Explore o poder de 10 ferramentas do Google para impulsionar o seu negócio
Você sabia que com as ferramentas do Google é possível melhorar a comunicação, a gestão e a produtividade do seu negócio? Imagine só um recurso gratuito que ainda oferece todos os benefícios de um dos principais canais de divulgação online.
O que acharia se uma das maiores empresas de tecnologia do mundo resolvesse te dar uma mãozinha na hora de cuidar do seu negócio?
Pois saiba que isso já acontece!
Com o suporte das ferramentas do Google, é possível levar a gestão, a produtividade e a comunicação da sua empresa a outro nível, não importa o tamanho dela.
Isso porque com elas você poderá otimizar o contato com as pessoas da sua equipe e com seus fornecedores e clientes.
Além disso, com essas ferramentas também é possível criar anúncios e aproveitar todos os benefícios de aparecer no principal site de buscas!
Se quiser quer aproveitar esses recursos e otimizar tarefas desde o planejamento até análise de resultados, confira esses 10 serviços google:
Eleve o nível da sua empresa com essas 10 ferramentas do Google
Quando pensa em ferramentas do Google, o que te vem à cabeça?
A página de pesquisas? O Gmail, o email do mecanismo de busca? Ou ainda o GooglePlay, loja de aplicativos?
Qualquer outra resposta ainda teria sido pouca perto da infinidade de serviços Google os quais a gigante da tecnologia pode oferecer a você e a sua empresa.
E se comparado aos benefícios proporcionados pelas ferramentas então nem se fala!
Isso porque elas serão capazes de otimizar a administração, comunicação e a produtividade da sua empresa.
Como você não é bobo nem nada, deve estar morrendo de curiosidade para saber quais recursos são esses, não é mesmo?
Então vamos acabar com esse sofrimento, pois é hora de conferir a lista de ferramentas do Google.
O G Suite é dentre as ferramentas do Google a qual oferece todos seus recursos tradicionais, como email, armazenamento de dados e calendário, mas com um charme a mais.
E o que isso quer dizer?
Isso quer dizer que você pode usar o Gmail como a plataforma do email da sua empresa e usar o Hangouts, recurso de bate-papo ideal para facilitar a comunicação entre os colaboradores.
E ao aderir o G Suite também é possível realizar videoconferências a partir do Hangouts Meet, versão turbinada do chat das ferramentas do Google com a qual é possível realizar videochamadas.
Além dele, os outros Google serviços também ganharam um bônus em suas funcionalidades.
Por exemplo, o Drive adicionou melhorias para facilitar a busca nos conteúdos armazenados e compartilhados na nuvem.
E com a Agenda você também pode organizar seus compromissos, criar documentos, planilhas, apresentações e até sites de forma simples e rápida graças as ferramentas oferecidas neste pacote.
Se ficou interessado especificamente nesse dentre todas as ferramentas do Google, temos uma boa notícia!
Isso porque você pode aproveitar a versão teste com todos esses recursos essenciais gratuitamente por 14 dias.
Para isso, basta entrar em contato com o departamento de vendas e saber mais sobre a Google ferramentas.
Depois disso, é necessário escolher um dos planos, os quais começam em 50 dólares anuais ou 5 dólares mensais por usuário, definidos de acordo com o porte das empresas.
Já pensou em como são feitos aqueles anúncios que aparecem nos resultados das pesquisas? Ou ainda aqueles banners nas páginas da web?
Isso sem falar naqueles pequenos vídeos de propaganda os quais passam antes de um vídeo no Youtube.
Todos eles nasceram de Google serviço em comum: o Adwords, a plataforma do site de busca a qual faz o anúncio da sua empresa aparecer no lugar certo e na hora certa.
Isso porque essas campanhas irão aparecer com destaque na primeira página dos resultados de busca e atrair mais visibilidade ao seu site e a sua empresa, potencializando a suas chances de ter mais clientes.
A inscrição nessa plataforma online é gratuita e só será cobrado se a sua publicidade funcionar, ou seja, quando alguém interagir com o seu anúncio, seja ele um link patrocinado, um banners ou um vídeo no Youtube.
Para mais informações, não deixe de conferir o guia sobre o que é Google AdWords e saiba melhor como anunciar no site de busca.
