Saiba o que é Google+ e como ter mais visibilidade para sua empresa na web
Você sabe o que é Google+ ou como usá-lo na sua empresa de forma eficiente para a divulgação do negócio? Imagine ter mais visibilidade da sua empresa no maior buscador do mundo a partir de uma rede social! Pois é, esse é o Google Plus.
Se você está aqui, provavelmente não sabe o que é Google+ e qual a importância dele para o seu negócio, certo?
De acordo com o site Statistic Brain, o Google+ possui mais de 395 milhões de usuários e, apesar de não ser uma rede social muito utilizada pelas empresa, os benefícios em posicionamento no Google são muito bons.
Por isso, preparamos um artigo para te ajudar a entender o que é Google+ e aprender como usá-lo. Confira o que você vai encontrar aqui:
O que é Google+?
Você já parou para reparar e pensar em o que é Google+? Não?! Então vamos lá!
O Google+, G+ ou Google Plus, como também é conhecido, é uma rede social criada pelo Google Inc para facilitar o acesso das pessoas aos assuntos de seus interesses.
Ou seja, assim como o Facebook, LinkedIn, Twitter e Instagram, o Google Plus é uma forma de compartilhar informações.
Criado pelo buscador de forma experimental, o G+ surgiu em 28 de junho de 2011 e, em apenas um dia, recebeu uma quantidade “insana” de convites de pessoas interessadas na nova ferramenta da internet.
O G+ se assemelha em alguns aspectos ao Facebook e até mesmo ao extinto Orkut, por conta das comunidades.
Ele possui uma série de funções para ajudar o usuário a interagir de forma rápida com assuntos de seu interesse e facilita o acesso às ferramentas do buscador.
A principal característica do G+ é a interação com todos os serviços oferecidos pelo Google, como Docs, BlogSpot, YouTube, Gmail, Play Store e todas as outras.
Assim que foi lançado, somente os usuários com um convite enviado por amigos ou pelo próprio buscador poderiam criar sua conta no Google Plus.
Como a demanda de usuários cresceu em menos de um dia o criador da ferramenta se viu obrigado a retirar a necessidade de um convite e permitiu que qualquer pessoa com acesso a uma conta no Google, maior de 18 anos, pudesse ter acesso ao G+.
Está começando a ficar mais claro a ideia de o que é Google+ e para quê ele serve?
Bom, vamos adiante!
Como funciona a rede social do Google?
Agora que você sabe o que é Google+, vamos entender como ele funciona?
Assim como o Facebook ou o Twitter, o G+ permite compartilhar com seus amigos e seguidores coisas interessantes, desde matérias jornalísticas até um post do seu Blog.
É importante ter acesso a uma conta no buscador e caso não tenha, o G+ permite que você crie sua conta de forma simples e rápida.
Você precisa detalhar seus dados no cadastro para o buscador ter meios de apresentar conteúdos que tenham alguma relação com seus gostos.
Se você for uma empresa, todas as informações sobre o seu negócio devem ser preenchidas de forma completa para facilitar o contato de possíveis leads (potenciais clientes).
Por isso, para criar uma conta no G+, é importante conhecer o seu público e saber o papel do Google Plus dentro do marketing para poder utilizá-lo corretamente.
Não é uma ferramenta difícil de usar, já que a maioria dos usuários estão familiarizados com outras redes sociais.
Uma coisa muito interessante dentro do Google Plus é a possibilidade de seguir assuntos específicos, como Viagens, Futebol, Decoração e uma série de outras categorias.
Participe das categorias mais interessantes para você ou para sua empresa e compartilhe sobre os assuntos com frequência.
Dentro de cada categoria existem os perfis especializados em determinado tipo de assunto, mas você não fica preso a uma pauta específica.
Ou seja, mesmo dentro de uma rede social, você pode ter acesso às últimas notícias do mundo, pois o buscador vai mostrar assuntos relevantes na mídia em sua Timeline.
O Google Plus também oferece um excelente suporte para fotos, além de permitir a edição avançada das imagens antes do compartilhamento.
Mas não para por aí, saber o que é Google+ envolve a interação constante com seus usuários.
Faça uso de tudo que a ferramenta oferece e dê sua opinião sempre que achar necessário, pois o Google atualiza o G+ de acordo com os pedidos dos usuários e facilita o compartilhamento e o acesso a demais funcionalidades dentro do site.
