Quem não é visto não é lembrado: invista nas hashtags mais usadas e conquiste uma boa visibilidade nas redes sociais!

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Publicado: 21 de junho de 2018 | Atualizado: 12 de novembro de 2019.

As hashtags mais usadas são essenciais para quem quer viralizar conteúdos na internet! Sua empresa já conhece as melhores táticas para bombar nas redes sociais? Não?! Então não se preocupe! Agora você terá todas as dicas para viralizar mais do que se estivesse aparecendo na Rede Globo!

Quem nunca leu nas redes sociais a expressão #partiu ou ouviu alguém dizer que determinado produto é #top?

Podemos perceber que expressões assim estão na boca do povo a todo momento.

Por isso, pode ser interessante conhecer melhor sobre as hashtags mais usadas, como descobrir sua origem e o poder de alcance que elas têm nas redes sociais.

Assim sabendo mais detalhadamente sobre elas você poderá, por exemplo, pensar em estratégias direcionadas a fim de usá-las com sabedoria para bombar a sua marca nas redes sociais.

Afinal, saber usar com objetividade e tática as hashtags mais famosas é possível conseguir uma visibilidade incrível para produtos novos, por exemplo, e se tornar muito relevante na rede.

Então, se você quer ajuda para saber como ser #top nas redes sociais vem com a gente e confira as dicas que preparamos para a sua empresa #crescereaparecer!

O que são hashtags?

Saiba o que são hashtags mais usadas

Hashtag é uma palavra-chave antecedida pela cerquilha (#), ou seja, o uso desse formato – cerquilha + palavra(as) – dão origem as famosas hashtags.

Com isso, elas são utilizadas para contextualizar um tema dentro de uma palavra ou conjunto de palavras específicas que traduzam o assunto em questão.

Para isso, toda hashtag criada acaba sendo transformada em um hiperlink capaz de reunir e sincronizar todos os conteúdos marcados com a mesma tag.

Dessa forma, todo assunto conectado com uma mesma hashtag estará relacionado.

Além disso, algumas hashtags se tornam famosas por conta do nível de apropriação e uso que fazem dela.

Por isso, queremos te dar algumas dicas e exemplos de como investir nas hashtags mais usadas para ter uma imagem muito boa nas redes sociais!

#vamoscomeçar?!

Redes sociais: as hashtags mais usadas em cada rede social

Saiba quais são as hashtags mais usadas em cada rede social

Bom, já vimos até aqui o que significa hashtag e sabemos que elas organizam conteúdos em torno de um mesmo tema, certo?

Então agora é importante saber o uso adequado delas em cada rede social, pois, sim, existem diferenças de uso em cada uma delas!

Isso porque cada uma das principais redes sociais – Facebook, Instagram e Twitter – possuem estrutura e forma de interações diferentes, logo, é preciso saber as hashtags mais adequadas para cada uma.

Vamos começar a entender essas diferenças?

Então #partiu para o próximo tópico!

Como usar hashtags no Twitter

Bem, as hashtags se popularizaram por meio do Twitter, pois ele é um dos canais mais propensos ao uso delas.

Isso porque a maioria das postagens no Twitter possuem pelo menos uma hashtag e o ideal é não ultrapassar esse número ou até duas, pois os caracteres no Twitter são bem limitados – apenas 280.

Ou seja, você precisa ter uma postagem bem objetiva e usar as hashtags estratégicas para a sua empresa, como as hashtags mais populares, por exemplo.

Para isso, é interessante saber que o Twitter possui um sistema de busca no qual você consegue pesquisar pelas hashtags com maior engajamento, ajudando a buscar pela hashtag mais usadas para ganhar curtidas.

Ou seja, é recomendável pesquisar as melhores hashtags e escolher a mais adequada para fazer ligação com conteúdos da sua marca de forma bem direta.

Dentro disso, outro recurso bacana é fazer uso do Trending Topics – sistema de rankeamento que organiza as hashtags mais usadas em relação a tendências ou temas do momento.

Por isso, os trending topics são organizados por localidade, separando as tendências de cada região.

