O que é captação de leads + dicas para seu negócio gerar mais vendas
Captação de leads é um processo do marketing onde a empresa encontra seu público e traça meios de torná-los clientes. Acompanhe o conteúdo e aprenda como despertar o interesse das pessoas pela sua marca.
Atualmente, com o aumento de pessoas usando a internet para realizar compras ou contratar serviços, trabalhar na web tornou-se cada vez mais comum para grandes e pequenas empresas.
Agora, um empreendimento deve se preocupar em desenvolver um site, trabalhar nas redes sociais e colocar em ação campanhas que mostrem ao público quais são suas soluções e seus diferenciais.
Para isso, é preciso entender as necessidades dos potenciais clientes e oferecer mais do que um produto final. No mundo da web, a experiência do cliente dita o sucesso do empreendimento e abre novas possibilidades de negócios.
É nesse cenário que a captação de leads se torna tão importante e é nesse momento que uma empresa deve despertar o interesse das pessoas e as converter em clientes.
Quer saber como isso acontece? Acompanhe o conteúdo e saiba tudo sobre captação de leads.
O que são leads?
O lead é uma pessoa que demonstra interesse nos produtos ou serviços de determinada empresa. Esse interesse pode acontecer no momento em que essa pessoa começa a identificar que tem um problema, ou desejo, e está em busca de uma solução.
No cenário digital, isso acontece quando um usuário busca por um termo online, entra no site de uma empresa, acessa suas redes sociais ou até mesmo se depara com um anúncio, por exemplo.
A partir desse interesse, esse lead pode ou não seguir em sua jornada e conhecer mais sobre o empreendimento. Mas, esse interesse deve ser instigado também pela empresa.
Isso acontece porque, ao realizar uma pesquisa online, por exemplo, o usuário se depara com inúmeros negócios que oferecem o que ela quer e é dever dessas empresas se destacarem de alguma forma.
É aqui que começa o processo de captação de leads.
O que é captação de leads?
A captação de leads acontece quando uma empresa traça estratégias que a fazem saltar os olhos dos usuários. Por exemplo, ao pesquisar um termo como “aulas de inglês” diversas escolas aparecem, mas o lead escolhe aquela que mais chama sua atenção.
De uma forma prática, isso acontece quando a escola de inglês, seguindo nosso exemplo, desenvolve uma série de ações para mostrar a esse usuário como ela pode ajudá-lo em sua busca.
Isso envolve processos como produção de conteúdo estratégico, anúncios pagos, gatilhos mentais e uma série de ações pensadas especificamente para despertar o interesse dessas pessoas.
A partir desse primeiro interesse por parte do lead, a empresa coloca em ação algumas estratégias para que essa pessoa compartilhe algum dado, seja e-mail, telefone ou outro meio de contato.
Com isso, se torna possível abordar e qualificar essa pessoa e assim a guiar entre a jornada de compra.
Dicas para aumentar a captação de leads
Agora que você sabe o que é lead e como a captação funciona, é hora de colocar em prática algumas ações para fazer com que o seu negócio conquiste ainda mais pessoas.
Vale lembrar que, a captação é uma troca, sendo assim, para conseguir algum dado do potencial cliente é preciso oferecer algo que o estimule a compartilhar suas informações.
Confira nossas dicas:
Crie formulários
Formulários são os maiores aliados da captação de leads, isso porque, por meio deles que o usuário consegue acesso a uma informação que deseja e para isso é necessário deixar alguns de seus dados de contato, como e-mail ou telefone.
Esse recurso deve ser utilizado como um caminho para a troca de informações, portanto deve oferecer algo de valor ao usuário, como por exemplo:
- Webinars;
- Materiais ricos;
- Ofertas especiais;
- Planilhas;
- Ferramentas.
Os formulários devem ser criados com simplicidade, lembrando sempre que a qualquer momento o usuário pode desistir de oferecer suas informações.
Portanto, crie esse recurso de uma forma que seja simples de entender, sem perguntas invasivas e sempre respeitando a privacidade e segurança dos leads.
Use chatbots
Chatbot é um software utilizado para automatizar o atendimento. Esse recurso pode ser encontrado em sites e usado em plataformas como WhatsApp Business para otimizar o contato do cliente com a empresa.
Essa ferramenta pode ser usada também para captação de leads, uma vez que ao começar o atendimento, o potencial cliente precisa deixar uma informação como e-mail, por exemplo.
Vale ressaltar que, nesse caso, a captação é implementada juntamente com o atendimento. Portanto, para não perder esse lead, a organização deve ter o cuidado de oferecer um atendimento de qualidade e de fato ajudar a pessoa que a procurou.
Dessa forma, além de oferecer seu contato sem dificuldades, essa pessoa passará a confiar na empresa e terá uma boa experiência com ela.
