Aprenda a produzir conteúdo de valor para sua estratégia de Marketing

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Publicado: 30 de novembro de 2023 | Atualizado: 30 de novembro de 2023.

Produzir conteúdo de valor é uma estratégia altamente eficiente dentro do Marketing de Conteúdo. Saiba como o seu negócio pode conquistar mais leads e aumentar a autoridade por meio dessa abordagem.

A produção de conteúdo para web auxilia as empresas a construir autoridade e adquirir um alcance melhor de suas soluções. Isso porque, por meio desses materiais que o público consumidor as encontra.

Essa prática é altamente eficiente e pode ser feita por todo tipo de organização, com os conteúdos certos é possível se comunicar de forma mais assertiva com o público, converter leads e construir uma imagem positiva na internet.

Mas, para assegurar o sucesso dessa estratégia é preciso criar conteúdos de valor, isso significa matérias que respondam às dores da persona, ofereçam algum tipo de ajuda e sejam úteis para o leitor. 

Dessa forma, o conteúdo é visto pelos motores de busca como algo relevante e os usuários encontram exatamente o que procuram.

Quer saber mais sobre conteúdo de valor? Acompanhe o artigo e aprenda tudo sobre o assunto.

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O que é conteúdo de valor?

Imagem mostra uma pessoa escrevendo em um caderno.

Conteúdo de valor é a produção mais estratégica de materiais como artigos para blog, posts nas redes sociais, materiais ricos e etc. É uma forma de produzir com mais qualidade e pensada especificamente nas necessidades da persona. 

Ou seja, esse tipo de conteúdo deve responder a uma pergunta, resolver um problema ou dar um direcionamento que o consumidor precisa ou deseja. 

Essa abordagem é utilizada ao longo do funil de marketing para guiar o usuário até a fase final da venda, passando por etapas como a descoberta do problema, consideração da solução e efetivação da compra.

Além de ser o guia para o lead, essa prática também tem o objetivo de estreitar o relacionamento entre empresa e consumidor. Assim como, construir a autoridade da empresa na web.

Dicas para criar conteúdo de valor

O conteúdo de valor deve ser feito com o objetivo de ajudar o leitor, ele deve atender a uma necessidade ou desejo da persona e estreitar a relação entre empresa e consumidor. Tudo isso de uma forma clara e engajadora. 

Mas, como exatamente isso pode ser feito com eficiência? Veja nossas dicas e aprenda como escrever um conteúdo de valor:

Conheça o público a fundo

O primeiro passo para a criação de materiais de valor é saber exatamente o que o público-alvo da empresa precisa e em qual momento do funil ele está. Isso porque, essa estratégia só é eficiente quando pensada de forma estratégica

Para isso, a empresa pode criar uma persona, perfil semi-fictício que descreve o consumidor ideal, a partir dele é possível descobrir os melhores meios de se comunicar com o público.

A persona deve conter dados como: 

  • Principais canais de comunicação utilizados pelo público;
  • Tom de voz;
  • Formatos de conteúdos ideias;
  • Frequência de conteúdo.

Com essas informações em mãos, é possível traçar um perfil mais assertivo e observar o que funciona ou não para a audiência da empresa.

Imagem mostra uma mulher segurando uma caderneta.

Faça Slow Content

O Slow content é um movimento que preza pela qualidade do conteúdo e não foca apenas na quantidade de materiais feitos. Seguir essa prática ajuda no desenvolvimento saudável e assertivo de conteúdos.

Essa abordagem é indicada para marcas que não possuem uma equipe de marketing de conteúdo grande, pois ela possibilita que os esforços sejam investidos em conteúdos estratégicos como materiais ricos ou artigos mais aprofundados.

Além disso, a qualidade dos materiais criados com a metodologia Slow tendem a ser melhores para o público, uma vez que são mais complexos e respondem a uma necessidade do lead. 

Invista em diferentes formatos

Diferentes formatos atendem a diferentes públicos. Ao compreender a persona da empresa, é possível identificar quais os melhores formatos para se investir em diferentes momentos do funil de marketing.

Vídeos curtos, por exemplo, é um formato de conteúdo mais rápido e fácil de ser consumido, mas com eles não é possível se aprofundar em um assunto. Já ebooks são perfeitos para ensinar algo ao leitor. 

A escolha do formato deve ser feita ao levar em consideração a necessidade do consumidor e o que a empresa deseja comunicar naquele momento. Para isso, vale estudar a fundo a persona.

Use técnicas do copywriting

O copywriting é uma estratégia de estrada do Marketing Digital usada para atrair, incentivar, converter e cativar o leitor. Por meio de fórmulas e gatilhos mentais, uma marca pode potencializar suas vendas. 

Para que essa abordagem seja efetiva é preciso seguir alguns direcionamentos do copy, como:

  • Linguagem adequada;
  • Hierarquia de informações;
  • Boa legibilidade;
  • Informações confiáveis;
  • Títulos e CTAs que chamem atenção.

Por meio dessa escrita estratégica, a empresa pode fazer uma divulgação mais engajadora de suas soluções, ao mostrar para o potencial cliente exatamente o que ele encontrará, quais as vantagens de seus investimentos e os diferenciais que essa empresa tem.

Para compreender melhor a efetividade dessa prática, devemos lembrar que, o hábito de consumo atual é pesquisar sobre um produto ou serviço antes de realizar a compra. Por isso, quanto mais informações o cliente tiver, melhor.

Teste e mude quando necessário

Testar formatos, canais diferentes e abordagem variadas é importante para encontrar o caminho certo durante a produção de conteúdo de valor. 

Isso porque, por mais conhecimento que a empresa tiver sobre a persona, o resultado só será visto quando analisado de fato.

Portanto, não tenha medo de testar diferentes fórmulas de copy e observe como os leitores reagem. A partir disso, é possível encontrar as mudanças necessárias para se adequar da melhor forma possível às necessidades do público.

Seja transparente

A transparência é parte importante da construção de um relacionamento próximo entre empresa e consumidor. Isso porque, ao criar materiais autênticos e profundos, a marca mostra que se importa, de fato, com seu leitor.

Portanto, se atente às dores da persona ao produzir conteúdos e busque solucionar suas dúvidas e apresentar saídas efetivas para seus problemas. Dessa forma, essas pessoas passam a buscar pela empresa por seu cuidado e transparência.

Fique de olho no SEO

Conteúdos de valor são materiais produzidos com profundidade para ajudar o potencial cliente, mas isso não significa que o SEO (Search Engine Optimization) deve ser deixado de lado. 

Muito pelo contrário, é preciso usar as otimizações para motores de busca para assegurar que os usuários encontrem esses materiais e possam conhecer a empresa. 

Sendo assim, otimize as produções com foco em boa legibilidade, uso de palavras-chave e hierarquia de informações. Dessa forma, ainda mais usuários encontrarão as produções da sua marca.

Use o conteúdo de valor como aliado

Conteúdo de valor são produções feitas com maior profundidade para sanar uma dor da persona. Ou seja, artigos, materiais ricos ou publicações nas redes sociais que se aprofundam em um problema do público.

Essa abordagem permite uma maior aproximação entre empresa e consumidor, uma vez que com conteúdos estratégicos, uma marca pode ajudar seu público-alvo a encontrar a solução de seus problemas.

Para isso, vale investir em slow content para produzir conteúdos mais complexos, além de ficar de olho nas otimizações de SEO e conhecer bem quem é a audiência e o que ela precisa. 

Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre marketing, vendas e gestão? Continue acompanhando o blog Ideal Marketing e fique por dentro de tudo.

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