Aprenda como criar um site de muito sucesso e o melhor: GRÁTIS!
Aprender como criar um site pode tornar a sua empresa em um grande negócio, pois hoje a internet é o presente da comunicação. O que acha de começar a “nadar” pela web conhecendo os 3 passos principais quando o assunto é criação de site?
Toda empresa precisa de um site, não há dúvidas sobre isso. Já que o número de internautas no Brasil já supera os 75 milhões, ou seja, mais de 1/3 da população nacional.
Além disso, a maioria das empresas já tem um endereço eletrônico, portanto se você ainda não tem um, sua empresa pode ser considerada atrasada ou antiquada.
Você não quer ter esse rótulo, não é mesmo?
Muitas pessoas não sabem, mas você não precisa ser um programador renomado para criar site, na verdade, nem programador você precisa ser. Apenas precisa ser você mesmo, e ter vontade de ganhar conhecimento.
Mas antes de entrarmos de cabeça nesse conteúdo, vamos falar um pouco sobre o tráfego do seu site?
Nossos especialistas criaram um material detalhado sobre como aumentar o tráfego de qualquer site em 4 semanas, isso mesmo!
Além de tudo, este material é gratuito! Pois é, aposto que seu bolso gostou dessa informação não é mesmo?
Mas vamos voltar a falar sobre o nosso texto.
Para aprender como criar um site de sucesso sem ser um programador, confira o conteúdo e arrebente na web:
O que é um site?
Site é o local onde todas as informações sobre sua empresa estão reunidas, ou seja, é o seu endereço na internet, isso deve ser levado no sentido literal da palavra.
Pense comigo: para chegar até a sua empresa, o consumidor precisa conhecer o seu endereço, por exemplo: Rua do Marketing, 196.
Quando ele sabe seu endereço ele te encontra. Sucesso!
Mas e no meio digital, como ele fará isso?
É aí que entra a construção de um endereço eletrônico, ou seja, um site! Este se torna a “sede” da sua empresa, só que no ambiente digital.
O site é todo “www” espalhado pela internet. Todas as páginas que existem são sites, seja um blog, e-commerce, portal ou qualquer outro tipo de site.
A importância de um site para sua empresa
Ao criar um site, qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo pode acessá-lo, ou seja, você fica visível para mais de 7 bilhões de pessoas.
Tá bom pra você?
Portanto, se sua empresa for de pequeno porte, ela não tem necessidade de atingir um habitante do Egito, por exemplo.
Mas quem disse que essa pequena empresa não irá crescer daqui alguns anos?
Para crescer você precisa investir, e aprender como criar um site é um fundamental para o seu negócio.
Agora, se você deixou de criar site, pois achou que o seu consumidor não está na internet, você está muito errado.
Provavelmente o consumidor está na internet e pode estar procurando sua empresa, mas se ele não te encontrar por lá, há grandes chances dele comprar do seu concorrente.
Que bola fora ein?
Dos anos 2000 para cá o número de pessoas navegando na internet cresceu 1.418,9%, e metade das pessoas que compõem essa estatística, são pessoas das classes C, D e E.
Viu, seu consumidor provavelmente está na internet. Mas e aí, como lidar?
É simples, pare de perder tempo e aprenda a criar um site, é isso que precisa ser feito.
Outro dado para comprovar a teoria de que você precisa saber como criar um site para disponibilizá-lo na internet: 94% dos internautas brasileiros pesquisam sobre os produtos e serviços antes comprar (ou contratar).
E então, convencido? Creio que sim!
Planejamento de um site
Como você já conhece a importância de ter um endereço eletrônico, vamos traçar qual o objetivo, antes de saber de fato como criar um site.
Todas as páginas da internet são sites, entretanto, existem 3 tipos que são os mais vistos na web: Institucional, e-commerce e blog.
Fique tranquilo pois já vamos explicar como eles funcionam, e qual o objetivo de cada um.
