Na corrida das vendas use a gamificação e seja o Mario Kart do mundo dos negócios

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Publicado: 22 de junho de 2018 | Atualizado: 14 de janeiro de 2020.

Você sabe o que é gamificação? Bom, a gamificação no ambiente empresarial é uma forma de conquistar um objetivo específico (aumentar as vendas) usando algo que a grande maioria das pessoas gostam: os jogos. Esse é um processo complexo, mas se for aplicado da forma certa pode aumentar o número das suas vendas de maneira impressionante!

De acordo com estudos, 70% dos esforços empresariais de transformação falham devido à falta de engajamento do público com um determinado negócio.

Vamos parar para pensar: é como se a Nintendo deixasse de produzir versões novas de Mario Kart e se contentasse apenas com o primeiro modelo criado, desapontando seus fãs.

E foi pensando nessa necessidade de chamar a atenção e de “se atualizar” que os especialistas em vendas procuraram formas de melhorar o engajamento das pessoas com uma empresa e se deu início ao conceito de o que é gamificação.

“Mas como obter um engajamento maior do público com uma empresa se não há nada de diferente para oferecer a essas pessoas?”

Como assim nada de diferente?!

Nós vivemos na era da tecnologia, cara! Então o momento certo para criar coisas diferentes é agora!

Afinal, se tem uma coisa do século XXI a qual ajuda a despertar o interesse das pessoas é oferecer uma desafio básico a elas, não é mesmo?! Afinal, as pessoas sempre se apegam à uma competição, mas de forma saudável, claro!

Ficou curioso para saber o que pode ser tão inovador a ponto de melhorar a percepção das pessoas sobre a sua empresa?

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Tranquilo! Nós preparamos um conteúdo especialmente dedicado a uma técnica que vai ajudar a sua empresa a se destacar dos concorrentes usando a criatividade e a curiosidade.

Dá só uma olhada, está na hora de você descobrir o que é gamificação e quais os benefícios delas para o seu negócio:

Descubra o que é Gamificação

Conheça o conceito de o que é gamificação

Você sabe o que é Gamificação, ou Gamification, em inglês?

Esse conceito se baseia em uma prática de aplicar mecanismos de jogos em diferentes áreas com o objetivo de aumentar o interesse das pessoas em um determinado assunto.

É isso mesmo que você leu: jogos!

Isso porque o objetivo de usar a gamificação é atrair, ensinar e motivar pessoas a fazer algo usando essa alternativa que agrada grande parte das pessoas.

Mas não é de qualquer tipo de jogo que estamos falando e não adianta usar essa estratégia sem ter um objetivo definido.

Afinal, o que é gamificação nas empresas? É um complemento para ajudar alguém a entender os benefícios ou o conceito de algo.

Por isso, a gamificação empresarial é muito utilizada por sites educativos, como o Nova Escola, por exemplo.

Lá você pode encontrar joguinhos educativos para ajudar crianças a entender um pouco melhor a Matemática, por exemplo.

Aprenda o que é gamificação com exemplos

“Mas, espera, eu vou ter que inventar um jogo inteiro novo para despertar o interesse das pessoas na minha empresa?”

Não necessariamente. Veja:

Como usar a gamificação para despertar o interesse do público

Agora que está ficando mais claro o que é gamificação, podemos começar a te mostrar como usá-la com o intuito de trazer resultados para o seu negócio.

Bolar um estilo de joguinho para conquistar o seu público não precisa ser algo complicado, afinal a gamificação nas empresas depende muito mais de psicologia do que de criação, de acordo com especialistas.

Isso porque a gamificação nas empresas consiste principalmente em utilizar elementos presentes nos games para promover a curiosidade e a vontade de ser melhor.

E esses elementos estão presentes na nossa vida de uma forma muito sutil e podem ser descritas como etapas de um game como o Mário Kart, por exemplo.

Nele você tem a Missão de ganhar a corrida e o Desafio de ser o mais rápido dos jogadores.

Com isso, o jogador passa a receber uma Pontuação para cada conquista, a qual o ajudará a ganhar os Prêmios da corrida e conseguir Vantagens extras no game.

Olhando por esse lado, a gamificação nas empresas torna o interesse por um determinado produto ou serviço muito mais simples e fácil de acontecer.

Afinal, os jogos despertam a interatividade com gamificação, tornando tudo mais simples de entender e conhecer.

Como o conceito de gamificação nas empresas funciona na mente das pessoas

Agora que sabe sobre o que é gamificação, consegue imaginar como ela funciona no subconsciente das pessoas?

