Como usar o Pinterest: potencialize seus resultados com esta rede social

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 18 de abril de 2018 | Atualizado: 27 de agosto de 2019.

Você sabe como usar o Pinterest? Trata-se de uma rede social focada no compartilhamento de imagens. Nada melhor do que mostrar a foto do seu produto ao cliente, afinal, uma imagem vale mais que mil palavras, não é mesmo?

O Pinterest é uma das principais fontes de inspiração para projetos, reformas ou até mesmo decoração de festas.

Isso porque essa rede social armazena milhares de imagens interessantes e inspiradoras, como uma verdadeira galeria de arte online.

Por isso, profissionais de arquitetura, decoração, design e marketing, por exemplo, buscam suas referências nessa rede social.

Depois de aprender como usar o Pinterest a favor da sua empresa, você descobre uma forma diferente de se conectar com seu público.

Mesmo que seja uma rede pouco popular comparada ao Facebook e Instagram, é interessante apostar em estratégias de marketing digital aliadas com essa ferramenta.

Afinal, para sua empresa sair na frente da concorrência, é preciso pensar naquilo que ninguém mais pensou.

E-book gratuito com os melhores gatilhos mentais para aumentar suas vendas

Neste artigo você vai aprender o que é Pinterest, como ele funciona e como utilizar suas ferramentas para alavancar sua empresa.

Então, aperte os cintos e se prepare para uma viagem rumo ao conhecimento:

O que é Pinterest?

O que é Pinterest

O Pinterest pode ser entendido como uma vitrine ou um mural de inspirações, em que a imagem é o principal meio de comunicação.
A própria rede social gosta de se definir como um “catálogo mundial de ideias”.

Vamos deixar mais fácil de entender: lembra quando você era criança e recortava várias imagens das revistas e montava um caderno ou pasta cheia de ideias? O Pinterest é a evolução dos recortes.

Nele você pode montar uma espécie de coleção com todas as imagens capazes de influenciar diretamente o seu cliente.

Por isso, ao saber como usar o Pinterest, você descobre como belas imagens podem ajudar a aumentar suas vendas na internet.

Isso porque essa rede social conta com mais de 100 milhões de usuários ativos ao redor do mundo.

Esse número resulta em um volume de mais de 2 milhões de pesquisas feitas mensalmente no Pinterest. E sua empresa pode estar entre elas.

Além disso, justamente pela sua característica de oferecer referências artísticas para profissionais, cerca de 67% do seu público é composto por jovens adultos maiores de 18 anos.

Outro dado interessante sobre essa plataforma é que aproximadamente 80% de seus usuários são mulheres.

Por isso, saber como usar o Pinterest é uma oportunidade para atingir esse recorte de público tão promissor.

Agora, você deve estar se perguntando: como usar o Pinterest em minha empresa?

Não se preocupe, pois ao longo desse conteúdo você verá que a rede social pode trazer a inspiração que você precisava para caprichar no design das suas ações de marketing.

Como criar conta no Pinterest

Antes de saber como usar o Pinterest, você precisa ter uma conta na plataforma.

Para isso, você pode entrar com um e-mail e senha ou fazer login com a conta do Facebook. É bem simples.

Login no Pinterest

Logo em seguida, vão aparecer vários temas e você pode selecionar quais os que melhor se encaixam no seu perfil.

Dessa maneira, o site consegue perceber quais são as melhores imagens e referências para o seu painel.

A seguir, solte o dedo e role a tela para cima, navegando e buscando informações.

Saiba como funciona o Pinterest

Agora você já sabe o que é Pinterest e pode criar sua conta!

Porém, antes de te ensinar como usar o Pinterest, vamos te mostrar como funciona essa poderosa ferramenta de imagens e entender porque sua empresa deve investir forte nela.

Para isso, vamos te dar algumas dicas sobre termos e funções que são fundamentais para saber como usar o Pinterest. Conheça agora.

Pin

Nossa primeira dica tem a ver com o Pin, que é uma espécie de capa ou marcador visual do seu conteúdo.

