Como escrever email marketing com técnicas de copywriting? Converta mais por convencer bem!

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Publicado: 19 de julho de 2018 | Atualizado: 5 de julho de 2019.

Já pensou em como escrever email marketing com poder de gerar resultados grandiosos? É hora de conhecer o poder do copywriting para email marketing e convencer seus possíveis clientes ao usar as melhores técnicas de escrita e persuasão.

A arte da persuasão é uma técnica infalível quando assunto é vender mais e conquistar novos clientes, mas a tarefa não é tão fácil quanto pode parecer.

Isso porque se já era difícil convencer pessoas antigamente quando a concorrência não era tão grande, imagine agora com o mercado cada vez mais desafiador e com clientes altamente críticos.

Diante dessa realidade as empresas precisam adaptar suas estratégias a fim de tornar sua comunicação mais persuasiva e direcionada.

O ponto positivo é: com o passar do tempo não foi só o mercado que expandiu, mas as técnicas de relacionamento e vendas também!

E uma delas é o copywriting. Aliás, você sabe o que é copywriting para email marketing?

Não? Acredite, você pode estar perdendo a chance de converter mais por convencer bem!

Mas a boa noticia é que este conteúdo vai te ensinar tudo sobre essa tática de persuasão e, assim, poderemos aprender juntos como escrever email marketing matador!

Vamos lá escrever email?

Por que é importante saber como escrever email marketing usando técnicas de copywriting?

Saiba por que é importante saber como escrever email marketing

Bem, conforme vimos lá no começo, atualmente o mercado está aquecido e os consumidores cada vez mais críticos. Por isso, as publicidades de antigamente já não geram os mesmos resultados.

O copywriting para email marketing veio para dar aquela mãozinha extra aos empreendedores que precisam continuar convencendo seus clientes e atraindo novos.

Mas o que é copywriting para email marketing?

A Copywriting é uma técnica de produção de textos a partir da escolha estratégica de palavras com o fim de levar o leitor a realizar determinada ação.

Sendo assim, o conceito de copywriting se baseia na ideia de que a mente de todas as pessoas age de maneira similar e possui os mesmos gatilhos mentais que só estão aguardando para serem acionados.

Ou seja, se o assunto é se comunicar com clientes por meio de emails marketing, o uso de copywriting deve ser um ponto crucial do seu plano.

Afinal, quando você tem conhecimentos e sabe como escrever email marketing usando as palavras certas as suas chances de conversão se tornam maiores.

Isso porque o email é um canal excelente para se relacionar com clientes, mas a mensagem precisa dizer ao que veio e convencer dentro de um espaço curto, ou seja, não dá para desperdiçar tempo nem palavras!

Dessa maneira, ao saber como escrever email marketing com copywriting você está aproveitando ao máximo o espaço disponível, tem mais chances de prender a atenção do leitor e ainda o direciona, naturalmente, a realização de uma ação!

Excelente não é mesmo? Então vem com a gente aprender de uma vez por todas como escrever email marketing mais convincente que promoção da Black friday!

O primeiro passo a ser dado: Conheça o perfil do seu público!

Conheça o primeiro passo a ser dado na arte de como escrever email marketing

Antes de darmos algumas dicas sobre como usar o copywriting para email marketing o primeiro passo é:

Trace, observe e analise o perfil do seu público!

Isso porque você já deve imaginar que uma boa estratégia envolve o conhecimento profundo sobre aqueles para quem ela se destina. Afinal, como determinar seus objetivos e planos se você não souber o que os seus possíveis consumidores esperam de você?

A mesma premissa funciona aqui. Então, antes de pensarmos no copywriting para email marketing detalhe os principais pontos de diálogo, como linguagem e estrutura, os quais se adequam ao perfil do seu público.

Para isso considere a idade dele, profissão, localização e até mesmo como alimentam suas redes sociais.

Com esses dados você com certeza terá base suficiente para pôr em prática as dicas a seguir!

Veja dicas e aprenda como escrever email marketing com um bom copywriting

E-book Ideal Marketing para atrair clientes e aumentar o faturamento da empresa

Sim, finalmente chegamos na parte tão esperada.

Então lápis e papel na mão, pois vamos começar!

1. Invista em um assunto atraente, curioso e engajador

O assunto do seu email é a porta de entrada para ele, certo? Isso quer dizer que se você tiver um assunto engajador o conteúdo será aberto, do contrário será só mais um email entre tantos na caixa de entrada do seu possível leitor.

Por isso é agora que você deve começar pensando em como escrever email marketing com uma chamada atrativa.

Para isso, uma das dicas é: busque usar verbos de ação e com capacidade de gerar curiosidade no leitor. O Objetivo é que ele se sinta curioso e atraído para descobrir o que aquele email tem a oferecer.