Você deve criar um site conforme o objetivo da sua empresa, pois cada um deles tem um modelo diferente, assim como os resultados obtidos com cada um. Se seu propósito é economizar e criar um site para imobiliária grátis, por exemplo. Deve-se procurar meios de realizar essa missão.
Mas é bacana ressaltar que você pode ter mais de um tipo de site para o seu negócio, como por exemplo o Magazine Luiza, que tem o e-commerce www.magazineluiza.com.br para vendas, e um blog para fidelizar o cliente, o blog da Lu missaodigital.magazineluiza.com.br/categoria/blog/.
Site institucional
Esse é um tipo de site onde você irá reunir as informações sobre a sua empresa. Será um cartão de visitas ao seu usuário, onde você pode apresentar missão, visão e valores, endereço físico e assim por diante.
Quando o visitante entrar em seu endereço eletrônico, ele deve conseguir sanar todas as dúvidas sobre a sua empresa, seja política de privacidade, história da empresa ou até mesmo um link para quem quer ser um colaborador do seu negócio.
Sites institucionais são mais diretos, seu objetivo é mostrar que a empresa está ali, disponibilizar todas as informações sobre o negócio, como filiais, um canal para o usuário entrar em contato, entre outros.
Importante dizer: ao criar um site institucional você não deve fazer nenhum tipo de venda, isso fica para um outro tipo de endereço eletrônico.
E-commerce
Se o seu objetivo é saber como criar um site que funcione como uma loja virtual para o seu negócio, você deve criar um e-commerce.
O e-commerce é a forma do seu consumidor realizar a compra do seu produto pelo meio digital.
Se sua empresa tem muitos produtos e o objetivo é aumentar as vendas, um e-commerce é uma ótima escolha.
Algumas pessoas ficam desconfiadas em realizar compras on-line, entretanto o número de vendas na internet só aumenta, a empresa que está no topo do ranking de vendas (B2W) ganhou mais de R$ 10 bi em 2016.
Ou seja, isso não é desculpa para não criar sua loja virtual agora mesmo.
Se quiser saber mais sobre o que é e-commerce, confira esse material.
Blogs
Ao aprender como criar um blog, você estará abrindo caminho para uma nova forma de se conectar com o consumidor, pois esse tipo de site permite aos visitantes fornecerem feedbacks.
Em sites institucionais isso pode acontecer por um SAC (Serviço de atendimento ao cliente) e em um e-commerce pode acontecer por um suporte de vendas.
Mas o blog é a plataforma ideal para estabelecer um contato ainda mais próximo entre empresa e cliente, pois permite criar uma relação mais íntima com o consumidor.
Isso acontece porque os visitantes podem adicionar comentários nos conteúdos, e à empresa respondê-los de forma mais dinâmica, simples e rápida.
Criar conteúdos interativos, disponibilizar uma página que mostre as dúvidas mais frequentes e postar textos auxiliares para ensinar seu público sobre um melhor funcionamento de algum produto, são pautas que podem ser abordadas em um blog.
Também temos um conteúdo único que ensina como criar um blog, e você pode acessá-lo também.
Agora é hora de aprender como criar um site.
Passos de como criar um site
Esse passo a passo se baseia em 4 tópicos: domínio, hospedagem, CMS e conteúdo.
Vamos ensinar tudo para seu endereço na web ser o melhor e mais atrativo do seu segmento.
Para saber como montar um site, o primeiro passo é o domínio.
Domínio
O que é domínio?
Lembra lá em cima que dissemos sobre a “Rua do marketing, 196”, o domínio é a transformação da sua sede para o meio digital, ou seja seria o www.suaempresa.com.
Isso é domínio, é a URL do seu site.
Sempre a recomendação é que seu domínio seja simples e de fácil memorização, e a dica mais importante de todas: escolha um domínio que tenha relação com o nome da sua empresa.
A intenção é fixar o seu domínio na mente do consumidor, por isso o ideal é que você escolha um que represente sua empresa.