Cada um desses marcadores contém um link que direciona o usuário ao seu site de origem para mais informações sobre o tema.

Uma boa maneira de utilizar o Pin é usando palavras-chave para escrever uma descrição engajadora na legenda da sua foto.

Por meio dessa prática, é possível influenciar diretamente nas informações que o usuário terá ao se interessar pela sua imagem.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo instituto Expande Ramblings, a média de duração de um Pin é 1600 vezes mais longa que a de um post no Facebook.

Isso mostra que ao publicar um Pin você tem grandes chances de ter sua publicação vista pelos usuários do Pinterest, já que ela fica mais tempo exposta na rede social.

Board

Para saber como usar o Pinterest, é necessário conhecer os boards, quadros ou pastas que podem ser formadas de acordo com o segmento da sua empresa.

A agência de turismo CVC, por exemplo, investiu em boards descontraídos.

Exemplo da CVC no Pinterest

Em uma pasta, a empresa possui imagens e indicações de lugares para ir no inverno, em outra, para o verão, e assim por diante.
Para deixar suas boards engajadoras e atrativas, lembre-se de manter uma linguagem próxima ao leitor.

Dessa maneira, você consegue mostrar que está falando diretamente com ele.

Além disso, ao separar os temas sobre os quais suas imagens irão falar, você possibilita que as pessoas possam seguir seus boards, além de acompanhar suas atualizações.

Funções

Saber como usar o Pinterest te ajuda a conseguir mais resultados com a plataforma. Por isso, para ter um melhor aproveitamento, é importante conhecer o ambiente.

Uma das funcionalidades da ferramenta permite que você, ao selecionar um Pin, consiga ver algumas opções como curtir ou salvar em uma pasta.

Dessa forma, é possível guardar o Pin em seu board, facilitando sua busca por informações.

Além disso, você pode compartilhar publicações com outras pessoas (uma espécie de mensagem direta) e compartilhar em outras redes sociais.

Essas são as principais funções disponíveis no Pinterest para o usuário.

Vale lembrar a importância de publicar imagens de qualidade, pois o site é formado por elas.

Além de qualidade, essas imagens também precisam ter relevância, fazendo com que os usuários tenham interesse em visualizá-las.

Diferença do Pinterest para empresas e por quê usá-lo

Até aqui você já entendeu como usar o Pinterest e, por isso, vamos te ajudar a alavancar sua empresa por meio dele.

O primeiro passo para isso dar certo é criar uma conta na plataforma como empresa.

Se você já possui um perfil pessoal, por exemplo, basta torná-lo empresarial e desfrutar dos seus benefícios.

Caso contrário, acesse o Pinterest para empresas e clique na opção “Participar como empresa”, como podemos ver na imagem abaixo.

Pinterest para empresas

Depois disso, você deverá preencher um formulário com as seguintes informações:

  • Nome;
  • Senha;
  • Nome corporativo;
  • Tipo de negócio;
  • Site da empresa.
Como utilizar o Pinterest para empresas

Pronto, agora você já possui uma conta Pinterest para empresas e pode levar suas ideias para um grande público.

Pinterest Analytics

Uma das principais vantagens de saber como usar o Pinterest empresas é poder utilizar o Pinterest Analytics.

Com essa ferramenta, você consegue ter os principais dados sobre seu perfil, como saber quantas pessoas estão chegando ao seu site por meio do Pinterest e ver métricas dos seus Pins e pastas.

Todos essas opções podem ser acessadas gratuitamente no perfil empresarial, pois o único recurso pago da rede social é o Pin patrocinado, que veremos no próximo subtópico.

Pinterest Analytics

Pin Patrocinado

Além de poder divulgar seus Pins, ou seja imagens da sua empresa, saber usar o Pinterest te permite investir em anúncios pagos.

Essa opção é chamada de Pin patrocinado e possibilita que suas publicações fiquem disponíveis por mais tempo.

Para usar esse recurso do Pinterest, você precisa ter uma conta comercial nos Estados Unidos, Canadá ou Reino Unido.

Ao fazer isso, você tem acesso a posições superiores, pois atingirá mais pessoas e terá mais tempo de exibição.

