A seguir a pergunta que vale meio milhão de reais: “você sabe como criar slogan?”
Criar slogan para uma marca é como criar bordões para pessoas. Quem nunca imaginou um senhor famoso, com um microfone pendurado no peito, ao ouvir a frase: “Quem quer dinheiro?” que atire a primeira pedra! Quer saber como criar slogan e estar sempre na memória do seu cliente?
Saber como criar slogan é indispensável na tarefa de gerar identificação entre uma marca e seus clientes.
Afinal, é uma das formas mais eficazes de se relacionar com eles para gerar conversão.
Por isso, antes que você se pergunte o que nosso conhecido amigo Silvio Santos está fazendo aqui durante nosso papo sobre slogan, precisamos te explicar um jeito bem divertido de como podemos criar frases de efeito de forma simples.
Para isso, vamos usar como comparativo os bordões, mas entendendo que seus conceitos não são iguais.
Afinal, slogan criamos para marcas. Enquanto bordões, para pessoas.
Ainda assim, criar slogan tem seu processo prático muito semelhante ao de criar bordões para personagens, principalmente em filmes e séries.
Talvez você esteja aí confuso se perguntando: “O que slogan e bordão tem em comum?”
Te respondo: TUDO!
O processo de como criar slogan para uma marca é muito semelhante ao de criar bordões para personagens, porque é levado em consideração ações e fatores muito semelhantes.
Eles produzem o mesmo efeito em quem escuta: a geração de gatilhos mentais para ativar a memória.
Ao criar slogans e bordões, os criadores dos mais conhecidos dizem levar em consideração os mesmos fatores: para quem falarão, sua faixa etária e nível social.
Mas tenha em mente ao ler este conteúdo que criar um slogan depende sempre da intenção de induzir o consumo de algum produto ou serviço.
Sendo assim, a comparação com bordões aqui será só para facilitar. ?
Parece complicado? Mas, pode ficar tranquilo! Iremos explicar tudo o que você precisa saber sobre como criar um slogan tão marcante quanto: “Just do it!”.
Nesse conteúdo veremos, então:
O que é um slogan?
A palavra “slogan” é derivada do termo gaélico: slogorn.
Essa expressão era usada como grito de guerra pelos antigos clãs europeus para inspirar os seus membros a lutar pela sobrevivência.
Com o passar dos anos a expressão começou a ser utilizada para definir uma série de elementos de instituições, lugares, pessoas, marcas e afins.
Hoje, o que conhecemos como “slogan” é uma frase de efeito marcante.
Ele promove identificação entre clientes e marcas e, consequentemente, gera gatilhos mentais para seus produtos e serviços.
Por exemplo, quando você escuta a seguinte frase: “Amo muito tudo isso”, provavelmente hambúrgueres e batatas fritas vêm à sua mente, não é?
Isso acontece, pois o McDonalds levou em consideração o seu público-alvo e a linguagem usada por ele para criar uma conexão com as pessoas.
A marca conseguiu criar um slogan que prende na mente do consumidor e gera empatia pela marca.
Por isso, a função do slogan é ganhar espaço na memória do consumidor, ou seja, é conquistar o Top Of Mind das pessoas.
Isso faz com que ao ouvir os slogans, as pessoas automaticamente vinculem a frase de efeito à marca, neste caso.
Ou seja, eles geram a possibilidade de tornar uma marca lembrada quando o público precisar de um determinado produto ou serviço.
Especialmente nos negócios, o propósito dessas instituições e marcas em como criar slogan deve ser grudar igual marchinha de carnaval suas ideias na memória do seu público-alvo.
Portanto, vamos ver como funciona a memória dos consumidores a seguir.
Como funciona o cérebro humano?
Quando falamos de como criar slogan se torna essencial entender como as pessoas lembram das coisas.
Pensando nisso, cientistas da Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, realizaram um experimento para mapear locais específicos de um cérebro humano e descobrir onde ele guarda as memórias das situações que vivem no cotidiano.
Eles constataram que “as memórias são organizadas no hipocampo com diversos padrões. E, assim, os acontecimentos são listados por data e local de onde ocorreram.”.
Então, ao tentar produzir essa presença na memória nos clientes não espere que ele procure sua marca para te conhecer.
Aja para que você faça algo tão marcante de modo que ele não consiga te tirar da cabeça.
Isso só dá para conseguir sendo eficaz nas oportunidades de contato que tiver com ele.
Assim, ele vai dormir e acordar com sua marca na cabeça. Afinal, você estará na mente dele de alguma forma.
Fácil, não é mesmo? ?
Veremos mais detalhes sobre esse processo a seguir.
O que é necessário para fazer alguém lembrar de algo?
