O que é Machine Learning? Saiba TUDO sobre esse recurso tecnológico e como aproveitá-lo para oferecer um atendimento de excelência
Sabe o que é Machine Learning? Você já pensou em ter canais de comunicação tão completos a ponto de identificar perguntas incomuns e aprender com elas para desenvolver as melhores respostas? Chegou a hora da revolução dos robôs!
Atualmente, as pessoas estão cada vez mais em busca de informações completas e atendimentos personalizados, certo?
Isso porque os novos consumidores observam muito além da qualidade do produto ou questões de preço. Agora eles procuram por empresas que oferecem atendimentos mais completos e diferenciados na comunicação e engajamento.
Com isso, os negócios se vêm com a missão de tornar os seus canais mais eficientes e capazes de oferecer uma comunicação de excelência!
Para auxiliar nesse desafio, a inteligência artificial surgiu como solução! Essa inovação criou um novo recurso ao mundo empresarial: o Machine Learning.
Chegou a hora de você saber tudo sobre esse campo da inteligência artificial que aprende constantemente com informações básicas e as transforma em dados de muita utilidade oferecendo um atendimento mais completa ao seu cliente!
Ficou curioso? Então, confira tudo o que preparamos para você neste conteúdo:
O que é Machine Learning?
Machine Learning é uma descoberta da ciência da computação capaz de dar aos computadores a habilidade teórica e prática de analisar dados.
Dessa forma, as máquinas conseguem aprender e se aperfeiçoar continuamente com essas informações em busca de desenvolver atividades baseadas em sua experiência de aprendizado.
A tradução do termo para nossa língua portuguesa deixa o conceito ainda mais claro, Machine Learning é Aprendizado de Máquina.
Em termos mais técnicos, trata-se de de uma área de Inteligência Artificial (IA) que está em constante desenvolvimento, tendo seu funcionamento movido por algoritmos e fórmulas matemáticas analíticas.
Parece confuso? Não se preocupe! Vamos te dar um exemplo prático para entender melhor:
O seu feed de notícias do Facebook normalmente destaca perfis de pessoas ou páginas mais adequados a sua preferência e interação, sabia?
Não parece incrível quando você entre na sua rede social e encontra logo de cara publicações da sua página preferida com os conteúdos mais relevantes para você?
Isso não é coincidência nem obra divina!
Essa relação de publicações escolhidas por algoritmos no Machine Learning!
Isso por que os sistemas da rede social aliados a esse tipo de inteligência artificial registram, estudam e interpretam tudo que você faz no aplicativos, ou seja, as páginas mais curtidas por você, publicações de amigos nas quais você mais interage etc.
Em resumo, com base em tudo isso quando você entra no seu Facebook a plataforma destaca os posts mais relevantes para você.
Sensacional, não é?
Então, agora vamos ver como aplicar o Machine Learning no seu atendimento ao cliente e como isso pode te trazer uma comunicação mais assertiva nos seus canais de divulgação online!
Como aplicar o Machine Learning no atendimento ao cliente
Por muito tempo o mercado viu as formas de atendimento e comunicação com o cliente como algo mais ligado a questões incontroláveis. Ou seja, algo não muito relacionado a fatores palpáveis, concretos e estatísticos.
No entanto, com o avanço da tecnologia, processos constantemente sendo automatizados, mercado cada vez mais competitivo e clientes altamente críticos, exigentes e conscientes, as empresas se vêm em um novo cenário.
Agora elas precisam aliar suas competências estratégicas e de planejamento com a capacidade crescente e indiscutível da ciência de dados!
Por exemplo, o uso dos algoritmos de Machine Learning para capturar e processar dados de clientes presentes no tráfego de seu site, o chamado big data, e a partir disso investir em recomendações ou ofertas mais assertivas.
Além disso, essa inteligência te permite interpretar o comportamento dos seus clientes nas redes sociais.
Com essa tecnologia você pode investir no atendimento automatizado pelo site ou redes sociais, o famoso chatbot.
Afinal, com o Machine Learning ele saberá não só as melhores respostas mas também a linguagem mais adequada a ser usada com o perfil daquele cliente.
Além disso, no campo do Marketing o uso do Machine Learning também pode ser muito bem explorado para aprimorar a desenvoltura do seu atendimento ao cliente e a captação dele.
Isso porque os profissionais dessa área podem usar o dados disponíveis nessa coleta de big data para envolver os clientes de forma mais eficaz
Pois, o sistema estuda a relação do usuário com a marca e, a partir disso, consegue perceber critérios e personalizar o seu produto, atendimento ou campanhas publicitárias.
Além disso já sabemos que esse tipo de inteligencia não só coleta dados, mas também aprende constantemente, certo?
Com isso, você nunca terá somente um caminho ou possibilidade, ele te permitirá se reinventar e atualizar constantemente as suas táticas, comunicação e escolha dos melhores canais para tudo isso.
Além disso, ainda pensando em como aplicar o Machine Learning na sua comunicação com o cliente, você pode usar todas as informações disponíveis para se antecipar as intenções e necessidades mais óbvias dos clientes.
Com isso, você pode e divulgar determinado produto ou solução para um problema em um canal no qual seu clientes estejam mais presentes, em um determinado dia e horário – dados coletados a partir da inteligência de captura e processamento do Machine Learning.
Você pode usar esse tipo de recurso na sua empresa para aproveitar todo o volume de dados coletados e transformá-los em insights!
Isso será um grande auxílio para planejar melhor e de forma mais assertiva a sua criação e disponibilização de mensagens, tornando-as mais pertinentes e proporcionando uma experiência diferenciada aos seus clientes e potenciais clientes.
Por que usar essa tecnologia em sua empresa?
