Tutorial COMPLETO de como criar uma página no Facebook com 7 dicas simples!
Aprender como criar uma página no Facebook é essencial para o sucesso do seu negócio, afinal, com ela você consegue exibir sua marca em uma vitrine de alcance mundial todos os dias. Porém, saber a melhor forma de montar o perfil da sua empresa é uma das partes mais importantes desse processo!
Diariamente bilhões de pessoas curtem, comentam e compartilham várias publicações no Facebook.
Em média, os usuários passam diariamente 6% do tempo útil deles de olho nas últimas novidades da rede social.
Aliás, já pensou quantas pessoas seriam impactadas pela sua marca se houvesse um jeito de fazê-la aparecer nessa plataforma? Parece uma ótima estratégia de Marketing Digital, não?
E tem! Pois ao criar uma página no Facebook você consegue fazer com que a sua empresa figure em uma das vitrines mais importantes do mundo, o que é fundamental para o sucesso do seu negócio!
Ficou empolgado com a ideia?!
Então veja o nosso passo a passo de como criar fanpage no Facebook e esteja pronto para aproveitar todos os benefícios da rede social!
Aliás, veja só o que você vai encontrar por aqui:
O que é uma página no Facebook?
Ao contrário de um simples perfil, cujo objetivo é compartilhar fatos do cotidiano e consumir conteúdos de seu interesse, uma fanpage Facebook serve para representar uma empresa de forma profissional.
Tanto é que não se adiciona amigos na página, pois nessa modalidade os laços são estabelecidos por meio de curtidas de seus “fãs”, cuja quantidade é ilimitada.
Aliás, para atrair cada vez mais admiradores, a plataforma disponibiliza uma personalização avançada, com abas especiais, botões de chamada para ação e, além disso, existe até a possibilidade de enviar mensagens em massa.
Fora isso, a página pode ser administrada por múltiplos usuários e você pode delegar a eles diversas funções como administrador, editor, moderador, anunciante, analista e colaborador ao vivo.
Mas o grande diferencial de criar fanpage é poder acompanhar o desempenho das suas publicações por meio do gerenciador de anúncios facebook.
Pois, dessa forma é possível verificar se os seus posts estão agradando aos usuários e utilizar a ferramenta para conhecer mais sobre o seu público, afinal, os seus futuros clientes estão entre eles!
E aí, está gostando? Então chegou a hora de verificar no tópico a seguir outros fatores que fazem ser tão indispensável criar página no Facebook! Confira:
Por que é importante criar página no Facebook?
Com mais de dois bilhões de usuários, o Facebook tem seu posto garantido como uma das principais redes sociais mais usadas no Brasil e no mundo.
Aliás, só em nosso país são mais de 100 milhões de usuários conectados nessa plataforma, quase metade da população nacional!
Ou seja, esse alcance torna a ferramenta ideal para conectar pessoas e aumentar a visibilidade das empresas.
Por isso, quando se pensa em ações de marketing digital, o Facebook é uma das principais armas, pois ele funciona como uma vitrine gigante e altamente estratégica.
Isso porque nela os usuários podem conhecer a sua empresa, saber mais sobre seu produto e por fim até decidir realizar determinada compra.
E então, viu como criar fanpage no Facebook é a ponte que faltava entre a sua empresa e o sucesso?
Afinal, se você quiser construir uma ligação forte a qual nenhum ventinho seja capaz de derrubar, confira o nosso passo a passo!
Como criar uma página no Facebook em 7 passos
Bom, antes de iniciarmos as nossas dicas, aconselhamos que você acesse o site https://www.facebook.com/pages/creation/, assim será possível conferir o nosso passo a passo e ir colocando cada um deles em prática em tempo real!
Agora sim, vamos começar:
1. Defina o ramo do seu negócio
Ao acessar a plataforma de criação da fanpage, a rede social vai pedir que você escolha a categoria na qual se encaixa a sua empresa.
Isso porque a página serve também para grupos, ONGs e artistas que desejam possuir um canal de divulgação online.
Por isso, depois de selecionar a opção correta, a de negócio ou marca, o Facebook vai pedir que você dê um nome a sua fanpage e insira uma descrição sobre a sua empresa.
Por fim, basta adicionar algumas informações de contato, como endereço e telefone. Assim, a sua conta no Facebook para empresas estará criada.
Mas calma, esse é só o começo! Depois de criar fanpage no Facebook chegou a hora de começar a personalizar sua página, vamos lá?
2. Foto de perfil e capa
Depois de ter criado sua página empresarial é hora do segundo passo mais importante: adicionar a foto de perfil e de capa dela.
Isso porque elas representam a identidade visual da sua empresa e são o seu cartão de visita para os possíveis futuros clientes.
Por isso, quando for escolher a imagem de perfil opte por aquela que melhor traduzir a ideia que a sua empresa deseja passar e inicie sua divulgação online.
E quanto a foto de capa, – aquela que aparece em tamanho maior na parte superior da fanpage – ela não precisa ser igual a de perfil. Aqui você pode inclusive aproveitar para colocar algum slogan ou até divulgar alguma promoção.
