Mídias Sociais ou Redes Sociais? Chegou a hora de entender a diferença!

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Publicado: 12 de junho de 2018 | Atualizado: 9 de outubro de 2020.

Mídias sociais vs Redes sociais! Você já ficou em dúvida sobre o que realmente diferencia os termos? Então chegou a sua hora de entender TUDO sobre esses dois canais e fazer o melhor uso deles para os seus negócios!

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Você certamente já deve ter se perguntado ou ouvido questionamentos sobre a diferença entres redes e mídias sociais.

Mas afinal, no que se baseia a igualdade ou diferença entre esses termos?

Pois é exatamente isso que queremos esclarecer neste conteúdo, pois chegou a tão esperada hora de saber todos os mínimos detalhes sobre o assunto.

Além disso, queremos te ajudar a decidir em quais desses canais é mais relevante para a sua empresa estar presente e apostar suas divulgações.

Redes ou mídias sociais? Vamos desvendar?

Redes sociais vs Mídias sociais: entenda a diferença e conheça as principais!

Descubra de uma vez por todas as diferenças entre mídias sociais e redes sociais

Quando falamos sobre mídias sociais e redes sociais, podemos dividir as pessoas em dois times.

Isso porque tanto há aqueles que acreditam estar falando da mesma coisa, como também há aqueles que afirmam que esses termos têm significados opostos.

Mas, afinal, qual desses times têm razão?

Bem, nenhum dos dois! Vamos explicar abaixo os motivos e vamos começar pelas mídias sociais!

Mídias Sociais

As mídias sociais representam um conceito muito mais amplo e se referem a todos os canais ou ferramentas, os quais promovem e permitem a disseminação de conteúdos e mensagens de forma descentralizada.

E antigamente esse termo não era muito popular porque essas mídias não estabeleciam tantas interações quanto promovem hoje em dia, quando passaram a ter forte presença no ambiente digital.

Foi só quando isso aconteceu que elas passaram a ser vistas como ferramentas online usadas para divulgar conteúdo ao mesmo tempo em que permitem e incentivam comentários e interações entre pessoas.

Ok, agora entendi o que são mídias sociais! Mas e as redes?

Redes sociais

Enquanto as mídias sociais englobam um cenário mais amplo, as redes sociais por definição, são relações entre um grupo de pessoas.

E essas redes de relacionamentos não precisam estar necessariamente no ambiente digital – diferentemente das mídias sociais.

Isso a não ser que estejamos falando das redes sociais na internet, pois elas sim precisam estar no ambiente digital.

Com isso, por estarem totalmente presentes no contexto digital, elas podem ser vistas como uma categoria das mídias sociais a qual tem seu foco em promover relacionamentos entre pessoas e compartilhamento de conteúdos na internet.

Parece complicado, né? Mas calma, é normal!

Isso porque a linha de diferenciação é muito tênue, mas para diferenciar basta lembrar que toda mídia social é também rede social – porque permite a interação entre pessoas.

E as redes sociais no ambiente digital são uma categoria das mídias sociais!

Ótimo! Agora sei o que são redes sociais também!

Mas se você precisar classificar alguns canais para saber se eles estão mais de acordo com os princípios de mídias sociais ou com os princípios de redes sociais, basta observar o foco do canal.

Vejamos alguns exemplos para entender melhor:

Youtube: o foco do youtube é disseminar conteúdos em vídeo, certo?

Mas ele também tem espaço para que as pessoas comentem e interajam a partir do conteúdo postado.

Assim, ele é tanto mídia social quanto rede social, embora seu foco seja a mídia, pelo fato de promover muito mais disseminação de conteúdo que relacionamentos.

Agora vamos ao Facebook. Ele é um claro exemplo de rede social, certo? Mas por que?

Para definir basta lembrar que seu foco é totalmente voltado no relacionamento entre pessoas e experiências de troca, embora ele também possua um ótimo espaço para pessoas e empresas disseminarem seus conteúdos.

Assim, ele pode ser considerado tanto mídia social quanto rede social, mas com foco nos princípios de rede.

E falando em Facebook…

Vamos ver um pouco mais sobre ele e sobre outras principais redes e mídias sociais para sua empresa acertar no momento de fazer boas campanhas na internet!

Facebook

Conforme já mencionamos acima, de um modo geral, se você sabe o que são redes sociais, deve saber que o Facebook é uma das principais redes com foco no relacionamento entre pessoas.

Por ser uma das redes mais populares e estar presente no mundo inteiro, ele é um ótimo canal de divulgação online para você investir, por exemplo, em campanhas de marketing digital.

Além disso, independente do tamanho da sua empresa, é importante ter uma página empresarial nessa rede, pois por ser um canal global é certo que pelo menos uma parcela dos seus públicos estarão lá.

Logo, conheça os recursos que a plataforma oferece a empresas, busque ter algum diferencial no seu perfil, lembre-se de deixá-lo público e, claro, tenha conteúdos interessantes de acordo com o perfil da sua audiência.

Além disso, faça postagens periódicas, interaja com os usuários promovendo sempre uma comunicação de mão dupla.

Aproveite também para criar anúncios e tente interagir com páginas que tenham sinergia com a proposta da sua empresa, assim você conquista mais relevância.

Por último: integre o seu perfil no facebook com seus perfis em outras redes sociais como Twitter e Instagram.

Mas qual o motivo de fazer essas ações e manutenções?

Bom, é necessário estabelecer um planejamento de marketing nas redes sociais se tem interesse em gerar retornos positivos para o seu negócio.

