Anuncie no Google Shopping e aumente as vendas do seu e-commerce

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Publicado: 11 de abril de 2018 | Atualizado: 12 de novembro de 2019.

O Google Shopping é um dos meios mais utilizados pelos consumidores que usam a internet para comprar seus produtos. A ferramenta é focada em trazer compradores que já sabem o que querem comprar, se tornando mais efetiva que as concorrentes. Saiba mais!

Comprar pela internet é uma tendência no mundo todo, e para se destacar nesse mercado tão competitivo é necessário explorar todos os meios que possam trazer sucesso.

O Google Shopping é uma das formas de atingir esse objetivo, e também uma das mais efetivas e qualificadas.

Mas antes de entrarmos de cabeça nesse conteúdo, vamos falar um pouco sobre o tráfego do seu site?

Nossos especialistas criaram um material detalhado sobre como aumentar o tráfego de qualquer site em 4 semanas, isso mesmo!

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Além de tudo, este material é gratuito! Pois é, aposto que seu bolso gostou dessa informação não é mesmo?

Mas vamos voltar a falar sobre o nosso texto.

A ferramenta pode ser o seu diferencial para emplacar de vez os seus produtos no mercado!

Quer saber como? Então senta aí e se prepara para descobrir como anunciar no Google Shopping!

Antes, dê aquela olhadinha esperta nos tópicos do conteúdo e saiba o que te espera!

O que é o Google Shopping?

O Google Shopping é um marketplace, ou seja, uma plataforma em que diversas empresas podem abrir lojas virtuais e vender seus produtos.

Se quiser saber mais sobre esse tipo de shopping on-line, leia nosso conteúdo sobre o que é marketplace.

Voltando ao Google Shopping, é importante dizer que algumas de suas funções são parecidas com as de seus principais concorrentes, como Zoom e Buscapé.

Isso porque, assim como as ferramentas citadas, o Shopping também serve para mostrar ao consumidor os preços de diversas lojas, fazendo uma espécie de rankeamento entre os mais baratos e mais caros.

Porém, ele possui como grande diferencial o fato de ter ligação direta com o Google. Ou seja, quando o internauta digita um termo que remete a algum produto, o próprio mecanismo de busca já mostra os resultados do Shopping.

Para que você entenda melhor, jogamos no Google o termo “ar condicionado”. Veja no exemplo abaixo:

Exemplo 1 Google Shopping

Repare que o resultado do Shopping aparece em primeiro lugar, antes mesmo dos anúncios do Google Adwords – assunto para o decorrer do conteúdo.

Além de acessar o Shopping por meio da busca no Google, como você já viu no exemplo acima, o usuário ainda pode entrar em uma página exclusiva da ferramenta.

Essa página auxilia o usuário oferecendo diversas categorias de produtos que podem ser do seu interesse. Veja abaixo:

Exemplo 2 Google Shopping

E aí, deu pra entender o que é Google Shopping? Então continue aí para aprender a usar a ferramenta e aumentar suas vendas por meio dela.

Como anunciar no Google Shopping?

Bom, depois de entender como funciona o Shopping Google, é hora de saber como expor seus produtos nessa vitrine tão competitiva.

Para cadastrar sua empresa e seus produtos na plataforma, basta seguir dois passos simples. Confira!

Cadastro no Google Merchant Center

O primeiro passo para usar o Shopping é se cadastrar no Google Merchant Center, local responsável por receber as informações dos produtos e empresas cadastrados no buscador.

Para isso, acesse o hiperlink que mostramos acima e clique no botão verde escrito “Sign up”.

Na próxima tela, você irá preencher as informações sobre sua loja, seu setor de atuação e confirmar seu cadastro.

Exemplo Google Merchant Center

Como o Merchant Center é todo feito em inglês, tome bastante cuidado na hora de inserir as informações.

Além disso, é importante lembrar que a conta utilizada precisa ser a mesma com a qual você está cadastrado no Google Adwords.

A ferramenta de publicidade é, inclusive, o local onde você encontrará as métricas de visitas, vendas e outras informações sobre seus produtos cadastrados no Shopping.

Inclusão de produtos

Depois de cadastrar sua empresa no Shopping Google, chegou a hora de incluir seus produtos na plataforma.

Para isso, é necessário enviar seu feed de produtos, um arquivo em XML – formato de documento com dados organizados de forma hierárquica – que pode ser feito em excel e deve conter todas as informações referentes às suas mercadorias.

Não tenho Adwords! O que eu faço?