Na verdade, se estiver disponível o nome da sua empresa, coloque ele. Caso contrário, aí sim você deve colocar alguma variação, mas nada que seja muito distante da ideia principal.
Quando o visitante olhar o seu domínio, ele precisa ligar ao seu negócio.
Antes de concluir o raciocínio, é importante diferenciar domínio de endereço. Vamos usar como exemplo o Facebook.
O domínio é www.facebook.com, mas cada perfil tem um endereço personalizado e único, ou seja, o perfil do Gabriel Dias, por exemplo, seria www.facebook.com/gabriel.dias.
Portanto, você sabe diferenciar domínio de endereço. Mas antes de finalizar precisamos falar sobre a compra de domínio.
No Brasil, o melhor site para se fazer isso é o Registro.br, nele você vê se o domínio desejado está disponível e, caso não esteja, ele sugere nomes similares disponíveis.
Hospedagem
O segundo passo no processo de como criar um site é a hospedagem.
Esse é um serviço de armazenamento que deixa seu endereço disponível na web.
Talvez você não saiba, mas ao criar site é preciso fazer o download da sua página em um site de hospedagem.
O que isso quer dizer? Que para estar na internet, você precisa escolher um verdadeiro hospedeiro para seu site ficar visível à qualquer computador do mundo.
Por isso que no processo de montar um site, a hospedagem é um fator essencial.
Para simplificar a linguagem, o serviço de hospedagem é o abrigo do seu endereço digital, é o servidor.
O serviço de hospedagem funciona igual à um hotel. Pense comigo: o servidor é o hotel, nele existem vários apartamentos (ou sites) e para se hospedar lá você precisa pagar uma taxa (aluguel) mensal.
É exatamente isso!
Mas existem dois tipos de hospedagem, ambos pagos: compartilhada e dedicada.
Hospedagem compartilhada
Esse tipo de hospedagem abriga diversos sites, ou seja, você compartilha com outros endereços web o mesmo servidor.
Por esse motivo o valor é mais baixo, varia de R$5 a R$25 reais por mês.
A hospedagem compartilhada é mais recomendada para empresas de pequeno porte, afinal se sua empresa não atinge tantas pessoas como uma multinacional, não há necessidade de ter um servidor dedicado unicamente à você.
Hospedagem dedicada
Essa hospedagem é dedicada exclusivamente a sua empresa e você não vai precisar dividir o servidor com mais ninguém.
Entretanto os custos são mais elevados, pois você irá assumir os gastos de um servidor sozinho.
Os valores variam bastante, mas uma coisa é fato: eles são muito superiores a hospedagem compartilhada, vão de R$100,00 a R$1.000,00.
Mas os benefícios também são maiores. O servidor permite abrigar sites mais pesados e permite muitas conexões simultâneas sem sair do ar.
Se a sua empresa é de grande porte, compensa adquirir uma hospedagem dedicada, pois mais pessoas vão se conectar ao seu site e você não quer causar a impressão de ter um site “frágil”, não é mesmo?
GoDaddy e LocalWeb são algumas opções para você realizar a sua hospedagem.
Sabe qual é um outro fator importante no processo de como fazer um? É o servidor, e iremos falar sobre ele agora!
CMS (Content Management System)
Essa é uma sigla em inglês e significa Sistema de Gerenciamento de Conteúdo.
É importante ter um CMS para seu site, pois é um sistema usado para gerenciar o conteúdo e elementos de um endereço eletrônico de maneira simples, eliminando a necessidade de um programador.
Selecionamos 4 CMS para citar no nosso conteúdo, agora cabe a você escolher qual será mais útil para te ajudar em como criar um site:
Grupo DPG
Além de conteúdos elaborados com extrema qualidade e meticulosa inteligência, o Grupo DPG realiza diversos serviços relacionados a Infraestrutura e Marketing Digital com um preço bem acessível.
Inclusive para criação e reformulação de sites empresariais!
Ficou curioso?
Vale a pena conferir!
iZap!
