Digital Influencer: entenda como aumentar visibilidade de sua empresa usando as celebridades da web
Usar um digital influencer nas ações de marketing, apesar de ser um assunto novo no Brasil, tem se mostrado uma técnica promissora. Que tal saber sobre essa nova modalidade de divulgação que pode aumentar o engajamento e as vendas da sua empresa?
Você já ouviu falar sobre marketing de influência? Ainda não? Não precisa se assustar!
O marketing de influência é um tema relativamente recente, no entanto essa é uma prática recorrente entre as empresas.
Personalidades públicas são frequentemente contratadas para o lançamento de campanhas dos produtos ou serviços de uma marca.
Com o Internet, novas estrelas surgiram. Elas são os Digitais Influencers. O público agora forma sua opinião e seus desejos baseado neles.
Neste conteúdo, você vai descobrir como usar esses famosos a favor da sua empresa e aumentar a visibilidade, o engajamento do público e até suas vendas.
A seguir veja os principais tópicos deste texto:
O que é um digital influencer?
Digital influencer é o termo utilizado para nomear pessoas com alto número de seguidores nas redes sociais podendo influenciar o público.
Devido a essa características as empresas costumam utilizar o que são influenciadores digitais para promoção e engajamento de marcas e produtos através das redes sociais.
Alguns dos nomes mais conhecidos no Brasil são:
Whindersson Nunes: produtor de conteúdos de humor, possui o gigantesco número de 19 milhões de seguidores no Instagram;
Camila Coelho: disponibiliza conteúdos de moda em seu perfil no Instagram que conta com 7 milhões de seguidores, uma “digital influencer instagram” de verdade;
Bianca Andrade: publica tutoriais de maquiagem em seu canal do Youtube, no Instagram a moça alcançou mais 6 milhões de seguidores.
Esses são alguns exemplos de grandes influenciadores digitais do Brasil.
Mas se celebridade da televisão como a atriz Bruna Marquezine possuem milhões de seguidores, por qual razão não utilizá-las em sua campanha?
Qual a diferença entre um digital influencer e uma celebridade convencional?
Leia o próximo tópico e descubra a resposta para essa pergunta!
Novas celebridades
Jogadores de futebol, personalidades da televisão ou do mundo da música possuem uma legião de fãs, seja nas redes sociais ou fora delas.
Essa característica pode impulsionar as vendas de um produto e aumentar o engajamento da marca, no entanto este cenário vem mudando.
Isso porque não há um grau de identificação, as pessoas não conseguem se ver nas celebridades tradicionais.
O afastamento entre o público e essas celebridades, faz com que os famosos virtuais sejam preferidas para as campanhas publicitárias.
Com o avanço das redes sociais como Instagram, Facebook e o Youtube um caminho se abriu para a formação de um novo grupo de celebridades, os influenciadores digitais.
Um digital influencer possui uma característica que o diferencia das celebridades convencionais: a “humanização” da personalidade.
Essa humanização tem a ver com a maior aproximação entre o seguidores e o profissional influencer digital.
Isso acontece de diversas maneiras, mas a principal delas está ligada ao fato de que um digital influencer parece ser mais alcançável pelo grande público.
Isso significa que o público tem a impressão de ser possível atingir aquela mesma experiência vivida pelo influenciador digital.
Por exemplo, quando uma marca de maquiagens utiliza uma atriz como Bruna Marquezine em uma campanha publicitária, os fãs não acreditam ser possível atingir o mesmo grau de encanto e beleza.
Essas personalidades parecem estar em um nível impossível de ser alcançado por “pessoas comuns”.
Ao utilizar um digital influencer, uma blogueira de maquiagem como Bianca Andrade, por exemplo, a aproximação do público será instantânea.
O público terá muito mais chances de se identificar com Bianca Andrade do que com Bruna Marquezine.
As pessoas se identificam porque redes sociais são acessíveis a qualquer pessoa, já a televisão é restrita àqueles que têm oportunidades profissionais e talentos artísticos.
Estatísticas sobre os influenciadores digitais
Estatísticas apontam o quão promissoras podem ser estes tipos de ação.
Abaixo seguem alguns dados que mostram o papel fundamental desse tipo de ação:
- 39% dos profissionais do ramo de vendas planejam investir ainda mais em influenciadores digitais;
- 86% dos gestores utilizaram o marketing de influência em 2017, desses 92% confirmam a eficácia;
- 30% dos gestores planejam investir de 25 a 30 mil dólares nesse mercado e 25% projetando um investimento de 50 a 100 mil dólares;
- 92% dos administradores acreditam que o Instagram é a rede social de maior relevância para o marketing de influência, e em segundo lugar com 71% o Facebook;
- 36% dos gestores querem incorporar um influencer digital ao e-commerce.
Bem interessante, não acha?