Bem, não é difícil perceber que os consumidores estão preferindo cada vez mais ser atendidos por meio de canais online.
A comunicação via aplicativos e redes sociais está sendo cada vez mais requerida pelos clientes.
Ou seja, se você não tem canais completos e capazes de oferecer um atendimento de excelência e personalizado com certeza terá pontos a menos com os consumidores.
Essa migração do público para os canais online não é um fato sem motivo, muito pelo contrário, um estudo realizado pela consultoria Gartner estimou que até 2020, 85% dos serviços de atendimento ao cliente serão por meio do ambiente digital.
Ainda a partir desse estudo, foi constatado que até esse mesmo período a maioria das pessoas conversarão mais com chatbots do que com seus próprios parceiros!
Dados incríveis, né?
Por isso não é difícil entender o porquê a sua empresa pode e deve investir no Machine Learning para estar dentro do cenário online com muito diferencial a oferecer para os clientes em relação ao restante do mercado que não investe nessa mesma tecnologia.
Quais as vantagens para o seu negócio
Bem, agora que você já sabe o que é Machine Learning e o potencial de captação e aprendizado dessa tecnologia vamos entender quais são as principais vantagens de utilizar esse recurso nos seus negócios.
Bom, podendo ser aplicada em diversas áreas da empresas e, principalmente, nos setores de comunicação e atendimento ao cliente conforme abordamos neste artigo o uso dessa tecnologia expande significativamente a inteligência operacional e estratégica do seu negócio.
Com isso, fica mais fácil e claro o processo de identificar oportunidades no mercado e tomar decisões mais assertivas.
Além disso, destacamos outras vantagens conquistadas com o uso da inteligência:
- Comunicação de excelência com o cliente por meio de respostas adequadas e captação de informações a serem aproveitadas posteriormente;
- Personalização e otimização das campanhas de marketing digital garantindo a elas um direcionamento assertivo e concreto;
- Canais de comunicação online bem estruturados, rápidos e completos;
- Processos comerciais mais direcionados podendo organizar as vendas com uma boa gestão;
- Lucros: sim! Tendo processos operacionais movidos com a ajuda da inteligência Machine Learning a sua equipe de atendimento ao cliente, por exemplo, terá um recurso concreto para responder, vender com isso as vendas se tornarão mais dirigidas e eficientes.
Além de todas essas vantagens podemos destacar também que o Machine Learning te possibilita procurar, acompanhar e interpretar o volume de busca e em quais canais de comunicação o nome da sua empresa mais está vinculado.
Com isso, você poderá identificar se são dados positivos para a sua reputação ou seja, será possível promover planos de ações para potencializar isso, ou no caso de respostas negativas você pode tomar medidas para mudar essa realidade.
Muito bom, né? Então agora confira alguns cases de empresas que já usam a tecnologia Machine Learning e tem resultados incríveis!
Bônus: empresas e aplicativos que conquistam grandes resultados com Machine Learning
Bom depois de falarmos como o uso da tecnologia Machine Learning pode te auxiliar para ter canais de divulgação e comunicação mais elaborados, queremos te apresentar algumas empresas que fazem uso da tecnologia e conquistam grandes resultados!
Vamos ver?
Google Maps e Waze
Quem nunca usou pelo menos um desses dois aplicativos, não é mesmo?
Então vale saber: esses apps de navegação usados para dar as melhores coordenadas de trajeto ao motorista fazem uso da inteligência Machine Learning.
Pois ao analisar variáveis e buscar padrões nos possíveis pontos de congestionamento da cidade o Google Maps e o Waze conseguem ditar o melhor percurso a ser seguido evitando que o motorista corra o risco de escolher o caminho mais demorado por falta de conhecimento.
Os resultados são claros, né? Basta verificar a aderência e popularidade desses aplicativos e os claros retornos positivos que o Google Maps dá ao Google.
Netflix
O sistema de recomendação da Netflix (e de outras empresas como Amazon, Facebook e Spotify) também aproveita o aprendizado de máquina ou seja faz uso da inteligência Machine Learning, para identificar o real interesse pessoal e contextual do usuário.
Com isso a Netflix faz indicações de filmes ou séries de maneira mais dirigida e consegue aumentar a aderência dos usuários pelos seus conteúdos.
Afinal, como você age quando entra no seu perfil da Netflix e vê aquele filme que estava passando pela sua cabeça sendo sugerido?
Com certeza você clica nele e volta a acessar o canal várias outras vezes!
Você também pode conferir outros cases de sucesso com machine learning para se inspirar a aplicá-lo em sua empresa e alcançar ótimos resultados.
E então, sua empresa já está preparada para a Nova Era?
Chegamos longe, hein? Sua cabeça pode estar congestionada com tantas informações técnicas.
Mas vamos retomar para te ajudar a relembrar e esclarecer:
Então neste artigo aprendemos o que é Machine Learning, ou seja, vimos que se trata de um campo da inteligência artificial capaz de fazer pesquisas, interpretações e estudos para coletar dados do comportamento do seu consumidor, por exemplo.
Além disso também vimos que se trata de uma máquina que aprende constantemente e se aperfeiçoa justamente na medida do seu aprendizado automático.
Vimos também como a sua empresa pode aproveitar esse recurso para aprimorar seus canais de comunicação e divulgação, além de poder investir em campanhas de marketing muito mais assertivas.
Ao longo deste conteúdo pudemos ver ainda as inúmeras vantagens de fazer uso da inteligência Machine Learning para alcançar os resultados desejados e excelência na comunicação com os seus clientes.
E então, se sente mais preparado para colocar a sua empresa no caminho da Nova Era Tecnológica e ter um grande diferencial competitivo em relação ao restante do mercado?
Então invista no aprendizado automático Machine Learning e tenha um negócio capaz de dominar a web!