E preste atenção nessa informação, pois é por aí que começa a mágica de aproveitar as hashtags mais usadas para bombar no Twitter!

Isso porque, assim como no Facebook, mas ao contrário do Instagram, as hashtags mais usadas no Twitter são baseadas principalmente nas tendências e assuntos em alta no momento.

Assim, para fazer bom uso delas o primeiro passo é consultar o Trending Topics, ver quais hashtags estão em evidência e criar conteúdos da sua marca capazes de se relacionar com elas.

Vamos aprender com exemplos?

Vejamos: você tem uma empresa com várias franquias de lojas de roupas e está se aproximando o período da copa.

Certamente nas suas pesquisas no Trending Topics você verá algumas hashtags mais usadas como: #CopadoMundo2018 #BRA #WorldCup

Mas como eu posso me apropriar dessas tags?

Bem, de acordo com o exemplo dado da loja de roupas, você pode publicar a imagem de alguma peça com pelo menos uma das cores do Brasil e escrever uma legenda relacionada a Copa como:

“Nessa copa do mundo vamos nos vestir com as cores do Brasil! #CopadoMundo2018 #BRA #WorldCup”

E pode acreditar viu, com essa simples e rápida tática a sua postagem será vista por inúmeras pessoas!

Isso porque ela pode chegar tanto aos consumidores que já conhecem a sua marca quanto aos novos, o que pode despertar o interesse deles em conhecer as suas lojas!

E tudo isso pelo simples uso de algumas hashtags famosas, legal né?

Então #bora aprender como usar as hashtags mais usadas no Facebook!

Como usar hashtags no Facebook

No Facebook as hashtags não são tão presentes quanto no Twitter, embora as tags usadas na sua publicação também possam ser facilmente viralizadas.

Por isso, é possível usá-las quantas vezes você quiser, mas vale a mesma dica do tópico anterior: seja objetivo e não polua a publicação com muitas hashtags.

Pois um post no Facebook com muitas hashtags pode ser visualmente “chato” e afastar a atenção das pessoas.

Mas o ponto positivo é que você pode usá-las em publicações particulares, comentários ou em outras páginas e perfis.

Ou seja, se você criar uma hashtag própria para a marca, é importante usá-la não só nos seus posts, mas em outros espaços também.

Com isso, a hashtag tem maiores chances de bombar em visualização, então lembre-se sempre de manter um perfil público!

Além disso, no Facebook quando o usuário clica em uma hashtag ele é redirecionado para um campo no qual estão todas as postagens e comentários em torno daquela hashtag.

Sendo assim, se você pesquisar por uma hashtag e ver que o seu concorrente também está usando por que não usá-la também?

Ou melhor ainda: crie uma semelhante, porém mais criativa!

Quer um exemplo para entender melhor como se apropriar das hashtags mais famosas no Facebook?

Vejamos: se ponha no lugar de um dono de uma loja de cosméticos e o mês de fevereiro está próximo, ou seja, está chegando o carnaval!

Então, ao fazer a pesquisa das hashtags mais usadas, certamente você encontrará algumas como: #carnaval #carnavalbrasil #lookcarnaval #rainha #samba #fantasias etc.

A partir disso você pode apostar em uma publicação com um vídeo ensinando a fazer maquiagem usando glitter e purpurina – adereços muito usados nessa época.

E claro: na sua publicação acrescente hashtags como as mencionadas acima: #carnavalbrasil #lookcarnaval, porém lembre-se da dica: o ideal é não usar muitas. Tenha bom senso 🙂

Mas e se eu precisar usar hashtags mais famosas e não estiver em momentos de Copa, Carnaval ou outras datas específicas?

Bem, você precisará ser criativo e ter bons insights!

Depois de ter as pesquisas feitas e saber as hashtags mais usadas, pense com calma e entusiasmo uma forma de relacioná-las com o segmento da sua empresa.

Uma dica nesse caso é se apropriar de tags relacionadas a filmes em alta, seriados, músicas etc, as quais terão muitas visualizações naquele momento.