Aliás, conforme falamos, as técnicas de copywriting envolvem o despertar de gatilhos mentais, ou seja, desperte o gatilho de curiosidade e fomente a expectativa do cliente. Veja os exemplos seguintes:

Perceba como todos os exemplos incitam o leitor a conhecer algum assunto novo. Por isso, aproveite a dica, adeque ao segmento do seu negócio, desperte a criatividade e pense em títulos/assuntos engajadores ao escrever email!

2. Personalize o conteúdo com comunicação dirigida

No campo das Relações Públicas, comunicação dirigida é a tática de direcionar a sua comunicação a um número muito segmentado de pessoas ou até mesmo somente a uma pessoa.

Essa prática tem o objetivo de despertar o sentimento de pertencimento nas pessoas, fazendo-as se sentirem queridas além de mostrar que a empresa sabe quem elas são e não está preocupada somente com resultados, mas em atender suas expectativas e dores.

Para isso, quando se pensa em como escrever email é importante personalizar a sua escrita e deixa-la com um tom não massivo mas pessoal.

Por exemplo:

  • Prezados clientes, vejam a oferta que preparamos para vocês ou
  • Querida Luciana, veja essa oferta criada especialmente para você!

Com qual dos dois exemplos você acha que a Luciana vai se conectar mais? Com certeza com aquele que se dirige a ela.

3. Foque em um objetivo principal e seja claro

Imagine escrever email com diversas informações e ficar dando voltas, você não acha que o leitor vai se dispor a refletir sobre o que você realmente está querendo dizer, não é mesmo?

Ainda mais em um espaço tão disputado quanto o email, é preciso se destacar e dizer logo ao que veio.

Por isso, depois de ter criado um assunto cativante e ter dirigido a sua comunicação, estruture todo o material evidenciando o que você espera do leitor e como ele pode chegar nesse ponto.

Por exemplo, se o objetivo é oferecer um produto o qual acabou de ser lançado e levar o cliente a compra-lo, comece a escrever email destacando o lançamento do produto, depois pontue seus benefícios e diferencias de forma clara e, por fim, você pode apresentar valores e condições de desconto.

Viu? Nada de ficar dando voltas e falando de serviços paralelos se o seu objetivo for somente a venda daquele produto.

Dessa maneira o leitor identificará de cara o motivo do envio daquele email e poderá interagir com o seu objetivo e proposta.

4. Crie senso de urgência

O senso de urgência é outro dos gatilhos mentais despertados quando se sabe como escrever email com copywriting para email marketing.

Você com certeza já deve ter visto os anúncios das promoções da black friday, certo? Não é à toa que os valores reduzidos duram por poucas horas e que isso é extremamente explicitado em todas as campanhas.

Isso porque quando os clientes sabem que só terão tal condição naquele dia especifico e que os produtos podem acabar a qualquer momento, o resultado é o que vemos nas televisões: pessoas acordando cedo e fazendo fila nas portas de lojas antes mesmo delas iniciarem seu expediente.

Por isso, se quiser uma procura semelhante comece escrever email criando senso de urgência. Você pode mencionar, por exemplo, de forma destacada, quantas pessoas já adquiriram aquele produto e quantos ainda restam em estoque

5. Trabalhe um bom CTA

O bom e velho botão de “compre agora” é com certeza o gran finale quando se sabe como escrever email marketing gerador de resultados!

Isso porque não adianta seguir todos os passos acima se o leitor não tiver um meio que o leve a compra, certo?

Por isso o call to action, aquele botãozinho estratégico que direciona o leitor a realização de uma ação, precisa ser muito bem trabalhado.

Pois não adianta saber como escrever email se ele não for capaz de converter.

Então adicione o seu CTA em um campo de destaque na descrição do email, e não se esqueça de deixa-lo com uma cor que salte aos olhos do leitor.

Já é um craque na jogada de persuadir com as palavras certas? Converta mais por convencer bem!

Venda mais por saber como escrever email marketing

Agora você já está preparado para ver seus emails trazerem os retornos sonhados!

Afinal, agora que aprendemos como escrever email marketing seguindo as táticas de um bom copywriting os seus leitores ficarão de olhos grudados em você.

Para isso vimos que o primeiro passo é conhecer e analisar minuciosamente o perfil das pessoas as quais você quer impactar e, depois disso, pode-se começar a escrever email.

Aliás, ao pensar em um modelo de e-mail marketing vimos a importância de começar por um titulo/assunto com capacidade de gerar curiosidade, depois disso é preciso dirigir a mensagem ao leitor de forma personalizada.

Por fim descobrimos como é importante ser claro e sucinto trabalhando em cima de um objetivo claro e, além disso, sempre buscando despertar os gatilhos mentais dos leitores ao gerar senso de urgência, por exemplo.

Por isso, agora não há mais desculpas! Converta mais por convencer bem.

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