O pagamento dos anúncios varia de acordo com a campanha escolhida, sendo que existem 3 maneiras:

  • Campanhas de reconhecimento: pessoas que nunca ouviram falar do seu negócio começam a ter contato com seus pins;
  • Campanha de engajamento: incentiva o usuário a se envolver com o conteúdo, seja clicando ou repinando (salvando em um de seus boards);
  • Campanha de tráfego: encaminha o público direto para o site.

Além disso, a ferramenta também permite que você publique um novo Pin para ser patrocinado ou utilize algum já feito anteriormente.

Shop the Look

Esta opção é nova e tem conquistado diversas empresas, pois consiste em uma forma inovadora de vender um determinado produto.

Funciona assim: quando a foto de um look de moda, decoração ou outro tipo de produto surge, podem aparecer pontos azuis em sua tela.

Esses pontos são recomendações de itens semelhantes para comprar.

Ou seja, ao clicar em um deles, você tem acesso a produtos semelhantes ao da imagem que está vendo.

Exemplo do shopping do Pinterest

Além disso, se o produto for uma roupa, por exemplo, a plataforma te mostra opções de como utilizá-la em diversas situações.

Como medir as estatísticas do Pinterest

Lembra quando falamos do Pinterest Analytics? Pois bem, voltaremos a falar dele agora.

Isso porque as estatísticas geradas por essa ferramenta são importantes para guiar seus resultados.

Ou seja, não adianta nada você saber como usar o Pinterest, se não estiver atento às principais informações da sua empresa na plataforma.

Para te ajudar nessa fase, vamos explicar alguns dos termos usados para definir as principais métricas da rede social.

Com isso, você saberá, de fato, como usar o Pinterest a favor do seu negócio.

Confira:

Impressões

Essa parte da análise mostra a quantidade de vezes que seu Pin apareceu para o público.

Isso porque, mesmo que você poste apenas uma vez no Pinterest, sua publicação pode aparecer novamente para o usuário de acordo com a busca feita por ele.

Dessa forma, você pode analisar com mais precisão o volume de público que suas imagens estão atingindo.

Envolvimentos

Essa estatística se torna muito importante quando você aprende a usar o Pinterest, pois mostra quando o usuário se envolve com o conteúdo ao pé da letra, seja clicando, indo no site ou salvando em uma pasta.

Ou seja, cada vez que ele realizar alguma dessas ações, contará como um envolvimento do seu Pin.

Close-ups

Exemplo close ups Pinterest

É o número de pessoas que está pensando em ir além com a sua ideia.

Essa análise mostra quantos usuários tiveram interesse pelo seu produto e, por isso, ampliaram seu conteúdo para ter mais informações.

Clique

É quando a pessoa clicou na imagem e foi direto ao seu site para saber mais sobre o produto.

Por meio dessa informação, você consegue descobrir quantos acessos em seu site foram gerados porque você investiu em usar o Pinterest.

Pins salvos

Com essa informação você consegue descobrir quantas pessoas salvaram seus Pins em suas pastas.

Esse dado mostra quantos usuários tiveram interesse em salvar um de seus conteúdos em seus próprios perfis para ver novamente.

Além disso, quando uma pessoa salva um Pin, essa informação aparece para seus contatos, impulsionando a imagem e fazendo com que mais pessoas vejam o conteúdo.

Utilize todas as ferramentas do Pinterest a seu favor

E-book Ideal Marketing sobre tudo o que você precisa saber antes de começar um projeto

Você já descobriu como usar o Pinterest, além de entender melhor todas as informações disponíveis na plataforma.

Lembre-se de pensar na qualidade das imagens que irá colocar no site, pois elas definem o sucesso do seu produto.

Além disso, se for de acordo com o conteúdo da sua empresa, crie infográficos animados, pois eles chamam a atenção do público.

Ao desvendar os mistérios dessa plataforma visual, você será capaz de atrair um grande público para o seu empreendimento.
Por isso, não tenha medo e se jogue rumo ao sucesso!

Compartilhe nas Redes Sociais!