Como aparecer no Google: aprenda TUDO neste guia prático de posicionamento

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Publicado: 2 de agosto de 2018 | Atualizado: 17 de julho de 2020.

Como aparecer no Google? Descubra as técnicas capazes de colocar seu site na primeira página do maior buscador online e aumente sua geração de leads ao potencializar as vendas de seu negócio.

Parabéns! Se você chegou até aqui está no caminho certo.

Sem brincadeira, você já avançou muitos passos no entendimento do que será preciso para fazer seu negócio crescer na internet. Fez a pergunta certa ao pensar “como colocar meu site na primeira página do Google?”.

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Por esse motivo, não vamos mais te enrolar. A partir de agora você vai descobrir os segredos necessários na difícil competição pelo melhor posicionamento no Google e outros principais buscadores da internet.

Este é um guia prático e objetivo dedicado aqueles sem tempo a perder. Sem papo-furado ou historinha boba, nosso conteúdo é focado em te trazer resultados reais.

Está preparado? Então vamos lá!

E-book gratuito da Ideal Marketing sobre Marketing de Conteúdo.

Confira os tópicos que veremos por aqui:

Mil e uma vantagens em saber como aparecer no Google

Antes de aprender sobre as técnicas ensinadas neste conteúdo é fundamental aprender sobre os motivos de melhorar seu posicionamento no Google.

Claro! Se você chegou até este texto, já deve ter seus motivos.

Afinal, quem estuda esse tipo de ação de divulgação deve saber que mais de 1 trilhão de pesquisas são realizadas diariamente no Google e 93% das experiências online começam por meio de buscadores.

Dessa forma, o principal objetivo de quem busca como aparecer no Google é aumentar o tráfego de seu site.

Mas os benefícios de investir nesse tipo de esforço vão muito além de aumentar o tráfego do seu site.

Mesmo porque, assim como outros tipos de estratégias de marketing digital, as ações de posicionamento são mais baratas quando comparadas a publicidade comum em veículos de mídia tradicional.

Além disso, o Marketing Digital tem resultados mais facilmente mensuráveis. Ou seja, você pode compreender melhor o desempenho de suas campanhas e a eficiência de seus gastos, corrigir erros e retomar o caminho certo.

Essas vantagens se tornam ainda maiores quando nos atentamos às possibilidades do meio online.

Isso é, ao descobrir como aparecer no Google, suas campanhas de marketing ganham alcance global, diferente das limitações regionais de mídias como rádio, televisão ou impressos.

Por outro lado, esse tipo de ação torna possível maior segmentação de público, produzindo campanhas mais assertivas e eficientes baseadas no uso correto de palavras-chave.

Em resumo, ao saber como aparecer no Google, sua empresa estará no lugar onde seu público a procura, da maneira como ele procura, oferecendo exatamente a solução necessária.

Assim, isso resultará no aumento da geração de leads por meio do tráfego e, se todo o trabalho for executado com qualidade, como veremos mais à frente, no aumento das vendas.

Com certeza esses são ótimos motivos para entender como aparecer na primeira página do Google, não é?!

Então confira só nossos próximos tópicos!

Primeiros passos do posicionamento

Agora é hora de entender o básico, literalmente começar do começo. Para aparecer no Google é preciso ter um site.

Ok, senhor Óbvio! Isso já estava bem claro.

No entanto, o que não é tão claro para todos é que para trabalhar seu posicionamento no Google é necessário fazer do seu site indexável. Ou seja, seu site deve ser possível de ser encontrado pelos motores de buscas do Google.

Normalmente, isso acontece de forma natural. A partir do momento no qual algum link já indexado aponta em direção ao seu site, ele pode se encontrado pelo buscador.

Descobrir se essa já é a realidade do seu site é muito simples: acesse o Google e pesquise pela URL de seu site.

Caso o Google não encontre, será necessário cadastrar seu site manualmente. Essa tarefa também é bem simples, basta acessar o Search Console e cadastrar.

Depois dessa etapa, é hora de saber como melhorar posicionamento no Google. Isso porque, cerca de 75% dos usuários não passam da primeira página.

Existe mais de uma maneira de realizar essa difícil tarefa, vamos falar sobre elas agora mesmo. Acompanhe nossos próximos tópicos.

Realize um estudo de palavra-chave de qualidade

Outro ponto importante na hora de descobrir “como colocar meu site na primeira página do Google” é realizar um bom estudo de palavras-chave. Afinal, elas são os termos capazes de traduzir a maneira como o público procurará pela sua empresa e seus produtos ou serviços.

