Saiba TUDO sobre gerenciador de negócios facebook e comece utilizar a ferramenta agora mesmo!
O Gerenciador de negócios facebook é uma ferramenta essencial à todos que têm como foco de suas estratégias de marketing digital as redes sociais. Já pensou conseguir administrar todas as ações de sua página em um só lugar? Pois é, e essa é apenas uma das funções que essa ferramenta disponibiliza.
O facebook é hoje a rede social que mais conecta pessoas em todo mundo. Mensalmente ela concentra 2 bilhões de usuários ativos e mais de 70 milhões de empresas do mundo todo têm páginas próprias nesse canal.
Vendo tais estatísticas, é importante planejar a comunicação digital da sua empresa considerando o uso dessa rede, por isso o facebook inovou ao introduzir o gerenciador de negócios.
Desde o seu lançamento em 2014, esse recurso vem sendo aprimorado visando trazer maior praticidade para quem faz a gestão de marketing na rede.
Por isso, buscando uma desenvoltura completa o gerenciador de negócios facebook faz muito mais do que apenas administrar os anúncios publicados.
Com isso, esse recurso disponibilizado também em formato de aplicativo desenvolvido pela empresa de Mark Zuckerberg se tornou extremamente importante para o sucesso dos negócios de qualquer marca.
Neste artigo você encontra todas as informações essenciais para conseguir usar o gerenciador de negócios facebook com o objetivo de montar as estratégias de marketing digital do seu negócio com praticidade e organização.
Então veja o que preparamos para você:
Para que serve o Gerenciador de negócios facebook?
O gerenciador de negócios facebook é uma ferramenta gratuita, própria da rede social, e permite aos usuários fazerem a gestão de todas as ações e anúncios em um mesmo lugar.
Além disso, ela facilita a integração simultânea de acesso para outros membros da equipe, agências ou parceiros.
Dessa forma, ela é essencial para quem usa a plataforma como ação de marketing digital em seu negócio e cria e veicula anúncios em alguma conta do facebook.
Além disso vale saber: o facebook se apropriou do instagram em 2012 e com isso a ferramenta de gerenciamento também incluiu as contas dessa outra rede social ao seu funcionamento.
Isso quer dizer que com o uso desse instrumento também é possível administrar campanhas do Instagram.
Resumidamente podemos destacar a sua funcionalidade nesses principais tópicos:
- Gerenciar múltiplos elementos da rede social (fan page, conta do Instagram, lista de público, entre outros);
- Gerenciar o acesso dos administradores e compartilhar a gestão de contas com sua equipe e parceiros;
- Ter o diagnóstico completo envolvendo métricas e desempenho dos anúncios publicados.
O gerenciador consegue organizar todas as suas tarefas, informações e estratégias em uma única plataforma.
Mas não se preocupe, explicaremos mais sobre cada um desses tópicos adiante.
Nesse momento o próximo passo se concentra em mostrar para quem é mais indicado fazer uso dessa ferramenta, não perca!
Afinal, quem pode usar essa ferramenta?
O gerenciador de negócios facebook foi feito para a maioria da comunidade presente na rede social.
Assim, tanto pequenas empresas como as grandes corporações podem utilizar a ferramenta para impulsionar seus negócios no ambiente digital.
Até mesmo empreendedores autônomos podem criar uma conta de gerenciamento e potencializar as campanhas da sua empresa.
Portanto, não há restrições em relação ao uso da ferramenta que faz o gerenciamento de negócios.
Afinal, esse recurso representa principalmente a solução para integrar seus esforços de marketing em um único lugar, ou seja, qualquer empresário pode aproveitar.
Além disso, fazer uso dele não torna inviável ter um perfil pessoal no facebook, ou vice e versa, pois a ferramenta opera em paralelo e é direcionada apenas aos negócios.
Dessa forma, você nunca irá precisar se preocupar em misturar os conteúdos pessoais com os profissionais.
Se ainda está com dúvidas sobre esse recurso, a seguir vamos explicar por que essa ferramenta é tão essencial para o seu negócio. Confira!
Como o gerenciador de negócios facebook pode ajudar no meu negócio?
Quem precisa dar conta de vários elementos dentro da rede social, seja uma página, conta ou propaganda, pode considerar usar o gerenciador de negócios facebook e otimizar essa tarefa.
Seja você um iniciante ou mesmo alguém que já consegue administrar sozinho seus conteúdos, não precisa ter dúvidas: o gerenciador pode ser realmente útil ao seu negócio.
Quer saber os motivos?
Então confira:
Lida com mais de uma conta ao mesmo tempo?
