Marketing Analytics: saiba o que é e quais suas vantagens para empresas + ferramentas

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Publicado: 31 de outubro de 2023 | Atualizado: 31 de outubro de 2023.

Marketing Analytics é uma estratégia de tomada de decisão baseada em dados. Acompanhe o conteúdo e veja as principais vantagens de implementar essa abordagem no seu negócio.

A tomada de decisão é sempre um momento importante em qualquer estratégia de uma empresa. Seja relacionada a uma campanha publicitária até a reversão de um cliente que deseja desistir da compra.

Para evitar gargalos e conquistar os objetivos que o empreendimento possui, é fundamental que todos os passos sejam pensados com cuidado e muito bem avaliados antes de serem, de fato, implementados.

Isso só é possível com uma estratégia embasada em dados, sejam eles de históricos de venda ou até mesmo de hábitos de consumo do cliente. Cada informação é preciosa para a evolução.

É aqui que o Marketing Analytics entra, essa abordagem utiliza análise de dados para guiar a empresa rumo ao sucesso.

Quer saber quais são as vantagens do Marketing Analytics? Acompanhe o conteúdo e fique por dentro de tudo.

O que é Marketing Analytics?

Duas pessoas trabalhando em frente a um notebook enquanto analisam alguns gráficos

O Marketing Analytics é uma vertente do Marketing que trabalha com coleta e análise profunda de dados para identificar oportunidades de melhoria.

Ou seja, é um estudo baseado em padrões que guia a empresa para as melhores tomadas de decisões.

Com esse estudo, é possível identificar hábitos dos consumidores e então encontrar meios de tornar as ações de marketing ainda mais assertivas. Dessa forma, a empresa se torna capaz de direcionar seus esforços com maior eficiência e evitar desperdícios de recursos.

Essa abordagem é amplamente utilizada em estratégias que visam o crescimento do empreendimento. Isso porque, muitas das informações coletadas e analisadas são usadas para mudanças a longo prazo.

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Como o Marketing Analytics funciona na prática

Para entender melhor como o Marketing Analytics funciona na prática, vamos considerar o seguinte cenário: uma marca quer começar a trabalhar com publicações nas redes sociais para qualificar seus leads.

Acompanhe:

Fase 1: Rastreamento

Antes de começar a produzir os conteúdos que farão parte dessa estratégia, essa marca deve considerar alguns aspectos como:

  • Quais plataformas trabalhar;
  • Melhores horários para publicar;
  • Tom de voz que as publicações devem ter;
  • Identidade visual;
  • Tamanho e formato dos conteúdos;
  • Algoritmos dessas plataformas.

Redes sociais como Instagram, LinkedIn e Facebook, por exemplo, possuem tipos de usuários com perfis específicos, assim como, horários em que as publicações mais são vistas e o tipo de formato que mais faz sucesso.

É importante ressaltar que, nesses canais existem uma infinidade de informações que não necessariamente servem para o objetivo da empresa no momento. Portanto, é preciso traçar um planejamento assertivo para identificar quais são os dados úteis.

No nosso cenário, o objetivo é qualificar leads por meio de conteúdos nas redes sociais, então as informações necessárias dizem respeito aos hábitos dos usuários nessas plataformas e seu consumo de conteúdo.

Fase 2: Coleta

Durante a etapa de coleta a empresa deve reunir todas as informações que conseguiu na fase de rastreamento e organizá-las. Esse processo leva em consideração KPIs importantes para entender a efetividade das estratégias de marketing.

Nesse momento são observadas informações como: número de seguidores, taxa de engajamento, taxa de abertura de conteúdos, tempo que um usuário passa na página, entre outros.

Por ser a etapa mais analítica da estratégia, é preciso que a empresa tenha uma organização eficiente e encontre formas efetivas de compreender esses dados.

Fase 3: Visualização

Após a coleta e análise dos dados, é chegada a hora de apresentar esses números para a equipe de marketing. Nesse caso, é o momento onde as informações sobre hábitos de consumo de conteúdo e sobre as plataformas escolhidas serão entendidas por todos.

Para isso, é preciso encontrar uma forma de se comunicar com clareza, afinal, nem todos os envolvidos entendem análise de dados. Portanto, o uso de gráficos e demais elementos visuais são importantes.

A partir dessa apresentação é que começa a extração de insights para colocar em ação a estratégia da empresa. Aqui são definidos quais os passos que as equipes precisam tomar para atingir seu objetivo.

Vantagens do Marketing Analytics para negócios

Um homem trabalha em frente a um computador com gráficos projetados a frente

O Marketing Analytics é um grande aliado para um melhor entendimento do público-alvo e das estratégias da empresa. Por meio dele, é possível identificar novas oportunidades e encontrar pontos de melhoria.

Além de tudo isso, o Marketing baseado em dados anda lado a lado com a tecnologia, recurso que atualmente deve ser implementado nas empresas.

