Saiba agora mesmo o que é CTR e como aumentar o número de cliques em seus anúncios

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 8 de junho de 2018 | Atualizado: 2 de outubro de 2020.

Quer estar sempre por dentro de como anda a performance dos seus anúncios na internet? Comece sabendo o quanto as pessoas clicam nele! Descubra o que é CTR e como esse índice pode ser seu aliado no momento de conquistar relevância para as suas campanhas!

CTR

Você sabia que existe um índice chamado CTR, o qual mede exatamente a sua taxa de cliques em relação ao número de vezes que o seu anúncio foi exibido?

Sim, esse índice não só existe como é de extrema importância avaliá-lo, assim você estará sempre ciente da performance do seu anúncio e quais os pontos a serem otimizados na veiculação dele.

Afinal, todo empreendedor já se viu com a tarefa de avaliar se seus anúncios na internet estão tendo uma boa visualização e conversão.

Além dessa avaliação, quem nunca se pegou com a missão de melhorar esses números?

E então, está curioso para saber exatamente o que é CTR e esclarecer todas as suas dúvidas?

Não se preocupe, a hora é agora!

Aumente os seus cliques sabendo o que é CTR e torne os seus canais de divulgação online mais relevantes!

Vamos começar? Então, dá só uma olhada neste conteúdo:

O que é CTR

CTR calculo

Curioso para entender o que é CTR?

Então saiba: esse termo significa Click Through Rate! Continua sem entender muito bem?

No português ele se refere a taxa de conversão em cliques! Agora a ideia dessa sigla já está mais clara em sua mente, não é?

Mas para entender ainda melhor o que é CTR você precisa compreender o seguinte: trata-se de uma métrica capaz de avaliar a performance do seu anúncio, principalmente em canais de divulgação online como blogs ou redes sociais.

E-book Ideal Marketing sobre tudo o que você precisa saber antes de começar um projeto

Além disso, também é possível medir a sua taxa de conversão em cliques nas redes sociais, porém a estrutura dessa análise seria outra. Aqui vamos focar no CTR nas buscas do Google, combinado?

Em resumo, o CTR é o número de cliques dados em um anúncio em comparação com o número de vezes que ele foi visualizado nas buscas do Google.

Parece confuso, né? Mas não se preocupe, vamos contar com exemplos práticos ao longo deste conteúdo para você entender cada vez mais o que é CTR.

Só para começar, saber como calculá-lo pode tornar o seu entendimento mais fácil. Veja:

O cálculo consiste em pegar o número de cliques dados em seu anúncio e dividi-lo pelo número de exibições dele nas buscas online. Ou seja: número de cliques ÷ número de visualizações.

Portanto, se a sua propaganda foi exibida em um mês cem vezes e dessas cem exibições você conseguiu dois cliques, o CTR da sua página é de 2%!

Ainda não entendeu? Vamos a matemática.

Isso porque a conta foi: 2 (número de cliques) ÷ 100 (número de visualizações). O resultado dessa divisão é 0,02.

Esse resultado deve ser multiplicado por 100, assim obtendo uma taxa em valor de porcentagem.

Ou seja, 2 ÷ 100 = 0,02 x 100 = 2%.

Agora ficou simples, certo?

Mas por que esse cálculo é tão importante? O que pode ser descoberto por meio dele? Afinal, qual a importância do CTR? Veremos tudo isso no próximo tópico!

Qual a importância do CTR?

Saber o que é CTR possibilita acompanhá-lo continuamente visando torná-lo um número cada vez melhor.

Dessa forma, essa métrica representa um medidor da qualidade dos seus anúncios e a eficiência das suas palavras-chave!

Isso porque se o seu CTR tem um baixo índice de cliques em relação ao número de vezes que o seu anúncio foi exibido, o retorno sobre seu investimento está baixo. Essa questão fica ainda mais clara se você entender como calcular o ROI.

Pois um dos fatores componentes do Índice de qualidade (IQ) do Google, é justamente a sua taxa de CTR. Ou seja, quanto maior for sua porcentagem, melhor será a avaliação do buscador.

Assim, seu site será encontrado de forma mais fácil pelos possíveis consumidores em busca do seu tipo de produto ou serviço na internet.

Dessa forma, subindo no quesito relevância do anúncio, você consegue ter um CPC (custo por cliques) menor, já que mais pessoas encontrarão seu blog por meio dos anúncios.

Você pode entender ainda mais sobre isso sabendo mais os sobre o Google Adwords.

Agora você deve estar pensando: já sei o que é CTR, como faço para aumentar o meu?

Não se preocupe, saiba isso agora mesmo no próximo tópico!

Como aumentar a sua taxa de clicks

CTR analise

Bom, não basta saber o que é CTR se você não souber como aumentar o seu índice de cliques!

Isso porque, um bom CTR tem em média um número de 3 a 5%.