Se você já entendeu o que é Google+ e como usá-lo para sua empresa, vamos ficar um pouco mais “por dentro” de quais atualizações a plataforma faz para melhorar.
Atualizações e o fim do Google+ “clássico”
Agora, além de saber o que é Google+, você também entende como ele funciona. Então vamos às atualizações.
O buscador anunciou no fim de 2016 que o Google Plus teria uma nova atualização seguindo os pedidos feitos pelos próprios usuários do site.
De acordo com a Product Manager do Google, Danielle Buckley, as atualizações são focadas em mostrar aos usuários mais coisas que sejam de seu interesse.
Desde janeiro de 2017 a atualização está em uso e marcou o fim do conhecido Google+ Clássico.
O modelo Clássico foi uma atualização feita desde 2015 que reuniu uma série de modificações, inclusive de design do Google Plus.
Na época, a maior novidade eram as Comunidades e Coleções na rede social, além de atualizações que tornavam o G+ adaptável a smartphones e tablets.
Em 2017 as atualizações focaram em três eixos importantes para os usuários:
1. Menos comentários sem qualidade
O buscador não informou como serão feitos esses filtros de comentários, mas a ideia é facilitar conversas relevantes entre os usuários.
É uma forma de “esconder” comentários de pouca qualidade e focar naqueles que ampliem o assunto publicado.
2. Mais espaço para o conteúdo postado
O Google Plus recebeu atualizações que permitem aproveitar melhor o espaço da tela de cada usuário.
A ideia é mostrar menos espaços em branco e completar a tela com conteúdos e posts.
3. Os eventos estão de volta
É uma ferramenta semelhante à oferecida pelo Facebook e permite ao usuário ter acesso a eventos novos de amigos e empresas, além de criar os seus próprios.
Conhecer o que é Google Plus permite mais desenvolvimento profissional, afinal é uma excelente ferramenta de trabalho para quem é social media ou um profissional de marketing.
A possibilidade de mesclar diferentes ferramentas do buscador com a rede social possibilita um amplo acesso ao compartilhamento do seu conteúdo.
Tudo isso agrega mais importância ao seu conteúdo e consequentemente ao seu site.
A grande sacada do Google+ é a possibilidade de aumentar a relevância nos sites de busca.
Significa que se você for o especialista em social media de uma empresa, poderá utilizar o Google Plus para melhorar a sua importância dentro de buscadores como o Google.
Mas você sabe como aplicar os benefícios do G+ na área de comunicação da sua empresa?
O fato do seu negócio já estar presente em outras redes sociais mais famosas não o impede de investir tempo no Google Plus, por exemplo, que pode impactar sua relevância no Google.
Pronto, agora além de saber o que é Google+, você também está atualizado em relação às suas melhorias.
Por que usar o G+ na minha empresa?
Como você já descobriu o que é Google+ e sabe como criar uma conta na página, utilize plataforma para conseguir um pouco mais de importância no ambiente on-line.
Criar uma página no Google Plus é tão importante para sua empresa quanto investir em Analytics ou em publicidade na web, por exemplo.
O G+ possui um crescimento de 6% ao ano e isso oferece um grande potencial para o seu social media, afinal o Google Plus vem atraindo uma série de seguidores. O que deixa ainda mais clara a importância de saber o que é Google+, não é mesmo?
Na verdade, essa não é uma rede social com tanto destaque na web como o seu criador gostaria, embora seja de grande valor para o seu site.
O Google queria que ela fosse uma das maiores do mundo, assim como Twitter e o Facebook, mas ainda não conseguiu esse destaque.
Ainda assim, existe um excelente motivo para você trabalhar com G+: A rede social ajuda no ranqueamento do seu site no buscador.
É exatamente o que está pensando: posicionamento na primeira página!
A maior diferença entre o Google Plus e o Facebook para os métodos de busca é que o Facebook é mais popular entre as pessoas, porém o Google Plus ajuda muito mais a posicionar seu site dentro do maior buscador do mundo, o próprio Google.
Gostou da possibilidade, né? Fala sério! É uma grande chance de melhorar o seu ranqueamento no buscador com a ajuda de uma rede social.
Se você ainda não decidiu criar uma página no G+, fizemos uma lista com dicas simples para você montar a sua e garantir mais relevância no ranqueamento. Ou seja, não basta apenas saber o que é Google+, é preciso saber montá-la. Se liga só!