Vamos ver mais sobre outra famosa rede social na internet agora!

Twitter

O Twitter, assim como o Facebook, é uma mídia social (fica mais fácil explicar a ideia, já que você já sabe o que são mídias sociais) com foco em dinâmicas de interação, ou seja, ele é principalmente uma rede social! E é muito popular!

Por isso, também é importante ter um perfil empresarial nessa rede.

Para isso vale saber: a dinâmica do twitter é muito mais focada em assuntos e tendências do momento, então fique de olho no Trending Topics e esteja por dentro do que as pessoas estão falando.

Você pode ver, por exemplo, as hashtags mais usadas e se apropriar delas para garantir maior visibilidade à sua postagem dentro da sua estratégia de marketing nas redes sociais.

Além disso, conheça o seu público, trace o perfil dele no Twitter e tenha condições de fazer uma divulgação online muito mais assertiva.

Dessa forma você consegue criar laços mais próximos com a sua audiência e as chances de conseguir aumentar o número de clientes da sua empresa será muito maior!

Vamos ver agora sobre o Instagram, uma das redes sociais na internet mais usadas!

Instagram

Assim como o Facebook e o Twitter, o Instagram também é uma mídia social com foco nos princípios de rede social.

Isso porque a dinâmica desse canal se concentra nas postagens de fotos e promove interações como curtidas e comentários.

Se a sua empresa quer estar presente nas principais redes sociais e alcançar mais pessoas é muito importante para ela estar no Instagram!

Afinal, essa rede social vem conquistando uma relevância e aderência cada vez maior.

Por isso, faça postagens periódicas divulgando imagens de produtos ou fazendo “chamadas” para que os usuários conheçam seus serviços e benefícios.

Além disso, tenha um perfil atraente, de preferência com fotos profissionais.

Ah, e também não se esqueça que nessa rede as hashtags também são muito presentes, por isso, recomenda-se usar uma média de 6 hashtags por legenda!

Porém, fique atento: você até pode usar hashtags genéricas, mas elas precisam ter o mínimo de relação com o seu conteúdo e divulgação.

Assim você consegue aumentar o alcance da sua marca em um público interessado na sua proposta, te dando chances maior de conseguir mais clientes.

Agora que vimos algumas das principais redes e mídias sociais, você já sabe o que são mídias sociais, o que são redes sociais e suas dinâmicas, vamos pensar juntos qual o tipo de canal mais adequado para promover as divulgações do seu negócio!

Qual o melhor canal para os seus negócios?

Mídias sociais ou redes sociais: saiba como escolher o melhor canal para a sua empresa investir

Bem, agora que já entendemos os princípios de redes e mídias sociais é hora de saber por que as redes sociais na internet são os canais mais indicados quando se pensa em divulgação online.

Afinal, falar de mídia social marketing é uma pedida de sucesso atualmente!

É difícil ver uma empresa que não esteja no ambiente online por conta da proporção que a internet ganha a cada dia mais!

Conforme vimos nos tópicos acima, as principais redes socias – Facebook, Instagram e Twitter – são muito populares na maior parte do mundo e a tendência é que ela se solidifique cada vez mais.

Com isso, as empresas que queiram ter relevância no mercado devem enxergar a necessidade de estar presente nas mídias sociais, mas mantendo seu foco na categoria de redes sociais.

Isso porque nela você tem mais chances de interação e relacionamento com os seus stakeholders, ou seja, o seu público de interesse e todos os demais!

Sendo assim, você terá mais chances de receber feedbacks, os quais te manterão sempre atualizado sobre a efetividade dos conteúdos disseminados, permitindo planejar táticas novas ou readequações.

Ou seja, se quer ter negócios com chances de alcançar cada vez mais pessoas, estabelecer relacionamentos fortes, constantes e interativos, garantindo o crescimento da sua empresa, tenha perfis, pelo menos, nas três redes sociais mencionadas até aqui.

Além do mais, tendo perfis com postagens interessantes, boas campanhas de publicidade e sabendo se posicionar estrategicamente nas redes sociais, certamente os seus públicos estarão muito mais abertos a receber seus conteúdos com empatia e travar uma comunicação efetiva com você.

Para bolar uma estratégia ainda mais efetiva, vale saber também o que é marketing de relacionamento.

Chegou a sua hora de dominar as redes sociais!

Use as nossas dicas e domine as mídias sociais e redes sociais

Bem, ao longo deste artigo você pode aprender os mínimos detalhes de diferenciação entre redes e mídias sociais, pois nós pontuamos que as redes sociais são uma categoria das mídias sociais.

Isso porque enquanto a primeira preza por relacionamentos, a segunda preza por disseminação de conteúdo.

Ficou claro então que redes e mídias sociais atualmente são tudo!

Por isso, aconselhamos ter seu negócio presente nas mídias sociais, mas mantendo o foco nas redes sociais, justamente para ter mais chances de receber respostas e feedbacks sobre seus conteúdos.

Assim, você poderá acertar mais nas estratégias de divulgação online além de garantir uma marca muito bem posicionada que promove uma comunicação de mão dupla.

Não à toa Bill Gates afirmou:

“Haverá dois tipos de negócios no século 21: os que estão na internet e aqueles que já não existem.”

Então esteja presente nos canais certos e aumente cada vez mais o seu poder de alcance! Pensar em marketing nas redes sociais pode ser o que faltava para o seu negócio deslanchar!

Se você quiser mais dicas sobre as mídias sociais e demais assuntos sobre o ambiente digital, confira o blog da Ideal Marketing!

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