E aí, gostou das dicas? Então vamos aprender como investir nas hashtags mais usadas para ganhar curtidas e visibilidade no Instagram!

#sóvamos?!

Como usar hashtag no Instagram

No Instagram, assim como nas redes sociais mencionadas anteriormente, é importante ter um perfil público, assim você garante um maior número de acessos e compartilhamentos.

Outro ponto interessante do Instagram a ser destacado é: quando você coloca o símbolo do jogo da velha (#), automaticamente ele sugere possíveis tags baseado nas hashtags mais populares e mais usadas do momento.

Além disso, nessa rede, diferentemente do Twitter e Facebook, é importante usar mais de uma ou duas hashtags, pois aqui você tem maior liberdade!

E essa tal liberdade só é possível porque no Instagram as tags usadas podem ser mais genéricas.

Ou seja, se você vai lançar ou aperfeiçoar uma marca de perfumes, pode usar hashtags as quais se relacionem com o tema “perfume” no geral.

Para isso, assim como nas redes sociais já mencionadas, é importante fazer pesquisas antes de definir as tags e saber quais tem maior popularidade e abrangência.

Entretanto, embora o Instagram permita uma liberdade maior com o uso das tags, é importante mesclar com sabedoria e tática hashtags genéricas e hashtags mais relevantes ao seu tema.

Para isso, tente escolher as que mais fazem sentido com o seu tema e na escolha das genéricas, opte por aquelas que estiverem em alta no momento.

Ficou em dúvida? Considere uma loja a qual vende cupcakes.

Nesse caso, é legal usar o Instagram, pois nessa rede você não precisa usar somente tags do momento, como no Twitter e Facebook.

Isso porque a todo momento as tags são bem vindas, então você pode postar a foto de um delicioso e atraente cupcake e escrever a seguinte legenda:

“Quer deixar o seu dia mais #doce e recheado de alegria? #experimente esse Cupcake!!” #cakestagram #fantastic #instagood #food #lovefood #cupcakes

Tá vendo como foi possível usar hashtags famosas abrangentes e também pertinentes ao tema?!

Então agora vamos ver algumas dicas interessantes para se destacar no meio da multidão das redes sociais!

#bora!

Como contar com a ajuda das hashtags mais usadas para promover a sua empresa

Saiba como promover a imagem do seu negócio com as hashtags mais usadas

Bem, agora que já nos aprofundamos no uso das hashtags famosas, vamos entender um pouco mais sobre como fazer bom uso delas para ter uma marca capaz de viralizar conteúdos na internet.

Isso porque o uso estratégico das hashtags mais usadas aliado a outras boas práticas de divulgação pode te ajudar a se sobressair nas redes sociais.

Por isso, recomendamos táticas como incentivar seus seguidores a comentar a publicação usando determinada hashtag famosa, assim o post se torna interativo e vai ganhando cada vez mais visibilidade.

E para incentivá-los você pode investir em programas de premiações ou sorteios, por exemplo.

Assim, essa estratégia deixará a sua publicação mais dinâmica e você ainda consegue aproximar os seus seguidores e potenciais seguidores da sua marca!

Legal, né?

Mas além desses exemplos, queremos te dar outras dicas! Confira:

Certifique-se de usar as palavras certas, com poder de impacto e relação com o seu tema

Tudo começa pela escolha da palavra, pois ela pode ser a diferença entre uma hashtag que faz sucesso e outra que não consegue tanta relevância para a sua publicação.

Nesse sentido, o primeiro aspecto mais importante na hora de escolher hashtags famosas é preferir palavras fáceis de memorizar.

Se possível, opte também por palavras pequenas, pois elas agradam mais facilmente os olhos do leitor, além de serem melhor para fixação na mente.

Mas isso não é uma regra, viu? Então dependendo do conteúdo pode ser necessário usar palavras maiores ou compostas! Só lembre que nesse caso elas devem estar juntas, sem separação.

Além disso, ao usar hashtags famosas, conforme já foi indicado, tenha certeza de que elas têm conexão com o conteúdo postado.

