construção de uma página otimizada com as técnicas de seo, com certeza é a pesquisa de palavras-chave.
Isso porque palavras-chave representam os termos com maior volume de busca no Google com relação a determinados assuntos.
Ou seja, se por exemplo você comercializa copos para decoração de festas, certamente o seu público escreve no buscador algo do tipo “copos decorativos” copos para decorar festas”.
Esse conjunto de palavras que tem a função de localizar páginas específicas as quais atendam as necessidades do usuário, são as famosas palavras-chave!
Agora não fica muito difícil compreender a importância delas para o seu seo, certo? Isso porque o Google apresenta para o usuário os canais que mais possuem os termos pesquisados por ele, ou seja, se você não usar as palavras certas o seu site simplesmente não será encontrado.
A boa notícia aqui é: a busca por esse tesouro, ou seja, pelos termos certos, não é uma tarefa nada difícil, pois você pode contar com ferramentas para seo específicas para isso como o Google AdWords: Keyword Planner, por exemplo.
Com isso, depois de ter as palavras-chave com maior volume de busca, você só precisará incluí-las com olhar estratégico ao longo das suas páginas, campanhas etc. Ou seja, será necessário pesquisas contínuas, pois para cada conteúdo e material as palavras-chave podem variar.
Foco no Title, description e primeiros parágrafos
Bom, conforme vimos lá em cima, depois de ter as palavras-chave, será preciso incluí-las na sua página, mas é importante saber que em alguns campos elas são ainda mais importantes que em outros.
Por exemplo no title, description e primeiro parágrafo do seu conteúdo.
O title é o título da página exibido pelo Google, aquele que aparece assim que você realiza uma pesquisa, sabe?
Aqui é de extrema importância não só inserir a palavra-chave, mas também colocá-la logo no começo. Isso porque esse é um dos critérios de avaliação do Google no momento de ranquear.
A mesma dica vale para a description e para o início do conteúdo!
A description é aquela breve descrição exibida logo abaixo do title, a qual tem a função de informar ao usuário o que ele irá encontrar se clicar naquela página. Por exemplo:
O title é a linha em azul e a description é a terceira com o termo “copos decorativos” – palavra-chave – em destaque.
Por fim, insira a palavra-chave também nas primeiras linhas do seu conteúdo, pois na hora da avaliação os algoritmos do Google observam esse fator.
E como as imagens podem colaborar para o seu posicionamento
Hum, você achou que eram somente os elementos textuais que mereciam atenção das técnicas de seo? Não mesmo!
Isso porque quando se sabe o que é SEO você entende que todos os elementos devem ser otimizados.
Por tanto, com as imagens não seria diferente. A dica é: quando for fazer o upload das suas imagens insira também a palavra-chave na descrição delas e estas devem estar separadas por hífen.
Além disso, cuidado com o formato da imagem pois aquelas muito pesadas podem ser interpretada negativamente pelos algoritmos, por fim, ofereça um tempo de carregamento rápido.
Acredite, essas técnicas de SEO on page são criteriosamente avaliadas pelos mecanismos de busca.
Cuide da sua URL
A URL do seu canal também é um ponto chave de avaliação.
Isso porque ela é uma espécie de endereço capaz de dizer ao Google qual é a função daquela página.
Portanto, a dica aqui é: estruture uma URL objetiva e sem poluições, ou seja, evite enche-las com caracteres demais.
Além disso, outras dicas principais para considerar no momento de criar a sua são:
- Conter a palavra-chave;
- Ter no máximo um subdomínio;
- Ser curta e facilmente interpretável;
- Conter hifens para separar as palavras (o Google não lê espaços);
- Ser relacionada ao título do post.
Promova linkagens internas e conquiste as externas!
Bom, se estamos falando sobre o que é SEO on page e off page estamos falando sobre otimizar os aspectos internos (on) e externos (off) da sua página.
A parte interna já se refere a tudo isso que estamos tratando aqui e para complementar, gostaríamos de falar sobre linkagens!
Para fins de relevância da sua marca e complemento da informação é interessante fazer linkagens internas para que o leitor possa se aprofundar no tema.
Por exemplo, se você está oferecendo um material sobre personagens de animação infantil e tem no blog, também, um conteúdo especifico sobre o Nemo por que não colocar essa linkagem ao longo do conteúdo mais geral?
Além das linkagens internas darem pontos positivos para você no que se refere as técnicas de seo, elas também farão o visitante passar maior tempo na sua página.
Agora, se o assunto também é SEO off page, precisamos dizer que é interessante contar com iniciativas complementares para otimizar as suas técnicas de SEO on page.
Inclusive, os famosos backlinks são uma das principais práticas. Isso porque ele consiste na linkagem da sua página por parte de uma outra.
Por exemplo, se você vende tênis esportivos e a Nike faz uma linkagem no site dela para a sua loja e-commerce essa ação poderia fazer você saltar várias posições no ranking!
Afinal, um site de credibilidade referenciando o seu canal com certeza é uma ação muito bem avaliada pelo ranqueamento no Google.
Design responsivo
Como as técnicas de SEO envolvem todas as questões as quais têm a função de oferecer o melhor ao usuário, é importante tornar a experiência dele completa por meio de qualquer ferramenta.
Sim, os critérios de avaliação do Google também observam se o seu canal é otimizado para todos os tipos de dispositivos, como os móveis – tablets, smartphones etc – ou somente para computadores, por exemplo.
Por isso, use um design responsivo: aquele que se adequa a diversos formatos e tamanhos de tela.
Conteúdo de qualidade!
Por fim. e não menos importante, queremos falar sobre um material de qualidade.
Sim, não adiantará muita coisa usar todas as práticas acima se você não oferecer um conteúdo relevante ao leitor.
Por isso, busque construir seus temas sob perspectivas inovadoras e promova discussões interessantes.
Assim o valor e autoridade da sua marca na web serão cada vez mais reconhecidos e, com isso, suas chances de estrelar o primeiro lugar são enormes!
Já sabe o que é SEO on page e quais as melhores técnicas? Você está pronto para mirar o topo do Google!
Pronto para mirar o topo do Google? E não estamos falando de um sonho hein, mas de uma possível realidade!
Afinal aprendemos ao longo deste conteúdo a importância de conhecer as técnicas de SEO e como elas podem contribuir para a autoridade da sua marca na web.
Para isso, vimos cada uma das práticas principais como, por exemplo, cuidar muito bem das palavras-chave, das suas imagens e de partes importantes da página como o title seguido da description.
Além disso, vimos também como deve ser estruturada uma URL inteligente e como links internos e externos são valiosos, afinal, estamos falando de seo on page e off page também!
Por fim, lembre-se de unir tudo isso a um conteúdo de extrema qualidade!
Acredite, com esse conjunto de ações a sua página na web poderá ser encontrada por inúmeros possíveis clientes, pois as suas chances de estrelar o primeiro lugar serão enormes!
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