Bom, o ser humano é movido por curiosidade e nada melhor do que um bom desafio para despertar essa característica, você não acha?

É por isso que os jogos de um conceito de gamificação nas empresas conseguem ser tão eficientes com as pessoas.

Pense com a gente:

No mundo mais de 1,2 bilhões de pessoas, ou 44% da população online, têm o costume de jogar.

Essas pessoas afirmam que a ideia de desafio que grande parte dos jogos trazem é um dos principais motivos para o uso deles, afinal, isso ajuda muito as pessoas a se distraírem.

Então, se as pessoas gostam de jogos com desafios por serem um ótimo distrativo, por que não apostar em uma estratégia a qual use exatamente esse interesse a favor da sua empresa?

Ainda mais porque a mente das pessoas pede por desafios inteligentes e criativos promovidos por uma gamificação o que é, no mínimo, interessante.

Afinal, de acordo com Gabe Zichermann, escritor e especialista em mecânica de jogos em diferentes áreas, a gamificação empresarial é 75% psicologia e 25% tecnologia.

Bom, conseguiu ver de forma mais clara o quanto a gamificação nas empresas pode fazer uma boa diferença no engajamento dos seus clientes?

“Sim, mas além de saber o que é gamificação, como ela funciona na mente das pessoas e como usá-la no meu negócio, ainda estou com uma dúvidas, quais são os benefícios palpáveis que minha empresa poderia ter ao investir em gamificação empresarial?”

Conheça os benefícios dessa estratégia

Dentro de uma empresa, seja no tratamento com os clientes internos e externos, seja no treinamento de colaboradores, por exemplo, é necessário deixar claro os interesses da empresa de uma forma mais fácil de entender.

Para isso, as empresas costumam adotar o conceito de o que é gamificação em setores internos e externos de um negócio, como treinamento de funcionários e até mesmo no pós-venda.

Um bom exemplo de uso desse tipo de metodologia é a Academia de Liderança de Deloitte, multinacional em consultoria empresarial, a qual trocou o treinamento convencional pelo conceito de gamificação.

Com isso, se antes o curso de técnicas de liderança tinha pouca quantidade de matrículas realizadas, com a mudança houve um aumento de 47% no número de usuários ativos no site do curso.

Ou seja, saber o que é gamificação e como aplicá-la de forma assertiva ajuda, além de educar seu mercado interno e externo, ajuda também a aumentar o número de vendas e fechamento de negócios da sua empresa. Sendo assim, podemos traduzir como: lucro!

Mas não para por aí, viu? Além disso, existem três pontos nos quais a gamificação pode ajudar muito:

  • Competitividade saudável: nesse caso, a sua empresa vai lidar diretamente com a natureza humana, afinal as pessoas são movidas por desafios para alcançar seus objetivos.
  • Sentimento de conquista: ao atingirem determinados objetivos na metodologia as pessoas costumam ter um sentimento de conquista.
    Isso promove uma aproximação maior com todo o engajamento despertado pelo conceito de gamificação, o que é importante para o crescimento das vendas.
  • Avaliação do desempenho: na avaliação de seus desempenhos dentro do jogo, as pessoas observam se foram bem ou mal na partida e têm a possibilidade de tentar de novo ou de avançar mais um nível.
    Então, a gamificação nas empresas é uma forma de medir os resultados e antecipar-se do concorrente oferecendo algo diferente para seu cliente.

Ou seja, a gamificação é uma porta de entrada para engajar seu cliente, mantê-lo próximo e ter a chance de aumentar seus lucros.

Bom, agora você já entendeu o que é gamificação empresarial, então é hora de saber como implementar essa tecnologia no seu negócio.

Por isso, continue na corrida, Mario, porque o pódium é logo ali na frente!

Aprenda como implementar a gamificação

Saiba como implantar o conceito de o que é gamificação no seu negócio

Existem algumas coisas as quais você precisa saber antes de iniciar a corrida em direção ao sucesso das vendas usando o conceito de gamificação nas empresas.

Isso porque para aplicar a o conceito de o que é gamificação na sua empresa você precisa avaliar os problemas relacionados a área de vendas, como:

  • Número de vendas no mês;
  • Tamanho da queda nas vendas no mês;
  • Quantidade de clientes que buscam a empresa por conta própria;
  • Número de pessoas que voltam a comprar com você;
  • Qual o engajamento dos clientes com o conteúdo do site.

E para avaliar esses dados é necessário avaliar junto a sua equipe de vendas e os resultados dos últimos meses.

