Atualização Instagram: novos recursos para divulgar sua empresa no aplicativo mais querido do momento
Ficou sabendo da nova atualização do Instagram? Ainda não?! Saiba quais são os novos recursos e como eles podem ajudar a criar campanhas de divulgação mais eficientes e baratas.
O Instagram é a rede social do momento, ninguém pode negar!
Esse aplicativo tem conquistado cada vez mais usuários e surpreendido os empresários com os impressionantes resultados das campanhas de divulgação veiculadas na rede social.
O sucesso é tanto que a rede social possui mais de 800 milhões de usuários ativos por mês e cerca de 500 milhões por dia.
Mesmo com tantos números positivos, o aplicativo está sempre tentando melhorar. Assim, tivemos a atualização Instagram com novos recursos para garantir a boa experiência do usuário.
E quando dizemos dos usuários, estamos falando de todos eles! Isso porque essas mudanças no Instagram também criaram diversas possibilidades para quem anuncia na rede social.
Ficou curioso, não é?! Então, confira os tópicos do nosso conteúdo:
Descubra as possibilidades de marketing além do Instagram Ads
Antes de falarmos da nova atualização Instagram, precisamos lembrar da ferramenta de criação de anúncios do aplicativo.
O Instagram Ads proporciona aos anunciantes campanhas eficientes e retornos de arrancar sorrisos de qualquer equipe de marketing.
Duvida?! Descubra mais no nosso conteúdo sobre Instagram Ads.
Mas, apesar de muitos desconhecerem, essa ferramenta não é a única forma de aplicar estratégias de marketing na rede social, principalmente depois da nova atualização do Instagram.
Principalmente depois dos novos recursos adicionados na atualização Instagram, é possível criar campanhas ou aumentar sua proximidade com o público de uma forma mais natural e barata.
Quer saber como? Acompanhe até o fim esse guia sobre as mudanças no Instagram.
Conheça a atualização do Instagram Stories
O stories do Instagram é um recurso que permite aos usuários compartilhar seus momentos do dia a dia.
Apesar de não ser novo, esse recurso ainda é o principal foco de diversos usuários, tanto que muitos acompanham celebridades e empresas por meio dele.
Por isso, investir em campanhas de Instagram Ads por meio do stories é prática comum entre as grandes marcas.
Porém, assim como dissemos no tópico acima, essa não é a única forma de conquistar o público usando esse recurso.
Isso porque a nova atualização instagram trouxe mudanças no stories. Basta ter criatividade.
Confira agora algumas das principais mudanças:
Stories permanente
Essa atualização Instagram permite destacar stories no perfil e fixá-los ali por quanto tempo for necessário.
Artistas e empresas usam essa atualização com o objetivo de destacar lançamentos ou campanhas de maior duração.
Por meio dessa atualização Instagram, o público de uma empresa pode encontrar determinada informação com maior facilidade, pois não será preciso procurar entre todas as publicações do perfil.
Arquivar stories
Postou um stories interessante ou uma campanha que deseja acionar novamente no futuro?
A nova atualização Instagram armazena automaticamente os stories compartilhados e organiza-os por data.
Assim, fica mais fácil de postar novamente imagens ou vídeos com bons resultados de divulgação. E sem precisar de armazenamento externo.
Isso significa que você não precisa gastar a memória do seu celular para salvar vídeos no Instagram.
Novos stickers temáticos
A atualização Instagram liberou em dezembro novos adesivos temáticos paras as festas do fim de ano. Além deles, também ficaram disponíveis stickers de verão: como boias, óculos de sol e sorvete.
Esse simples recurso pode permitir à empresa criar diálogos mais informais com seu público, aproveitando a época para fazer campanhas.
Com essa ferramenta, você pode usar uma linguagem mais informal para falar com seus seguidores, aproximando-os da sua empresa.
GIFs animados
Além dos stickers temáticos, a nova atualização do Instagram também lançou GIFs animados para serem incluídos no Stories.