Com a ferramenta é possível controlar todas as suas contas sem precisar logar em cada uma delas quando for fazer uso do recurso.
Isso porque ao tentar utilizar determinada funcionalidade do gerenciador ele pergunta a qual perfil você quer se direcionar.
Além disso, é possível integrar um perfil do instagram com uma página do facebook e fazer a gestão das duas contas ao mesmo tempo.
Isso ajuda a otimizar fluxos e produção, e te permite ter um controle mais eficiente das tarefas.
Usa um aplicativo terceiro para fazer a gestão e publicação no Facebook?
Quem faz o gerenciamento de anúncios, entre outros elementos, os quais dizem respeito ao facebook através de outros canais, pode enfrentar problemas no futuro.
Isso porque a rede social vive modificando os algoritmos internos e isso afeta diretamente naquilo que é postado por um usuário ou marca.
Sendo assim, postar ou gerir conteúdos por fontes terceiras pode ser arriscado pois o canal não terá informações prévias das possíveis alterações ou reajustes do facebook.
Com isso, o anunciante pode não receber a visibilidade esperada em relação a que teria se fizesse a publicação ou gestão com o gerenciador do próprio facebook.
Se deseja entender melhor sobre o assunto confira esse artigo: atualizações do facebook.
Passar logins constantemente para sua equipe usar as contas na rede?
Quem trabalha com equipes grandes ou tem várias pessoas cuidando de uma mesma conta no facebook pode ter problemas ao fornecer acessos a todo momento.
Isso porque as políticas de segurança da rede social podem entender que o perfil está sendo hackeado por conta da quantidade excessiva de logins.
Por isso, a melhor solução é implementar o gerenciador de negócios facebook, assim todos terão acesso ao controle da página.
Isso porque existe um campo no gerenciador no qual você pode adicionar os colaboradores habilitados a gerir a plataforma.
Assim, o administrador pode conceder diferentes permissões à sua equipe, sem precisar distribuir logins e senhas.
Essas permissões podem, por exemplo, servir somente para o colaborador visualizar e acompanhar as tarefas, ou se for uma permissão mais completa ele pode também gerenciar ativamente determinados anúncios.
Precisa de permissão para fazer o gerenciamento de perfis e páginas de clientes?
Quem lida com muitos clientes, como agências publicitárias por exemplo, pode ter dificuldade em conciliar o acesso das páginas de todos eles.
Com a ferramenta de gerenciamento de anúncios facebook é possível pedir permissão de acesso para outras contas.
Dessa forma, a agência entra como colaboradora e fica a critério do administrador, o cliente, qual permissão de usuário conceder à ela.
Outro ponto interessante é: as agências parceiras podem fazer a gestão das permissões de usuário dentro do gerenciador de negócios da organização e habilitar o acessos dos funcionários.
Assim, elas também podem conceder permissões – dos tipos citados acima – à equipes internas, sem comprometer os negócios do cliente.
Conheça todas as funcionalidades que o gerenciador de negócios pode oferecer
O gerenciador de anúncios facebook é sem dúvidas uma ferramenta completa para organizar suas ações na rede social e compartilhar o acesso com outras pessoas que irão ajudá-lo na gestão.
Por isso, listamos quais são as principais funções da plataforma buscando tornar seu acesso mais prático, confira:
Gerenciamento de múltiplos elementos
Com o gerenciador de negócios você pode administrar diferentes ativos na mesma plataforma.
- Páginas – Com a ferramenta o usuário pode adicionar páginas, solicitar acesso a elas, fazer publicações nelas e também removê-las.
- Contas de anúncio – O administrador pode vincular uma conta de anúncios ao sistema gerenciador, solicitar permissão buscando fazer a gestão de uma conta paralela, além de poder criar uma nova conta de anúncios.
- Aplicativos – Também é possível fazer o gerenciamento de aplicativos na ferramenta, o usuário e sua equipe podem adicioná-los no painel de configurações.
- Públicos – O usuário pode administrar os públicos quando quiser, mas é preciso ser um administrador na plataforma, assim pode adicionar ou remover públicos designados para projetos a qualquer momento.
Administrar o acesso com eficiência
Uma das funções mais importantes do gerenciador é conceder permissões a pessoas da sua equipe e àqueles que colaboram com sua empresa, sejam agências, fornecedores ou clientes.
Dessa forma, delegar diferentes níveis de acesso aos seus funcionários e colaboradores se torna uma tarefa mais organizada e mais prática de monitorar.
Conheça quais são as permissões abaixo:
Administrador:
Os administradores do negócio têm acesso irrestrito a todas as funções da ferramenta.