Pois é importante que as pessoas encontrem ligação entre a palavra-chave escolhida e o conteúdo ao qual ela está relacionada.

Ou seja, não leve em consideração somente a popularidade das hashtags mais usadas e, sim, a conexão dela com o assunto e a proposta da sua empresa.

E para uma estratégia assertiva você deve pensar em maneiras criativas de relacionar o nicho da sua empresa com temas específicos!

Pois se você usar palavras que não tenham o mínimo de relação com o tema, o conteúdo e a sua estratégia terão perdido credibilidade.

Crie a sua própria hashtag!

Ainda em relação a escolha das palavras uma dica interessante é criar hashtags próprias para sua marca, produto, serviço ou até evento.

Isso pode ser sensacional para complementar estratégias de marketing digital, pois conforme vimos em um dos exemplos acima, você pode oferecer prêmios ou descontos a seguidores que compartilharem conteúdos com a sua hashtag.

Além disso, ao estabelecer esse tipo de relacionamento com seguidores oferecendo benefícios a eles, você aumenta o poder de alcance da sua hashtag nas redes sociais.

Outra vantagem de criar sua própria hashtag e conseguir compartilhamentos espontâneos é que existe uma grande chance de que esses usuários – que compartilharam a tag – se tornem clientes futuros.

Mas para que os conteúdos sejam livremente compartilhados e acessados lembre-se da dica dada no início deste artigo: tenha um perfil corporativo público!

Além disso, esse perfil deve ser constantemente alimentado, gerando comunicação de qualidade com o seu público, algo que seja muito mais que relações comerciais.

Mais um ponto a ser relembrado é: preste atenção no uso das hashtags nas diferentes redes sociais, pois cada uma delas possui estruturas e interações diferentes, aquilo que bomba no Twitter pode não ser tão efetivo no Instagram, por exemplo.

Então ao pensar na criação de novas hashtags considere a relevância e aplicação dela em cada uma das diferentes redes sociais.

Está gostando?

Então vamos para o próximo tópico conferir a última dica deste conteúdo!

Bônus: mais uma dica estratégica sobre as hashtags mais usadas!

Confira dicas para usar as hashtags mais usadas de forma assertiva

Bem, agora temos uma última indicação para que você seja capaz de se destacar no infinito e além da internet.

Aconselhamos que preste atenção não só naquilo que o Twitter, Facebook ou Instagram elegem como hashtags mais usadas.

Preste atenção também em tags que o seu público está usando ou criando, isso te aproxima deles.

Além do mais, prestar atenção em hashtags criadas por usuários te ajuda a estar sempre atualizado, pois algumas delas podem viralizar de uma hora para outra e se tornar uma das hashtags mais usadas!

Com isso, se você ficar sempre antenado, consequentemente estará à frente daqueles que não estiverem atentos às tags criadas por pessoas comuns!

Já sabe como bombar a sua empresa nas redes sociais com o uso das hashtags mais usadas? Então #partiu!

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Bem, ao longo deste artigo vimos algumas informações e dicas para aproveitar as hashtags mais usadas e, possivelmente, criar outras novas a fim de se sobressair nas redes sociais.

Além disso, você também aprendeu que é preciso se atentar às características específicas de cada rede social para fazer um uso sábio das tags.

Para isso, destacamos a importância de conhecer o seu público, usar tags adequadas ao assunto e seguir as regras de cada rede social.

Pontuamos ainda que você pode se apropriar das melhores hashtags mais famosas, mas também pode usar criatividade e ousadia para criar a sua própria tag!

Assim com uma nova hashtag, além de ter algo totalmente vinculado ao assunto da sua empresa, você terá um diferencial no meio da multidão.

Além disso, sabemos que as tags fortalecem a conexão entre empresa e usuário dentro do ambiente digital. Então use-as!

Já sabe tudo sobre as melhores hashtags mais usadas? Então comece com uma pesquisa, escolha a melhor opção, faça uma postagem #top e alavanque o seu negócio!

Comente abaixo a hashtag que é a cara da sua empresa e confira mais dicas no blog da Ideal Marketing.

#PARTIU!

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