Esses GIFs são oferecidos por meio de um catálogo da plataforma GIPHY, um depósito desse tipo de imagem animada.
Eles foram adicionados na atualização Instagram referente aos stories e podem ser em 2D ou 3D, além de em alguns casos ser possível escolher entre movimentações.
Assim como os stickers temáticos, os GIFs podem te ajudar a interagir de forma mais natural com seu público.
Enquetes
As enquetes dos stories já não são mais novidades dessa atualização do Instagram, porém seu uso ainda vem sendo descoberto por perfis empresariais.
Muitas páginas de negócios se aproveitam das enquetes para gerar engajamento do público com a marca ou até mesmo realizar pesquisas de público.
Maior privacidade nas directs
O recurso do direct permite aos usuários da rede social ter conversas particulares dentro da plataforma.
Na nova atualização instagram é possível ter mais controle sobre a privacidade das imagens e vídeos enviadas via direct aos seus contatos.
Isso porque agora é possível escolher entre três níveis de privacidade ao enviar a direct: visualizar apenas uma vez, disponível durante 24h ou salvar em formato de thumbnail – imagens de destaque de um conteúdo enviado.
Além disso, depois dessa atualização Instagram, a rede social irá notificar ao usuário responsável pelo envio dessas directs todas as vezes que a imagem ou vídeo for visualizado.
Ainda mais importante, o aplicativo notifica caso alguém printar – tirar uma fotografia da tela – a direct enviada.
Destaque sua empresa com as #hashtags
Se você está aqui lendo sobre atualização Instagram, provavelmente já conhece e até utiliza as hashtags, certo?
Caso contrário, te explicaremos: são termos postados na internet para comentar ou repercutir assuntos específicos.
Além disso, elas sempre começam com o famoso “jogo da velha”, como vimos no exemplo do título deste tópico.
Apesar das hashtags terem ganhado popularidade no Twitter, hoje elas também são bastante utilizadas no Instagram.
Se quiser saber mais sobre elas, leia nosso conteúdo sobre o que significa hashtag.
Tá, mas o que existe de novo sobre as hashtags?
Descubra agora!
Seguir #hashtags
Em dezembro de 2017, uma nova atualização do Instagram permitiu que os usuários da rede social pudessem seguir hashtags, assim como seguem um perfil.
Mas como assim?
Funciona da seguinte forma: o usuário pesquisa uma hashtag qualquer, como por exemplo #realmadrid.
Depois, como é possível ver na imagem acima, essa pessoa terá a opção de seguir esse termo, recebendo todas as publicações referentes a ele.
Com isso, além de acompanhar personalidades ou marcas preferidas, os usuários do Instagram terão a oportunidade de ficarem mais atualizados sobre seus assuntos preferidos.
Descubra como se aproveitar dessa atualização do Instagram
Bom, agora você já entendeu como funciona a atualização Instagram referente às hashtags.
Mas como você pode usá-la para favorecer sua empresa? Calma, fizemos este subtópico para te explicar exatamente isso!
Por meio dessa atualização Instagram, você pode fazer publicações com hashtags com bastante repercussão na rede social.
Com isso, você alcançará um público muito maior, pois mesmo os usuários que não seguem sua página irão ver suas publicações, já que escolheram seguir uma determinada hashtag.
Para exemplificar ainda melhor, vamos usar o seguinte exemplo: você tem um petshop e publica conteúdos com a hashtag #amocachorro.
Com essa ação simples, você conseguirá atingir um público muito grande, como podemos ver na imagem abaixo:
O número de 275 mil mostrado na foto acima é correspondente a quantidade de publicações sobre o tema.
Ou seja, você também tem a possibilidade de saber a relevância de determinado assunto e, com isso, investir nele em suas ações no aplicativo Instagram.
Dessa forma, seu trabalho no Instagram tem mais chance de ser efetivo, pois você terá mais conhecimento sobre a relevância de cada assunto.
E aí, viu como usar essa atualização Instagram pode fortalecer sua marca? Então utilize essa estratégia para atingir um público cada vez maior.
