Search Generative Experience: saiba o que é e como impacta o SEO
Search Generative Experience é um recurso que permite a integração da inteligência artificial em buscas no Google. Acompanhe o conteúdo e saiba mais sobre a ferramenta.
No dia 8 de novembro o Google realizou uma atualização em seu mecanismo de buscas, agora o Bard IA, inteligência artificial da empresa, está integrado às pesquisas dos usuários.
O Search Generative Experience (SGE) é uma interface de pesquisa que mostra respostas geradas pela IA no topo dos resultados convencionais.
A novidade ainda está em fase de testes, mas promete uma mudança significativa na forma de realizar buscas, de acordo com o Google, a mudança chega para auxiliar em pesquisas mais aprofundadas e com resultados mais assertivos.
Saiba mais sobre o Search Generative Experience e como essa novidade impacta SEO.
O que é Search Generative Experience?
Com o boom da inteligência artificial, os buscadores passaram a se preocupar com os hábitos de pesquisa de seus usuários. O que antes era feito quase que exclusivamente por meio desses buscadores, agora pode ser feito com muito mais simplicidade em um chat.
Para evitar a queda nos acessos e assegurar a segurança e uso de informações, grandes buscadores como Google e Bing passaram a integrar a IA em suas interfaces.
No caso do Bing, por exemplo, os usuários podem se comunicar diretamente com a IA por meio de recursos na interface do buscador com facilidade.
Agora, o Google entrou na brincadeira e lançou uma atualização que também integra um novo recurso em sua interface.
O Search Generative Experience ainda está em fase de testes, mas promete oferecer uma experiência de pesquisa aprofundada e com resultados mais assertivos.
IA Generativa
Para entender melhor o SGE, precisamos dar um passo para trás e aprender um pouco sobre IA generativa.
Esse recurso usa modelos de linguagem para entender a intenção por trás de uma pesquisa. Ou seja, compreender exatamente o que uma pessoa deseja encontrar quando procura por algo nos buscadores.
Por meio desse entendimento, esses buscadores oferecem respostas mais assertivas, oferecendo ao usuário a solução certeira para sua dúvida.
Como o Search Generative Experience impacta o SEO?
Agora que já sabemos o que é Search Generative Experience, chegou a hora de entender como ele afeta o SEO. Vale lembrar que esse recurso ainda está em fase de testes e pode passar por mudanças.
Confira os principais impactos do SGE:
Maior precisão nos resultados
O Search Generative Experience permite uma maior precisão nos resultados de pesquisa, uma vez a IA generativa compreende melhor o que o usuário realmente está buscando.
Isso evita resultados variados sobre determinados assuntos, oferecendo resultados mais relevantes a quem faz a pesquisa. Dessa forma, resultados irrelevantes perdem seu espaço para o que realmente importa.
No SEO, essa mudança permite o uso de palavras-chave mais específicas e centradas no que o usuário deseja, sendo assim, para conquistar espaço em meio a essa mudança vale focar em long tails.
Pesquisas conversacionais
O formato de chat chegou com tudo no lançamento da IA da OpenAI e conquistou espaço no coração dos usuários. Agora, a tendência é que esse formato se torne cada vez mais parte da nossa rotina, inclusive nos motores de busca.
A pesquisa conversacional funciona como um chat entre o usuário e a inteligência artificial. Esse formato simula uma conversa e promete facilitar as buscas.
Por meio dela, a IA generativa entende o que o usuário procura e passa a entregar os conteúdos com base no contexto dessa conversa.
Aprofundamento nas respostas
Ao entender exatamente o que o usuário quer, é possível entregar para ele um conteúdo mais aprofundado e complexo.
Vale lembrar que o Google já possui uma política sobre conteúdos voltados para pessoas e não algoritmos, mas agora conteúdos mais focados em ajudar os usuários ganharão ainda mais destaque.
Sendo assim, é fundamental que as estratégias de Marketing de Conteúdo passem a priorizar os usuários e que exista uma melhor otimização desses conteúdos para a IA.
Melhor entendimento de diversas mídias
O uso da IA generativa permite a entrega dos conteúdos certos para o usuário e isso inclui vídeos e até imagens. Sendo assim, não são apenas textos que devem ser otimizados para a nova era dos buscadores.
Isso porque, o Search Generative Experience também entende diferentes mídias e as inclui na entrega de conteúdos para os usuários, otimizando ainda mais o resultado de buscas.
Fique de olho no SGE
Em novembro de 2023 o Google lançou o Search Generative Experience, um elemento presente na interface do buscador que usa inteligência artificial para otimizar o resultado de pesquisas.
Com ele a IA generativa passa a compreender melhor a intenção e busca do usuário e, por meio do contexto, consegue oferecer os melhores resultados possíveis para suas pesquisas.
A novidade ainda está em fase de testes, mas já promete revolucionar a forma com que usuários utilizam o Google.
Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre marketing, vendas e gestão? Continue acompanhando o blog Ideal Marketing e fique por dentro de tudo.
Trilha de conteúdos de Marketing Digital:
- O que é persona? Conheça este método capaz de impulsionar os resultados da sua empresa
- O que é posicionamento de marketing? Aprenda a posicionar sua marca de forma eficiente
- Os 4Ps de Marketing: Pilares do sucesso
- Aprenda de uma vez por todas o que é lead e como transformá-lo em um cliente efetivo
- Como divulgar minha empresa online? Aprenda TUDO sobre as melhores formas de divulgação pela internet e se prepare para o sucesso!
- O que é marketing? Confira TUDO neste guia completo para dominar o assunto
- Marketing Digital: Aprenda TUDO sobre o assunto na prática
- O que é Inbound Marketing? Conheça tudo sobre a estratégia capaz de atrair os consumidores sem ser invasivo
- Entenda o que é SEO e conheça o poder dessa técnica para alavancar seu negócio!
- Descubra o que é o Instagram Ads e como criar campanhas para conquistar clientes
- Mude o seu conceito sobre anúncios com o Facebook Ads e crie sua campanha em 8 passos simples
- TikTok Ads: Saiba o que é, como funciona e como aderir
- Aprenda o que é landing page e desenvolva uma com capacidade de aumentar suas conversões
- O que é Marketing de Produto e por que ele é essencial para o sucesso do seu negócio
- 5 cases de sucesso no marketing digital para inspirar suas ações