Faça landing pages
Landing pages são páginas que focam em converter leads por meio de gatilhos mentais, mostrando ao usuário exatamente o que ele pode conseguir ao assinar um formulário.
Essas páginas são construídas de uma forma que incentiva o lead a passar suas informações em troca de algo que o beneficiará, como: materiais ricos, cursos, ferramentas para sua rotina e muito mais.
Além disso, lojas podem usar esse recurso para oferecer ofertas especiais, cupons de desconto e algumas outras vantagens aos seus potenciais clientes. Nesse cenário, quanto mais claro for o benefício ao lead, melhor.
Para criar uma landing page eficiente, é preciso desenvolver um texto engajador, utilizar gatilhos mentais e escolher bem as informações que deseja extrair do lead.
Produza conteúdos
Por meio da criação de conteúdos, uma marca pode qualificar seus leads de forma efetiva e os guiar através de sua jornada de compra, do início até o fim. Isso porque, é por meio desse material que o lead entende como a empresa pode sanar suas dores.
Além de serem formas de educar o potencial cliente, essa prática pode ser trabalhada com algumas outras ações para tornar a estratégia ainda mais assertiva.
Por exemplo, em um artigo para o blog, a empresa pode adicionar CTAs (chamadas para ação) de seus materiais ricos, landing pages e demais matérias que levam o usuário até a compra.
Com isso, quando chegar o momento de fechar o negócio, essa pessoa já sabe exatamente o que encontrará e se torna mais suscetível a de fato realizar a compra.
Proponha parcerias
Parcerias entre empresas também contribui para a captação de leads, contanto que seja feita de forma estratégica e positiva para todos os envolvidos.
Uma agência de viagens, por exemplo, pode realizar parcerias com escolas de idiomas, uma vez que o perfil de seu público-alvo é similar. Dessa forma, a pessoa que está estudando inglês, por exemplo, encontra uma empresa que o ajude a viajar.
Essa estratégia é particularmente benéfica para pequenas empresas, uma vez que, por meio de outras, se torna capaz de encontrar um público com grandes chances de fechar negócios.
Além disso, na era das redes sociais, uma parceria com influenciadores também pode ser utilizada para captação de leads qualificados.
Use as redes sociais
As redes sociais também podem fazer parte das estratégias de captação de leads, ações como otimização dos perfis e produção de conteúdo ajudam a guiar o lead até as fases mais avançadas de sua compra.
Em plataformas como o Instagram, vale criar um link tree com links para formulários, site e outras redes. Além disso, a empresa também pode adicionar esses links nos Stories e IGTV para conquistar mais oportunidades de vendas.
Já em locais como o LinkedIn, existe a possibilidade de criar conteúdos mais específicos para um perfil de usuário que busca informações mais aprofundadas. Sendo assim, crie artigos sobre a especialidade da empresa e trabalhe com CTAs assertivas.
Crie um programa de indicação
Clientes que tiveram uma experiência positiva com uma empresa são mais propensos a indicá-la ao seu ciclo social. Use isso ao seu favor e incentive a indicação dos produtos ou serviços adquiridos.
Isso pode ser feito por meio de programas de indicação, onde os participantes recebem ofertas especiais ou itens especiais ao indicar a empresa para um amigo. Com isso, o empreendimento é abordado por uma pessoa que já conhece suas soluções.
Além disso, é uma forma de fidelizar esses consumidores que já compraram anteriormente, isso porque, os programas de indicação fortalecem a relação entre consumidor e empresa, deixando os dois mais próximos.
Ofereça materiais ricos
Os materiais ricos são conteúdos mais aprofundados que respondem diretamente a uma dor da persona.
Por meio deles, a empresa pode sanar dúvidas e necessidades de seus leads e construir uma autoridade maior para sua marca, se tornando autoridade no assunto.
Esse tipo de conteúdo pode ser produzido em diferentes formatos, como:
- E-book;
- Webinars;
- Infográficos;
- Planilhas.
O objetivo com esse tipo de material é mostrar que a empresa pode ajudar o lead com suas necessidades, por meio de conteúdos profundos e feitos por especialistas, a empresa se insere no dia a dia de seu potencial cliente.
Tudo pronto para a captação de leads
A captação de leads é uma estratégia que tem como objetivo incentivar que os usuários na web troquem seus dados de contato por algum material de seu interesse. Essa prática é comum no Marketing e é fundamental para aumentar as vendas da empresa.
Para que a captação seja feita com assertividade e eficiência, é necessário colocar em prática algumas ações estratégicas como: produção de conteúdo, uso de chatbots, landing pages e mais.
A partir disso, a empresa conquista leads qualificados e prontos para as próximas etapas do funil de vendas, tornando a negociação mais simples e fluida.
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