Mas lembre-se: as imagens devem respeitar o seguinte padrão de tamanho para não perder qualidade:
- Foto de perfil: 180x180px;
- Foto de capa: 851x315px.
Caso tenha dúvidas sobre as medidas no uso de imagens para redes sociais, não deixe de conferir nosso Guia para Facebook e Instagram.
Bom, depois de completar esse passo, o Facebook irá te redirecionar a sua recém-criada página e então é hora de personalizar as funcionalidades dela. Vamos lá?
3. Configurações
Na aba “Configurações” você poderá configurar a sua fanpage de acordo com as suas preferências e necessidades.
Aliás, como falamos anteriormente, é possível delegar a administração da página e outras funções a vários usuários e é nessa sessão que isso é feito.
Além disso, aqui você também pode informar para a rede social qual o público que você deseja atingir, assim ela poderá direcionar as suas publicações a essa camada estratégica de usuários.
E, depois de editar as suas preferências em relação a configuração da sua página, agora é preciso personalizá-la e torná-la mais direcionada.
4. Categorias
Na lateral do canto direito da sua fanpage Facebook, logo abaixo da sua foto de perfil, existe uma série de abas para otimizar a experiência do visitante.
Aliás, a boa notícia é: também dá para editar essa parte e moldá-la do jeito que for melhor para a divulgação da sua empresa e existem dois caminhos para realizar essa alteração.
Um deles é por meio de uma extensão do próprio Facebook chamada Static HTML. Com ela é possível editar os códigos que formam a página e adicionar mais abas.
A outra opção é uma extensão gratuita para o navegador Firefox chamada Iwipa. Além de ser capaz de adicionar mais categorias, com ela também é possível editar temas, cores e assim deixar a sua fanpage Facebook mais atraente.
Feito isso, agora só falta um passo para você terminar de criar a sua página e bombar em sua divulgação online! Veja:
5. Botões call to action
Pensando em tornar a plataforma ainda mais útil, o Facebook para empresas dá a opção de adicionar botões de call to Action a fanpage.
Mas o que é call to action? Como já explicamos no blog, ele é todo o ícone que convida o usuário a realizar uma ação.
Assim, ao criar sua fanpage você pode incluir na página botões como “ligar agora”, “comprar agora”, “assistir ao vídeo” e “enviar email”, por exemplo.
Dessa forma, a sua conta no Facebook para empresas fica mais funcional, pois além de apresentar o seu negócio, ela também já vai convidar o visitante a andar alguns passos na direção de se tornar um futuro cliente.
Viu só, não é difícil aprender como criar uma página no Facebook, certo?
Mas antes de começar a divulgação da sua fanpage, ainda existem outros dois passos importantes pela frente.
6. Publicações
Um dos segredos para o sucesso na hora de criar fanpage no Facebook e mantê-la alimentada é, além de ter uma estrutura funcional, publicar conteúdos que sejam relevantes a sua audiência.
Por isso, antes e depois de criar uma página empresarial no Facebook, invista em pesquisas para conhecer os interesses dos seus atuais clientes, pois eles são a base do funcionamento da sua empresa.
Assim, ao criar a sua página você já terá conteúdos interessantes e não deixará quem visitá-la a ver navios.
Além disso, invista também na produção de materiais em diversas formas, principalmente vídeos, pois o facebook costuma entender essas publicações como mais relevantes para os usuários.
E para te ajudar nessa tarefa, confira o nosso guia completo de como postar vídeo no Facebook!
Por fim, concentre-se em montar um calendário de publicações, pois não adianta nada postar uma vez ou outra, o usuário precisa ter consciência da sua presença online sempre.
7. Anúncio
Como falamos em nossa publicação sobre como vender mais, anunciar nas redes sociais pode ser uma carta na manga para aumentar a visibilidade da sua empresa e impulsionar o seu negócio.
Isso porque uma publicação paga é como colocar um anúncio em um outdoor digital e fazer a sua marca ser vista por um número maior de pessoas.
E para isso, o Facebook para empresas desenvolveu uma ferramenta simples a fim de te ajudar a criar e gerenciar todos os anúncios.
Então se você quiser saber TUDO sobre o gerenciador de anúncios Facebook Business, veja o nosso guia completo!
Prontinho! Agora você já sabe tudo sobre como criar uma página no facebook, certo?
Então vamos relembrar o que você aprendeu hoje?
Crie agora a sua fanpage Facebook para empresas!
Hoje você aprendeu como criar uma página no Facebook e por que é tão importante investir nessa plataforma quando o assunto é Marketing Digital.
Viu também que para criar uma fanpage para empresas de sucesso é preciso seguir alguns passos e procurar sempre a melhor maneira de apresentar o seu negócio para o mundo.
Aliás, conforme vimos, uma das formas de fazer isso é escolhendo com cuidado a foto de perfil e capa, além de adicionar algumas funcionalidades na fanpage como mais abas e botões de call to action.
Além disso, sabendo como criar uma página no facebook você ganha um passaporte para usar o gerenciador de anúncios da rede social e mais uma opção para turbinar a visibilidade do seu negócio.
Então agora que você já aprendeu como criar página no Facebook, mãos à obra!
E lembre-se: se quiser mais dicas, não deixe de conferir o blog da Ideal Marketing.
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