Totalmente gratuita, essa dentre as ferramentas do Google é a ideal para realizar análise de resultados das suas campanhas de marketing digital.
Isso porque o Analytics te dá um relatório com informações sobre a origem dos visitantes, o tempo gasto pelas pessoas no seu site e até as páginas mais acessadas.
E por conhecer melhor as preferências da sua audiência, com esses dados é possível criar campanhas mais assertivas e assim, melhorar os seus resultados.
Se quiser saber mais sobre o que é Google Analytics e como tirar o melhor desse recurso, confira a nossa publicação sobre o assunto.
Se existe uma das ferramentas do Google para quem quer criar um anúncio, também tem que ter uma pensada naqueles que irão exibir essas propagandas em suas páginas, certo?
Pois é exatamente essa a função do Adsense. De certa forma complementar ao Adwords, ele é uma das ferramentas do Google mais populares quando o assunto é o espaço publicitário em páginas na web.
E a plataforma online é bem simples de usar: só é preciso ter um site com conteúdo próprio, uma conta no Gmail e deixar informações de contato, como telefone e um endereço.
Ele também é uma boa opção para quem tem o orçamento limitado: o Adsense é gratuito, mas será necessário dividir o faturamento dos anúncios exibidos com o site de busca.
Funciona assim: todo visitante o qual clicar na propaganda e não fechar logo em seguida, você receberá um valor por essa ação.
E para receber, basta fazer o pedido de resgate e aguardar 21 dias para ter o dinheiro creditado em conta, já com o desconto da parte do Google.
Sabia que as buscas locais levam metade dos usuários de dispositivos móveis a visitarem uma loja dentro de 24 horas?
Imagine então o quão importante é administrar a presença online do seu negócio. Mas fique tranquilo pois é para isso que serve essa dentre as ferramentas do Google
Com ele dá para pode adicionar informações básicas como website, endereço, horário de funcionamento e até fotos.
Para isso basta acessar a página inicial da plataforma, fazer login na sua conta do Gmail e seguir o passo a passo para inserir as informações.
E inclusive já te ensinamos como fazer isso aqui! Confira o nosso conteúdo sobre o Google Meu Negócio e saiba como criar um perfil atrativo.
Quando você pesquisa por algum produto, já reparou nos resultados sugeridos?
Esse é o espaço do Shopping, uma vitrine virtual localizada na parte da página a qual mais vai receber atenção do pesquisador.
A loja virtual funciona da seguinte forma: primeiro você precisa logar com o seu email do Gmail no Google Merchant Center, onde você irá inserir algumas informações na base de dados sobre seus produtos.
E por ser atrelada a uma conta do Google, você já terá acesso ao Adwords, a ferramenta necessária para criar a vitrine em forma de anúncio na primeira página.
Sendo assim, segundo pesquisas de agências de marketing a plataforma online pode aumentar em até 130% a taxa de conversão do seu anúncio em comparação a outros canais de publicidade.
Para saber mais sobre como usar Google Shopping como uma das ferramentas de criação de estratégias de marketing digital, é só conferir o material sobre o assunto.
Uma das ferramentas de pesquisa Google, o Instant gera resultados enquanto a pessoa ainda está digitando para economizar o tempo do usuário.
Para aproveitar os benefícios do recurso e gerar mais tráfego e mais visibilidade para o seu site, basta investir em uma estratégia de SEO.
Sabe o que é SEO? Apesar da sigla estranha, ele representa todos os critérios usados para otimizar o seu site e ele aparecer entre as primeiras posições nos resultados de pesquisa.
O Instant irá te ajudar nessa missão pois ele é uma das formas de verificar quais são os termos, ou seja, palavras-chave, relacionados ao seu produto mais pesquisados pelos usuários.
E utilizar essas palavras é um dos critérios usados pelas ferramentas de pesquisa Google para ranquear aqueles sites que proporcionarão uma experiência melhor aos usuários.
Sendo assim, se você quiser saber tudo sobre pesquisa de palavras-chave e como posicionar bem a sua página nos resultados de buscas e atrair mais visitantes, confira nosso guia sobre o tema.
Do que adianta passar dias desenvolvendo um site se quando ele for ao ar se mostra pouco eficiente?