Para isso, faça uma pesquisa bem detalhada nos arquivos de contratos e notas de vendas feitas pela empresa para saber exatamente a resposta para cada um dos tópicos acima.

Com esses tópicos definidos chegou a hora de avaliar outros pontos para só então definir qual tipo de gamificação deverá ser usado na sua empresa.

1. Avalie os pontos fracos

Agora que você conhece o que é gamificação nas empresas e já avaliou cada detalhe de vendas feitas nos últimos meses, provavelmente identificou os pontos fracos do processo.

Isso é importante, pois você pode nortear o jogo com aquilo que seus clientes estão sentindo falta, o que com certeza irá ajudar a sua equipe de vendas a fechar mais negócios.

2. Quais são os seus objetivos com a gamificação empresarial?

Antes de criar um jogo baseado na gamificação, o que é feito no final desse processo, você precisa definir o seu interesse por trás disso.

Por exemplo, a ideia é aumentar o engajamento dos clientes com a marca? Ser mais conhecido? Promover benefícios aos consumidores? Ou ainda vender mais?

Só depois de definir esse objetivo no conceito de gamificação nas empresas é possível direcionar os esforços da sua equipe para o mesmo fim.

Ficou confuso? Imagine então a seguinte situação:

Se você tem uma empresa e procura aumentar o engajamento dos seus clientes e assim conquistar mais vendas, usar o conceito de gamificação o que é pode ser uma excelente saída para o sucesso.

Isso porque você poderia criar um app no qual os clientes da empresa ou simpatizantes cumprem determinados objetivos conhecendo a empresa e no fim ganham descontos, bônus, vantagens dentro da sua empresa.

Dessa forma as pessoas se sentiriam levadas pela decisão de realizar uma compra e aproveitar os benefícios! Afinal quem não gosta de um descontinho, não é mesmo?

3. Faça testes de gamificação empresarial

Nenhuma novidade pode ser implementada na empresa sem passar por uma série de testes.

Por isso, cuide para que os modelos de jogos que forem criados passem por um período de adaptação e testes com os próprios funcionários da empresa.

Identifique possíveis problemas, erros e falhas a fim de garantir que o cliente não ficaria decepcionado ao usar seu joguinho e não encontrar nele o que você promete ser: desafiador.

4. Use os testes para levar em consideração o modelo do jogo

Avalie se o número de funcionários que testaram o joguinho aprovaram os textos e a opinião deles sobre a jogabilidade, a pontuação, a forma de compartilhar os ganhos etc.

Caso essas respostas sejam em sua maioria positivas é importante iniciar o processo de aplicação dessa gamificação empresarial.

Mas é importante levar em consideração as avaliações negativas feitas no teste para saber onde e o que mudar, afinal a experiência do cliente é sempre prioridade no ideal da gamificação o que é levado em consideração na hora da compra também.

Outra coisa bem interessante para incrementar o seu modelo de gamificação o que é bem fácil de entender são os elementos de conquista, como:

  • Comunicações bidirecionais;
  • Feedbacks do desempenho;
  • Regras;
  • Prêmios;
  • Selos, adesivos e distintivos de expert;
  • Títulos com privilégios aos jogadores;
  • Prêmios.

De todos esses exemplos, o prêmio é o foco para quem busca vender mais, porque nele você poderá colocar produtos em desconto, novidades e lançamentos, ofertas especiais para os melhores jogadores do game etc.

Viu só como o conceito de o que é gamificação se torna fácil de entender quando você percebe os benefícios de usar na sua empresa?

Bom, como você já entendeu o que é gamificação e como aplicá-lo no seu negócio, separamos um bônus com alguns exemplos de negócios, os quais utilizam a gamificação nas empresas e fazem o maior sucesso.

Bônus: empresas que usaram a gamificação para o sucesso!

Todo dia você se depara com algum tipo de gamificação em um site. Seja de uma multinacional ou até mesmo de uma empresa de médio porte.

Isso acontece, porque as pessoas estão atentas às tendências de fazer o cliente ter sempre a melhor experiência com a sua empresa.

Mas fique tranquilo, nem sempre as pessoas notam o que é gamificação por parte da empresa, pois se ela for bem feita, ela pode oferecer um propósito tão inteligente para o cliente que o simples fato de ter algo novo já o motiva a interagir.

É por essa facilidade de interação que as empresas apresentadas neste texto são exemplos de sucesso porque souberam aplicar muito bem a gamificação empresarial.

Youse Trips

Veja o exemplo do uso do conceito de o que é gamificação pela Caixa

O Youse Trips é um app da Youse Caixa Seguradora com a finalidade de melhorar a condução de seus clientes no trânsito do dia a dia.

