Outbound marketing: descubra o que é e como essa estratégia pode potencializar seus resultados
O Outbound Marketing é uma das mais tradicionais estratégias de divulgação usadas pelas empresas. Se seu foco é acelerar o crescimento do seu negócio, o Outbound pode ser tudo o que faltava para seus resultados deslancharem!
O crescimento de um negócio está ligado ao crescimento da sua base de clientes.
Afinal, para expandir sua receita, é preciso conquistar novos compradores, pois são eles os responsáveis pelo aumento da receita de um negócio, uma vez que consomem os produtos ou serviços oferecidos por ela.
Por isso, diversas estratégias de divulgação são usadas por empresas de todo porte. Elas são o meio para realizar a captação desses novos consumidores.
Entre essas maneiras de prospectar clientes, o marketing se destaca pela eficiência e custo quando comparado à publicidade ou assessoria de imprensa.
É preciso entender que existem duas formas de se fazer Marketing: o inbound e outbound marketing.
Neste conteúdo, você vai aprender o que é Outbound Marketing, quais são suas vantagens, suas diferenças em relação ao Inbound Marketing e como essa estratégia tradicional pode contribuir para o crescimento da sua empresa.
Confira os tópicos abordados no conteúdo!
Aprenda o que é Outbound Marketing
Você sabe o que é Outbound marketing? Certamente já se deparou com suas ações, acredite!
Esse é o nome dado a um tipo de estratégia de prospecção de clientes.
Sua origem vem da palavra out em inglês, que representa “saída”. Afinal, nessa estratégia é a empresa que sai ao encontro de possíveis consumidores.
Para ficar mais claro, o Outbound Marketing é uma forma ativa de captação de clientes. Isso é, a empresa identifica o potencial público do seu produto ou serviço e se aproxima dele com algumas técnicas de abordagem.
Quando falamos sobre o que é Outbound Marketing, é preciso ter em mente que essa é considerada a maneira mais tradicional de se fazer marketing.
Por esse motivo, muitas vezes o Outbound é chamado de Marketing Convencional.
Atualmente, essa estratégia vem perdendo o espaço e a preferência do mercado para seu irmão mais novo, o chamado Inbound Marketing.
Mas muitos empresários continuam a investir pesado no Outbound, afinal, ele ainda traz bons resultados.
Vamos entender melhor a diferença entre essas duas estratégias. Isso pode ajudar você a decidir qual delas é melhor para o seu negócio.
Inbound e Outbound Marketing: descubra as diferenças
Enquanto no Outbound Marketing o que é realizado se trata de uma prospecção ativa de clientes, o Inbound Marketing conquista consumidores de forma passiva.
Essas duas características diferenciam também a parcela do público atingido pelas estratégias. A primeira aborda as massas, já a segunda é mais assertiva.
Para entender melhor, imagine dois pescadores. Um deles pesca com uma rede, o outro com uma vara de pescar.
O primeiro pescador consegue diariamente centenas de peixes, mas nem todos eles são ideais para serem comidos.
Alguns estão muito pequenos ainda e magros, outros têm muitas espinhas e carne pouco saborosa.
Já o segundo pescador prepara a isca ideal para o peixe que quer pescar. Ele aguarda pacientemente o tempo necessário e no final do dia consegue capturar o maior e mais suculento peixe do mar.
Essa é exatamente a diferença entre o Inbound e Outbound.
A forma mais tradicional aborda um público grande, mas não necessariamente o consumidor ideal.
Já a estratégia mais moderna trabalha para educar o público e levá-lo aos poucos até o seu produto.
Isso faz com que o custo de aquisição de cliente, o famoso CAC, seja mais caro no Outbound.
Quer saber um pouco mais sobre isso? Dá uma olhado no nosso conteúdo sobre custo de aquisição.
Você também pode saber mais sobre o Inbound Marketing aqui no nosso conteúdo sobre como vender pela internet.
Mas vamos voltar ao assunto.
Apesar de ser chamada de forma convencional, o Outbound também evoluiu com o tempo. Por isso, é importante saber as possibilidades que ele traz ao seu negócio.
Escolha a melhor estratégia para sua empresa
Essa estratégia por muito tempo dividiu espaços com a publicidade nos meios de comunicação mais tradicionais, como a televisão, o rádio e a mídia impressa.
Mas assim como o comportamento dos consumidores se transformou com as novas tecnologias, o Outbound Marketing foi adaptado para chegar até as pessoas no universo on-line.
Conheça um pouco mais sobre as ferramentas de prospecção ativa de clientes.
Telemarketing
É uma das estratégias mais tradicionais de Outbound. Apesar de gerar muita rejeição, o que pode ser prejudicial à imagem da empresa, o fato é que esse tipo de prospecção por telefone gera bons resultados.
Para minimizar os efeitos colaterais, crie um script de vendas e disponibilize um bom treinamento para seus colaboradores dessa área.
Inclusive, para saber como criar um script de vendas arrebatador, confira o link!
Eventos
Criar ou patrocinar eventos direcionados para seu público é uma forma de conquistar novos consumidores com o Outbound.