Expanda seu público com as publicações recomendadas
Outra recente atualização Instagram diz respeito às publicações recomendadas.
Essa opção permite ao usuário ver as postagens dos perfis que ele não segue, mas que são sugeridas a ele por conta de gostos parecidos ou de amigos que curtiram alguma publicação.
Isso faz o usuário ficar ainda mais tempo na rede social, pois mesmo depois de já ter visto todo o seu feed de notícias, ele ainda terá a possibilidade de visualizar as publicações recomendadas pelo Instagram.
Mas e como isso pode ser útil para a minha empresa?
É simples, pois provavelmente você já tem um público que, no geral, busca conteúdos semelhantes na rede social.
Com a opção das publicações recomendadas, você conseguirá aumentar esse público, pois terá seu conteúdo sendo visto por pessoas com características parecidas com as dos seus atuais seguidores.
Dessa forma, além de levar suas postagens para cada vez mais pessoas, você tem uma chance real de aumentar de vez a quantidade de seguidores em seu perfil.
A atualização Instagram que trouxe as publicações recomendadas tem tudo para alavancar o seu sucesso nas mídias sociais, mas as novidades não param por aí.
Por isso, continue com a gente e confira mais uma atualização importante!
Atualização Instagram bônus: a ordem cronológica está de volta
Antes de explicar essa nova atualização do Instagram, vamos voltar um pouco no tempo e falar sobre a origem dessa mudança.
Em 2016, o Instagram fez uma atualização que tirava a ordem cronológica do feed de seus usuários.
Com isso, em vez de visualizar as postagens na ordem em que elas foram publicadas, os fãs da rede social viam primeiro as publicações que, segundo o Instagram, eram interessantes para eles de acordo com seus gostos e preferências.
Porém, desde essa atualização Instagram, muitos usuários do aplicativo ficaram insatisfeitos, alegando, entre outras coisas, que os seu feeds de atualizações estavam bagunçados.
Por isso, no começo de 2018 surgiu a atualização Instagram que, de certa forma, abandonava essa decisão, trazendo de volta a ordem cronológica.
Com isso, as empresas que apostam no Instagram para adquirir clientes precisam repensar a maneira de utilizar a rede social.
Isso porque além de pensar na qualidade e na relevância das postagens, elas precisarão se atentar mais aos horários em que irão publicá-las.
Ou seja, será necessário fazer um estudo dos momentos em que seu público mais acessa a rede social.
Além disso, também é importante definir a frequência das suas publicações, para que sua empresa não fique aparecendo toda hora na tela de seus seguidores, podendo causar a insatisfação de muitos.
Por isso, saiba se reinventar e use a ordem cronológica ao seu favor, criando publicações assertivas e no momento certo!
Luz, câmera, ação… use o Instagram para gravar o filme do seu sucesso
Ao longo desse conteúdo, você viu que com as mudanças no Instagram sua empresa pode se beneficiar e expandir seu público.
Isso porque, apesar da eficiência do Instagram Ads, a ferramenta de anúncios não é a única maneira de trazer clientes à sua empresa por meio da rede social.
O Instagram permite que você pense em uma infinidade de ações para alavancar sua marca, como abusar das hashtags, postar stories fixos ou até usar stickers temáticos para deixar seus conteúdos mais leves e descontraídos.
Porém, para alcançar o sucesso por meio dessas ações, você precisa caprichar na qualidade das suas publicações e no estudo das características do seu público.
Utilizar um software de gerenciamento como o Bume também pode ajudar a impulsionar seus resultados no Instagram.
Além de permitir que você programe as postagens nessa rede social, o sistema também gera uma interação automática com seus seguidores, e o mais legal é que ele ajuda a encontrar seguidores engajados para o seu perfil, de acordo com o público-alvo, localização e hashtags definidas por você.
Por isso, não perca tempo e use agora mesmo o cada atualização do novo Instagram para anunciar e popularizar sua marca!