Outros dos nossos amigos americanos “loucos por cérebros” “abriram mais cabecinhas” nas universidades de Nova York e da Califórnia e viram que para ficar na memória de uma pessoa é necessário um processo cíclico de 4 ações. São elas:
- Atenção
- Compreensão
- Armazenamento
- Recuperação
Por isso, entendemos que um dos principais segredos para ter um slogan chiclete é fazer que seus clientes:
- Atentem-se a seu slogan
- Compreendam seu slogan
- Armazenem a mensagem principal do seu slogan
- Recupere com frequência em suas memórias seu slogan
Assim, a probabilidade dos clientes estarem com sua marca na cabeça será muito maior!
Exemplificando, você tem de fazer com que as pessoas ao ouvirem seu slogan, digam, por exemplo:
“Essa frase é de uma propaganda de alimentos, não?”
“Essa frase é de um comercial de eletrônicos, não é?”
“Não é aquela marca de roupas que fala isso?”
“Puxa! Aquela empresa que vende sapatos fala isso!!!”
Percebe? Ao dizer isso, ele mostra que lembrou da marca. De alguma forma, ele associa uma frase de efeito (slogan) a uma marca. Esse é o propósito! Fazer lembrar.
Depois disso, ele pode perceber a necessidade e a relevância do produto ou serviço anunciado pela marca que criou o slogan. O resto é quase automático. O cliente te conhece, compra, contrata e divulga.
E as vendas sobem! ?
Acompanhe o esquema a seguir, perceba a sequência cíclica do crescimento das vendas tendo um criar slogan eficaz:
- Marcas decidem criar slogan
- Pessoas ouvem ou leem esse slogan
- Lembram muito dele e consequentemente, da marca
- Logicamente, conhecem a marca, seus produtos e serviços
- Identificam necessidade desses produtos e serviços
- Compram
- Satisfazem-se
- Viram clientes
- Divulgam no seu convívio social
- Outras pessoas ouvem ou leem esse slogan
- Memórias ativas novamente
Por causa da divulgação que o cliente faz em seu convívio social, provavelmente essa pessoa já conheceu os produtos e serviços, então pulam o item 4.
Então…
12. Identificam necessidade dos produtos e serviços
13. Compram
14. Viram clientes
15. Divulgam no seu convívio social
É cíclico, percebe? Quase infalível. Muita identificação = muitas compras. É simples!
Obviamente não é um processo rápido, mas criar slogan pode ser muito simples se você souber os atalhos de como fazer slogan com criatividade e originalidade.
A seguir conversaremos sobre um dos maiores especialistas sobre como criar slogan e aprendemos um pouquinho com ele.
O “Mestre Miyagi” dos slogans
O empreendedor, apresentador e dono do SBT, Silvio Santos, é um dos grandes mestres na arte de como criar slogan. Ele sempre costuma criar frases de efeito e, na maioria das vezes, é quem faz o slogan oficial da emissora.
Seu jeito popular de falar e tom de voz sempre bem-humorado ajuda muito na memorização dos seus bordões. Por isso ele é imitado com frequência por muitos humoristas.
No auge da fama da TV aberta, antes do crescimento da internet no país, ele criou o slogan: “SBT: a TV mais feliz do Brasil” assim, passava a ideia de a emissora divertir seus espectadores sempre.
Anos depois da internet e as redes sociais se popularizarem, Silvio Santos não pensou duas vezes e passou a criar um slogan novo. Ficou: “SBT, Compartilhe!”, fazendo referência ao Facebook e ao ato popular de compartilhar conteúdo na rede social.
Já em 2018, com o retorno das transmissões de futebol na emissora, o novo slogan do canal de Silvio Santos é “SBT: a TV que tem torcida”.
Aprendemos com Silvio Santos, então, que para fortalecer a imagem de uma entidade o segredo é: “jogar aviõezinhos” de slogan nos clientes dependendo do que está em evidência no momento.
“Ora! Vem pra cá”, pesquisadores
O processo de como criar slogan requer muita originalidade, criatividade e compressão do que sua marca faz e para quem faz.
Por isso estudiosos do mundo inteiro têm tentado decifrar o segredo de como criar uma frase de efeito marcante.
Foi pensando nisso que uma equipe de cientistas da Universidade de Cornell desenvolveram um aplicativo que usa um algoritmo para estudar frases de efeito, bordões e slogans.
Os pesquisadores coletaram as 1000 frases de efeito mais usadas para criar slogan, selecionaram as mais memoráveis e descobriram na constituição:
- O uso de combinações de palavras presentes no cotidiano de pessoas comuns.
- O uso do artigo indefinido (uns, umas, um, uma)
- E de pronomes pessoais (eu ou você).