1. Crie sua página no Google Plus!
Não importa o seu segmento! Para saber o que é Google+ na prática basta criar uma página no Google+ para a sua empresa é preciso acessar aqui.
Você deverá dar um nome para sua marca, depois disso você apenas ativa e pronto!
Agora é preciso configurar tudo conforme o seu negócio oferece: local, produto, serviço, site, etc.
2. Ofereça um perfil informativo
Você não vai criar um perfil apenas com o nome da empresa e só, né?! Pelo menos não é isso que deveria fazer…
Você precisa oferecer informações relevantes na sua página.
Ofereça dados corretos e atualizados para seus leitores poderem encontrá-lo na rede social. Por exemplo:
- Escreva um breve parágrafo sobre a sua empresa e coisas importantes para dividir com os usuários. Nada de escrever uma enciclopédia;
- Crie e faça parte de comunidades no G+;
- Inclua links para que conheçam melhor sua empresa como o seu site institucional, link do perfil no YouTube, link do blog e demais páginas;
- Não se esqueça nunca de incluir dados de contato como e-mail, telefones e endereço físico (se houver). E o mais importante: mantenha todos esses dados atualizados!
3. Use e abuse… do Hangouts
Use a ferramenta sempre que quiser se aproximar do seu leitor. Você escolhe a melhor maneira de aplicá-la ao seu negócio.
Essa ferramenta de chat tem a possibilidade de vídeo no qual você pode responder dúvidas dos clientes, fazer apresentações variadas como webinar e etc.
Quer saber mais sobre o que é webinar? Acesse o link e aproveite o conteúdo.
4. Faça postagens regularmente
Invista em bons conteúdos para postar em sua página e compartilhe sobre assuntos que tenham a ver com o seu negócio, além de despertarem interesse de leitura, você consegue criar um relacionamento mais próximo com o seu possível cliente.
5. Use as famosas Hashtags
Exatamente! O G+ permite o uso de hashtags dentro dos posts.
Use de forma estratégica com a intenção de separar conteúdo por categorias ou até mesmo para promover eventos.
As hashtags podem ajudar seu público a encontrar seu conteúdo dentro do Google Plus.
6. Faça lives
Não importa se você os fizer em eventos ou em qualquer outra situação que seja necessário ter um registro, o Google Plus permite fazer transmissões em tempo real.
Mas quais as vantagens de usar o G+ na sua empresa?
Se você ainda não viu benefícios em destinar um pouco do seu talento como social media para investir em o que é Google+, separamos uma lista de vantagens que, com certeza, vão te convencer!
- Ele promove ainda mais a sua marca na web;
- Melhora o posicionamento do seu site no buscador;
- Permite compartilhar novidades entre os usuários do G+;
- Facilita a criação de círculos de segmentação de pessoas. Isso permite criar ações de marketing específicas para um grupo dentro do círculo de amizades;
- Integração com todos os serviços do buscador;
- Excelente suporte para mobile e aplicativos mais rápidos e completos;
- Ajuste de posts para garantir que você veja, não apenas o compartilhamento dos amigos, mas todos os assuntos em destaque;
- Edição avançada de imagens para postar.
Beleza, nós demos as dicas e você sabe o que é Google+ e como usá-lo, agora foca na produção!
Não perca tempo e invista no Google Plus para aumentar sua visibilidade on-line!
Como agora você já sabe o que é Google+, dedique um pouco do seu tempo em gerar conteúdos para compartilhar dentro da plataforma e melhore sua relação com os clientes.
Afinal de contas, é muito improvável que o Google+ chegue ao patamar de outras redes sociais mais conhecidas, porém, esta é uma excelente plataforma porque oferece vantagens sobre as demais quando o assunto é a relevância diante dos buscadores da web.
O importante é você sair daqui sabendo responder: “o que é Google+?”
Uma rede social muito eficiente a qual oferece excelentes motivos para que você possa melhorar tanto o seu posicionamento na web como o conhecimento popular da sua marca.
É difícil encontrar alguém na web que não tenha pelo menos um cadastro nas ferramentas do buscador e você pode usar isso a seu favor sempre!
Saber o que é Google+ pode ser tudo que faltava para o seu negócio decolar. Agora vai!