Mas, quanto maior ele for, melhor!

Assim, a relevância do seu anúncio vai ganhando mais força, e consequentemente, isso gera um índice de qualidade cada vez mais positivo aos olhos do Google.

Por isso, vamos ver algumas dicas capazes de tornar o seu CTR cada vez mais positivo!

Planejamento estratégico

Antes de pensar em anúncios publicados ou mesmo no número de cliques desejados é preciso planejar o conteúdo dele e, principalmente, as palavras-chave mais adequadas.

Mas não se preocupe, teremos um tópico dedicado às palavras-chave mais adiante.

Neste momento, queremos orientá-lo a fazer um bom planejamento de mídia pois, assim, os seus canais de divulgação online terão mais chances de ter um bom posicionamento e conversão em cliques.

Por isso, defina seus principais objetivos com a veiculação daquele anúncio.

Além disso, observe se o trabalho de analisar e cuidar do seu CTR pode ser algo feito dentro da sua empresa, ou se é mais adequado contar com uma agência digital especializada no aumento dos seus cliques.

Pois é, o planejamento é o primeiro passo a dar quando se sabe o que é CTR e como potencializá-lo. Agora vamos ao próximo tópico!

Foco na palavra-chave

Agora sim! Você já sabe que o primeiro passo ao tentar aumentar o seu CTR é focar em um bom planejamento antes de veicular o anúncio na internet.

Então podemos falar sobre um dos pontos principais quando se sabe o que é CTR – as palavras-chave!

Quando o internauta pesquisar determinado assunto ele escreverá no buscador do Google alguma palavra principal capaz de traduzir o tema, produto ou serviço procurado.

Assim, ter um anúncio no qual o título contenha uma palavra-chave totalmente segmentada com o seu negócio e com a proposta da campanha, fará com que ele seja exibido a pessoas realmente interessadas por aquele assunto.

Com isso, a mágica acontece:

Se o seu anúncio contém palavras-chave no título e ao longo do conteúdo super exatas e pontuais com o que está sendo oferecido, quando o internauta estiver procurando por aquele tema específico e encontrá-lo sendo oferecido pelo seu site, você já sabe o que vai acontecer, né?

Ele vai clicar no seu anúncio por ser exatamente aquilo que ele busca! Nesse momento você pode entrar em ritmo de festa e jogar confetes no seu CTR!

Para isso, escolha a palavra-chave principal dos seus conjuntos de anúncios e a insira no seu título e ao longo de todo texto, mas de maneira sucinta, não force muitas repetições.

Além disso, você também pode contar com o código {keyword:palavra padrão}, assim a sua publicidade será atualizada automaticamente com as palavras-chave do seu negócio.

Com esse conjunto de ações a experiência do usuário será otimizada pois ele visualizará conteúdos realmente pertinentes à sua busca.

Além disso, a sua campanha terá mais chances de aumentar o CTR pois ela será visualizada por quem realmente a procura, aumentando as chances de conversão em cliques.

Se distancie de termos irrelevantes

Bom, você já sabe a importância de focar nas palavras-chave ideais e segmentadas, certo? Então não fica difícil entender a necessidade de se distanciar de termos irrelevantes.

Isso porque quando se sabe o que é CTR você passa a compreender o seguinte: o foco está nos cliques dados em seu canal.

Por isso, não adianta usar palavras-chave genéricas e ter o seu anúncio exibido a diversas pessoas, sendo que quando elas verem que o conteúdo não se encaixa com a sua busca acabarão não clicando nele.

Com isso, a sua taxa de cliques em relação às exibições, o CTR, será muito baixa.

Por isso, evite usar em seu título e texto palavras-chave e termos fora do seu contexto, assim você evita ser “visualizado e ignorado” pelo internauta.

Por exemplo, vamos imaginar o seguinte cenário: você tem uma loja na qual se vende jaquetas e calças femininas.

Ao fazer um anúncio para determinada promoção você usa o seguinte título:

“Acessórios femininos – Confira descontos em calças e jaquetas.”

No entanto, uma internauta está em busca de um prendedor de cabelo e coloca no buscador do Google algo como “acessórios femininos”.

Por conta do seu titulo, existem grandes chances do seu anúncio ser exibido a essa internauta, porém, quando ela perceber que se trata de um anúncio de calças e jaquetas e não de acessórios de cabelo, ela não irá clicar nele.

Para ter um bom alcance, o qual seja realmente segmentado, tendo mais chances de conversão em cliques, você poderia apostar em um título como:

“Vestuário feminino – Confira descontos em algumas peças!”

Além disso, e não menos importante, ao longo do texto negative os termos aos quais a sua proposta não atende. Confira outro exemplo:

“(…) Essa loja física e online vende diversos sapatos masculinos, exceto com material de couro.”