Por exemplo, se sua intenção é vender cursos de inglês pela internet, as páginas do site devem ser pensadas para serem encontradas com termos como “cursos de inglês online”, “cursos de inglês a distância”, “aprender inglês em casa” etc.

Essas palavras-chave vão ser o ponto de partida de seus anúncios ou conteúdos como veremos mais à frente aqui no texto.

Quando você é capaz de posicionar seu site nos resultados dessas palavras-chave, suas campanhas serão mais assertivas por segmentar apenas o público a procura do produto oferecido.

E a melhor parte disso é que é bastante simples descobrir quais são as melhores palavras-chave para seu negócio. É possível usar o planejador oferecido pelo próprio Google, o keyword planner.

Também existem outras plataformas e softwares de marketing capazes de realizar essa pesquisa de forma muito mais eficiente e estratégica. Aqui na Ideal Marketing, por exemplo, nós usamos nosso próprio software de inbound marketing.

Então, basta pensar em maneiras como seus futuros consumidores pesquisarão pelo seu tipo de produto ou segmento de mercado e testar dentro de algum desses planejadores.

Cada palavra terá o volume de pesquisa mensais. Quanto maior o volume, mais pessoas será possível atingir, no entanto, mais difícil será posicionar, seja por anúncio ou de forma orgânica.

Falando em anúncios e orgânicos, vamos a esses tópicos agora que você já descobriu a importância das palavras-chave em suas pesquisas de como aparecer no Google.

Crie anúncios no Google Adwords

Google Adwords é o nome da plataforma de publicidade do buscador. Basicamente, nela é possível criar anúncios exibidos nos resultados das pesquisas, os quais te ajudarão em como aparecer no Google.

Os anúncios criados por meio do Google Adwords aparecem logo na primeira página. Você mesmo já deve ter se deparado com alguns deles ao fazer pesquisas.

Nessa modalidade, descobrir como aparecer no Google se torna mais simples, porém mais caros. Isso porque, obviamente, os anúncios criados são pagos.

Esses pagamentos são como uma espécie de leilão de palavras-chave, ou seja, ao criar anúncios você dará lances nos termos os quais deseja anunciar.

Para anunciar no Google basta ir até o site, preencher os dados solicitados com um e-mail Google, ou seja, Gmail, identificar o site da empresa que deseja trabalhar e seguir a configuração guiada pelo próprio AdWords.

No entanto, não basta apenas pagar o maior valor. Existe também uma lógica de posicionamento no Google para os anúncios de Adwords, o Ad Rank.

A matemática desse rank é bem fácil de entender, Isso porque o Google atribui um Índice de Qualidade (IQ) de 1 a 10 baseado em fatores como CTR (número de cliques dividido pelo número de exibições do anúncio), relevância e qualidade da página acessada por meio do anúncio.

Porém, essa forma paga de melhorar posicionamento no Google não é a única. Existem formas gratuitas de descobrir como aparecer no Google!

Ficou interessado? Já vamos falar sobre elas.

Invista em Marketing de conteúdo

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Entender como aparecer na primeira página do Google significa entender como o buscador configura esse rank. Como vimos no Adwords, a qualidade dos conteúdos é o mais importante aos olhos do buscador.

Isso porque o Google tenta encontrar a melhor resposta para as dúvidas de seus usuários. Dessa forma, se os motores de busca entenderem que sua página é capaz de ajudar melhor os usuários, ela ficará melhor posicionada.

Por esse motivo é tão importante investir em Marketing de Conteúdo. Se o site oferece informações relevantes e de qualidade aos usuários, ele terá mais facilidade na hora de investir em como aparecer na primeira página do Google.

E nem adianta tentar usar qualquer tipo de truque. Os critérios do buscador se tornaram tão avançados atualmente reconhecendo até mesmo a intenção dos usuários ao realizar a busca.

Então, melhorar posicionamento no Google significa melhorar a qualidade do conteúdo dentro do site. Não é a toa que, segundo pesquisas, 70% das empresas no Brasil já fazem uso do marketing de conteúdo.

Com informações ricas, sua pergunta “como colocar meu site na primeira página do Google” ganha o complemento “de graça”.

Trata-se de uma abordagem a qual também prioriza a excelência dos materiais oferecidos ao possível cliente por meio do site e, além disso, usa estratégias para fazer o leitor ir navegando no seu canal e conhecendo a marca até se tornar um cliente de fato.