Você também pode contar com a iZap que proporciona atendimento bastante personalizado para criação de site e também de identidade visual.
Com um processo bem estruturado, eles realizam o briefing do seu projeto, depois um layout é construído para sua validação, inicia-se o desenvolvimento do seu site e rapidamente já se têm um ambiente de teste para análise.
E por fim, eles ainda oferecem um treinamento para que você possa gerenciar todo seu conteúdo.
Webnode
É um CMS pago, entretanto os preços não são abusivos.
Os templates são responsivos (ficam bons tanto em computadores quanto smartphones) e o usuário pode editar o site caso tenha algum conhecimento de programação.
Seu diferencial é permitir a criação de sites em diversas línguas.
Site123
Também é um CMS pago, entretanto ele disponibiliza aos usuários uma versão gratuita que ensina as funcionalidades antes de aderir a versão paga.
Nele você poderá desfrutar de um ótimo banco de imagens, pois ele oferece integração ao PayPal para pagamentos seguros e simples.
Wix
Esse CMS vem ganhando muito espaço em seu segmento.
O Wix é uma plataforma que oferece versão gratuita, mas também tem a versão paga. Seu valor varia de R$19,00 a R$29,00 para um site premium.
Ele é simples de usar, até para iniciantes, e contém um sistema de inteligência artificial.
Você poderá contar com centenas de opções de templates com design profissional.
WordPress
Não tem pra ninguém, quando falamos em CMS, o WordPress é o mais usado no mundo. Mais de 50% do mercado.
Outro ponto forte é que O WordPress é gratuito!
Domínio e hospedagem são os únicos custos que você terá ao desenvolver seu blog no WordPress, tornando-se diferente dos concorrentes diretos.
Este é um dos mais recomendados pela maioria dos blogs.
Conteúdo
O conteúdo é um dos tópicos mais importantes quando você quer aprender como criar um site.
Afinal, você precisa nutrir seu endereço de informações relevantes. Nada de ficar “enchendo linguiça”.
Imagina seu visitante chegar ao seu sítio eletrônico, procurar uma informação e não encontrar, pois você não a destacou, ou não deixou claro o caminho que ele deveria seguir para encontrá-la.
Quando você faz uma estratégia de marketing digital, como montar um site, seu consumidor deve encontrar todas as respostas que são procuradas.
Coloque informações como sua localização, telefone e e-mail para contato e até redes sociais da empresa.
As redes sociais são plataformas incríveis quando o objetivo é engajar o consumidor, portanto, direcione seu público também para as redes sociais, como Facebook.
Se você não tem uma Fanpage no Facebook, já passou da hora de criar uma não é mesmo? Mas fique tranquilo, pois temos um conteúdo que ensina todos os passos necessários de como criar uma fanpage de sucesso.
Mas aprenda a distribuir seu conteúdo para facilitar a visualização do visitante.
Entretanto, não coloque informações demais em um só lugar, crie outras páginas dentro da sua URL.
Divida o conteúdo para não deixar um cenário poluído e desagradável de ser lido.
BÔNUS: Dicas para otimizar seu site
Confira algumas dicas simples que podem otimizar os resultados ao criar um site:
- Escolha cores que combinem com o seu design;
- Não deixe seu site pesado, tempo é dinheiro;
- Mantenha seu conteúdo atualizado;
- Permita a interação entre os consumidores com a sua empresa.
Agora você sabe como criar um site é uma tarefa simples e importante
Hoje, quando falamos em comunicação, a internet é um dos primeiros meios que vem a mente.
A internet é o presente da comunicação e para estar ativo nela e aumentar a visibilidade do seu negócio, é preciso saber como criar um site.
Sua empresa estará se apresentando de uma maneira direta, interativa, ágil e irá, além de tudo, promover as vendas. Por esse motivo tantas empresas investem em como fazer um website
Por isso, depois de você aprender como montar um site, sua empresa tem mais um combustível para decolar em vendas.
Crie um site, interaja com seu público e domine a web!