Ao negativar a palavra couro o anúncio não será exibido caso o usuário digite “sapato masculino de couro” ou alguma variação na qual esteja incluída a palavra negativada.

Tá vendo como é interessante saber o que é CTR e quais estratégias inteligentes usar quando se precisa alavancar esse número?!

Então vamos ao próximo tópico saber ainda mais o que é CTR e como ter um click through rate excelente!

Invista em um bom CTA

Sim, esse ponto também está relacionado com saber o que é CTR!

Isso porque anúncios com um CTA, abreviação de call to action, bem trabalhados são capazes de potencializar o seu CTR!

Pois, você pode investir em verbos de ação como:

  • “conheça agora mesmo”;
  • “aprenda sobre tal assunto”;
  • “inscreva-se agora para ganhar…”;
  • “aproveite essa promoção”.

E claro, lembre-se de adicionar nesses títulos palavras-chave segmentadas e pertinentes ao seu anúncio.

Assim, além de ser visualizado por quem realmente o procura você dá ao internauta um estímulo mental capaz de levá-lo a ação de clicar no seu canal!

E então, está gostando de saber o que é CTR? Vamos ao próximo tópico!

Use extensões de anúncios

Outro ponto interessante é: o Google AdWords conta com algumas extensões as quais você pode aproveitar para tornar o seu conteúdo mais atrativo e relevante aos olhos do leitor.

Confira os exemplos abaixo:

Exemplo 1:

exemplo

Exemplo 2:

exemplo 2

Quais desses anúncios você acha mais capaz de receber cliques? Com certeza aquele no qual existe espaço para links e direcionamentos mais completos.

Por isso aposte nessas extensões e torne o seu anúncio mais chamativo!

Agora vamos ver outra dica importante no momento de saber tudo sobre o que é CTR é como aumentar essa taxa!

Adapte a sua URL

É importante ter uma URL simples, clara e objetiva.

Isso porque os usuários costumam se atentar se o endereço do canal exibido tem relação com a pesquisa feita.

Assim, se a sua URL não for otimizada e clara eles podem nem se dar ao trabalho de clicar.

Por isso, a nossa recomendação é: tenha uma URL iniciada pelo nome do site, palavra- chave, algum outro termo mais específico relacionado ao assunto em questão, e faça testes periódicos a fim de medir a efetividade e aceitação desse endereço!

Aproveite datas sazonais

E então, está entendendo cada vez mais o que é CTR e como aumentá-lo?

Então vamos conferir essa última dica muito estratégia quando se quer aumentar o volume dos seus cliques!

Aproveite datas festivas e simbólicas capazes de sacudir o mercado! Essa é uma excelente maneira de potencializar o seu CTR.

Pois ao relacionar o seu segmento com alguma data especial ele ganha mais atratividade ao olhos do usuário, aumentando as possibilidades de clique.

Mas é importante usar eventos relevantes para a proposta do seu anúncio!

Por exemplo: o dia das mães pode ser aproveitado por diversos segmentos de negócio. Se você tem uma loja de perfumes, pode usar um título como:

“Deixe o dia das mães mais perfumado – perfumes femininos com 30% de desconto”

E-book gratuito Ideal Marketing com 10 práticas para a geração de leads

Já sabe o que é CTR e como aumentá-lo? Colha os resultados!

E então, já tem claro em sua mente o que é CTR? Com certeza!

Isso porque te mostramos ao longo deste artigo que esse cálculo serve para medir a efetividade da exibição do seu anúncio em relação aos cliques dados nele.

Outro ponto destacado foi: é super importante cuidar do seu CTR e procurar aumentá-lo continuamente, pois isso influencia diretamente no seu índice de qualidade promovido e analisado pelo Google, podendo diminuir o seu custo de pagamento por cliques.

Além disso, exploramos algumas dicas extremamente importantes a considerar quando se sabe o que é CTR e se procura aumenta-lo. Aliás, lembre-se: uma média positiva de CTR normalmente varia entre 3 e 5%!

Por isso, conforme vimos, foque em um bom planejamento, determine seus objetivos com aquele anúncio, defina com muito critério e cuidado as suas palavras-chave e negative os termos irrelevantes a fim de não aparecer para quem não vai clicar no seu canal.

Além disso, invista em um bom CTA levando o usuário à tão esperada ação de clicar, use as extensões de anúncio a fim de rechear a sua campanha com backlinks completos, adapte a sua URL tornando-a clara e, como última dica, aproveite datas simbólicas!

Não tenha dúvidas, com esse conjunto de informações e dicas destacadas ao longo deste conteúdo no qual você pôde entender o que é CTR, com certeza a sua marca estará preparada para promover as melhores estratégias e bombar em cliques.

Já sabe tudo sobre o que é CTR? Então amplie seu conhecimento conferindo no blog da Ideal Maketing mais assuntos relacionados ao tema!

Compartilhe nas Redes Sociais!