Como monetizar um canal no Youtube: 7 formas de lucrar muito

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 21 de novembro de 2023 | Atualizado: 21 de novembro de 2023.

Em meados de 2023, novas regras de como monetizar um canal no YouTube foram divulgadas oficialmente pela plataforma. 

Com alterações nos pré-requisitos, o intuito das mudanças foi  facilitar o faturamento com conteúdos produzidos por canais de menor porte.  

Atualmente, o Brasil é o terceiro país com maior número de usuários do YouTube, com 142 milhões de contas ativas conforme estudo divulgado pela Statista em 2023. 

Diante de tamanha popularidade, a proporção de digital creators no país cresce vertiginosamente. Inclusive, o mapeamento feito pela Husky indica que o Brasil já ultrapassou a marca de 20 mil canais do YouTube com mais 100 mil inscritos. 

Quer aproveitar essa grande oportunidade de renda extra? Então confira a seguir o conteúdo completo sobre como monetizar um canal no YouTube de maneira prática e eficiente. 

Vamos lá?

Como funciona a monetização no YouTube?

O YouTube disponibiliza aos usuários diversas ferramentas de monetização, porém os canais devem cumprir determinadas condições para acessá-las. 

Em primeiro lugar, existe a política interna de número mínimo de inscritos e/ou horas de vídeos visualizados.

Além disso, a plataforma impõe rígidas regras em relação ao conteúdo permitido, principalmente no que se refere a direitos autorais ou vídeos com cenas de violência. 

Quais são as novas regras de monetização?

Em 2023, a Google anunciou alterações oficiais nos pré-requisitos para a monetização. O objetivo das mudanças é estimular os produtores de conteúdo com menos inscritos.

Veja a seguir as novas regras de como monetizar um canal no YouTube:

  • apenas 500 inscritos no canal;
  • postagens de 3 vídeos públicos em menos de 90 dias;
  • 3 mil horas de conteúdo visualizado nos últimos 12 meses ou 3 milhões de views no YouTube Shorts.

Esses requisitos permitirão também o acesso a ferramentas como Clube de Canais, Estante de produtos e até mesmo as funcionalidade de Stickers

Continue lendo para saber como colocar em prática os planos de faturamento com o YouTube.

Como monetizar um canal no YouTube? 7 dicas

Pegue seu caderno de anotações e confira 7 formas de como monetizar um canal no YouTube!

1. Programa de Parcerias

O Programa de Parcerias do YouTube (YPP) é a ferramenta principal de monetização no YouTube. 

Basicamente, os canais ganham acesso à receita gerada pela divulgação de anúncios e seus vídeos. O faturamento é proporcional ao número de visualizações e cliques nos anúncios.  

O valor médio monetizado é de U$ 0,01 a U$ 0,03 para cada visualização completa dos anúncios. No entanto, conforme o canal ganha notoriedade, o faturamento pode se tornar maior.

Além dos pré-requisitos para participar do programa, os produtores de conteúdo devem possuir uma conta ativa do Google Adsenses vinculada ao Youtube.

2. Clubes dos canais

O Clube dos Canais permite que os produtores criem um plano de assinatura para membros. 

Essa é uma forma de disponibilizar conteúdos exclusivos mediante o pagamento mensal. Além disso, os creators podem vender cursos on-line com descontos para quem é membro do canal, gerando também receita  fora do Youtube. 

3. Uso da estante de produtos

A funcionalidade de Estante de Produtos permite que o criador vincule uma pequena “loja virtual” aos conteúdos. 

Assim, abaixo dos vídeos, o canal poderá disponibilizar um carrossel de seus produtos exclusivos, como canecas, moletons e quaisquer outros materiais que queira. 

4. Super chat e botão Valeu

Durante transmissões ao vivo, os espectadores podem enviar mensagens “Superchat” pagas, que ficam destacadas na aba da conversa.

Os usuários também podem enviar doações ao canal usando o botão Valeu, como forma de  incentivo. 

5. YouTube Premium 

A monetização do Youtube Premium é um recurso disponível ainda restrito aos canais com mais de 1000 inscritos e com mais de 4 mil horas de visualizações públicas nos últimos 12 meses.

Nessa opção, os produtores de conteúdo recebem uma parcela da receita gerada pelas assinaturas do plano Premium. Os valores são proporcionais ao tempo em que os assinantes assistem aos vídeos do canal. 

 

6. YouTube Shorts

Com base na receita obtida pelo YouTube Shorts Fund, os creators podem receber valores proporcionais a sua contribuição. 

Os shorts são vídeos de pequena duração e com alto potencial de visualizações, sendo que seu funcionamento se assemelha aos Stories do Instagram. 

Essa dinâmica oferece aos criadores a chance de monetizar não apenas através do conteúdo em si, mas também através da integração natural de infoprodutos, agregando valor à experiência do espectador.

7. Contratos de publicidade

Por fim, é possível monetizar os conteúdos além das ferramentas disponíveis na plataforma. Por exemplo, os creators podem criar parcerias com empresas e realizar divulgações patrocinadas de produtos e serviços. 

O YouTube permite esse tipo de atividade, sendo que o canal precisa apenas colocar um aviso que o vídeo contém propaganda paga. 

Viu como monetizar um canal do YouTube está cada vez mais acessível? Continue lendo para saber como potencializar ainda mais seus lucros!

Como ganhar mais dinheiro com YouTube

O universo de criação de conteúdo digital requer atenção a determinados aspectos. 

Veja a seguir alguns exemplos de atividades para impulsionar seus lucros:

  • Mantenha a consistência de postagens, organizando um cronograma;
  • Elabore parcerias com outros produtores de conteúdo como forma de alimentar o alcance do seu público;
  • Monitore as métricas e indicadores para avaliar as melhores estratégias de produção de conteúdo;
  • Invista em  marketing de afiliados para divulgar produtos de empresas parceiras.

Portanto, se você trabalha com infoprodutos, vale a pena usar o YouTube como uma ferramenta para divulgar seus cursos online hospedados em plataformas de cursos on-line

Use a tecnologia a seu favor e garanta uma boa fonte de renda com nossas dicas de como monetizar um canal no Youtube!

Este conteúdo foi escrito pela equipe da EAD Plataforma, uma plataforma on-line de ensino à distância que te permite criar e vender cursos na internet. Simples, intuitiva e com preço acessível, a EAD Plataforma atua no mercado desde 2014 e já conta com mais de 1.400 clientes.