Com o intuito de evitar que dias de trabalho sejam jogados fora, existe dentre as ferramentas do Google o PageSpeed Insights, cuja função é analisar o conteúdo dos sites e dar sugestões para torná-los mais rápidos.
E é bem simples usar essa plataforma online gratuita! Basta inserir o endereço do seu site no campo indicado e tcharan! Ele vai avaliar a qualidade da sua página e se há algum ponto a ser melhorado e como fazê-lo.
O Alerts é um Google serviço o qual te avisa quando surge conteúdo novo sobre um assunto de seu interesse.
E ele é bem simples: basta acessar a ferramenta e informar o seu email e os temas sobre os quais gostaria de ser notificado quando algo novo aparecer.
O recurso é interessante nas estratégias de marketing pois dessa forma você pode acompanhar o que as pessoas estão falando de você e da concorrência.
Além disso, você pode usá-lo para ter ideias na produção de material e até gerar links importantes já pensando no seu posicionamento em mecanismos de busca.
O Thinking With Google, ou Pensando Com o Google em bom português, é a ferramenta de estratégia de marketing baseada em dados do site de busca.
Ele analisa dados e tendências fornecidas pela empresa e pelo mercado, assim você consegue transformar essas informações em ações mais assertivas.
Além desses relatórios, ele ainda oferece outros serviços Google.
Com o Mobile Friendly Test você pode testar o seu site e ver se ele é responsivo, isso é, não perde funcionalidade quando acessado de um dispositivo móvel.
Se você quiser saber tudo sobre o que é site responsivo, confira nosso conteúdo sobre o assunto!
E tem também o Trends, uma das ferramentas do Google cuja função é mostrar os assuntos mais comentados do momento.
Assim como no Instant, isso te ajuda a ver os temas relacionados ao seu ramo e usar essas informações na produção de conteúdo, dessa forma os seus materiais terão chances maiores de ter mais visibilidade.
Se você quiser saber mais sobre o que é Google Trends, não deixe de conferir a publicação sobre uma ferramentas usadas na pesquisa de palavras-chave.
BÔNUS: O pulo do gato das ferramentas do Google
É claro que as redes sociais não poderiam ficar de fora, ainda mais na era “Big Brother” vivida atualmente.
E por isso essa categoria de ferramentas do Google merece um capítulo especial.
Google +
Esquecida por muitos, a rede social do site de busca pode ser uma verdadeira carta na manga na sua missão de conseguir um bom posicionamento nos resultados de pesquisa.
Parecida com as outras famigeradas redes sociais, essa ainda tem a grande vantagem de ser integrada a todas as outras ferramentas do Google, facilitando o seu trabalho.
Quer saber o que é Google plus tim tim por tim tim e como aproveitar seus benefícios? Confira a publicação sobre o assunto e traga esse diferencial a sua empresa.
Youtube
Lançar mão de vídeo em campanhas de marketing tem sido o segredo do sucesso nas grandes empresas.
Os resultados obtidos por essa categoria de conteúdo multimídia podem até ser classificados milagrosos por alguns.
Isso porque mais da metade dos usuários que assistem um vídeo tem vontade de comprar um produto ou serviço.
Então, aproveite a popularidade dos vídeos e como eles podem te ajudar a aparecer em posições cada vez maiores nos resultados de busca e adote essa estratégia na sua empresa.
Aqui temos várias dicas de como criar um canal no youtube e também como fazer video no youtube, não deixe de ver!
Faça parte do time! Use as ferramentas do Google no seu negócio
Hoje você aprendeu como utilizar as ferramentas do Google no seu negócio e viu como a gigante da tecnologia pode te ajudar na administração do seu negócio.
Isso porque com elas é possível economizar tempo com tarefas básica e vai conseguir dar atenção a setores que demandam mais atenção.
Por exemplo, as ferramentas te ajudam otimizar a comunicação e o compartilhamento de informações graças ao pacote do G Suite.
Além disso, você pode criar anúncios e administrá-los por meio do Adwords e do Analytics e ver o fluxo de visitantes do seu site aumentar, bem como as chances deles se tornarem clientes.
Por isso, se você quer entrar no time das grandes empresas, invista nas ferramentas do Google!
E se você quiser outros conteúdos como esse, não deixe de conferir o blog da Ideal Marketing.