Calma, não se desespere. Se você não possui o Adwords e, por isso, ainda não pode aderir ao Shopping, fica tranquilo que a gente te ajuda.

O Adwords é a ferramenta de publicidade do Google. Com ele você pode escolher o local em que pretende exibir o seu anúncio, como rede de pesquisas e Youtube.

Essa forma de investir em propaganda é mais acessível financeiramente se comparada com outros meios de publicidade.

Para usar a ferramenta, basta ter uma conta Google, ou seja, um e-mail no Gmail, e se cadastrar no Adwords.

E aí, quer saber mais sobre o que é Google Adwords? Então aproveita para ler nosso texto e saiba como utilizá-lo em conjunto com o Shopping.

Três principais vantagens do Google Shopping

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Já sabe como anunciar no Google Shopping? Chegou a hora de entender porque ele pode ser tão vantajoso para a sua empresa.

Está curioso? Então confira agora três dos principais benefícios da ferramenta

1. Tráfego elevado

Como você reparou na foto do começo deste conteúdo, os resultados do Google Shopping são os primeiros a aparecer quando a busca feita remete a um tipo de produto.

Repare que, muitas vezes, eles ficam acima até mesmo dos anúncios feitos no Google Adwords.

Isso mostra como a ferramenta é, provavelmente, a melhor maneira de fazer com que seu produto seja encontrado com mais facilidade.

Além disso, como o Google é o buscador padrão da maioria das pessoas, a possibilidade dos usuários irem direto lá para encontrar produtos, em vez de acessar antes os seus concorrentes, é grande.

2. Maior possibilidade de conversão

O fato de um cliente ter entrado na página do seu produto por meio do Shopping Google mostra que ele está em um estágio avançado de compra.

Isso porque, provavelmente, ele já analisou seus concorrentes e escolheu seu produto por motivos como preço, fotos e informações mais precisas.

Além disso, o cliente já começou sua busca sabendo qual produto pretendia adquirir, aumentando ainda mais a chance dele concluir a compra.

3. Mais precisão no monitoramento

No Google Shopping você pode realizar análises precisas sobre sua loja virtual, podendo gerar relatórios com dados importantes, como números de acesso, de compras e de visualizações.

Esses estudos são tão detalhados que mostram até as categorias ou tipos de produtos mais vendidos e acessados, te dando uma visão mais completa do mercado.

Viu como o Shopping Google pode ajudar no crescimento da sua empresa? Que bom, porque agora você vai receber algumas dicas de como deixar seus produtos bem posicionados na plataforma.

Como deixar meu produto mais visível?

Produto mais vísivel no Google Shopping

Depois de mostrar alguns dos benefícios do Shopping, iremos te ensinar algumas técnicas para utilizá-lo de forma efetiva, deixando seus produtos mais visíveis ao consumidor.

Para determinados conteúdos ficarem melhor posicionados no Google de maneira orgânica, é necessário levar diversos fatores em conta, como qualidade do material, contexto da pesquisa e, principalmente, os termos usados para se referir a um produto.

Porém, para anunciar Google Shopping, o fator mais importante na hora de deixar seu produto em uma posição mais qualificada é a quantidade e a precisão das informações colocadas nas especificações de suas mercadorias.

Veja abaixo algumas dicas de como deixar o cadastro mais completo:

  • Especifique corretamente o nome do produto;
  • Descreva de maneira detalhada suas utilidades, dimensões, cores e marca;
  • Coloque URLs nas imagens principais e adicionais;
  • Deixe links para seu site e outras páginas on-line;
  • Coloque a categoria em que seu produto se encaixa.

Além disso, também é importante inserir outras informações adicionais, como opções de parcelamento, preços promocionais, data limite de exibição e disponibilidade dos produtos.

Lucre mais com o Shopping Google

Google Shopping

Se você já vende seus produtos pela internet, mas ainda não investe no Google Shopping, chegou a hora de pensar melhor no assunto.

É possível que você já tenha perdido diversas oportunidades de negócios, pois a ferramenta cresce a cada dia e supera muitos de seus concorrentes por ter mais proximidade com o consumidor.

Isso porque, como já mostramos, a plataforma pode deixar seus produtos bem posicionados no Google, ajudando na exposição da sua marca e aumentando suas vendas.

Portanto, que tal lucrar mais usando esse tipo de anúncio Google em sua empresa?

Use nossas dicas, capriche na descrição dos seus produtos e veja seu e-commerce crescer cada vez mais.

E aí, gostou do conteúdo e está empolgado para aumentar suas vendas? Então aproveite e leia também o nosso texto sobre shopping virtual.

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