Simon Sinek, o criador do círculo dourado, ensina qual o segredo do sucesso em vendas para grandes líderes

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Publicado: 11 de julho de 2018 | Atualizado: 10 de julho de 2019.

Simon Sinek é um exemplo de motivação e inovação na forma de enxergar um negócio. Ele desenvolveu o golden circle, uma técnica a qual pode ajudar a sua equipe a vender mais e ter sucesso em qualquer setor de sua vida.

Pense agora em grandes exemplos de liderança e inovação? Abílio Diniz, Jorge Paulo Lemann, Martin Luther King, Charlie Chaplin, Walt Disney, Gandhi, Steve Jobs?

Sabe qual característica todos esses grandes nomes têm em comum?

Eles vão além de mandar e comandar pessoas, algo neles, em tudo que dizem e fazem, inspira a todos.

Isso faz as pessoas compartilharem o mesmo sonho, a mesma crença.

Mas o que isso tem a ver com Simon Sinek, o círculo dourado e toda a teoria desenvolvida por ele?

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Nós iremos responder a essa e outras perguntas, aqui e agora!

Dê uma olhada nos tópicos deste conteúdo:

Quem é Simon Sinek?

simon sinek

Simon Sinek é um inglês quase andarilho, nasceu em Wimbledon na Inglaterra, mas viveu também em Hong Kong e nos Estados Unidos.

Estudou Direito nos Estados Unidos e começou sua carreira em agências de publicidade de Nova York.

Atualmente, Simon Sinek é um escritor, palestrante motivacional e consultor de marketing mundialmente conhecido.

Sua palestra mais conhecida fez parte do TED talks, How great leaders inspire action ou, em português, Como grandes líderes inspiram ação.

Essa fala foi filmada em setembro de 2009, é a terceira apresentação mais popular da TED e está disponível em 42 idiomas.

Além disso, Simon Sinek apresenta sua galinha dos ovos de ouro nesse discurso: o círculo dourado.

Assim, o círculo dourado foi, inclusive, o tema de seu primeiro livro lançado em outubro de 2009: Por que – como grandes líderes inspiram ação.

Mas, afinal, o que é o círculo dourado e o qual a relação disso com vendas?

Fique calmo, nós explicaremos tudo isso ao decorrer dos próximos tópicos começando do começo: a definição de círculo dourado.

O que é círculo dourado?

simon sinek circulo dourado

Como dissemos no tópico anterior, Simon Sinek apresentou o conceito de círculo dourado pela primeira vez em sua palestra mais notória.

O termo original em inglês é golden circle, sendo possível a tradução para o português como círculo dourado ou círculo de ouro.

Em sua palestra sobre como os grandes líderes inspiram ação, Simon Sinek mostra como o círculo dourado é o segredo do sucesso.

Por isso, podemos explicar de maneira simplificada o que círculo dourado de Simon Sinek pode dizer sobre liderança.

Na fala, ele identifica um padrão no modo de comunicar utilizado por grandes líderes e corporações.

A partir disso, Simon Sinek concebeu um diagrama, o qual nomeou como círculo dourado.

Esse círculo dourado é dividido em três camadas, uma mais central, uma intermediária e uma nas extremidades, formando um tipo de alvo.

A camada central do círculo de ouro é “why” (por quê), a intermediária é o “how” (como) e a mais periférica é “what” (o quê).
Isso é, para obter sucesso é preciso ir além da primeira camada, ou seja, é preciso saber além do quê fazer.

Como Simon Sinek apresenta em seu discurso, todas empresas sabem o que fazem, algumas entendem como, mas poucas sabem por quê.

Quando exploramos mais a dentro do círculo dourado, é possível entender qual o segredo do sucesso de empresas como a Apple e líderes como Martin Luther King.

Afinal, quando as pessoas conseguem entender as razões de suas funções e o valor de sua colaboração, a motivação e desempenho se tornam maiores.

Por isso, vamos entender como aplicar esse conceito nas vendas de sua empresa e conquistar melhores resultados.

Como aplicar o círculo dourado nas vendas?

Antes de começarmos, precisamos pensar sobre a diferença entre os anúncios de Outbound Marketing e aqueles de estratégia Inbound Marketing.

Isso porque a aplicação do círculo dourado nas venda está ligada a essas estratégias.

De forma bastante simplificada, o Inbound tenta atrair por meio de conteúdos relevantes, enquanto o Outbound aborda de forma mais agressiva e às vezes incômoda, pelo excesso de exposição da marca.

Então, pensando nos termos de Sinek, o Inbound Marketing está mais focado em por quê, já o Outbound Marketing tem toda sua atenção voltada no “o quê”.

Para podermos entender melhor vamos analisar um exemplo prático:

Casas Bahia X Apple

Nossa análise será baseada na descrição dos sites de duas grandes empresas: a Casas Bahia, um exemplo de outbound no Brasil, e a Apple, sinônimo de liderança e sucesso ao redor do mundo.