O objetivo é fazer o motorista entender a importância de seguir os limites de velocidade na rua.

Para isso, cada conquista por quilômetro percorrido dentro dos limites de velocidade gera uma conquista diferente.

Com as medalhas recebidas como premiação você pode trocá-las por prêmios como vales, vouchers e descontos em diferentes produtos.

Quem diria que saber o que é gamificação empresarial poderia até ajudar no trânsito, não é mesmo?!

Blablablâmetro

Veja o exemplo do uso do que é gamificação pela TIM

A operadora TIM teve uma ótima sacada de o que é gamificação para engajar seus clientes!

O nome é meio difícil de falar, mas o jogo tem o objetivo de fazer os clientes TIM BETA conquistarem um nível maior de exclusividade de um plano da operadora.

Sendo assim, o Blablablâmetro mede os pontos dos usuários BETA conquistados ao usarem o chip TIM BETA nas ligações e nas redes sociais.

Então quanto mais pontos você acumula na rodada, mais próximo fica de se tornar Tim Beta Lab e ser um nível ainda mais exclusivo de Beta.

My Starbucks Rewards™

Veja o exemplo do uso do conceito de o que é gamificação pela Starbucks

Se é pra falar de case de sucesso, mesmo quando o assunto é o que é gamificação, claro que a Starbucks não poderia ficar de fora!

No caso da cafeteria, o game é voltado para a fidelização de clientes.

No jogo você acumula estrelas, as quais podem ajudar você a ter benefícios adicionais dentro das lojas da rede de café.

Existem três níveis My Starbucks Rewards™: o Boas vindas, Nível Green e Nível Gold.

Cada um deles oferece um benefício diferente para o afiliado, desde bolo de aniversário, até bebidas grátis a cada 12 estrelas conquistadas e benefícios exclusivos via e-mail.

Pokémon Go

Confira mais um exemplo do uso do conceito de o que é gamificação

Não dá para falar em “gamificação o que é” sem falar de Pokémon Go, jogo o qual foi um sucesso mundial.

E, além de conseguir ressuscitar um anime antigo, ele também ajudou muitas empresas e instituições a serem encontradas e conhecidas apenas porque os monstrinhos do game estavam guardados dentro ou ao lado, ou até em cima dessas empresas.

Dentro desse modelo de gamificação existe a competição entre outros jogadores na web e a vontade de conquistar ainda mais bichinhos para ser dono de um local.

Viu só? A gamificação nas empresas pode transformar um negócio desconhecido em algo tão famoso quanto o Mario Kart nos anos 90!

Seja o Mário Kart na corrida do sucesso em vendas agora que você sabe o que é gamificação!

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Não é à toa que Mario Kart é um dos jogos mais copiados do mundo, afinal, o propósito é muito simples e o alcance do objetivo do jogo requer atenção e dedicação do jogador.

Da mesma forma funcionam as técnicas de vendas de uma empresa, as quais utilizam o conceito de o que é gamificação ao elaborar um projeto de jogo para engajamento dos clientes.

Mas para a gamificação nas empresas dar certo é preciso ter um objetivo claro para o próprio cliente entender a importância de comprar seu produto ou serviço.

E a corrida para organizar as vendas de uma empresa só tem a crescer com o uso do conceito de o que é gamificação.

Mas ela ainda não acabou! Isso porque a linha de chegada é logo ali, basta passar por esse último desafio: a revisão de tudo que aprendeu sobre o que é gamificação e seus benefícios.

Então aperte os cintos, Mário, aqui vai a última parada sobre o que é gamificação nas empresas!

  1. Ao perguntar “gamificação o que é” você poderá entender esse tipo de técnica e usá-la com o objetivo de engajar clientes usando métodos de jogos;
  2. Entender o que é gamificação envolve uma proposta de ensino personalizada para tentar engajar um cliente e assim conquistar mais vendas;
  3. A gamificação nas empresas pode fazer você se tornar ainda mais conhecido no mercado se conseguir elaborar um joguinho divertido e dinâmico;
  4. Para as vendas, a gamificação das empresas pode aumentar os cliques de compra em 600%;
  5. Aplicar o conceito de gamificação nas empresas aumenta em cerca de 60% o engajamento das pessoas.

Depois disso, tendo tudo sobre o que é gamificação claro, chegamos em primeiro e pegamos a medalha de ouro no pódio da gamificação nas empresas!

Faça isso você também e use a metodologia de o que é gamificação nas empresas para saber como aumentar as vendas de um negócio engajando e fazendo seus clientes se divertirem!

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