E tudo isso de forma natural, sem invadir o espaço dele ou ser inconveniente. Para entender como essa mágica acontece, não deixe de conferir nosso conteúdo a respeito do tema.

Aposte em SEO

O SEO, ou Search Engine Optimization, são as técnicas de otimização para mecanismos de busca. Ele com toda certeza é uma das melhores respostas a pergunta “como colocar meu site na primeira página do Google”.

Resumidamente, as técnicas de SEO fazem os motores do buscador compreenderem a tentativa de oferecer maior qualidade aos usuários e, por isso, dão pontos ao site, melhorando seu posicionamento no Google.

No entanto, existem também as técnicas consideradas de má fé. Essas são passíveis de penalização. Se esse é seu caso descubra agora o que fazer com a perda de posicionamento e veja como melhorá-lo!

Viu só? Esse é um tema bastante complexo e longo em sua teoria, mas prometemos um guia prático capaz de melhorar posicionamento no Google e te daremos exatamente isso.

Ao investir em como aparecer no Google, comece pelo esforço na navegabilidade. Afinal, como vimos, o Google busca oferecer a melhor experiência ao usuário e uma página fácil de ser usada, acessada rapidamente, capacidade responsiva em diversos tipos de mobile ganha pontos.

Outro aspecto importante é a segurança, sites seguros são essenciais para melhorar posicionamento no Google. Então, invista em certificados de segurança como o SSL.

Também é uma boa ideia ter diversas linkagens internas em seus conteúdos. Isso porque o tempo de permanência no site é outro critério para melhorar posicionamento no Google.

Afinal, o buscador entende que se um usuário gasta mais tempo no seu site, a qualidade dele deve ser maior.

Bastante coisa, não é mesmo?! Mas como sabemos dos benefícios de investir em SEO, vamos te ajudar ainda mais com esse conteúdo: as ferramentas de SEO mais eficientes do mercado.

Vamos além, existe uma técnica tão importante que separamos uma parte dedicada a ela logo abaixo.

Conheça uma das principais técnicas de SEO: o Link building

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O Link building também é uma técnica de SEO, porém tão importante a ponto de merecer um tópico próprio neste texto sobre como aparecer no Google.

Essa estratégia consiste em conseguir linkagens externas de outros sites apontado para o seu e é tão importante para melhorar posicionamento no Google que muitas empresas tem um setor dedicado somente a isso.

Isso porque o Google entende os links como votos de qualidade, logo quanto mais links maior a relevância de um site aos olhos do buscador.

No entanto, nem todo link é considerado como “voto de qualidade”. Entenda isso melhor imaginando uma recomendação de alguém o qual você não confia, provavelmente você não levará isso em conta ou pior pensará naquilo recomendado como algo negativo. É assim também para o Google.

Ele avalia o valor do link baseado em critérios como nota do domínio e idade do domínio, número de links internos e externos, posição dos links na página, texto âncora, texto em volta do link e muito mais.

Por isso, seu trabalho de link building deve ser muito bem realizado. É interessante considerar o uso de plataformas de marketing capazes de auxiliar nesse tipo de atividade.

Bastante coisa, não é mesmo? Vamos relembrar, afinal, como aparecer no Google se tornou um tema muito mais simples agora!

E-book gratuito da Ideal Marketing com 20 dicas de SEO para otimizar o seu site.

Agora você sabe como aparecer no Google no lugar certo e na hora certa

Neste conteúdo trouxemos informações capazes de responder a pergunta “como colocar meu site na primeira página do Google”. Vimos elementos importantes na hora de melhorar posicionamento no Google.

Afinal, já sabemos, mais que saber como aparecer no Google no Google, é importante saber como aparecer na primeira página do Google.

Inclusive, se seu site pode ser encontrado pelos motores de buscas e se ele já conquistou alguma posição, podemos te ajudar a fazer isso aqui: como saber a posição da meu site no google.

Depois, inicie seus esforços pesquisando as melhores palavras-chave a fim de ser encontrado pelo seus consumidores.

Com isso feito, invista na criação de conteúdo de qualidade e otimize esses textos com SEO. Vá além e aumente a autoridade do seu site com link building.

Agora você está pronto e sabe como aparecer no Google!

Por hoje é só! Encontre mais conteúdos como esse aqui no blog da Ideal Marketing.

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