Os custos são altos, mas essa estratégia também pode ajudar a construir uma boa imagem da sua empresa.
Mala direta
Pode parecer coisa do passado, mas muitas empresas ainda enviam material impresso pelos correios ou contratam serviços de panfletagem.
Apesar de ser uma forma tradicional de abordar seu público, a estratégia continua gerando impacto e bons resultados, tudo vai depender da forma como vai trabalhá-la.
Inovar é sempre uma boa pedida!
Promotoria de vendas
Direto ao ponto, aqui os vendedores abordam diretamente o consumidor oferecendo produtos ou serviços.
É o tipo de abordagem mais agressiva do Outbound, por isso pode gerar altos índices de rejeição.
Seja cauteloso com essa estratégia. Não force a barra, pois pode acabar perdendo vendas importantes para o seu negócio.
E-mail marketing
A internet está aí, por isso hoje não existe mais a real necessidade de imprimir papeis, principalmente em uma sociedade como a que vivemos hoje, a qual preza pela meio ambiente.
Sendo assim, o e-mail marketing é como a mala direta feita no mundo on-line do Outbound.
Com ele você envia ao público ofertas diretamente no e-mail pessoal.
Mas não pare por aí, você pode aprender ainda mais sobre o que é e-mail marketing aqui no blog.
Links patrocinados
Essa é uma das técnicas mais modernas quando falamos sobre o que é Outbound Marketing.
Com ela você paga para anunciar de forma destacada nos buscadores. O que é uma ótima forma de aumentar o tráfego do site da sua empresa.
O Google, por exemplo, tem sua própria ferramenta para oferecer esse serviço. Descubra mais sobre o assunto no conteúdo sobre o que é Google AdWords.
Redes sociais
Assim como os links patrocinados, também é possível patrocinar anúncios nas redes sociais. Afinal, é lá onde os internautas gastam a maior parte do seu tempo on-line.
Temos uma série de conteúdos para você entender mais sobre como usar redes sociais de acordo com as diretrizes do Outbound Marketing, descubra qual o melhor para sua empresa:
- Facebook Ads;
- Instagram Ads;
- Twitter Ads;
- Como anunciar no Linkedin.
Como aliar suas estratégias de Outbound e Inbound Marketing?
Agora você já conhece algumas ferramentas do Outbound Marketing, sabe o que é e como funciona.
Descobriu também as diferenças entre essa estratégia e o Inbound, quais são as vantagens e as desvantagens de usá-la. Mas você ainda pode descobrir como aliar Outbound e Inbound Marketing visando o crescimento da sua empresa.
Afinal, essas duas estratégias são irmãs e podem muito bem caminhar juntas.
Saiba que existem diversas vantagens nessa combinação de estratégias de marketing!
Separamos aqui alguns pontos positivos da junção entre o Outbound e Inbound Marketing.
Leads qualificados
Os leads são os potenciais clientes da sua empresa. Diferente do Outbound, no processo de Inbound Marketing eles são qualificados ao longo do avanço da jornada do comprador.
Isso quer dizer que você pode levar alguém sem a consciência da necessidade do seu produto até o momento da compra.
Para descobrir como fazer isso é preciso conhecer mais sobre o que é lead e o que é funil de vendas. Mas calma, não vamos mudar o foco agora! Temos conteúdos disponíveis para você aqui no blog que especificam melhor o assunto.
O importante é saber: a combinação das duas estratégias facilitará demais a vida da sua equipe de vendas e aumentará os resultados do seu negócio.
Afinal, enquanto uma estratégia está se preparando para ir atrás do público-alvo, a outra está posicionando seu negócio com o intuito de fazer ele ser encontrado onde e quando os clientes procurarem.
Fishing de leads
Esse processo é como uma pescaria de possíveis clientes. Seu nome vem justamente disso: “fishing” significa pescar e “leads”, como vimos, são os potenciais clientes.
Sua equipe de vendas não precisa esperar todo o processo de qualificação de leads do processo Inbound. A empresa pode usar a base de possíveis clientes geradas por ele para fazer a abordagem com as ferramentas de Outbound.
Inovação
Podemos dizer que aliar uma estratégia tradicional à uma nova forma de pensar o Marketing junto a fome com a vontade de comer.
Mas não basta apenas fazer mais do mesmo. Ao investir nessas duas frentes estratégias, buscar inovar pode representar o diferencial que faltava para o sucesso do seu negócio.
Por isso, sempre se atualize e entenda as necessidades do seu mercado e de seus clientes. Além de, claro, se manter atento à concorrência.
Não a deixe ganhar espaço e mostre sempre a que veio!
Você já sabe tudo sobre o que é Outbound Marketing, vamos a prática!
Neste conteúdo, você aprendeu mais sobre o que é Outbound Marketing e quais são as ferramentas para prospectar ativamente seus clientes.
Além disso, descobriu que essa estratégia é muito mais poderosa quando aliada ao Inbound Marketing.
Então não perca tempo, comece a planejar uma nova divulgação da sua empresa!
E se quiser aprender ainda mais para garantir seu sucesso aplicando o Outbound, o blog da Ideal tem mais conteúdos para você.
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