Agora chegou o momento de estabelecermos a diferença entre um garoto propaganda e o digital influencer.
Publicidade X Marketing de influência
Antes de tudo é importante estabelecer diferenças entre o marketing de influência e a publicidade convencional, pois apesar de serem parecidos, eles não são a mesma coisa.
A publicidade pode integrar o marketing de influência como uma das ações a serem utilizadas, no entanto a dinâmica da contratação de influenciadores digitais será bem diferente da de um(a) garoto(a) propaganda.
Esse último tem como objetivo atingir o maior número de pessoas possíveis (por isso a veiculação na televisão).
Já o investimento em um influencer de marketing tem como objetivo o alcance dos seguidores daquele influenciador digital em específico, ou seja, um público muito mais restrito e assertivo.
Utilizar Bianca Andrade como um garota propaganda convencional dificilmente atingirá crescimentos significativos, ao contrário de usá-la como digital influencer e extrair o potencial dos clientes.
Por que utilizar um digital influencer?
Existem alguns motivos que fazem de um digital influencer a ferramenta ideal para atingir o sucesso de uma marca e alavancar as vendas de um produto ou serviço.
Vale destacar que o vínculo de proximidade é estabelecido por razões variadas, a principal delas, como informado acima é o fato de que o digital influencer tem o status de pessoa “normal”.
Os fãs de um influenciador digital provavelmente conseguirão se imaginar na mesma situação experimentada, isto é, os resultados prometidos por um produto, por exemplo, são alcançáveis por qualquer pessoa.
Essa possibilidade de alcançar o mesmo nível de satisfação de um influencer digital cria no público o efeito de must have, do inglês “preciso ter”. Um efeito que as celebridades convencionais dificilmente conseguem despertar.
O influencer digital assume o papel de um amigo que indica de maneira sincera uma marca.
Além disso, as personalidades públicas habituais raramente possuem autoridade para falar de um assunto, isso porque sua função não é a de produzir conteúdo.
Já os influenciadores digitais muitas vezes produzem conteúdos relacionados à marca ou produto que eles foram contratados para divulgar.
Quem melhor do que Camila Coelho, por exemplo, para falar sobre moda e maquiagem?
Uma parceria entre uma marca de roupas e um influenciador digital de moda será mais assertiva do que com uma personalidade convencional.
Além de serem “especialistas” em determinado assunto, seu público já passou por uma filtragem, já que ao seguir um influencer digital a pessoa espera conteúdos relacionados ao tema.
Por esses motivos a era dos influenciadores digitais chegou para ficar e as empresas precisam passar por mudanças se quiserem permanecer no topo.
Como escolher um digital influencer ideal a sua empresa?
A escolha de um influenciador digital ideal, bem como o alcance que a marca pretende atingir é essencial para o sucesso de sua ação de marketing.
Mas como basear sua escolha?
Bem, a primeira etapa para a escolha de um influenciador digital é achar uma personalidade cuja especialidade esteja alinhada à sua empresa.
Lembre-se, a “audiência” do digital influencer é muito mais assertiva que a de uma celebridade da televisão. Use essa característica a favor da marca.
A parceria estabelecida pode ser baseada em earned media, ou paid media, ambas possuem ótimos resultados, entretanto existem diferenças cruciais.
Para compreender as diferenças entre uma e outra é simples!
Enquanto a earned media (mídia conquistada) diz respeito a toda e qualquer divulgação da marca de forma espontânea, isto é, quando acontece afinidade de pensamento, linha editorial natural entre o digital influencer e a marca.
Esse tipo de parceria acontece de maneira orgânica, quando o influencer digital faz menção à marca ou quando compartilha os conteúdos.
Já a paid media (mídia paga) acontece quando a marca paga de maneira direta pela parceria formada com o influenciador digital.
É importante ressaltar que a paid media é diferente do patrocínio.
Enquanto o patrocínio tem o objetivo de atingir o maior alcance possível, a paid media busca um público assertivo.
Esse direcionamento pode ser a chave para o sucesso de uma marca em relação à concorrência.
Turbine seu negócio com um digital influencer!
As redes sociais criaram novos canais de comunicação bem diferentes das convencionais, sobretudo pelo fato de o público se sentir muito mais pertencente àquele espaço.
Pensando na aproximação entre marcas e consumidores, o marketing de influência chegou para reformular a maneira de fazer propaganda.
Escolher um influencer digital para promoção de sua marca tem a vantagem de ele, às vezes, ser um especialista do assunto.
Essa propriedade faz com que os influenciadores digitais sejam uma maneira muito mais eficiente para alcançar uma real guinada dos negócios e atingir números significativos.
Chegou o momento de fazer uma pesquisa para descobrir qual influenciador digital se encaixa melhor com sua empresa e firmar uma parceria fazendo com que esse influencer digital se torne um embaixador para seu produto.
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