Confira um pouco mais sobre essas e outras vantagens do Marketing Analytics:

Melhor análise de desempenho

Por meio da análise de dados, é possível identificar o desempenho das estratégias de marketing. Isso porque, esse estudo permite que a empresa observe o resultado de suas ações com muito mais assertividade.

A partir disso, a empresa é capaz de encontrar insights para realizar mudanças em suas estratégias, encontrar novas oportunidades e saber o que precisa ser melhorado. Dessa forma, as ações se atualizam e não perdem desempenho.

Além disso, por meio dessa análise constante das ações, a marca pode realizar adaptações em suas estratégias para momentos específicos como datas sazonais ou grandes eventos.

Maior entendimento sobre o ROI

O ROI é um indicador que fornece informações sobre o retorno do investimento feito em uma campanha ou ação. A partir desse número é possível observar se os recursos da empresa estão sendo bem utilizados e se o resultado é o esperado.

O entendimento sobre esse valor é importante para que a empresa defina as áreas e ações onde investirá. Dessa forma, esses esforços são usados com maior assertividade e desperdícios são evitados.

Além disso, é uma forma de decidir sobre a implementação de novas tecnologias, aumento de equipes ou até mesmo reorganização dos processos utilizados.

Facilidade ao entender o cliente

O Marketing Analytics é a forma mais assertiva de fazer com que uma organização conheça a fundo seus consumidores. Isso porque, por meio dos dados é possível compreender melhor o hábito de consumo dessas pessoas.

Seja nas redes sociais, em lojas físicas ou até mesmo em compras pelo telefone, os clientes possuem um perfil específico que pode ser utilizado na elaboração de estratégias.

Com isso, as ações da empresa são melhor direcionadas a um público que tem maiores chances de se interessar por suas soluções. Dessa forma, a empresa pode trabalhar com gatilhos mais específicos.

Facilidade ao monitorar a concorrência

O estudo de concorrência é um fator importante para uma empresa, por meio dessa análise a empresa se torna capaz de encontrar nichos de mercado em que pode trabalhar e novas tecnologias para inovar.

Com isso também é possível identificar pontos em que a concorrência não tem trabalhado ultimamente e então investir nessas áreas para atrair mais público. Vale lembrar que, o uso de dados para observar a concorrência não deve ser invasivo.

Estudos com ferramentas como SEMrush e Ahrefs podem ser usados para encontrar informações como: dados de linkagens, acessos, autoridade de site e muito mais.

Melhora a tomada de decisão

A tomada de decisão é o momento em que uma empresa decide quais são seus próximos passos. Portanto, é de extrema importância que a organização entenda o cenário em que se encontra, seus objetivos e os recursos que tem disponíveis.

Além disso, esse processo é feito com base em dados que de fato possuem um impacto, isso deixa os achismos de lado e permitem que as equipes foquem em algo tangível para o sucesso de seus esforços.

Vale lembrar que, a tomada de decisão deve englobar todos os envolvidos nos projetos. Sendo assim, a fase de visualização deve ser a mais clara possível para que os times entendam o cenário em que precisam trabalhar.

Ajuda a identificar oportunidades

Ao realizar a coleta de dados, a empresa pode encontrar muito mais do que procura. Isso significa que, durante a busca por informações, uma loja, por exemplo, pode encontrar um novo mercado com potencial de investimento.

Perante esse cenário, podem surgir novas chances de negócio, novos públicos e até mesmo novos projetos. Sendo assim, ficar de olhos abertos é fundamental para que o Marketing Analytics traga frutos.

Bônus: ferramentas de Marketing Analytics

As ferramentas utilizadas no Marketing Analytics variam de acordo com o objetivo que a empresa tem. Isso porque, de acordo com as metas, observar o comportamento dos clientes nas redes sociais já oferece os insights necessários.

Mas, para abordagens mais estratégicas é preciso utilizar ferramentas voltadas para cada tipo de dado coletado. Levando em consideração as necessidades da empresa. alguns exemplos mais usados são:

  • Web analytics: Google Analytics, Adobe Analytics;
  • Análise de comportamento: Hotjar, Crazy Egg;
  • Testes e otimização: Optimizely, Google Optimize;
  • SEO: Google Search Console, SEMrush, Ahrefs;
  • Redes sociais: Facebook Insights, Quintly, SocialBakers;
  • E-mail marketing: MailChimp, GetResponse.
  • CRM: Salesforce, RD Station;
  • Análise de concorrentes: SEMrush, SimilarWeb;
  • Visualização de dados: Google Data Studio, Tableau, Cyfe.
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Análise e conquiste seus clientes

O Marketing Analytics é uma estratégia de análise de dados utilizada para extrair informações acerca dos hábitos dos consumidores. Por meio disso, uma empresa se torna capaz de entender com mais efetividade quem é seu público.

A partir desse entendimento, são encontrados insights valiosos para criação de estratégias de marketing efetivas e gargalos que devem ser contornados para o bom desempenho da organização.

Além disso, a empresa passa a compreender os resultados de seus esforços e pode manter uma atualização constante de suas estratégias.

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