São os responsáveis por adicionar e remover pessoas da sua lista de funcionários, até mesmo modificar ou excluir a empresa.
Funcionários:
São os usuários com o acesso mais restrito, os funcionários podem visualizar informações do negócio por meio da ferramenta, mas não podem fazer qualquer alteração se não obtiverem permissão prévia para isso.
As permissões para agências e colaboradores também devem ser feitas pelo administrador do negócio.
Ele poderá compartilhar o acesso com os colaboradores permitindo a eles gerenciar remotamente as contas.
O compartilhamento pode ser desfeito a qualquer momento pelo administrador.
Rastrear os anúncios
Outro diferencial do gerenciador é poder fazer toda a gestão das contas de anúncios integradas.
Isso quer dizer que o administrador poderá gerenciar as configurações da conta de anúncios, criar e edita-los, editar a fonte de financiamento, rastrear e visualizar os anúncios publicados e acessar relatórios de desempenho das publicações.
Tudo isso pode ser feito nos campos:
- “Exibir configurações do negócio”
- “Adicionar Páginas, contas de anúncios e ativos”
- “Ter Páginas, contas de anúncios ou outros ativos atribuídos a você”
Além disso você também poderá ter diagnósticos concretos sobre o seu desempenho e a interação do seu público com a marca. Confira!
Procura diagnósticos reais e claros sobre seu desempenho?
Fazer um bom acompanhamento estratégico de marketing digital é essencial quando se quer ter sucesso no facebook.
A forma mais indicada é usar o auxílio de dados sobre seu público e como anda o engajamento dele com suas postagens.
Isso pode ser encontrado na parte “relatório de anúncios”.
Com isso, o gerenciador de negócios possibilita fazer a análise do seu desempenho em tempo real, pois ele fornece todos os dados mais relevantes ao seu negócio e a forma como seu público está respondendo a ele.
Assim, você poderá estruturar as melhores estratégias visando alcançar seus objetivos no facebook e fazer com que sua marca cresça no ambiente digital.
Com essas características, podemos ver como o gerenciador faz toda a diferença na rotina de quem trabalha com marketing na rede social.
Se está convencido de que esse recurso é essencial nas suas campanhas online para facebook venha com a gente pois iremos explicar a seguir todos os passos para criar uma conta na plataforma, acompanhe!
Passo a passo para criar uma conta nesse canal
Já sabe tudo sobre a ferramenta? Então vamos aprender como fazer o seu cadastro!
Em primeiro lugar, tenha um perfil no facebook, isso tornará o reconhecimento da sua identidade mais fácil. Mas fique tranquilo, nenhum dos seus dados pessoais será vinculado a plataforma de gerenciamento.
Então sem mais delongas, vamos aos passos:
1.Faça login no facebook e acesse a página do gerenciador: business.facebook.com/create
2.Selecione no topo direito da página “Criar conta”
3.Coloque o nome da sua empresa e seu e-mail comercial
Voilà, você está logado no gerenciador de negócios facebook!
Mas calma, o tutorial não acabou.
Se você quer adicionar páginas, pessoas ou contas de anúncios, pode fazer isso diretamente da tela inicial do painel, conforme a figura abaixo:
Assim, se quiser adicionar páginas vá na parte “adicionar páginas, contas de anúncios e ativos”
Se o intuito for adicionar contas de anúncios clique na parte “ter páginas, contas de anúncios ou outros ativos atribuídos a você”
e por fim, se deseja adicionar colaboradores vá no campo: “adicionar e remover funcionários e parceiros”
Agora sim, tudo pronto para você começar a gerenciar suas estratégias de marketing digital pelo facebook!
Aproveite todos os benefícios desse recurso disponibilizado pelo facebook!
Bem neste conteúdo vimos que a ferramenta de gerenciamento de negócios facebook é uma forma de administrar todos os ativos que uma empresa ou usuário possui na rede social com eficiência e prática.
Dessa forma, aprendemos também que todos os esforços são direcionados por uma única plataforma, tornando a gestão muito mais organizada e mais simples de compartilhar com a sua equipe ou colaboradores.
Além disso, podemos perceber que as inúmeras funções do gerenciador estão ao dispor do usuário, buscando ajudá-lo impulsionar suas estratégias de marketing digital no facebook.
Portanto, agora você já pode usar todas as informações aprendidas até aqui e finalmente criar uma conta nessa plataforma atingindo o sucesso dos seus negócios online!
[…] a usar o Facebook Analytics é bem simples: você pode acessá-lo tanto pelo Gerenciador de Negócios do Facebook ou pelo site da plataforma e fazer login com a sua conta na rede […]