Ao buscarmos “Apple Brasil” no Google, encontramos esse resultado:

Apple

Veja, a descrição do site tem um enfoque menor em “o quê”, e maior no “por quê”. Isto é, a motivação da empresa em fazer o que faz: a inovação.

Já no outro caso, se colocamos Casas Bahia no Google encontramos o seguinte anúncio:

casas bahia

Aqui, o foco está em “o quê” com informações do tipo formas de pagamentos, vantagens em realizar uma compra.

É disso que se trata o círculo dourado de Simon Simek!

Em vez de pensar e transmitir uma ideia de fora para dentro, isto é: “o quê” > “como” > “por quê”, as empresas de sucesso vão de dentro para fora: “por quê” > “como” > “o quê”.

Dessa forma, a ideia sobre a motivação da Apple transmitida ao público é a de inovação nas experiências de seus usuários, já a da Casas Bahia pode se reduzir a vender mais.

Isso mostra uma das razões pelas quais pessoas enfrentam filas enormes para adquirir um produto cujo valor aproximado é de 7.000 reais!

Elas não estão interessadas apenas no produto, mas também no conceito agregado ao novo produto: a inovação, a novidade, estar à frente dos demais…

Sendo assim, a motivação das pessoas de comprar um produto como esses se dá pelo fato de a Apple vender uma ideia, um conceito, um estilo de vida. É a camada central do ciclo dourado.

Ter um produto Apple no momento de seu lançamento desperta e atinge um sentimento dentro dos consumidores, coisa que poucas empresas conseguem fazer.

Com isso, podemos entender como a empresa da maçã pode inspirar o seu público a levar um estilo de vida, enquanto outras conseguem apenas vender algo por meio da exposição repetitiva.

Contudo, existem ainda mais benefícios diretos causados por esse tipo de abordagem nas vendas.

Quais os benefícios de utilizar o golden circle na sua abordagem de vendas?

Como vimos anteriormente o círculo dourado de Simon Sinek tem como objetivo inverter o caminho tradicional da apresentação de um conceito, de uma ideia ou de um produto.

Dessa forma, uma empresa cujo o objetivo seja vender mais deve primeiro estabelecer a sua motivação.

Ela é a chave para atrair clientes e inspirá-los a agir, assim como o título da palestra do TED talks e o livro de Simon Sinek sugerem.

Mas quais são os benefícios de vender um conceito e não um produto?

O primeiro deles é a preocupação em atrair um cliente que compartilhe os mesmos ideais de sua empresa, isso demonstra quão a empresa está empenhada em preparar uma experiência exclusiva para seu verdadeiro consumidor.

Afinal, por meio do círculo de ouro a empresa coloca ênfase numa experiência sentimental com o produto ou serviço.

Dessa forma, a empresa cria uma maior chance de fidelização de clientes, pois o público não está buscando mais um produto e sim um conceito, um envolvimento sentimental.

Além disso, você cria o famoso rapport entre o consumidor e a marca, isto é, um vínculo de empatia.

Mas essa empatia vem de fora para dentro, ou seja, são os clientes que veem na marca algo com que se identificam e isso só é possível quando se começa pelo “por quê”.

Outro fator importante ao usar o golden circle é a oportunidade de aumentar o valor de sua marca.

Isso porque, muitas marcas podem conseguir vender um telefone celular moderno e útil, porém vender o conceito de inovação é algo que só a Apple se mostrou capaz.

Por isso, seus aparelhos possuem um valor comercial muito acima da média! É o valor agregado da ideia.

Enquanto um dos aparelhos mais modernos da Samsung, concorrente direta, custa em média 3500 reais, o Iphone X é quase duas vezes o valor.

Dessa forma, encontrar a motivação da sua empresa e atrair os clientes por meio da identificação e inspiração com a marca pode gerar resultados que vão além do aumento das vendas!

E aí, já sabe qual é sua motivação?

Então, que tal compartilhá-la?

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Inspire pessoas e aumente agora mesmo as suas vendas com o círculo dourado de Simon Sinek!

Ao longo desse conteúdo, apresentamos a você quem é Simon Sinek, o gênio por trás do círculo de ouro.

Também mostramos a você a definição do conceito de golden circle e como aplicar o círculo de ouro na sua abordagem de vendas.

Além disso, explicamos quais os benefícios de usar o círculo de ouro de Simon Sinek com o objetivo de aumentar as vendas.

Agora chegou sua vez, de inspirar as pessoas e aumentar as suas vendas utilizando o círculo de ouro de Simon Sinek!

Defina suas motivações, entenda a razão que faz você se levantar da cama todo dia e transmita aos seus clientes.

Tendo isso em mente e aplicando esse conceito em todas as esferas de sua vida, você não terá sucesso apenas na vida profissional como também na pessoal.

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