Isso traz uma noção de proximidade durante a identificação do ouvinte.
- Verbos no passado funcionam para identificar eventos específicos
- Verbos no presente são bons para traduzir conceitos mais gerais.
- Seu slogan deve ser curto.
Vale lembrar: decorar frases grandes é mais difícil, concorda? Então…
- O uso de palavras de construção simples.
Depois, então, dessa análise das maiores frases de efeito, vamos resumir um passo a passo bem “esperto” sobre como criar slogan.
“Ha ha! Hi hi!” Descubra 9 dicas que te ajudarão a criar o “Slogan do Milhão”
Descubra a seguir o passo a passo para criar as frases de efeito que são como barras de ouro: “valem mais do que dinheiro!”:
- Descubra como seus concorrentes fazem para criar slogan
- Entenda qual será o propósito em criar slogan
- Considere todas suas ideias enquanto criar slogan
- Faça um processo de classificação e eliminação das ideias
- Procure destacar atributos e vantagens
- Utilize conexões ideais e oportunas
- Saiba usar a sonoridade das palavras
- Seja objetivo e inovador
- Use bom-humor para conquistar simpatia
BÔNUS: “Roda a roda!”
Girando diante de você a seguir frases de efeito mais marcadas na memória de consumidores de todas idades. Aproveite e comece a se inspirar:
Bordões:
“Yabba-dabba-do!” – Fred Flinstone
“Scooby-doo cadê você?” – Salsicha (Scooby-Doo)
“Ao infinito e além!” – Buzz
“Para o alto e avante!” – Superman
“Foi sem querer querendo” – Chaves
“Ô Loco, Meu” – Fausto Silva
“Loucura, loucura, loucura” – Luciano Huck
“Corta pra Mim” – Marcelo Rezende
“Vamos aplaudir” – Raul Gil
“Beijo do gordo” – Jô Soares
Slogans:
“Amo muito tudo isso” – MC Donalds
“Tem 1001 utilidades” – Bombril
“Refresca até pensamento” – Brahma
“Desperte o tigre em você” – Sucrilhos
“O canal campeão” – SporTV
“Viver sem fronteiras” – Tim
“Deu duro? Tome Dreher! – Dreher
“Quem pede um, pede bis” – BIS
“Red Bull te dá asas” – Red Bull
“Tomou Doril, a dor sumiu” – Doril
No ramo dos negócios não é igual na “Tele Sena do tio Silvio” onde você “ganha mesmo se tiver menos pontos”, então você precisa urgentemente, independente de onde está ou do tamanho da sua marca, estar a frente dos seus concorrentes.
Não se limite a apenas criar slogan, divulgá-lo e esperar que o aumento nas vendas caia do céus!
Lembre-se: “criar slogan é muito, mas não tudo.”
O sucesso de uma instituição está muito atrelado a como você fundamenta sua marca.
Ou seja, sobre quais bases ela está e como está sendo feita a sua gestão.
Por isso, é importante ter uma boa gestão de marca.
Para isso, te indico ler sobre “branding” que é nada menos que: gestão de marca. Aqui no Ideal Marketing tem um conteúdo MEGA completo sobre o assunto. É só clicar aqui.
Slogan finalizado? Feito e bem feito? “Você está certo disso?”
Agora você tem tudo o que precisa para começar a criação do seu slogan:
- Conceitos
- Dicas
- Exemplos
Talvez você já criou seu slogan e agora está se perguntando:
Te respondo “rapidão”!
- Acredite no seu slogan! No início é trabalhoso gerar essa identificação, creia na verdade que ele transmite sobre os valores da sua marca. Transmitir uma ideia distante da realidade pode projetar uma ideia falsa da sua instituição. Isso é negativo.
- Experimente seu slogan! Propague nas redes sociais e todos os veículos que possui informações sobre sua marca. Divida com clientes e funcionários. A repetição é fundamental nesse processo.
- Não tenha medo de alterar com o tempo. Lembre: cada momento tem uma exigência de identificação específica. Aperfeiçoe a frase de efeito e o processo de criar slogan da sua marca quantas vezes for necessário!
Por fim, depois de saber como criar slogan e tê-lo feito tenha em mente a intenção de fazer com seu cliente:
- Leia o slogan para absorver
- Ouça o slogan para absorver
- Escreva o slogan para divulgar
- Fale o slogan para divulgar
A intenção é conseguir a memorização com facilidade, então procure utilizar palavras absorvidas sem dificuldade. Nada de usar termos somente porque são elegantes. Lembre-se: criar slogan não se trata de fixar a mensagem apenas. Seu objetivo é fixar a marca!!!
Depois disso, patrão! Comemora, chefe! É ritmo de festa!